Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

working man

Proporções da Caixa Influenciam?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala pessoal! após aprender muito aqui no fórum com vcs antes de fazer :hug no meu som, decidi o que vou colocar.

Agora, tenho um carro sedã com kit GNV, e me surgiu a idéia de fazer a caixa meio espremida (vi isso num ka de alguém que fez um sonzinho legal aqui no forum, não lembro quem...) pra ocupar todo o fundo do porta-malas.

Fiz um esquema no Paint tosco da caixa, vou postar nas próximas msgs (não sei postar de uma vez... <_<

É uma trapezoidal, com bases de 10cm e 15 cm, altura de 50cm e 90cm de largura, com o sub na face inclinada, que vai ficar de frente pro parachoque, e a parte perpendicular vai encostada no cilindro de GNV. Duto de 3" x 26,5 cm na mesma face do falante, com um cotovelo que deixa ele paralelo aos lados maiores da caixa.

Tenho um par de 6x9 no tampo que separa a cabine do porta-malas, vou retirá-los e deixar apenas as telas, acho que ajudará na passagem dos graves pra cabine.

Terei o mesmo rendimento de outros tipos de caixa (mais simétricas, vamos dizer)? Consegui com essas medidas um volume total de 45L, descontando duto e sub = 42 litros, que segue a recomendação da caixa normal da NAR.

No WinISD Pro Alpha, joquei estes parâmetros e com o duto a caixa estaria sintonizada em 32Hz aproximdadamente, e pelo gráfico parece responder bem a partir dos 38Hz

Com uma dutada bem projetada, dá pra ouvir um rock´n roll sem embolar baixo e bumbos da bateria?

Valeu galera!!!! vcs são ducaray! :legal:

post-5-1089900612.jpg

Editado por working man
Postado em (editado)

hehehehe cara eu fiz uma caixa pro meu carro nao tenho as medidas certas nao , muito gambiarrada, sem duto , seladinha, fico horrivel hehehehehe

ela deve ter uns 45 de altura / parte de cima deve ter uns 10 cm baixo uns 30

bate horrivelmente ruim , mas ve la as vezes a dutava faz bater menos

Editado por Asclus
Postado em
Up!

Douglas

o Mais importante numa caixa é seu volume interno, que tem que estar em concordância com o que o falante exige. Mais vale um sub de 10 numa caixa certa que 2 de 15 em caixa errada....

Quanto as proporções das medidas, fazem diferenças sim, mas o mais importante é o volume.

Recomendo que calcule quanto de volumo pode dispor e depois decidir por um falante que trabalhe bem nesse volume.

[]

Sandro

Postado em

uma dica yamanesca:

Já para a construção de sua caixa retangular existem algumas boas proporções entre Altura x Largura x Profundidade a serem utilizadas em caixas acústicas:

2,6 x 1,6 x 1

2 x 1,44 x 1

1,59 x 1,26 x 1

1,2 x 1 x 0,8

Postado em
Douglas

o Mais importante numa caixa é seu volume interno, que tem que estar em concordância com o que o falante exige. Mais vale um sub de 10 numa caixa certa que 2 de 15 em caixa errada....

Quanto as proporções das medidas, fazem diferenças sim, mas o mais importante é o volume.

Recomendo que calcule quanto de volumo pode dispor e depois decidir por um falante que trabalhe bem nesse volume.

[]

Sandro

Valeu Sandro! :legal::rever1::rever1:

Quanto ao volume, vi no site da NAR e a recomendação do fabricante é de 42 litros pra uma caixa normal, o que deu certo com a caixa que estou em mente.

Acho que no mês passado, um cara fez o som do Ka e fez uma caixa parecida, encostada no banco de trás! E ele comentou que o som ficou bem gostoso pra um SQ bem fraquinho e barato! :)

No WinISD não estou conseguindo ver o Xmax do cone, não sei se trará problemas... mas acredito que não, pois a caixa tem a mesma litragem e dutos recomendados no site!

Será que se eu deixar os buracos dos 6x9 com uma telinha em cima ajuda a passar os graves pro "ambiente carral"? B)

Postado em
Douglas

o Mais importante numa caixa é seu volume interno, que tem que estar em concordância com o que o falante exige. Mais vale um  sub de 10 numa caixa certa que 2 de 15 em caixa errada....

[]

Sandro

Valeu Sandro! :legal::rever1::rever1:

Quanto ao volume, vi no site da NAR e a recomendação do fabricante é de 42 litros pra uma caixa normal, o que deu certo com a caixa que estou em mente.

Acho que no mês passado, um cara fez o som do Ka e fez uma caixa parecida, encostada no banco de trás! E ele comentou que o som ficou bem gostoso pra um SQ bem fraquinho e barato! :)

No WinISD não estou conseguindo ver o Xmax do cone, não sei se trará problemas... mas acredito que não, pois a caixa tem a mesma litragem e dutos recomendados no site!

