Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dubber396

[SQPL] HB20 - Em construção

Recommended Posts

Falaê rapaziada!

 

Finalmente venho aqui compartilhar meu projeto com vocês. Não entendia nada de som há alguns meses e hoje, graças ao fórum, entendo pouquíssimo, rs. Mas durante as discussões aprendi muito e tomei gosto pelo assunto, então quem sabe um dia poderei dizer que entendo bastante.

 

Vamos aos fatos.

 

Set atual

  • HU original Hyundai
  • Kit 2 vias Bravox CS60B
  • Coaxiais Bravox CX60B
  • Amp SounDigital SD 250.2D (stereo)
  • Sub Bravox UXP Power 12D4
  • Amp SounDigital SD 600.1D (mono)
  • Caixa dutada (duto retangular) com +- 54 L
  • Cabeamento não sei informar, pois deixei tudo a cargo da loja onde instalei

Este set montei logo depois de comprar o carro, só pra fugir do original mesmo. Sei que está a anos-luz de um sistema SQ. [^]

O set novo está em construção. Comecei o projeto com uma configuração em mente, depois mudei, depois mudei de novo e quando comecei a comprar, tive alguns imprevistos que fizeram acabar o dinheiro. :( Por isso o projeto vai ficar misto de alguns equipamentos que já tenho com alguns novos por um tempo. Ah, a inspiração veio do set do user cenorasound aqui do fórum.

 

Set novo

  • HU Pioneer DEH-X8680BT
  • Stereo não muda
  • Sub não muda (foi aqui que o dinheiro acabou), mas quando possível serão dois de 12" ou 15"
  • Amp JBL GTO14001 1.500W (mono)
  • Cabo p/ positivo: Technoise Pro TOFC - 21,10mm² (4AWG) 5 metros
  • Cabo p/ aterramento: Technoise DY CCA - 21,10mm² (4AWG) 1 metro (ia ser igual o + mas acabou na loja)
  • Fio remote: Technoise 3,31mm² (12AWG)
  • RCA Ley Line linha Dragon Hill (aqui do fórum)
  • Terminais de aterramento, bateria, olhal (para conexões no amp), porta-fusível, voltímetro e termo retrátil tudo Technoise
  • Bateria: essa ainda falta definir. A do cofre é de 45Ah, estou vendo se coloco uma auxiliar de 100 ou troco a original por uma de 150.

Por enquanto é isso. A instalação vai ser feita toda no esquema DIY, até pra aprender mesmo. Conforme os equipamentos forem chegando vou postando fotos.

 

Primeiro item:

 

R8S12kUh.jpg

 

Abraços!

Editado por Dubber396

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Construindo o rack:

 

VWoe0pmh.jpg

 

fae3fajh.jpg

 

Rack pronto:

 

PnNpuPNh.jpg

 

GW0E6VKh.jpg

Editado por Dubber396

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vc fez em fibra de vidro a peça em sí?? ficou muito bom!! coloca um leds por dentro pra fazer um efeito bacana!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala amigo. Foi feito em MDF mesmo. Levei num marceneiro conhecido meu, o cara é fera.

Valeu pelo elogio, minha intenção é colocar uns leds mesmo, vai ficar show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala dubber estou com exatamente o mesmo set que seu primeiro antes da troca pelo modulo jbl, porem com cabalmente monster cable, cara ta valendo a pena essa mudança ? eu ouvi o som de um amigo com o modulo DAT stereo audiophonic e sub jbl cara eu não senti tanta diferença assim não man... to com receio de gasta uma bela grana pra da upgrade no som e no final ter uma melhora de 10%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala dubber estou com exatamente o mesmo set que seu primeiro antes da troca pelo modulo jbl, porem com cabalmente monster cable, cara ta valendo a pena essa mudança ? eu ouvi o som de um amigo com o modulo DAT stereo audiophonic e sub jbl cara eu não senti tanta diferença assim não man... to com receio de gasta uma bela grana pra da upgrade no som e no final ter uma melhora de 10%

Fala man!

Olha, ainda não instalei o JBL, mas os cabos acabaram de chegar, não tem 5 min hehe

Vou fazer a instalação agora à tarde e aí posto minhas impressões.

