Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Battousai

Conserto de subwoofer Selenium 12SW6, o desconhecido Stratum

Recommended Posts

Olá amigos do fórum, adquiri nesse domingo um par de raros Selenium Stratum, subwoofer de cone plano, apelidados por mim de "calota de disco voador" pelo formato da carcaça.

Eles vieram para mim em uma troca por um Sub Fosgate punch RFP 1410 que ja tinha seus 17 anos... E precisam ser consertados, pois medindo com multímetro descobri que o fio foi rompido, podendo ser a cordoalha ou a bobina (não fedem a queimado, indicando que o verniz não derreteu entrando em curto). Segundo o antigo dono, pararam de funcionar em sequencia um do outro, ambos ligados em paralelo (bobina simples de 4 ohms) em um Torramps 1200. Quero encontrar alguém que possa conserta-lo. Alguns já me recomendaram o Ivo, mas tenho receio que me cobre o figado para conserta-los. Gostaria de indicações de boa qualidade e bom custo, e mesmo quem tiver experiencia com o Ivo pode me dizer se foi um bom custo benefício fazer o serviço com ele (sei também que serviço bom costuma ser caro).

Seguem fotos dos subs:

 

DSC_0073_zpsheczbh0r.jpg

DSC_0074_zpsjwwhwuk4.jpg

DSC_0075_zpsdldwqtvl.jpg

 

Abraços

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse sub tem um problema de arrebentar a solda da cordoalha com a bobina. tive 3 deles, e todos os 3 tiveram este mesmo defeito... tem 2 formas de consertar: uma é fazendo um serviço cirurgico, ai não precisa desmontar, e outra é desmontando e remontando.

Acho q seria interessante consertar ai por SP mesmo, talvez com o Ivo mesmo, pq só o custo de vc mandar pra outro estado e voltar ai pra SP não vai valer a pena....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Escortbala, só de saber disso já é um alivio! O que você acha do sub? A unica vez que ouvi um foi em um Gol SQ que era de um consultor da selenium, e nem me lembro mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me lembro q o SPL dele era baixo, o extreme tocava o dobro com a mesma potencia aplicada, ele tinha um timbre bem correto, e que um amigo roqueiro adorou eles dizendo q eram perfeitos pro gosto musical dele. Acabei vendendo 1 par deles para este amigo algum tempo depois e o 3o pra um forista do palioclube na época, pois estava com eles, um par de extreme de 15, um par de kicker impulse de 10, um par de bravox premium e 1 solobaric de 12, o qual eu optei por usar na época. Isto foi em 2006. Ele tem eles até hoje e nunca teve problema com eles, mas no caso deste amigo, ele usa um MTX digital de 400wrms pros 2. Eu usava um kicker AB de 1000wrms. Com isso vc já entende q se aplicar potência neles, vai acontecer isto novamente. O defeito dele está na cordoalha realmente, que foi mal projetada para este sub. talvez exista alguma forma de modificar isto para que não aconteça mais, mas ai conversando com quem for consertar pode te dar a solução até melhor q eu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou conversar então com quem for conserta-los, já que eu pretendo usar um BB 3600 para eles e vou abusar nos graves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, esse sub vinha com uma plaquinha na frente colada no cone, q sempre descolava e o pessoal perdia... O cone dele é do mesmo material do cone dos Extreme,vulcano e uns subs MBQUART antigos, QCF q é uma fibra de Quartzo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nelio, eu tenho numa revista som e carro uma materia com a simulação e alguns parametros, mas estou de mudança e ja embalei as revistas, somente semana que vem consigo ver para você. Mas te adianto que a caixa tem que ser obrigatoriamente selada, entre 20 a 40 litros para cada um. Ou band pass de 6a ordem, mas não lembro o tamanho. Se for dutada há o risco de danos ao falante. Possuo 3 desses mas ainda não montei, por que estou procurando mais 1 para montar 4 em um projeto com graves fortes para escutar rock. Não é recomendado ultrapassar em mais de 40% a potencia maxima pois há o risco de arrebentar a cordoalha. O ideal é aplicar no maximo 700w rms limpos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...