Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Muecao

Ajuda casamento de impedância e projeto de som

Recommended Posts

Pessoal, tenho um civic 2015, somente a bateria original, acho que é de 50a. Procuro um som automotivo de boa qualidade, que possa tocar para dentro e para fora, com bom custo benefício, sem equipamentos pesados, fios espalhados por todos os lados, sem bateria auxiliar e sem ocupar todo o espaço do porta-mala.

Meu projeto inicial é:

DVD Player Pioneer avh-x8580bt;

Kit 2 vias 6' Hertz Esk-165l.5 100w cada (portas dianteiras);

Auto Falante Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols. 70w cada (tampa traseira);

Um par sub Pioneer 12' - TS-W309S4 (acho que é bobina simples e 4 ohms);

Crossover Pyramid CR-82;

Amplificador Soundigital Sd800.4d Evolution;

Cabo RCA Rockford Fosgate;

Cabos de energia e alimentação Technoise;

Mega Capacitor 2 Farad Technoise;

Fonte Automotiva 60a.

Eu tinha módulo power one, mas queria trocá-lo e experimentar um som diferente, por isso o vendi. Estou pensando em adquirir um SD800.4D Evo, por ser digital, consumo menor, pequeno, leve e aparentemente mais potente do que o power one. Assim, por se adequar melhor ao que eu procuro, vou dar uma chance para o SD.

O problema é que ele é vendido em duas versões: EVO 2 (4 canais de1 ohm ou 2 bridge de 2 ohms) e EVO 4 (4 canais de 2 ohms ou 2 bridge de 4 ohms). Assim, qual o ideal para o meu sub e o restante dos auto falantes?

Minha ideia inicial era colocar somente esse amplificador para tocar tudo, será que toca? Com o power one já toquei 4 autofalante de porta, 4 cornetas e os 2 sub da pioneer.

Quando sobrar grana quero colocar mais 4 coaxiais da hertz no porta mala ou 2 coaxias e 2 cornetas. Será que o sd800.4d toca tudo, rs?

Eu vi os amplificadores sd1600, mas pelo que eu entendi ele é só 1 canal, isso significa que ele é só para sub? Caso não, será que compensaria comprar só ele para tocar tudo? Ou compraria 2 SD800.4D (1 para o sub e 1 para o resto) ou 1 SD 800.4D (para o sub) e 1 SD400.3D (para o restante)??

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém para ajudar? Estou dependendo só disso para comprar o amplificador, estou com medo de comprar o modelo errado do sd800.4d. A questão principal é se compro o EVO 2 (4 canais de 1 ohm ou 2 bridge de 2 ohms) ou o EVO 4 (4 canais de 2 ohms ou 2 bridge de 4 ohms),

Também se o modelo sd1600 (Versões: 1 e 2 ohms•Número de canais: 01) é somete para sub, caso contrário compensa compra-lo para tocar todo o meu som ao invés de dois sd800.4d? ou mesmo se compro dois sd800.4d para mim, um para tocar só o sub e o outro para tocar o restante? ou um sd800.4d para o sub e outro sd400.3d para o restante?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho um civic 2015, somente a bateria original, acho que é de 50a. Procuro um som automotivo de boa qualidade, que possa tocar para dentro e para fora, com bom custo benefício, sem equipamentos pesados, fios espalhados por todos os lados, sem bateria auxiliar e sem ocupar todo o espaço do porta-mala.

Meu projeto inicial é:

DVD Player Pioneer avh-x8580bt;

Kit 2 vias 6' Hertz Esk-165l.5 100w cada (portas dianteiras);

Auto Falante Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols. 70w cada (tampa traseira);

Um par sub Pioneer 12' - TS-W309S4 (acho que é bobina simples e 4 ohms);

Crossover Pyramid CR-82;

Amplificador Soundigital Sd800.4d Evolution;

Cabo RCA Rockford Fosgate;

Cabos de energia e alimentação Technoise;

Mega Capacitor 2 Farad Technoise;

Fonte Automotiva 60a.