Uma coisa é certa: o rendimento não vai ser tão absurdo logo no começo pois estou só com a bateria do cofre, original de 45Ah. Como minha ideia é ir fazendo o upgrade aos poucos, optei por comprar logo um módulo bom, depois vou trocar o sub e depois bateria.

Vai ser aquela coisa de ir percebendo a diferença a cada mudança, rs.

E mudei primeiro pelo amp porque o SD600 ficava desarmando já com o UXP, então entendi que com ele não haveria possibilidade de up no sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala man!

Olha, ainda não instalei o JBL, mas os cabos acabaram de chegar, não tem 5 min hehe

Vou fazer a instalação agora à tarde e aí posto minhas impressões.

Uma coisa é certa: o rendimento não vai ser tão absurdo logo no começo pois estou só com a bateria do cofre, original de 45Ah. Como minha ideia é ir fazendo o upgrade aos poucos, optei por comprar logo um módulo bom, depois vou trocar o sub e depois bateria.

Vai ser aquela coisa de ir percebendo a diferença a cada mudança, rs.

E mudei primeiro pelo amp porque o SD600 ficava desarmando já com o UXP, então entendi que com ele não haveria possibilidade de up no sub.

 

Meu eu achei esse que esse sd600 clipa muito cedo com o uxp... Nao sei sinto que poderia ser bem mais forte nao ? To pensando em por um sd1000 pq to alimentando bem to cm 80ah mais alternador de 120a

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera. Seguinte, o módulo tá instalado. Até agora estou impressionado, o grave ficou bem mais "macio" do que antes, creio que não só pela troca do amp mas também devido à troca do player.

Muita força, ainda estou buscando uma regulagem ideal mas ontem voltando da facul, começou a tocar BME Click e depois de um minuto mais ou menos subiu um cheiro forte de bobina...

Sendo assim, penso que valeu a pena o investimento. Estava com um set onde o sub aguentava mais que o módulo, e agora o quadro se inverteu. Trocando o UXP por um sub mais SQ creio que a parte de graves ficará perfeita para o meu gosto!

Amanhã tiro fotos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Meu eu achei esse que esse sd600 clipa muito cedo com o uxp... Nao sei sinto que poderia ser bem mais forte nao ? To pensando em por um sd1000 pq to alimentando bem to cm 80ah mais alternador de 120a

Pois é cara..foi um dos principais motivos pra eu trocar. Não condeno o SD, mas ele não consegue empurrar legal o UXP mesmo, desarma muito fácil. Com a mesma bateria o JBL está se saindo bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa um DIY ...

 

Acompanhando .... :legal:

 

Valeu cara! Na correria (e ansiedade) acabei esquecendo de tirar fotos durante o processo, mas amanhã posto aqui fotos de cada item bem detalhado e descrevendo o que foi feito, até porque se fiz algo errado o pessoal pode ajudar =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

claro q empurra melhor, esse amp alem de ter um ''som'' mais puxado pra subgrave tem mais de 1000w contra teus 600 do Sd....cuidado pra nao torrar o sub, uxp nao aguenta mt abuso fedeu algumas vezes ele vai pro pau, experiencia propria. Se eu fosse vc nao trocava de sub nao....soh acertava bem a caixa dele pra Sq que é oq vc busca eja era, vai na de 60l livres sintonizada a 33hz como ja testaram aki q fica bem plano e um grave mt macio, ate hj nao encontrei um grave melhor q o do Uxp...se por outro uxp ainda ai sim seria um sqpl top q vai arrebentar com o carro EDIT: vi q teu sub eh d4 entao um par nao casaria 2ohm no amp...teria q trocar de sub se for fazer um par ! e dexa teu sub tocando em 2ohm msm soh cuidar com o ganho e o dedo ! acompanhando.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
claro q empurra melhor, esse amp alem de ter um ''som'' mais puxado pra subgrave tem mais de 1000w contra teus 600 do Sd....cuidado pra nao torrar o sub, uxp nao aguenta mt abuso fedeu algumas vezes ele vai pro pau, experiencia propria. Se eu fosse vc nao trocava de sub nao....soh acertava bem a caixa dele pra Sq que é oq vc busca eja era, vai na de 60l livres sintonizada a 33hz como ja testaram aki q fica bem plano e um grave mt macio, ate hj nao encontrei um grave melhor q o do Uxp...se por outro uxp ainda ai sim seria um sqpl top q vai arrebentar com o carro EDIT: vi q teu sub eh d4 entao um par nao casaria 2ohm no amp...teria q trocar de sub se for fazer um par ! e dexa teu sub tocando em 2ohm msm soh cuidar com o ganho e o dedo ! acompanhando.

