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Sérgio Moulin

Iniciante pedindo ajuda.

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Uma duvida: o ep-4 manda 60wrms por canal e o kit é de 100wrms, não é melhor manter o fosgate com 150wrms por canal em brigde do que faltar 40wrms pro kit? se usar apenas o EP-4 é o que vai acontecer.

 

Edit: é 100wrms o par do kit [^]

Passa fome nada, veja que a sensibilidade do kit é 93db ou próximo disso. O EP4 declara 60w mas em medições (acho que o Harada fez) ele chegou a 80w (tenho que achar o link).

 

Eu ficaria com o simples e trivial, EP empurrando sub e kit, até porque o EP tem mais qualidade que o fosgate (também tenho os 2, sendo o 4.6 no carro da patroa).

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Eu acho mais prático você manter só o EP4 e vender o Fosgate, usa esse dinheiro na instalação. Ficar querendo por 2 amps quando 1 consegue fazer o trabalho só ia complicar (1 rca a mais, 1 cabo de energia a mais, etc...)

 

Se você gostava do Panther, mantenha ele, lá na frente quando você quiser um up ai você compra algo especifico para a parte de graves, um amp mono e um subwoofer mais caro. Por enquanto deixa assim.

 

Com o que você economiza nisso + o dinheiro que você faz vendendo o 4.6x, você investe em cabos e instalação. Eu acho que não precisa fazer colunas, dá pra instalar no local original. Na minha opinião o set não vale o investimento em colunas, e se não me engano, a TR4 já tem os tweeters originais praticamente em on-axis, se der para substituir direto ali sem muita dor de cabeça, vai fundo.

 

Se preocupe mais em: Um bom baffle de MDF pros mids nas portas, cabos de energia com bitola razoável, faça uma instalação mais bem feita que você conseguir, terminais de bateria nos cabos de energia que ficam no cofre, dá para você fazer uma lateral de fibra para deixar o módulo (mais estética dai...), etc

Obrigado, amigo.

Pesquisei e descobri que on-axis significa no eixo e é usado para indicar uma fonte de som diretamente em frente ao ouvinte, ao contrário de off-axis que seria uma fonte em ângulo. Tô aprendendo que só! rsrsrsrs.

De fato, o TR4 tem local pra instalar os tw em frente aos bancos dianteiros praticamente à altura da cabeça.

Quanto ao fosgate, sou meio apegado e não penso em me desfazer dele tão cedo, talvez quando for fazer um up. A dúvida do "486" também é minha. O que vc nos diz? Não pretendo questionar por teimosia, apenas gosto de novos conhecimentos. Se puder me ajudar nisso, ficarei muito agradecido.

Valeu pela participação neste humilde subtópico.

 

 

Ops! O 486 já se manifestou. Sorry!

Editado por Sérgio Moulin

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Uma duvida: o ep-4 manda 60wrms por canal e o kit é de 100wrms, não é melhor manter o fosgate com 150wrms por canal em brigde do que faltar 40wrms pro kit? se usar apenas o EP-4 é o que vai acontecer.

 

Edit: é 100wrms o par do kit [^]

vai só de EP-4 mesmo que é o suficiente.

:legal:

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Eu acho mais prático você manter só o EP4 e vender o Fosgate, usa esse dinheiro na instalação. Ficar querendo por 2 amps quando 1 consegue fazer o trabalho só ia complicar (1 rca a mais, 1 cabo de energia a mais, etc...)

 

Se você gostava do Panther, mantenha ele, lá na frente quando você quiser um up ai você compra algo especifico para a parte de graves, um amp mono e um subwoofer mais caro. Por enquanto deixa assim.

 

Com o que você economiza nisso + o dinheiro que você faz vendendo o 4.6x, você investe em cabos e instalação. Eu acho que não precisa fazer colunas, dá pra instalar no local original. Na minha opinião o set não vale o investimento em colunas, e se não me engano, a TR4 já tem os tweeters originais praticamente em on-axis, se der para substituir direto ali sem muita dor de cabeça, vai fundo.