Eu tinha módulo power one, mas queria trocá-lo e experimentar um som diferente, por isso o vendi. Estou pensando em adquirir um SD800.4D Evo, por ser digital, consumo menor, pequeno, leve e aparentemente mais potente do que o power one. Assim, por se adequar melhor ao que eu procuro, vou dar uma chance para o SD.

O problema é que ele é vendido em duas versões: EVO 2 (4 canais de1 ohm ou 2 bridge de 2 ohms) e EVO 4 (4 canais de 2 ohms ou 2 bridge de 4 ohms). Assim, qual o ideal para o meu sub e o restante dos auto falantes?

Minha ideia inicial era colocar somente esse amplificador para tocar tudo, será que toca? Com o power one já toquei 4 autofalante de porta, 4 cornetas e os 2 sub da pioneer.

Quando sobrar grana quero colocar mais 4 coaxiais da hertz no porta mala ou 2 coaxias e 2 cornetas. Será que o sd800.4d toca tudo, rs?

Eu vi os amplificadores sd1600, mas pelo que eu entendi ele é só 1 canal, isso significa que ele é só para sub? Caso não, será que compensaria comprar só ele para tocar tudo? Ou compraria 2 SD800.4D (1 para o sub e 1 para o resto) ou 1 SD 800.4D (para o sub) e 1 SD400.3D (para o restante)??

Obrigado.

Boa noite amigo,

O grande detalhe é você ACHAR que bobina simples do Pionner é S4.

Consegue confirmar certinho a impedância real pela embalagem, traseira do sub ou vendedor (caso ainda não está em mãos)?

A príncipio o EVO2 ou EVO4 vai servir para o kit 2 vias, mas para o melhor resultado com o sub's, é bom você confirmar para gente!

Se for S4 (simples 4Ohms), o ideal é o Evo2. Vou ser sincero, só um SD800.4 Evo é o necessário para os 2 sub's. E o legal seria, um SD250 (recomendação) para o kit 2 vias.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, estou com o sub em mãos, na traseira está escrito: TS-W309S4 - 4 ohms. Pelo que eu consultei o S é o bobina simples. Bom, fui numa loja hoje e o dono falou que o certo seria o EVO 4, pois ligaria o sub nos 2 bridge de 4 ohms. Na verdade não entendo nada disso, então nem tenho ideia. Qual é o certo para tocar os 2 subs? e se eu for usar ele para tocar o kit 2 vias tb, por exemplo, o modelo seria o mesmo?

A principio para economizar dinheiro queria usar só o SD800.4d para os dois subs de 12, 2 kit duas vias (100 rms cada) e 2 coaxiais (70 rms cada). Sei que faltaria potência, mas seria só para economizar. Mas o cara da loja disse que ele mesmo, caso eu instalasse lá, não instalaria faltando potência, em razão do risco de dar problema.

Então, talvez vou ter que desembolsar mais e comprar 2 módulos mesmo.O SD1600.1D, 1 canal, versões 1 e 2 ohms, é somente para tocar sub ou serve para tocar estéreo? Caso toque td estava pensando em comprá-lo. Caso não, vou ter que partir então para 2 SD800.4d para um tocar os subs e o outro tocar o estéreo, que no futuro pretendo colocar, além do kit 2 vias e do par de coaxial, na traseira mais 4 coaxial ou 2 coaxial e 2 cornetas?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, estou com o sub em mãos, na traseira está escrito: TS-W309S4 - 4 ohms. Pelo que eu consultei o S é o bobina simples. Bom, fui numa loja hoje e o dono falou que o certo seria o EVO 4, pois ligaria o sub nos 2 bridge de 4 ohms. Na verdade não entendo nada disso, então nem tenho ideia. Qual é o certo para tocar os 2 subs? e se eu for usar ele para tocar o kit 2 vias tb, por exemplo, o modelo seria o mesmo?

A principio para economizar dinheiro queria usar só o SD800.4d para os dois subs de 12, 2 kit duas vias (100 rms cada) e 2 coaxiais (70 rms cada). Sei que faltaria potência, mas seria só para economizar. Mas o cara da loja disse que ele mesmo, caso eu instalasse lá, não instalaria faltando potência, em razão do risco de dar problema.

