Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Conrado Francesc

4-WAY em player 3-WAY. Melhor opção..

Recommended Posts

Postado em (editado)

Obviamente a melhor opção seria comprar um player 4-way, mas tá os olhos da cara!!

pioneer deh-80prs é o player.

penso no seguinte..

Pezinhos para os mids, sub no PM, o tweeter e o midrange vão ficar praticamente no mesmo lugar. sub e mid num pr4160. tweeter e midrange noutro, e um RCA Y na saída alta do player. Sendo assim, acho que o TA não seria prejudicado (já que o tweeter e o midrange vão ser tipo coaxiais [tipo] por estarem um em cima do outro.) E qual seria um bom crossover para por entre o midrange e twt?

Alguma outra opção mais vantajosa? tirar o sub do TA? Ajuda aí pessoal manjador!! valeu

Editado por Conrado Francesc
Postado em

Obviamente a melhor opção seria comprar um player 4-way, mas tá os olhos da cara!!

pioneer deh-80prs é o player.

penso no seguinte..

Pezinhos para os mids, sub no PM, o tweeter e o midrange vão ficar praticamente no mesmo lugar. sub e mid num pr4160. tweeter e midrange noutro, e um RCA Y na saída alta do player. Sendo assim, acho que o TA não seria prejudicado (já que o tweeter e o midrange vão ser tipo coaxiais [tipo] por estarem um em cima do outro.) E qual seria um bom crossover para por entre o midrange e twt?

Alguma outra opção mais vantajosa? tirar o sub do TA? Ajuda aí pessoal manjador!! valeu

R: Depende do seu 7. Dá p/ter um resultado excelente com 2 vias + sub, ainda + q vc está disposto a fazer pezinho.

Pezinhos para os mids, sub no PM, o tweeter e o midrange vão ficar praticamente no mesmo lugar. sub e mid num pr4160. tweeter e midrange noutro, e um RCA Y na saída alta do player.

R: Heim??? Pra o seu set, no mínimo 5 canais de amplificação (1 e 2 MR+TW, 3 e 4 MB, 5 sub). Tem que fazer um crossover passivo LPF p/o midrange e HPF p/o TW. O resto faz pelo player e amp.

tirar o sub do TA?

R: Sub não precisa de T.A.. A mudança é mínima. Dá pra dar uma boa melhorada com crossover e ajuste de fase.

Postado em

Isso mesmo, mid e tweeter numa saída só do player. Na real, você não PRECISA de um canal pra cada, pode usar um pros dois com cross passivo. Eu, na realidade, sempre deixo o midrange subir à vontade, e corto o tweeter alto com capacitor, apenas pra complementar o midrange. O resultado costuma ser bem interessante, com agudos mais arejados e menores problemas com intermodulação. Convém testar.

Sub não usa TA. Quem usa TA são os outros canais. Quem é atrasado é SEMPRE quem está mais próximo de você. Quando você coloca um valor pro sub, quem são atrasados são os outros canais, seguindo a proporção.

Postado em

80prs pra esse tipo de set não seria, nem de longe, o player que eu escolheria pra um set 4way

Ele não permite corte abaizo de 1200Hz entre a via de médios e agudos, que é onde seria o corte entre midbass e o conjunto (midrange+tweeter)

Postado em

80prs pra esse tipo de set não seria, nem de longe, o player que eu escolheria pra um set 4way

Ele não permite corte abaizo de 1200Hz entre a via de médios e agudos, que é onde seria o corte entre midbass e o conjunto (midrange+tweeter)

lpf p/midbass?

faz pelo amp!

Postado em

Infelizmente é verdade, mas não em 100%.

Eu to usando o meu em modo "standart", como se fosse falantes dianteiros(fulls + TW com cross passivo) + falantes traseiros(mids) + sub.

Ele fica bem mais limitado quanto a cortes, slopes, regulagens de ganho independente por canal e etc.

É uma forma de fazer.

Eu não gostei muito, a melhor forma mesmo continua sendo no modo 3 vias, com saída HI para TW, mid para FR, SUB para MD e SUB, precisando obrigatoriamente que os amps tenham cross também.

Postado em

Ele fica bem mais limitado quanto a cortes, slopes, regulagens de ganho independente por canal e etc.