 

Se preocupe mais em: Um bom baffle de MDF pros mids nas portas, cabos de energia com bitola razoável, faça uma instalação mais bem feita que você conseguir, terminais de bateria nos cabos de energia que ficam no cofre, dá para você fazer uma lateral de fibra para deixar o módulo (mais estética dai...), etc

Olá, amigo. Eu de novo.

Me perdoe a ignorância: baffle seria o suporte para fixar o mid na porta? Qual a importância desse cuidado? Quanto aos módulos, pensei em fazer um fundo falso no porta malas, deixando espaço pra encaixar o sub sem necessidade de fixação por parafuso ou outro meio...

 

Ah! Vou revestir as portas com manta asfáltica, foi o que meu brother Marcelo fez no carro anterior (C3) e ficou bom demais, mesmo com mids originais (só troquei os tw porque não dava pra aturar).

Editado por Sérgio Moulin

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Obrigado, amigo.

Pesquisei e descobri que on-axis significa no eixo e é usado para indicar uma fonte de som diretamente em frente ao ouvinte, ao contrário de off-axis que seria uma fonte em ângulo. Tô aprendendo que só! rsrsrsrs.

De fato, o TR4 tem local pra instalar os tw em frente aos bancos dianteiros praticamente à altura da cabeça.

Quanto ao fosgate, sou meio apegado e não penso em me desfazer dele tão cedo, talvez quando for fazer um up. A dúvida do "486" também é minha. O que vc nos diz? Não pretendo questionar por teimosia, apenas gosto de novos conhecimentos. Se puder me ajudar nisso, ficarei muito agradecido.

Valeu pela participação neste humilde subtópico.

 

Essa história de headroom, o amplificador é fraco e etc é até válida, mas honestamente, pouco perceptível na grande maioria dos sistemas, a exceção dos mais hi-end. Mais volume dá sim a percepção de um som melhor, muitas vezes algumas diferenças notadas (aquelas descritas como: com esse amp eu consegui perceber um som que não havia percebido antes) é não ter feito o ajuste de equivalência de volume entre os dois amp. O volume 10 no seu DVD pode significar por exemplo 10w na saída de um amp com 250w e 20w na saída de um amp com 500w (O que já é muito).

Dúvido que um dia você chegue a ouvir em 60w. É muito alto. O que se fala para colocar mais potência é porque a distorção aumenta quando você aumenta a potência. Em números:

 

Um amp de 500w produz 5w com uma distorção X

Um amp de 250w produz 5w com uma distorção 2x

 

Se essa distorção é audível? Olha, um ouvido bem treinado em um sistema transparente, sim. Fora disso, além do mais em um ambiente automotivo, com reflexões pra todo lado, ruído de alternador e tudo mais, nem se preocupe com isso não... Acho que somente no caso de subwoofer eu me atentaria para potência pela "massa"que o amplificador precisa mexer (só ver o tamanho do imã de um sub vs de um mid) e pela sensibilidade notavelmente mais baixa de subwoofers contra mids e tweeters. Mas no seu caso 190w pro seu subwoofer vão fazer o trabalho, não se preocupe com isso, sendo de 8 polegadas, um sub mais leve, mais fácil ainda

 

O erro que o pessoal mais comete é não investir na instalação. Não adianta ter bons equips e uma instalação porca. Os tweeters on-axis vão te ajudar bastante, a resposta costuma ficar melhor. O baffle que falei em mdf é para manter uma boa fixação na porta e diminuir vibrações. Se sobrar um dinheiro, pense em tratamento acústico para as portas, pode fazer os mids renderem mais (mas cuidado! manta mal instalada dá dor de cabeça, pode até estragar o motor do vidro elétrico). Cabo de falante e RCA que o pessoal sempre põe o mais barato, eu investiria um pouco mais. Procure um RCA com uma boa blindagem (não basta estar escrito blindado e ter uma espessura de um barbante hehehe. Esse Technoise citado da linha 800 me parece bem construído, os Leyline também. Eu conheço os knukonceptz da linha krystal, um pouco mais caro, mas é um bom custo x benefício também. Qualquer um deles te servirá bem). Technoise e Knukonceptz fazem bons cabos de energia (tem a Shok Industries também), que também são importantes! Lembre que o sinal de audio é a conversão da energia elétrica em sinal de aúdio, se a fonte é suja, o aúdio é sujo.