Então, talvez vou ter que desembolsar mais e comprar 2 módulos mesmo.O SD1600.1D, 1 canal, versões 1 e 2 ohms, é somente para tocar sub ou serve para tocar estéreo? Caso toque td estava pensando em comprá-lo. Caso não, vou ter que partir então para 2 SD800.4d para um tocar os subs e o outro tocar o estéreo, que no futuro pretendo colocar, além do kit 2 vias e do par de coaxial, na traseira mais 4 coaxial ou 2 coaxial e 2 cornetas?

abraços

Vamos lá ...

Se você tem um par de S4, logo os sub's em paralelo (+ com + e - com -) vão terminar em 2 Ohms na impedância.

Mas se ligar cada sub em saída separada, a impedância se mantêm em 4 Ohms/falante.

Mas o ideal para tocar toda a potência dos w309 seria um EVO4, pois ele tem (4 canais de 2 Ohms ou 2 canais de 4Ohms [bridge]), sendo que assim, irá precisar de mais um amplificador para tocar o kit 2 vias, onde recomendo sd250.2d.

Não tem como o SD1600 Evo tocar tudo isso ao mesmo tempo, pois a ligação entre os equipamentos em um mesmo amplificador seria impossível, devido ao casamento de impedância. Melhor ainda seria, ter um SD1600 Evolution para os sub's e um SD800.4D Evolution para seu sistema de médio-voz-agudo. Mas assim, já começa a pedir bem mais baterias. Pois sem elas, não adianta ter um mega-ultra-super sistema com deficiência na alimentação.

Sobre driver's (cornetas) você dispensa por enquanto, pois geralmente elas tiram a qualidade do sistema de som interno e são mais utilizadas em sistemas de Pancadão (trio)

Fios? são inevitáveis;

+ Bateria? Vai depender do resultado que busca no seu sistema;

Geralmente um bom projeto de som automotivo está baseado na(s) bateria(s)

Mas como pretende ter coaxiais fututuramente e não pretende acrescentar bateria, o mais próximo do ideal seria:

1 SD 800.4D EVO4 para o kit 2 vias + futuros coaxias;

* Tweteer (em paralelo) em um canal 2 Ohms (liberando 200wrms para o par de tw)

* Midbass (em paralelo) em um canal 2 Ohms (liberando 200wrms para o par de falantes)

1 SD800.4D EVO4 para o par de w309 (ligando 1 em cada Bridge)

* Simplesmente ligar + e - de cada falante em uma respectiva Bridge.

E vou te falar, vai gostar bastante do timbre da SD800.4D Evolution, comprei para tweeter, médio-voz e já usei nos meus sub's. O timbre é muito bom, principalmente para sub's e médios.

:legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante, desculpe a ignorância, não entendo nada de impedância e essas coisas, rs. Mas na resposta anterior vc falou que o ideal era o EVO 2 e neste último falou que seria o EVO 4.

Certeza que é o EVO4 (4 canais de 2 ohms ou 2 bridge de 4 ohms) mesmo para os subs W309 bobina simples de 4 ohms?

Futuramente pretendo trocar esses subs da pioneer e comprar uns da Rockford fosgate (já tive e gostei), mas por enquanto vai eles mesmos pq eu já tenho.

Pelo que eu acabei de pesquisar esse SD1600.1D não daria para tocar tudo por ter apenas 1 canal, pelo que eu entendi por isso ele tocaria apenas grave ou apenas estéreo.

O jeito vai ser eu deixar a fonte para um segundo plano e comprar 2 SD800.4D (um para os subs e outro para estéreo). Seriam 2 EVO 4 mesmo né?

Valeu, abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante, desculpe a ignorância, não entendo nada de impedância e essas coisas, rs. Mas na resposta anterior vc falou que o ideal era o EVO 2 e neste último falou que seria o EVO 4.

Certeza que é o EVO4 (4 canais de 2 ohms ou 2 bridge de 4 ohms) mesmo para os subs W309 bobina simples de 4 ohms?

Futuramente pretendo trocar esses subs da pioneer e comprar uns da Rockford fosgate (já tive e gostei), mas por enquanto vai eles mesmos pq eu já tenho.

Pelo que eu acabei de pesquisar esse SD1600.1D não daria para tocar tudo por ter apenas 1 canal, pelo que eu entendi por isso ele tocaria apenas grave ou apenas estéreo.