Mesmo no modo standard você tem controle de ganho independente por canal, apenas as opções de corte (que vão só até 200Hz snme) e o slope fica mais limitado (só até 12db/8ª)

Postado em

lpf p/midbass?

faz pelo amp!

Sim, LP pra mid e HP pra mr+tw

Sei la, limita o set a ter amps com slopes e pontos de cortes que satisfaçam, além de acabar limitando outras coisas, como o Fortes citou

Eu partiria pra um player com cortes mais amigáveis

Postado em

Sim, LP pra mid e HP pra mr+tw

Sei la, limita o set a ter amps com slopes e pontos de cortes que satisfaçam, além de acabar limitando outras coisas, como o Fortes citou

Eu partiria pra um player com cortes mais amigáveis

Claro que vai ter limitações pois os players 3-way não foram feitos pra isso e sim p/sets com sub, midbass e tweeter. Já tentei fazer dessa forma e desisti justamente pelo que vc falou, é preciso haver um planejamento muito bem feito pra tudo casar, pois está tudo no limite. Poucos midrange descem até os 200Hz a maioria é na casa dos 400Hz.

O correto seria um player 4-way ou processador que te desse condições de usar sets com sub, midbass, midrange e tweeter. Ao mesmo tempo que facilita em relação a ajustes fo** com várias outras coisas

- Aumento de gastos com cabos

- Aumento no valor dos players/processadores

- Difícil fazer o acerto fino, justamente por ter opção demais. Não é td mundo que consegue. Eu mesmo não consegui deixar o meu set redondo até hj.

Postado em (editado)

Hum.. TO tentando entender! haha então, o player era o 80prs que eu pretendia comprar mesmo. Vou fazer 4way pelo fato de o painel aceitar somente 4", e não encontrei um mid 4" que desce bem pra casar com o sub(encontrar encontrei, mas sai MUITO do orçamento 600 reais+ o kit, enquanto um 3way separado eu consigo por 600 comprando lá de fora.). Qual seria o player recomendado? e estou com DOIS DAT PR4160. não necessito de um módulo 5 canais!

Eu ligaria o sub no canal dele normal, mid no canal dele, e no high, ligaria midrange e tweeter. crossover em 400hz pra cima, e um crossover passivo 2 way pro tweeter e midrange.. corte em 2khz.

os cortes do sub e mid dá pra fazer no amplificador, e ele tem um passa alta de 600hz também. não precisaria cortar nada no player. Se eu estiver errado, eu deveria pegar qual player? Qual a vantagem do modo standard pro 3-way nesse 80prs? Ao meus olhos de leigo, parece que no standard tem mais opções..

E obrigado pelo debate, já ganhei um pouco de conhecimento!

Postado em

Mesmo no modo standard você tem controle de ganho independente por canal, apenas as opções de corte (que vão só até 200Hz snme) e o slope fica mais limitado (só até 12db/8ª)

Alex, tentei fazer a regulagem do ganho independente do "R" e "L" e não muda.

No modo 3way, se pressiona o botão redondo da direita e ele abre a opção para escolher entre "R" and "L", pra todos os canais. No modo STD eu não consigo operar da mesma maneira.

tentei de tudo que é jeito e não consegui.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Postado em (editado)

Alpine 9887... tá o mesmo preço do 80prs. qual a vantagem?? somente o equalizador? o 80prs tem rca 5v.. achei que em qualidade era superior ao 9887. Tô errado?

Além da falta de bluetooth. Ele não lê pendrive também, né?

É, não lê. OK, volto ao 80prs. Pra mim vai ser superior pelas mordomias.. só preciso resolver a parada pra fazer o 4way.

Ligar os tweeters no player, e o resto no RCA está fora de questão?

Postado em

Alpine 9887 :rolleyes:

Pô, tu é 8 ou 80,uma hora diz que dá pra fazer o 4way com um player 3 comum, depois indica um dos melhores player 3way que ACABA COM TODA LAMBANÇA pro cara ter um 4way alinhadinho kkkkkkkkk

Tb indico ele

E quanto ao corte entre mr e tw, deixa esse mr subir, corta o tw mais em cima pra trabalhar com mais folga, estamos tratando num front stage composto por 3 vias, não se sacrifica tw num caso desses, a menos que o mr seja muito ruim até uns 5k

Postado em (editado)

humm. Entendo. somente com o 9887 eu consigo fazer o 4way alinhado? nenhuma possibilidade do 80prs? o bluetooth e usb são quase critérios que ficam ruins de sacrificar. tô achando que terei que sacrificar um pouco a qualidade dos equips e fazer um 3-way mesmo.. talvez consiga algum mid 4" pra descer até uns 100hz

Postado em

Me permita a pergunta, você realmente não pensa em iniciar com 3 way?