Será que se eu deixar os buracos dos 6x9 com uma telinha em cima ajuda a passar os graves pro "ambiente carral"? B)

essa caixa vai dar 39 L livres com madeira de 15 cm... menos 1,2 do falante de 10 e menos 1,7 l do duto... acho pequena pro NAR....

[]

Sandro

Postado em
essa caixa vai dar 39 L livres com madeira de 15 cm... menos 1,2 do falante de 10 e menos 1,7 l do duto... acho pequena pro NAR....

[]

Sandro

Desculpe,esqueci de falar que considerei as medidas internas já, esqueci de acrescentar no desenho, mas o livre dá 45 litros [(10+15/2)x50x90] = 45.000cm3, menos 1,2 do falante e 1,7 do duto dava os 42 que eu tinha calculado.

Ia ser em MDF 15mm mesmo, vou ver se acrescento!Sorry! :ol

Quando for fazer os cortes das chapas, vou acrescentar pra dar estas medidas internas!

Antes até ligava pro tamanho da caixa, agora eu quero mesmo é conseguir os 42 litros livres... Nem que tenha que fazer a caixa um pouco maior! :pirou:

Me dá uma sugestão, em que frequência eu sintonizo a caixa pra ter um equilíbrio entre Subgrave e Grave... Bateria sem guitarra é mó saco de ouvir!

Essa ficou na dúvida:

Postado em

[]

Sandro

Desculpe,esqueci de falar que considerei as medidas internas já, esqueci de acrescentar no desenho, mas o livre dá 45 litros [(10+15/2)x50x90] = 45.000cm3, menos 1,2 do falante e 1,7 do duto dava os 42 que eu tinha calculado.

Quando for fazer os cortes das chapas, vou acrescentar pra dar estas medidas internas!

Antes até ligava pro tamanho da caixa, agora eu quero mesmo é conseguir os 42 litros livres... Nem que tenha que fazer a caixa um pouco maior! :pirou:

Me dá uma sugestão, em que frequência eu sintonizo a caixa pra ter um equilíbrio entre Subgrave e Grave... Bateria sem guitarra é mó saco de ouvir!

Essa ficou na dúvida:

Como alguem já disse as caixas do site da NAR sõa jóia !!

A Normal é minha escolha.. siga os dados dela

qualquer alteração vai fazer com que a caixa cresça ... o que no seu caso não é bom...

se os buracos estão lá dixa só a telinha mesmo..

[]

Sandro

Postado em

[]

Sandro

Essa ficou na dúvida:

Como alguem já disse as caixas do site da NAR sõa jóia !!

A Normal é minha escolha.. siga os dados dela

qualquer alteração vai fazer com que a caixa cresça ... o que no seu caso não é bom...

se os buracos estão lá dixa só a telinha mesmo..

[]

Sandro

:legal: Valeu Sandrão! :legal::rever1:

Queria saber se não vai dar porcaria, então já me ajudou bagaray!

Vai demorar um pouco pra eu fazer ela, mas assim que tiver pra começar, eu posto tópico com fotinhas da construção! rs

ah, e mais alguém, se puder me ajudar: como eu faço pra montar a caixa?

Corte de chapas, com angulação correta, furo pra dar encaixe, na medida do corpo do parafuso, parafuso com cabeça reta. Depois do aperto, massa pra calafetar pra vedar, ou silicone, idem pro duto, e depois, massa na borda do falante, parafusa o falante e acabou, certo? ah, esqueci, plugues vedados do lado da caixa também, certo? depois, forração com carpete!

Faltou algo? tem alguma coisa faltando?

Valeu pessoal! :legal:

Postado em
uma dica yamanesca:

Já para a construção de sua caixa retangular existem algumas boas proporções entre Altura x Largura x Profundidade a serem utilizadas em caixas acústicas:

2,6 x 1,6 x 1

2 x 1,44 x 1

1,59 x 1,26 x 1

1,2 x 1 x 0,8

pelo q eu li, essas proporçoes de dimensoes sao para evitar ondas estacionarias, mas elas influenciariam na qualidade do som?

post-5-1089952714.gif

Postado em
uma dica yamanesca:

2,6 x 1,6 x 1

2 x 1,44 x 1

1,59 x 1,26 x 1

1,2 x 1 x 0,8

Futurista, qual a proporção para as caixas mais usadas: as trapezoidais?

E qual relação deve haver entre a base maior e a menor???

Postado em

Eu queria entender o motivo dessas relaçoes entre dimensoes, mas sei q se deve evitar paredes q tenham medidas multiplas umas das outras e evitar paralelismo entre as paredes.

a minha cx pro meu sub vai ser assim:

vou evitar paralelismo das paredes superior e inferior, e da frontal e traseira como se ve no desenho. Pra quebrar um pouco o paralelismo das paredes laterais vou colocar uma escora horizontal interna, nao exatamente no centro da parede, mas mais pro lado.

post-5-1090635548.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...