O jeito vai ser eu deixar a fonte para um segundo plano e comprar 2 SD800.4D (um para os subs e outro para estéreo). Seriam 2 EVO 4 mesmo né?

Valeu, abração.

Isso, falei mesmo! Mas se você fosse usar um único amplificador SD800.4D para tudo!

Porém com o EVO2 você tocaria bem o kit 2 vias e um Bridge poderia mandar 400wrms para os 2 sub's, dividindo 200wrms para cada, o que não tocaria tudo que o Pionner w309 suporta, pois são sub's que segundo o rótulo, suportam 400wrms/cada.

Além de que, não sobrariam mais saídas no amplificador para os futuros coaxiais.

Sendo assim, o mais ideal e próximo da realidade de sua bateria de 50Ah e equipamentos, seriam 2 EVO's 4.

O amplicador de 1 canal, geralmente toca o grave, ou o médio ou agudo!

Sempre olhe pelas respostas de frequencia, pois existem alguns que podem ser dedicados à uma lacuna de frequencia específica.

Mas sempre que ver algo parecido com Resp. de Frequencia 5Hz à 20,21,35 ou 55Khz, geralmente esses amplificadores tocam todas as frequencias, mas é sempre bom confirmar com o vendedor/instalador antes.

Mas a média dos amplificadores de marca renomada no Brasil, ofertam de 5Hz à 20Khz.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Colega,

Então, pelo que eu entendi se eu usasse um SD800.4d para tocar grave e estéreo deveria ser o EVO 2, mas como só os subs necessitam de 400w cada, nesse caso não tocaria bem, pois mandaria somente 200w para cada.

Mas se eu for usar um amplificador somente para o grave, o que é o ideal, devo comprar o EVO 4 e ligá-lo nos 2 bridge de 4 ohms, mandando assim 400w para cada sub. E se eu comprar outro SD800.4d para o estéreo, (no caso 1 kit duas vias e 3 pares de coaxiais) também deve ser o EVO 4, ligando cada par em um canal de 2 ohms, mandando para cada par 200w, é isso?

Obrigadão, estou só aguardando a confirmação para comprar então 2 SD800.4D EVO 4.

Editado por Muecao

Compartilhar este post

Link para o post

Colega,

Então, pelo que eu entendi se eu usasse um SD800.4d para tocar grave e estéreo deveria ser o EVO 2, mas como só os subs necessitam de 400w cada, nesse caso não tocaria bem, pois mandaria somente 200w para cada.

Mas se eu for usar um amplificador somente para o grave, o que é o ideal, devo comprar o EVO 4 e ligá-lo nos 2 bridge de 4 ohms, mandando assim 400w para cada sub. E se eu comprar outro SD800.4d para o estéreo, (no caso 1 kit duas vias e 3 pares de coaxiais) também deve ser o EVO 4, ligando cada par em um canal de 2 ohms, mandando para cada par 200w, é isso?

Obrigadão, estou só aguardando a confirmação para comprar então 2 SD800.4D EVO 4.

A via de grave é isso mesmo. Para seus 2 sub's Pionner w309 S4 400wrms/cada é o SD800.4D EVO4;

Quais os coaxiais? Três pares mesmo? 6 falantes?

Pois dependendo da quantidade, deveremos mudar 1 para Evo2.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Inicialmente, somente som para dentro do carro:

1 Kit 2 vias 6' Hertz Esk-165l.5 100w cada (portas dianteiras);

2 Auto Falante Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols. 70w cada (tampa traseira);

Posteriormente no porta mala:

4 Auto Falates Coxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols

ou

2 Auto falantes Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols e 2 Cornetas

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, com o EVO2 para Kit 2 vias + 3 pares de coaxiais

Kit 2 vias:

1 Tweeter + MID (2 Ohms) em 1 canal (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 140wrms para 100wrms/lado

1 Tweeter + MID (2 Ohms) em 1 canal (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 140wrms para 100wrms/lado

3 pares de coaxial:

3 coaxiais em paralelo (1,34 Ohms) em 1 canal = 170wrms(+ou-) para 210wrms/3 coaxiais

