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PuTZ!!

Dupla de Fosgate P1S4-12 (250 wrms). Minha caixa está certa?

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Galera, acompanho o forum a muito tempo, já li muita coisa, mas na prática só tive Pioneer (cara preta) de várias épocas e meu último set mais "gringo" está sendo esse da assinatura.

 

Não tenho muita experiência e gostaria da ajuda empírica de vocês...

 

O caso é o seguinte: Dois subwoofers ligados em paralelo no mesmo volume.

Volume total bruto da caixa: 113 L

Volume de cada sub RF P1: 2,5 L (aprox.)

Volume do duto retangular: 3,7 L (Larg x Alt x Comp)= 35 x 4 x 27 cm

Volume total liquido: 102 L (aproximado, pois ainda tem a área da madeira do duto retângular, pedaços de madeira que travam internamente a caixa, parafusos, massa plástica, etc etc.)

 

Essa caixa eu simulei em 2013 para usar em um Astra hatch, não tenho mais os valores de sintonia, etc etc.

 

Troquei de carro para um sedan e estou utilizando o mesmo set, porém o grave desse sistema está mais fraco que no hatch.

 

Quais possibilidades ou segestões me aconselham: Mudança de volume da caixa? Mudança de tamanho de duto? Fazer uma caixa com volumes separados?

 

Mediante as informações:

Músicas preferidas: Sertanejo, Rap. Hip Hop.

Manual pede uma caixa de 50,69L e duto 3" x 20,57 cm para cada sub.

Parâmetros TS: http://www.rockfordfosgate.com/products/details/p1s4-12

 

Fiquem a vontade para perguntar...

 

Obrigado!

 

P.S: Vou reforçar com manta asfaltica e material fono absorvente a tampa da mala, pois tem algo que está vibrando muito e não é a placa, kkkk.

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Por ser um carro sedan, esta caixa deve está com a sintonia bem baixa, com isso vai tocar "fraco". A minha dica mais sensata é de fazer outra caixa um menor que esta atual e fazer ela com a sintonia um pouco alta também que o resto o porta-malas vai compensar.

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Show Dudu!!

 

Estive pensando a mesma coisa... Mas de forma técnica, quais seriam os valores de volume e duto que me sugere?

 

Inclusive mudei a posição da caixa dentro do porta-malas, mas sem sucesso. Também fiz o corte subsônico em 36Hz para evitar que descesse muito, mas também sem sucesso...

 

Acho que o duto está muito grande, praticamente tem o dobro de volume do recomendado pelo fabricante... pasmafaute Mas recomendado pelo WinISD (na época)

 

Abraço.

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No manual online fala em construir uma caixa dutada com 50,69 litros e um duto de 3" x 20,57cm.

 

Você pode fazer essa caixa com 45 litros e um duto de 3" x 20cm cada câmara. O lance do comprimento dos dutos é ir testando vários comprimentos até chegar ao comprimento que vai tocar melhor e que vai te agradar mais.

 

:legal:

Editado por Dudu Lima

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Para sedan mesmo sendo mais complicada digamos assim, uma BandPass 4ª Ordem com o duto direcionado ao interior do veículo resolveria o problema, e traria um grave top.

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Qual carro?? axo q a caixa ficou legal manda bala......se diminuir a caixa vai perder subgrave....... sedan n tem jeito , qr mais grave? por sub mais forte e mais potencia

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No manual online fala em construir uma caixa dutada com 50,69 litros e um duto de 3" x 20,57cm.

 

Você pode fazer essa caixa com 45 litros e um duto de 3" x 20cm cada câmara. O lance do comprimento dos dutos é ir testando vários comprimentos até chegar ao comprimento que vai tocar melhor e que vai te agradar mais.

 

:legal:

 

Dudu, por que você acha que devo fazer uma caixa menor? Vai aumentar a sintonia da caixa? Acho que vai diminuir o SPL...

 

Abraço.

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Para sedan mesmo sendo mais complicada digamos assim, uma BandPass 4ª Ordem com o duto direcionado ao interior do veículo resolveria o problema, e traria um grave top.

 

Rai, agradeço sua sugestão, mas o cálculo dos volumes,a construção e a chance de dar errado não me convencem...

 

Você já construiu alguma? Quais falantes? Dimensões, etc etc?

 

Outra coisa, com a BP 4ª ordem vou ocupar TODO o porta-malas assim e o não posso fazer uma abertura com o duto direcionado para o interior...

 

Obrigado.

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Qual carro?? axo q a caixa ficou legal manda bala......se diminuir a caixa vai perder subgrave....... sedan n tem jeito , qr mais grave? por sub mais forte e mais potencia

 

Victor, o carro é um Nissan Versa....

 

Você acha que essa caixa está certa para o meu estilo musical?

Quail frequencia de corte devo usar? 100Hz? 200Hz?

 

Abraço.

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Dudu, por que você acha que devo fazer uma caixa menor? Vai aumentar a sintonia da caixa? Acho que vai diminuir o SPL...

 

Abraço.

 

A caixa menor vai aumentar a sintonia e o SPL (graves mais fortes e picudos). O porta-malas vai agir como uma segunda caixa, reforçando as frequências atenuadas (subgraves) por causa do tamanho da caixa. Mas claro que isso não é em todos os modelos de carros sedans!

