Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kikoctba

Analise dos parâmetros JLW3V3 e Fosgate P3

Recommended Posts

Fala galera blz,

Tenho observado aqui no forum e em outros lugares o pessoal elogiando os falantes JL, gostara de fazer uma breve comparação entre dois falantes e suas especificações e gostaria de um feed de qual é melhor e por que.....

1 - Subwoofer JL 13w3v3 600 w

Parâmetros :

Free Air Resonance (Fs) 24.70 Hz Electrical “Q” (Qes) 0.544 Mechanical “Q” (Qms) 6.936 Total Speaker “Q” (Qts) 0.504 Equivalent Compliance (Vas) 4.635 cu ft / 131.26 L One-Way Linear Excursion (Xmax)* 0.610 in / 15.5 mm Reference Efficiency (no) 0.3500% Efficiency (1 W / 1 m)** 87.63 dB SPL Effective Piston Area (Sd) 103.850 sq in / 0.0670 sq m DC Resistance (Re) 1.659 Ω

2- Subwoofer fosgate P3 600w

Parâmetros :

CEA-2031 Compliant: CEA-2031_icon.gif

Size: 12"

Nominal Impedance: Dual 2-Ohm

Power Handling (Watts RMS): 600 Watts RMS

1200 Watts Max

Voice Coil Diameter: 2.5" (65.5 mm)

Magnet Weight (oz): 96 oz. (2.73 kg.)

Speaker Connector: Dual 10 AWG compression

Fs (Hz): 26.5

Re (Ohms): 3.20

Le (mH): 4.25

Qms: 6.70

Qes: 0.53

Qts: 0.49

Vas (Liters): 57.7

Sd (cm2): 570

SPL (dB @ 1w/1m): 85

Xmax (mm): 15.2

Woofer Displacement (in): 0.106 cu.ft. (3.0 Liters)

Cutout Diameter (in): 11.25 in. (285 mm)

Mounting Depth (in): 6.66 in. (169.3 mm)

Shipping Weight: 20.9 Lbs. (9.48 kg)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

melhor pra que? qual será a utilidade?

o falante sozinho nem sempre significa algo.. teria que ver caixa e qual o áudio pretendido.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor pra que? qual será a utilidade?

o falante sozinho nem sempre significa algo.. teria que ver caixa e qual o áudio pretendido.

:+1

Justamente !

Imagina agora a chuva de tópicos para analisarmos quem é o que do que pra que............ :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Em tempo........

É sempre bom ler bastante, ler os artigos, pesquisar........começar a compreender um pouco, adquirir noções básicas da parada antes de questionar apenas.

Não leve a mal, é apenas uma crítica construtiva, assim terás discernimento para saber quando alguém te falar alguma coisa, saber se procede ou não.

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Em tempo........

É sempre bom ler bastante, ler os artigos, pesquisar........começar a compreender um pouco, adquirir noções básicas da parada antes de questionar apenas.

Não leve a mal, é apenas uma crítica construtiva, assim terás discernimento para saber quando alguém te falar alguma coisa, saber se procede ou não.

Abraço :legal:

Imagine um som voltado para SQPL, em dois carros hatch iguais, com os mesmos módulos, a caixa na mesma sintonia, mesma fiação e tudo....igual, apenas um teria um par de JL e outro um par de P3.

Se fosse feito um teste com umas 6 pessoas ouvindo ambos carros, e 4 falassem, o que tem os JL é mais top....... por que seria mais top...... por que desce melhor, timbre mais gostoso, por que agradou mais os ouvidos de quem curtiu etc......

Essa seria minha duvida, muitas vezes quando compramos falantes não temos a opção de ouvi-los, então nossa opção seria os parâmetros, se eu fosse fazer uma escolha para sqpl entre esses falantes eu ficaria em uma grande duvida pois ambos são bem parecidos tem como afirmar que um será melhor que o outro apenas pelos parâmetros.

com as caixas conforme recomendação do fabricante para cada falante utilizando o mesmo modulo, alimentando os falantes fiação e tudo, e ambas caixas com as mesmas sintonias.

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas coisas:

Som é algo TOTALMENTE SUBJETIVO. Na maioria das vezes reina o juízo de valor (pessoal ) e não o juízo de realidade (fático).

TIMBRE de cada falante: Não tem como saber apenas analisando T&S.

Carros e sets idênticos: O que pode exacerbar qualidades em um , pode exacerbar falhas em outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca tive a oportunidade de ouvi los, entre esses dois modelos citados para sq/sqpl qual vc escolheria Rick ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ser apedrejado.......mas meu gosto pessoal tá mais pro Rockford Fosgate P3.

E te digo mais um pouco, vou usar um P2 10 no meu set.

O P2 tem uma pegada forte porém é mais musical do qeu o P3.

viu ? É tudo questão de gosto, o meu pode ser um lixo pra outras pessoas, mas pra mim é bacana.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Essa que era basicamente minha dúvida, quem nunca tiver escutado o falante, não saberemos poha nenhuma do que estamos comprando....com base em parâmetros..