3 coaxiais em paralelo (1,34 Ohms) em 1 canal = 170wrms(+ou-) para 210wrms/3 coaxiais

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Inicialmente, somente som para dentro do carro:

1 Kit 2 vias 6' Hertz Esk-165l.5 100w cada (portas dianteiras);

2 Auto Falante Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols. 70w cada (tampa traseira);

Posteriormente no porta mala:

4 Auto Falates Coxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols

ou

2 Auto falantes Coaxial Hertz Ecx 165.5 6 Pols e 2 Cornetas

Para 1 kit 2 vias + 4 coaxiais com o EVO2:

Kit 2 vias:

2 pares de coaxial:

2 coaxiais em paralelo (2 Ohms) em 1 canal = 140wrms para 140wrms wrms/2 coaxiais

2 coaxiais em paralelo (2 Ohms) em 1 canal = 140wrms para 140wrms/2 coaxiais

Por mais que cada canal libere 200wrms à 1Ohm, ele liberará apenas 140wrms pois trabalhará no dobro da impedância. Dizem que, geralmente fica com mais qualidade.

E no seu caso, ficará ótimo pois terá os 140wrms equiparados com os 140wrms que os coaxiais suporta.

Na minha opnião, eu acho que misturar com driver's pode até ficar mais alto, mas não com tanta qualidade e redondo, do jeito que agente conseguiu desenhar aqui. Fora que a impedância do driver(corneta) geralmente é em 8Ohms, aonde um par não tocaria tudo o que pode em um dos canais no EVO2.

Mas é questão de gosto. E aí, é só você ouvindo e avaliando para considerar se acha melhor. :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Então o EVO 2 é o mais recomendado para esse estéreo que eu procuro né?

Só mais uma dúvida, queria que desse um som para fora, por isso pensei em colocar no porta malas 1 par coaxial e 1 par corneta. Mas eu acho q a corneta ia tampar o som do coaxial, estou certo? Eu sei que corneta perde qualidade, mas sem ela é uma dificuldade para esses auto falantes, nessa quantidade, darem um bom som para fora, correto?

Valeu colega, me ajudou muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma dúvida, queria que desse um som para fora, por isso pensei em colocar no porta malas 1 par coaxial e 1 par corneta. Mas eu acho q a corneta ia tampar o som do coaxial, estou certo? Eu sei que corneta perde qualidade, mas sem ela é uma dificuldade para esses auto falantes, nessa quantidade, darem um bom som para fora, correto?

EVO2 para seu sistema de médio-voz-agudo, vamos dizer assim.

A galera fala estéreo, mas deixa eu compartilhar.

Estéreo é o efeito de uma passagem de som/efeito entre os falantes. Imagina você o som de helicóptero saindo do falante da porta esquerda para a porta direita ... isso é um exemplo de efeito estéreo. Nos fones de ouvido de qualidade razoável, geralmente agente consegue perceber isso. :legal:

Eu não sei se acha o ideal, mas tem um macete de você ter seu som pra fora rsrs ... Uma opção, se for possível, deixe aberta as portas dianteiras quando abrir o porta malas. O som pode aumenta bastante! :legal:

E se puder pensar em algo que possa mudar o direcionamento dos coaxiais para fora quando for tocar de mala aberta, acho que pode colaborar também. Assim, eu acho que não sentirá nenhum falta de driver's(cornetas).

Mas mesmo assim se não te atender, você deixa os 4 coaxiais em um canal e instala os 2 driver's no canal que vai sobrar

Ou se achar suficiente/necessário, um par de coaxiais em uma canal + um par de driver's (cornetas) no outro canal do seu amplificador.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Driver's (corneta) abafa facilmente qualquer coisa, inclusive subwoofer.

Neste caso, a regulagem é muito importante para que não tenha um som irritante e sim com qualidade.

Entenda uma coisa, o w309 é um subwoofer. Subwoofer foram projetados para tocar de mala de fechada.

Isso não significa que não ouvirá som algum de mala aberta, mas espere mais som audível de mala fechada do que com a mala aberta.