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Qual carro?? axo q a caixa ficou legal manda bala......se diminuir a caixa vai perder subgrave....... sedan n tem jeito , qr mais grave? por sub mais forte e mais potencia

 

Depende do modelo de carro sedan! Caixa dutada pequena em carro sedan, vai tocar subgraves sim. Mas vai depender do subwoofer utilizado também! Geralmente carros sedans de médio e grande porte são melhores resultados com caixas dutadas pequenas, pelo fato do pm ser muito grande, a reposta da caixa se estende, fazendo baixar a Fb da caixa.

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eu faria a caixa original msm reocmendada pela RF....

nao sei como eh o versa mas se tiver falantes no tampao tira eles pro grave entrar, ou se tiver encosto de braço no meio do banco tem gente q recorta ele e deixa abaixado tbm...

cuide bem do restante do set como a parte de alimentaçao, cabos q tem td pra dar certo

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Obrigado pelas opniões...

 

Como a caixa já está feita vou trabalhar na redução do duto retangular de 35*4*27cm para 35*4*11cm, ou seja, vou mudar o volume de 3780cm3 para 1540cm3 que é o volume equivalente de dois dutos da caixa recomendada pela RF (cada duto de 3" * 20,57cm = 770cm3).

 

Entenderam? :banghead

 

Vou primeiro reduzir o duto, para depois colocar algo dentro da caixa para reduzir o volume dela e assim vou poder testar de todas as formas.... :legal:

 

Qual corte de frequência devo deixar como Low Pass?

 

Abraços!

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Obrigado pelas opniões...

 

Como a caixa já está feita vou trabalhar na redução do duto retangular de 35*4*27cm para 35*4*11cm, ou seja, vou mudar o volume de 3780cm3 para 1540cm3 que é o volume equivalente de dois dutos da caixa recomendada pela RF (cada duto de 3" * 20,57cm = 770cm3).

 

Entenderam? :banghead

 

Vou primeiro reduzir o duto, para depois colocar algo dentro da caixa para reduzir o volume dela e assim vou poder testar de todas as formas.... :legal:

 

Qual corte de frequência devo deixar como Low Pass?

 

Abraços!

 

Reduzindo só os dutos, possa ser que aumente a resposta de pico desta caixa.

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caixa pequena em carro sedan é uma loteria, pode melhorar ou não, já tive uma de 35 litros com duto de 2 (hinor cruzader 250rms) que tocava muito bem, e uma de 40 litros com duto de 4 (pioneer 308) feita com duto pra cima que diziam que ficaria melhor, que não tocava nada.

hoje tenho uma de 55 litros duto de 4 por uns 30cm no pioneer 308 e toca muito.

 

uma dica se você tiver alto falantes naquela especie de tampão que tem no sedan, tira, no meu corolla eu tirei e melhorou muito, alias é só nesses dois buracos onde tinha os alto falantes de 6 que o grave tem pra passar pra dentro do carro.

 

mas o mesmo grave que você tinha no Hatch vai ser muito difícil você ter no sedan, pela característica do carro mesmo.

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Bom dia!

 

Fiz alguns testes ontem alterando o tamanho de duto e o volume da caixa (para menos obviamente).

 

O melhor ficou com o volume de 102L livres e duto de 35*4*11cm (recomendado pela RF).

 

Ficou melhor porque o SPL ficou alto, sentia até um ventinho entre os bancos do motorista e passageiro na frente, retrovisores vibrando. Bom timbre também.

 

Agora preciso reforçar as partes internas doporta-malas para pararem de vibrar, porque do lado de fora se ouve só barulho....

 

Abraços.

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ja ta tocando entao q blza, a caixa ficou igual a q a RF passa no manual...falei q nao ia fujir disso...

 

Realmente Victor, ficou igual no manual, mas com o duto maior ela descia bem mais e ficava insuportável dentro do hatch... [-]

 

Outra coisa que pode estar limitando é a Central Multimidia que é original e não tem muitos controles.

 

Vou fazer as medições com multímetro para regular melhor um pouco, aliás na Shoptime e Americanas tem um multímetro na promoção:

http://www.shoptime.com.br/produto/119256548/multimetro-digital-com-bip-preto-978md-western?franq=AFL-03-77214&opn=COMPARADORES

 

Para os mais entusiastas.... kkkk

 

Abraço.

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Realmente Victor, ficou igual no manual, mas com o duto maior ela descia bem mais e ficava insuportável dentro do hatch... [-]

 

Outra coisa que pode estar limitando é a Central Multimidia que é original e não tem muitos controles.

 

Vou fazer as medições com multímetro para regular melhor um pouco, aliás na Shoptime e Americanas tem um multímetro na promoção:

http://www.shoptime....pn=COMPARADORES

 

Para os mais entusiastas.... kkkk

 

Abraço.

eh se o duto antes era maior e o vol. o msmo e freq. da caixa estava mais baixa por isso descia mais....

eu n sabia q ja tinha esse set montado em outro carro hehe regula tocando umas musica forte vendo os picos pra saber +- a potencia liberada no amp

poe fotos do set ai

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