Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
JoHnYcG

[Ajuda] Esquema MXR Blower Serie X300.2

Recommended Posts

Fala Galera !

Estou com 2 Amps MXR Blower Series X300.2 um deles esta mechido faltando peças o outro esta tudo ok e funcionando.

Gostaria de ajuda para dar uma turbinada nesse que esta bixado, ja rodei atras do esquema eletronico e nao estou achando

Coloco abaixo a foto do que esta funcionando:

Tjgehq.jpg

Minha outra duvida sobre esse modulo e o X-Card dele, nao achei quais os cortes que ele tem so vem marcado o lado do HP, LP e Full

Segue imagem:

1pyxBA.jpg

oRmVLM.jpg

Quem poder ajudar ou precisar de mais informações e so falar aqui

desde ja agradeço bastante

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara dificilmente se achara o esquema dele, esse amplificador já tem no minimo uns 15 anos...

fonte ele usa o irfz46 pode substituir pelo irfz48, ou se quiser alguma folga coloca o irf3205, só tera que alterar o resistor de equalizaçao dele...

saida os tip 35/36c ou o tip2955/3055(salvo engano)...

a fonte não é pwm então em principio alterando a torroide da uma melhorada na fonte, só tem que alterar o bias da saida...

o x-card é fixo em 100hz, hi e lowpass, ou pass tru...

galera zoa, mas o amplificar era bem construido pra epoca, indutor na saida da retificação da fonte, indutor na saida, alem de proteção dc na saida...

se voce nao entende um pouco mais a fundo o que esta fazendo, sugiro apenas concerta-lo….

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho conhecimento de eletronica mas amplificadores nunca foi minha praia sempre mexi com telecomunicações (instalação e reparo de ruralcel) e informatica ( manutença eletronica de placa mãe e monitor além de mecânica de impressoras).

Alterar esse X-Card para usar em sub, setar a uns 50hz ou menos seria interessante?

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tem q olhar qual o CI que é usado no corte ativo, ai vc baixa o datasheet dele e ve quais alterações vc deve fazer pra baixar o corte de 50hz

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado,

Creio que ainda disponho do esquema desse amplificador. É possível comunicação em PVT neste fórum?

Abraço,

Marcelo Yared

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Marcelo Obrigado pela ajuda

Se clicar no meu nome terá uma opção de mensagem ou qualquer coisa pode mandar para o e-mail johny_cg@hotmail.com

Agradeço novamente

Compartilhar este post

Link para o post

Cara dificilmente se achara o esquema dele, esse amplificador já tem no minimo uns 15 anos...

fonte ele usa o irfz46 pode substituir pelo irfz48, ou se quiser alguma folga coloca o irf3205, só tera que alterar o resistor de equalizaçao dele...

saida os tip 35/36c ou o tip2955/3055(salvo engano)...

a fonte não é pwm então em principio alterando a torroide da uma melhorada na fonte, só tem que alterar o bias da saida...

o x-card é fixo em 100hz, hi e lowpass, ou pass tru...

galera zoa, mas o amplificar era bem construido pra epoca, indutor na saida da retificação da fonte, indutor na saida, alem de proteção dc na saida...

se voce nao entende um pouco mais a fundo o que esta fazendo, sugiro apenas concerta-lo….

abs

É verdade, Robson,

Ainda hoje é um excelente projeto, e feito com preocupação extrema com a segurança e a confiabilidade. Colocar essa potência disponível dentro da pequena área do chassis, com um consumo máximo da ordem de 1,5kW contínuos, não foi simples. E ainda utilizava componentes disponíveis no mercado nacional, a menos do núcleo do transformador da fonte comutada.

Os transistores de saída eram TIP35/36C e a fonte é comutada (pwm) e estabilizada. Se me lembro bem, o trimpot mais próximo do transformador ajusta a tensão da saída para algo em torno de 44 volts simétricos. ele mediu, na minha bancada, com carga resistiva de 2 ohms, ambos os canais excitados de forma contínua a 1kHz, com fonte de 13,8V estabilizada, 2x360W eficazes, durante tempo significativo (se a memória não me falha, mais que 20 minutos), sem ventilação forçada, até o desligamento por sobreaquecimento, atendendo com ampla folga o exigido na IEC referente a amplificadores de áudio, com resposta plana entre 20Hz e 20kHz. A placa impressa é de fibra com camada de cobre reforçada.

O filtro (xcard) é idêntico aos de fabricantes da época (Rockford Fosgate etc), derivado de um filtro padrão, LR, smj, com corte em 100Hz. Por engano saiu como sendo Butterworth no manual do equipamento.

Para um amplificador feito "no facão", é bem razoável... creio que hoje algo similar não deve ser barato.

Forte abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, Robson,

Ainda hoje é um excelente projeto, e feito com preocupação extrema com a segurança e a confiabilidade. Colocar essa potência disponível dentro da pequena área do chassis, com um consumo máximo da ordem de 1,5kW contínuos, não foi simples. E ainda utilizava componentes disponíveis no mercado nacional, a menos do núcleo do transformador da fonte comutada.