Se ainda não fez a caixa, procure fazer uma de 40litros por falante. Geralmente, caixa muito grande para este tipo de falante não dão grave para fora. E visto que o seu falante é mais apropriado para som pra dentro, uma caixa 40L(considerada menor para o seu w309) rendem um pouco mais de SPL(interno) e um pouco de grave para fora.

Se não me falha a memória, é quase receita de bolo 40 à 45 litros de caixa para cada Pionner 400wrms.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Navegante, tirou todas as minhas dúvidas no momento. Ajudou muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Navegante, tirou todas as minhas dúvidas no momento. Ajudou muito.

Tranquilo ! Ainda estou aprendendo também.

Boa sorte no seu projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O kit 2 vias se for 4 ohms, o mid em paralelo com o tw não cai para 2 ohms. Vai pra 2 ohms se ligar 2 mid e 2 tw.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante, o q vc achou do que o Lucas postou? Muda alguma coisa sobre o que havia dito antes? Algum erro de cálculo? Dei uma olhada e o Kit 2 Vias é 4 ohms.

E sobre isso aqui embaixo, o que acha?

"sobre os coaxiais e o kit 2 vias,se vc usar uma SD800 para tocar apenas eles,opte pelo modelo de 2 ohms(que faz bridge em 4ohms),nos canais frontais do módulo,você liga um kit 2 vias(tweeter e mid que fecham em 4ohms)e um coaxial ,que fechará 2 ohms,e nos canais traseiros,você liga 2 coaxiais(fecha em 2 ohms)"

No caso essa pessoa recomenda o EVO 4. Estou achando que tanto faz, com os dois modelos dá para casar certinho, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante, o q vc achou do que o Lucas postou? Muda alguma coisa sobre o que havia dito antes? Algum erro de cálculo? Dei uma olhada e o Kit 2 Vias é 4 ohms.

E sobre isso aqui embaixo, o que acha?

"sobre os coaxiais e o kit 2 vias,se vc usar uma SD800 para tocar apenas eles,opte pelo modelo de 2 ohms(que faz bridge em 4ohms),nos canais frontais do módulo,você liga um kit 2 vias(tweeter e mid que fecham em 4ohms)e um coaxial ,que fechará 2 ohms,e nos canais traseiros,você liga 2 coaxiais(fecha em 2 ohms)"

No caso essa pessoa recomenda o EVO 4. Estou achando que tanto faz, com os dois modelos dá para casar certinho, é isso?

Já tem coisa errada aí ... rsrsrs

Se ligar um lado do Kit (Tw + Mid + Coaxial) a associação dos 3 alto falantes resultará em 1,34 Ohms = problema em uma saída de 2Ohms no EVO4, no bridge 4Ohms então pior ainda rsrrssr ... Porq? Porque é terminantemente proibido associar os alto falantes e ligar em uma saída do amplificador com um valor abaixo. Por isso, a teoria orienta a fazer a ligação, no máximo, igual à impedância mínima do amplificador. Alto falantes associados com a impedância abaixo da impedância mínima do amplificador, é um crime para os seus equipamentos!

Se associar, e o resultado final da associação dos alto falantes, ficar acima da impedância mínima do amplificador, não há problema algum! A única diferença, é que libera menos potência que o prometido pelo fabricante, mas trabalha com mais qualidade e até força menos o amplificador e a bateria. Como por exemplo, desenhamos o kit 2 vias, aonde:

1 TW + MID (em paralelo) = 2 Ohms que quando ligado em um canal de 1 Ohm do EVO2, liberará menas potência, aproximada nos 140wrms, o que considero ótimo para o subtotal 100wrms que um lado do kit suporta.

Reforço que, se ligássemos 1,34 Ohms respectivo dos 3 falantes em uma saída 2 Ohms, conte com condenação à queima dos seus equipamentos.

Sobre que o Lucas falou, eu discordo!

Primeiro que ele disse que não cai pra 2 Ohms e não aproveitou e respondeu para quanto cai a impedância rsrs

Se o kit é 4 Ohms, logo todos os equipamentos são 4 ohms. Se algum fabricante detalhasse na embalagems talvez seria assim:

1 Tweeter - 4 Ohms

1 Tweeter - 4 Ohms

1 MID (Midbass) - 4 Ohms

1 MID (Midbass) - 4 Ohms

Então, se o kit é 4 Ohms, todo o equipamento unitário é 4 Ohms, e a partir disso fazemos a associação.