E por que de ser apedrejado, quem nunca....kkkkk

Editado por kikoctba

Compartilhar este post

Link para o post

eu achei o P3 muito duro e pouco eficiente..

precisa de uma boa potencia aplicada para "mostrar" algo.

Compartilhar este post

Link para o post

O P2 já é mais "gente boa" do que o P3 no quesito potência pra tocar.......Toca mais cedo e mais musical (dentro de suas limitações é claro)

Compartilhar este post

Link para o post

ja tive o p3 de 12 modelo anterior de 500 rms, o sub é excelente, desce bastante, usava numa selada de 40 litros, tem timbre parecido com JL so que com pressao sonora maior, indico pra sqpl , num sistema sq nao indicaria pq invade um pouco a musica devido ao spl

o 13w3 eu tive ele ate sexta feira ultima, fiz uma troca e peguei um hertz hx 250 pq usa caixa pequena e a do 13w3 é grande, selada pede 50 litros e dutada 70, mas vamos falar do sub, é excelente, desce bastante, timbre nao se pode dizer que é melhor ou pior que o p3, ele é mais qualidade , tem mais articulaçao no grave, e se aumentar o volume tem spl satisfatorio, foi meu segundo melhor sub depois do 12w7, pena que a caixa que usa é enorme.

se tem orçamento limitado vai de p3, se pode gastar um pouco mais e tem espaço pra caixa grande pega o 13w3, sao excelentes , nao vai dar errado com nenhum, usei o p3 na selada e fazia estrondo, numa dutada deve ser animal mesmo, o w3 usei em selada e depois dutada, era melhor na selada, espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

ja tive o p3 de 12 modelo anterior de 500 rms, o sub é excelente, desce bastante, usava numa selada de 40 litros, tem timbre parecido com JL so que com pressao sonora maior, indico pra sqpl , num sistema sq nao indicaria pq invade um pouco a musica devido ao spl

o 13w3 eu tive ele ate sexta feira ultima, fiz uma troca e peguei um hertz hx 250 pq usa caixa pequena e a do 13w3 é grande, selada pede 50 litros e dutada 70, mas vamos falar do sub, é excelente, desce bastante, timbre nao se pode dizer que é melhor ou pior que o p3, ele é mais qualidade , tem mais articulaçao no grave, e se aumentar o volume tem spl satisfatorio, foi meu segundo melhor sub depois do 12w7, pena que a caixa que usa é enorme.

se tem orçamento limitado vai de p3, se pode gastar um pouco mais e tem espaço pra caixa grande pega o 13w3, sao excelentes , nao vai dar errado com nenhum, usei o p3 na selada e fazia estrondo, numa dutada deve ser animal mesmo, o w3 usei em selada e depois dutada, era melhor na selada, espero ter ajudado

Vc que já teve os dois, sabe informar por que da diferença absurda do parâmetro VAS do JL para o P3 ?

Compartilhar este post

Link para o post

modelo novo NADA tem a ver com o modelo antigo..

ja tive e na boa? é bom só para uso misto... e olhe lá..

P2 e P3 novos.. pra mim, foram um retrocesso..

modelos antigos são show de bola mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc que já teve os dois, sabe informar por que da diferença absurda do parâmetro VAS do JL para o P3 ?

Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse jl só leva vantagem em eficiência em relação ao P3 devido o mesmo trabalhar com caixa maior

Compartilhar este post

Link para o post

Essa parte técnica demais já não sei, rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

eu particularmente não gostei de nenhum sub da linha P do cone preto..

se bobear, eles e um UXP tocam bastante parecidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive um uxp de 12, e agora tenho p3 12!

Fazer comparação de um com outro e o mesmo que relacionar água com vinho!

P3 e muito superior.

Obs: No mesmo amp.

Editado por Juniorpth

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive um uxp de 12, e agora tenho p3 12!

Fazer comparação de um com outro e o mesmo que relacionar água com vinho!

P3 e muito superior.

Obs: No mesmo amp.

não é tanto assim não..

e sim, já tive os 2 também.. assim como o p2.. t2.. e por ai vai..

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito válida a dúvida do amigo.

Sinto muita falta de análise da sonoridade dos principais subs aqui no forum. Tá certo que timbre, musicalidade é subjetivo, mas é justamente essas opções subjetivas que estão em falta.

Bom, eu tava caçando um par de subs pra sair do SPL pra SQPL, tinha um par de 309 no meu antigo carro. Troquei de carro e fui caçar os JL, não achei o que eu queria um 10w3 ou 10w6, todos estavam mto inflacionados.

Como nunca ouvi nenhum dos subs, não quis pagar o preço deles.

Bom, depois de pesquisar um pouco comprei um par de Hertz HX380D. Comprei as cegas pois não há nenhuma análise de sonoridade dele disponível. To torcendo pra ter um timbre bom e muita musicalidade, que é o que procuro.

Acho que um forum voltado pra som, deve sim se atentar pros dados técnicos dos falantes, mas a parte subjetiva é tão importante quanto!

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o tópico. Comprei um 13w3v3 de 2 ohm devido a oportunida mas não atentei quanto ao volume, porém tenho um sedan. vamos ver o que vai dar rs..50 litros selada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...