 

To acampanhando aqui tbm pq dependendo ja do um up pra um sd1000 pra por 2 uxps !!! Mas a caixa cm 60lts e precisaria de que duto pra 33hhz? To cm 50lts e 4"x30cm de duto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, galera!

Aqui estão as fotos!

 

U1oSdlCl.jpg

 

paWrRxDl.jpg

 

Detalhe do aterramento

p13rBNtl.jpg

 

T75CTMWl.jpg

VvCxX6dl.jpg

 

9lC1sTbl.jpg

 

RCA

OP1s553l.jpg

 

2hSvFCxl.jpg

 

avdyID8l.jpg

 

DUO1D6gl.jpg

 

wcmLH0ql.jpg

 

É isso. Próximo passo é prender os cabos nas laterais do porta-malas pra melhorar o acabamento.

Editado por Dubber396

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

claro q empurra melhor, esse amp alem de ter um ''som'' mais puxado pra subgrave tem mais de 1000w contra teus 600 do Sd....cuidado pra nao torrar o sub, uxp nao aguenta mt abuso fedeu algumas vezes ele vai pro pau, experiencia propria. Se eu fosse vc nao trocava de sub nao....soh acertava bem a caixa dele pra Sq que é oq vc busca eja era, vai na de 60l livres sintonizada a 33hz como ja testaram aki q fica bem plano e um grave mt macio, ate hj nao encontrei um grave melhor q o do Uxp...se por outro uxp ainda ai sim seria um sqpl top q vai arrebentar com o carro EDIT: vi q teu sub eh d4 entao um par nao casaria 2ohm no amp...teria q trocar de sub se for fazer um par ! e dexa teu sub tocando em 2ohm msm soh cuidar com o ganho e o dedo ! acompanhando.

 

Vixe..valeu pela dica! O meu já soltou cheiro de bobina 2 vezes depois que troquei o módulo :blink: vou ficar de olho pra não deixar acontecer mais. Vou admitir que também curto a maciez do UXP e havia pensado em colocar mais um. Pena que teria que trocar esse também por conta da impedância. Bom, ainda vou juntar a grana pra mexer nessa parte então vou seguir pesquisando. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To acampanhando aqui tbm pq dependendo ja do um up pra um sd1000 pra por 2 uxps !!! Mas a caixa cm 60lts e precisaria de que duto pra 33hhz? To cm 50lts e 4"x30cm de duto

Cara, tentei simular aqui no WinISD mas acho que não deu muito certo... [^]

 

Alguém com mais conhecimento no programa pode nos ajudar a tirar essa dúvida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto temporariamente pausado por falta de recursos, rs

 

Próximas fases:

1) Aumentar os W RMS de subwoofer pra ficar mais compatível com a potência jogada pelo JBL;

2) Trocar o SD250.2 por um amp de 4 canais;

3) Trocar os falantes das portas por algo com mais qualidade;

4) Fazer o tratamento acústico

 

Aproveito pra agradecer o pessoal aqui do fórum pelo apoio e pela paciência.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe..valeu pela dica! O meu já soltou cheiro de bobina 2 vezes depois que troquei o módulo :blink: vou ficar de olho pra não deixar acontecer mais. Vou admitir que também curto a maciez do UXP e havia pensado em colocar mais um. Pena que teria que trocar esse também por conta da impedância. Bom, ainda vou juntar a grana pra mexer nessa parte então vou seguir pesquisando. Abraço!

eh cuidado pra n dexa fika fedendo mto....a unica saida se for pra usar um par seria colocar um par novo de subs....o JlW0-12'' eh oq o pessoal ta usando pra sqpl....inclusive o use Kired usa esse setup jbl14000+2x jlW0. Porem eu montaria 2uxp pq tocam mais forte, ja os jl mais pra sq...