O EVO4 até serve para ligar, mas não fica tão redondo e eficiente quanto o EVO2 que tocaria bem melhor o seu sistema.

Vou tabelar para ver a vantagem com o EVO2 e EVO4:

EVO2

1 Tweeter + MID (2 Ohms) em 1 canal 1 Ohms (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 140wrms(amplificador) para 100wrms/lado

1 Tweeter + MID (2 Ohms) em 1 canal 1 Ohms (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 140wrms(amplificador) para 100wrms/lado

4 coaxiais (em paralelo) (1 Ohm) em 1 canal 1 Ohm = 200wrms para 280wrms/todos

* Sobra 1 par de canal 1 Ohm - 200wrms

EVO4

1 Tweeter + MID (em paralelo) em um canal 2 Ohms (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 200wrms(amplificador) para 100wrms/lado (esquerdo kit)

1 Tweeter + MID (em paralelo) em um canal 2 Ohms (utilizar o crossover do kit entre o tweeter e saída do amplificador) = 200wrms para 100wrms/lado (direito kit)

2 coaxiais (em paralelo) 2 Ohms em 1 canal 2 Ohms = 200wrms(amplificador) para 140wrms(coaxial)

2 coaxiais (em paralelo) 2 Ohms em 1 canal 2 Ohms = 200wrms(amplificador) para 140wrms(coaxial)

* Não sobra 1 par de canal 2 Ohms - 200wrms

Eu particulando, prefiro continuar optando pelo EVO2. Primeiro que você consegue ter uma sobra de 1 canal que permite até testar os driver's com os coaxiais e têm um sistema mais seguro, ou seja, mas equivalência entre o fornecimento do amplificador à o que os seus equipamentos possam suportar.

E um bom sistema é àquele que têm um bom resultado, toca bem e têm durabilidade. Por exemplo, no EVO4 existe uma lacuna maior entre o equilíbrio das potências fornecidas pelo amplificador e a potência suportada pelos equipamentos.

Em sistemas maiores, que exigem equipamento mais pesados, já precisamos ter cautela na dosagem no volume. Em sistema que suporta menos potência, a cautela precisa ser redobrado

Ei! Não estou dizendo que seu sistema é fraco! Pelo contrário, eu tenho um pressentimento que vai ficar muito bom o kit 2 vias + coaxiais, mas a dosagem de volume é uma cautela que serve para qualquer sistema sonoro que depende de amplificadores e alto falantes.

Mas faça uma análise, e qualquer coisa questiona. :legal:

Dica: E continue atento no Fórum, pois infelizmente pode ter Fake infiltrado para dar orientações erradas com a missão de ver pessoas tendo problemas. Obs: Nem estou falando do Lucas, no mínimo e acho que ele pode estar se confundido. Mas entre os tópicos e post's do fórum, em um modo geral.

Falou :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Já tem coisa errada aí ... rsrsrs

Se ligar um lado do Kit (Tw + Mid + Coaxial) a associação dos 3 alto falantes resultará em 1,34 Ohms = problema em uma saída de 2Ohms no EVO4, no bridge 4Ohms então pior ainda rsrrssr ... Porq? Porque é terminantemente proibido associar os alto falantes e ligar em uma saída do amplificador com um valor abaixo. Por isso, a teoria orienta a fazer a ligação, no máximo, igual à impedância mínima do amplificador. Alto falantes associados com a impedância abaixo da impedância mínima do amplificador, é um crime para os seus equipamentos!

Se associar, e o resultado final da associação dos alto falantes, ficar acima da impedância mínima do amplificador, não há problema algum! A única diferença, é que libera menos potência que o prometido pelo fabricante, mas trabalha com mais qualidade e até força menos o amplificador e a bateria. Como por exemplo, desenhamos o kit 2 vias, aonde:

1 TW + MID (em paralelo) = 2Ohms que quando ligado em um canal de 1Ohm, libera menos potência.

Agora, se ligássemos 1,34 respectivo do 3 falantes em saída 2Ohms, condenação à queima dos seus equipamentos.