Os transistores de saída eram TIP35/36C e a fonte é comutada (pwm) e estabilizada. Se me lembro bem, o trimpot mais próximo do transformador ajusta a tensão da saída para algo em torno de 44 volts simétricos. ele mediu, na minha bancada, com carga resistiva de 2 ohms, ambos os canais excitados de forma contínua a 1kHz, com fonte de 13,8V estabilizada, 2x360W eficazes, durante tempo significativo (se a memória não me falha, mais que 20 minutos), sem ventilação forçada, até o desligamento por sobreaquecimento, atendendo com ampla folga o exigido na IEC referente a amplificadores de áudio, com resposta plana entre 20Hz e 20kHz. A placa impressa é de fibra com camada de cobre reforçada.

O filtro (xcard) é idêntico aos de fabricantes da época (Rockford Fosgate etc), derivado de um filtro padrão, LR, smj, com corte em 100Hz. Por engano saiu como sendo Butterworth no manual do equipamento.

Para um amplificador feito "no facão", é bem razoável... creio que hoje algo similar não deve ser barato.

Forte abraço,

Ola Marcelo, bem vindo ao Forum, é bom ter pessoas das "antigas" por aqui;

O amplificador de voces na epoca que eu gostava muito era o X800.2 que mais tarde com as "pequenas mudanças" virou o Tarja Preta pra besta da Roncão.

Continua na MXR após a venda pra RMS eletronica? ou saiu e ta trabalhando na area automotiva Marcelo?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Robson,

Muito bom conversar com você de novo.

Eu não estou mais fazendo projetos na área automotiva. Apenas reformo equipamentos de som por hobby.

Se você quiser ver alguns pode acessar http://s1131.photobucket.com/ e matar saudades dos equipamentos da década de 70 e da de 80.

O X800 poderia evoluir mais, a fonte precisava de melhorias para para chegar no objetivo final, 1000W eficazes a 2 ohms de carga. Acho que hoje conseguiria fazê-lo, m com certeza mudaria a classe de amplificação.

Estou procurando o esquema do X300. Assim que achar passo para o colega do fórum.

Forte abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Prezado Robson,

Eu não estou mais fazendo projetos na área automotiva. Apenas reformo equipamentos de som por hobby.

Se você quiser ver alguns pode acessar http://s1131.photobucket.com/ e matar saudades dos equipamentos da década de 70 e da de 80.

O X800 poderia evoluir mais, a fonte precisava de melhorias para para chegar no objetivo final, 1000W eficazes a 2 ohms de carga. Acho que hoje conseguiria fazê-lo, m com certeza mudaria a classe de amplificação.

Estou procurando o esquema do X300. Assim que achar passo para o colega do fórum.

Forte abraço,

Muito Obrigado pela dedicação amigo.

Se tiver alguma dica do que melhorar nesse AMP TB ficaria feliz, pois tenho um que esta bastante judia do então poderia já reformado com melhorias.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Robson,

Forte abraço,

Caro marcelo, obrigado pela continuação do contato;

O link que voce enviou esta quebrado ou errado, se puder enviar novamente...

acabei de recordar-me aqui de um artigo seu escrito na audioexpresso, com o tema "como obter até 50w de um booster" um dos primeiros artigos que li no inicio do contato com audio automotivo...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Robson,

Creio que este link deve funcionar: http://s1131.photobucket.com/user/mjoy6/library/?sort=6&page=0

Aquele artigo foi feito a pedido do grande Prof. Paulo Albuquerque, por conta de um outro artigo de autoria dele. Mostrava a flexibilidade desses boosters. Cheguei a projetar um que dava mais de 100 watts eficazes por canal, para provar o conceito, mas isso não melhorava a qualidade, sofrível, desse tipo de equipamento em uso automotivo.

Forte abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Robson,

Outra coisa interessante sobre esses amps é que o projeto eletrônico é nacional, completamente, a menos da disposição física do X-Card, que achei muito inteligente, baseada num Rockford Fosgate da época, por sugestão do pessoal da fábrica.

Custou-me muitas horas de estudo, projeto e testes de bancada, mas ficou bastante bom. O leiaute de produção da placa era feito por um técnico (muito inteligente, por sinal), de lá da fábrica, sob minha orientação.

Eu me divertia quando ia nas lojas de som de minha cidade, via eles expostos, e o pessoal dizia que eram amps coreanos montados no Brasil (na época, todos os outros, com essa tecnologia, deviam ser mesmo) quando eu perguntava sobre eles.

Forte abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Prezado Robson,

Outra coisa interessante sobre esses amps é que o projeto eletrônico é nacional, completamente, a menos da disposição física do X-Card, que achei muito inteligente, baseada num Rockford Fosgate da época, por sugestão do pessoal da fábrica.

Custou-me muitas horas de estudo, projeto e testes de bancada, mas ficou bastante bom. O leiaute de produção da placa era feito por um técnico (muito inteligente, por sinal), de lá da fábrica, sob minha orientação.

Eu me divertia quando ia nas lojas de som de minha cidade, via eles expostos, e o pessoal dizia que eram amps coreanos montados no Brasil (na época, todos os outros, com essa tecnologia, deviam ser mesmo) quando eu perguntava sobre eles.

Forte abraço,

Marcelo muito Obrigado !

Recebi td certinho.

Assim q começar a reforma vou colocando o processo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...