outra coisa cade a bateria auxiliar ?? n dou meses pra jogar no lixo a do cofre, acaba cm a vida util....a demanda de corrente vai estraga-la segurando td isso sozinha ! ai é perder $$...eu focaria nisso pro proximo up primeiro. deixaria a parte do grave por ultimo, antes colocaria um amp melhor pro sterio e um kit legal e no fim mexeria nos subs denovo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh cuidado pra n dexa fika fedendo mto....a unica saida se for pra usar um par seria colocar um par novo de subs....o JlW0-12'' eh oq o pessoal ta usando pra sqpl....inclusive o use Kired usa esse setup jbl14000+2x jlW0. Porem eu montaria 2uxp pq tocam mais forte, ja os jl mais pra sq...

outra coisa cade a bateria auxiliar ?? n dou meses pra jogar no lixo a do cofre, acaba cm a vida util....a demanda de corrente vai estraga-la segurando td isso sozinha ! ai é perder $$...eu focaria nisso pro proximo up primeiro. deixaria a parte do grave por ultimo, antes colocaria um amp melhor pro sterio e um kit legal e no fim mexeria nos subs denovo !

Entendi...realmente esqueci de colocar isso na lista, rs. Boa, já vai ser o próximo up

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To acampanhando aqui tbm pq dependendo ja do um up pra um sd1000 pra por 2 uxps !!! Mas a caixa cm 60lts e precisaria de que duto pra 33hhz? To cm 50lts e 4"x30cm de duto

pode usar o novo sd1600evo pro par de uxp, esquece o sd1000..... o duto agr n me lembro teria q simular msm pra saber o comprimento do duto de 4'', se n me engano algo proximo a 35cm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae Dubber blz,

 

 

E ai seu set ficou pronto ?

 

tenho esse mesmo 2 vias que vc, porém não tenho coaxial e sim par de 69. Tenho par de subwoofer pioneer 3003d4, os graves cobrem o stereo, seu set ainda está com 1 sub, ou colocou 2 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dae Dubber blz,

 

 

E ai seu set ficou pronto ?

 

tenho esse mesmo 2 vias que vc, porém não tenho coaxial e sim par de 69. Tenho par de subwoofer pioneer 3003d4, os graves cobrem o stereo, seu set ainda está com 1 sub, ou colocou 2 ?

Fala cara. Beleza, e aí?

Set pronto, o JBL é bem forte viu, tenho que ficar esperto pra não esquentar demais a bobina do UXP..

 

Na minha opinião os 2 vias da Bravox tem muita força. Deixo o ganho do módulo que empura eles um poupc acima da metade só e o som fica equilibrado entre graves e voz, quando aumento bem dá até um certo incômodo nos ouvidos, pois o tweeter é bem estridente.

 

Ainda estou com apenas 1 sub. Acumulando um capital pra trocar a bateria e ver se pego 1 Questo QSP1000 ou 2 dos novos QL500. Vamos ver se até o fim do ano acontece, heh.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala cara. Beleza, e aí?

Set pronto, o JBL é bem forte viu, tenho que ficar esperto pra não esquentar demais a bobina do UXP..

 

Na minha opinião os 2 vias da Bravox tem muita força. Deixo o ganho do módulo que empura eles um poupc acima da metade só e o som fica equilibrado entre graves e voz, quando aumento bem dá até um certo incômodo nos ouvidos, pois o tweeter é bem estridente.

 

Ainda estou com apenas 1 sub. Acumulando um capital pra trocar a bateria e ver se pego 1 Questo QSP1000 ou 2 dos novos QL500. Vamos ver se até o fim do ano acontece, heh.

 

Abraço!

 

Legal, não sei se vai ser o seu caso, mas o meu par de subwoofer pioneer 3003d4 cobre com o grave o stereo do bravoxcs60b e 69, por isso da pergunta se tinha colocado outro subwoofer.

 

E esse jbl onde comprou, dizem que rende bem em subgraves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Legal, não sei se vai ser o seu caso, mas o meu par de subwoofer pioneer 3003d4 cobre com o grave o stereo do bravoxcs60b e 69, por isso da pergunta se tinha colocado outro subwoofer.

 

E esse jbl onde comprou, dizem que rende bem em subgraves.

Ele rende bem sim! Comprei pelo ML.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...