Navegante, se puder dê uma lida neste artigo aqui:

http://autosom.net/a.../associacao.htm

Neste trechos: Falantes em paralelo com filtros passivos

Kits componentes

Depois me diga se a impedância muda utilizando tw e mid bass com filtros.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante, se puder dê uma lida neste artigo aqui:

http://autosom.net/a.../associacao.htm

Neste trechos: Falantes em paralelo com filtros passivos

Kits componentes

Depois me diga se a impedância muda utilizando tw e mid bass com filtros.

Abs.

Entao amigo,

Se ligar 1 TW + MID = 2 Ohms

Onde está errado?

"Se" (uma condição) colocar o conjunto crossover em paralelo com outro conjunto crossover.

Acredito que não é caso dele, pois ele utilizará cada lado do kit em um par de canal diferente, onde não ficará paralelo com outro conjunto crossover.

Este é o texto:

Na maioria dos casos, o kit componente deve ser encarado como sendo 4 Ohms.

Isto ocorre porque cada falante recebe frequências distintas, com isso, o conjunto funciona como se fosse um falante só de 4 Ohms. Pois no médio grave toca só no midbass e o agudo toca só no tweeter.

Nunca se deve ligar um falante a mais no crossover original de um kit componente, pois a frequência de corte irá mudar. Por exemplo, ligar 2 midbass de 4 Ohms em paralelo na saída de um crossover de 4 Ohms, isso fará com que o corte de frequência suba.

Mas colocar o conjunto crossover, midbass e tweer em paralelo com outro conjunto de crossover, midbass e tweeter funcionará como se estivesse ligando 2 falantes de 4 Ohms em paralelo, resultando em 2 Ohms.

Leia mais:http://autosom.net/a...m#ixzz3O6E2wkqj

Follow us:AutoSomNetBrasil on Facebook

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Entao amigo,

Se ligar 1 TW + MID = 2 Ohms

Onde está errado?

"Se" (uma condição) colocar o conjunto crossover em paralelo com outro conjunto crossover.

Acredito que não é caso dele, pois ele utilizará cada lado do kit em um par de canal diferente.

Este é o texto:

Na maioria dos casos, o kit componente deve ser encarado como sendo 4 Ohms.

Isto ocorre porque cada falante recebe frequências distintas, com isso, o conjunto funciona como se fosse um falante só de 4 Ohms. Pois no médio grave toca só no midbass e o agudo toca só no tweeter.

Nunca se deve ligar um falante a mais no crossover original de um kit componente, pois a frequência de corte irá mudar. Por exemplo, ligar 2 midbass de 4 Ohms em paralelo na saída de um crossover de 4 Ohms, isso fará com que o corte de frequência suba.

Mas colocar o conjunto crossover, midbass e tweer em paralelo com outro conjunto de crossover, midbass e tweeter funcionará como se estivesse ligando 2 falantes de 4 Ohms em paralelo, resultando em 2 Ohms.

Leia mais:http://autosom.net/a...m#ixzz3O6E2wkqj

Follow us:AutoSomNetBrasil on Facebook

Então, se ele for utilizar cada lado do kit(1 tw + 1 Mid) em cada canal do amp, ficará 4ohms a impedância final, agora se ele utilizar o kit todo (2 Tw + 2 Mid) em 1 canal apenas, aí sim ficará 2 ohms a impedância final. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo, para voz é o EVO 2 ou o EVO 4?? Ou tanto faz? Não estou entendendo nada. rs.

Editado por Muecao

Compartilhar este post

Link para o post

Ae muecao, foi mal desvirtuar teu tópico.

EU no seu lugar, ao invés de colocar 2 módulos 4 canais, colocaria um módulo mono de 1 canal e outro 4 canais

Sd1600 evo pro par de subs e 800.4 pra voz.

Na parte de voz, é o kit 2 vias e o par de coaxial por enquanto né? Então usa o evo de bridge 4 ohms, assim coloca o kit 2 vias no canal 1 e 2, e os coaxiais pode colocar direto no player mesmo.

Futuramente quando vc colocar mais 4 coaxiais, vc liga um par em cada canal restante no 800.4

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...