Speaker, dependendo da grossura é ruim para passar pela porta. Eu confesso que estou por fora de marcas na faixa de preço que você está vendo. Melhor ver com outras pessoas. Eu já usei um cabo PP 4x1,5mm com bons resultados, mas é um cabo um pouco grosso, não é muito fácil de passar pela porta não. Tem os cabos cat5 e cat6 (é o tipo do cabo, tem várias marcas...) pessoal usou com bons resultados, tem que dar uma pesquisada no forum ou perguntar pros mais atualizados.

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Opa Sergio. Sou novo por aqui também e estou montando um set parecido só ainda não comprei nada. Detalhe que é em uma TR4 2009. Minha maior dúvida está no amp, ainda não sei onde instalar. Vc já resolveu isso? Não queria perder muito espaço ou deixar de um jeito que de pra retirar caso precise.

 

A galera aqui é show to aprendo bastante e começando a pegar gosto.....

 

Abraço

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Olá, amigo.

Obrigado pelas dicas. Bridge eu já descobri o que é, mas o que é bi-amp?

Tava pensando em fazer o que você sugeriu: duas bridges, uma pra cada mid, controlando no ganho. Foi a sugestão do Marcos Vinícius também. Aliás, foi ele que me vendeu o EP4.

Valeu.

 

Falando de forma bem simples, bi-amp, ou bi amplificação é a utilização de canais separados de amplificação para cada via de um kit duas vias.

 

Olá, amigo.

Rapaz, já pensei em usar o panther 8" em dupla, mas tenho pouco espaço, a caixa ficaria enorme! O carro é um Pajero TR4.

Mas, caso coubessem dois subs, não seria melhor usar o 4.6x para os mids (120w cada bridge) e o EP4 para os subs (190w cada bridge)? O EP4 chegaria bem perto da potência dos subs (200w cada).

A propósito, o que é headroom?

 

Grato pela atenção.

 

Beleza, já explicaram o conceito de headroom! No TR4 não dá para fazer caixas de fibra debaixo dos bancos traseiros? Ou estou confundindo com o Fit?

 

Sub caso desista do panther pode ser um Nar Serie 2, talvez de 10 polegadas que eu acho bem legal pensando no fator custo e qualidade. O sub da Questo de 10 polegadas e 250w seria opção, mas dificilmente vai conseguir achar algum a venda, e quando achar vai ser usado, não que seja problema pra mim. Se não for pra você, é só garimpar e se eu achar algo legal te passo pelo What. Bem

Headroom é um termo usado quando se aplica mais potência no alto falante que o especificado pelo fabricante. Tem o proposito de ter um modulo que forneça potência sem distorção, isso garante uma maior qualidade sonora, principalmente nas baixas freqüências, nos tweeters é bom ter algum cuidado e geralmente não requerem grandes potencias pela alta sensibilidade. Por exemplo, meus mids são de 60w e eu aplico 110w neles, já meu sub é 350w e eu aplico 500w com o novo amplificador. Se não exige tanto do volume no som, com certeza não notará tanta diferença com ou sem headroom.

 

Os cabos, sugiro olhar no site casa e video os tiaflex, são relativamente baratos e honestos. Procure bitolas maiores (12 ou 14 awg, ou então 2,5mm²). Tente não usar emendas.

 

Única sugestão, seja bem criterioso na instalação, fazem toda a diferença.

 

Comprou o RCA Technoise 800?

 

Não acho o NAR adequado para esse caso em específico pois requer uma caixa bem maior para tocar bem.

 

[]´s

Crawling Chaos

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