Então, um 3-way com um mid de 4" fica beeem limitado saca.. não achei um mid que desce bem, e responda bem.. e gostaria de usar os buracos no painel, por isso o 4way. em ultimo caso, faço 3way com mid de 4", ou faço pezinho logo e acabo com a enrolação.

Postado em

Inviável cortar o midbass em 600hz, e o midrange continuar daí pra cima? o pr4160 faz esse corte...

Postado em

Bah corte entre mb e mr nos 600Hz é bem alto

Normalmente se vê em torno de 300~400

Dá pra usar, mas não traria o melhor resultado, parte do palco continuaria baixo, e a diversão é fazer subir

Postado em

humm. Entendo. somente com o 9887 eu consigo fazer o 4way alinhado? nenhuma possibilidade do 80prs? o bluetooth e usb são quase critérios que ficam ruins de sacrificar. tô achando que terei que sacrificar um pouco a qualidade dos equips e fazer um 3-way mesmo.. talvez consiga algum mid 4" pra descer até uns 100hz

o 9887 não faz 4way, mas permite fazer os cortes COMO QUISER, essa é a maior vantagem dele pra esse tipo de set e tu pode esquecer a chatice de ter que ficar fazendo corte nos amps pra arrumar o que o player não faz

Canal sub vai pra sub, canal mid vai pra mb, canal high vai pros mr+tw, e só faz um cross passivo entre esses dois últimos, as vezes só um capacitor no tw já resolve

Se houver alinhamento das bobinas ou um estudo legal de posicionamento entre os mr no painel e os tw nas colunas, não precisa nem se preocupar com o alinhamento de tempo entre eles independentemente, só deles juntos com o resto no contexto

Postado em

Entendi Fostex. vou pesquisar o custo para adicionar usb e bluetooth no 9887. Mas no caso, é possível sim fazer com o 80prs, mas não teria o mesmo resultado que o 9887. Entendi, entendi! O que seria "subir" o palco?

Postado em

O palco é a recriação do posicionamento dos instrumentos e vozes, ele deve ser na altura dos ouvidos, a frente de quem escuta, ou seja, sobre o painel (melhor se a sensação for de que ele seja até mais pra frente, lá sobre o capô)

Em sets duas vias isso fica difícil de se conseguir, muita informação vem dos mb e isso desce o palco

Em sets 3 vias, o mr ajuda a fazer o palco subir, pois parte do que toca no mb vai tocar lá sobre o painel, nos mr

Postado em

Humm... entendi. no caso desse 4 vias, o mid vai ficar nos pés, FR e TWT no painél, próximo ao vidro. Deve ficar interessante. Valeu!!

Kra, agora que percebi uma coisa

Vc quer usar midbass de 4"? É isso mesmo?

Se for, pode pensar em outra coisa. Isso não vai dar médio grave nenhum. Os de 5" já é um sofrimento, de 4 polegadas então...

Qual é o carro?

Postado em (editado)

Kra, agora que percebi uma coisa

Vc quer usar midbass de 4"? É isso mesmo?

Se for, pode pensar em outra coisa. Isso não vai dar médio grave nenhum. Os de 5" já é um sofrimento, de 4 polegadas então...

Qual é o carro?

Exatamente por isso que quero 4way e fazer pezinhos de 6" pros mids! e fullrange de 4" no painel

É um jac j2. o som dianteiro é no painel, não nas portas. Optei 4way pra usar os espaços no painel.. talvez eu faça 3way com pezinhos.. mas como ainda ta no papel, vou estudar bem e fazer algo legal.

Pretendo comprar no madisound ou parts express.. dentro de 3 meses os falantes, agora to apertado! Sub no momento usarei um selenium bass antigo que por sinal toca super bem.

Andei vendo os kit duas vias NAR cs-2. parecem descer bem, mas por 490 reais eu compro os 3 vias no parts express com qualidade próxima, talvez superior..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...