Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
CarlosAcarau

Duvida num 2 vias top, com fullrange ou 3 vias com midrange+TW top?

Recommended Posts

Sei que o assunto de midrange como full ou midrange + tweeter ja foi discutido em outros topicos. E eh uma questao muito pessoal.

Li alguns topicos acerca do assunto, mas nao vi nada acerca dos equipamentos em questao:

dispensar um tweeter utopia pra usar um L3SE como full.

Comprei um Utopia WRC zero e alguns dias antes de comprá-lo, havia fechado negocio num midrange L3SE Limited Edition.

Meus planos era usar um 2 vias com mid L6v2 + L3SE como full e dispensar o tw(L1v2).. Só que acabou aparecendo o WRC, entao fiquei na nesta duvida.

Pelo que vi, o tweeter do wrc é o mesmo do utopia N.7.. Ou seja, o melhor da marca. Mas questao:

Usar um 2 vias com mid do wrc + L3SE como full (será que compensa dispensar o tw do utopia?)

ou um 3 vias com o kit wrc + L3SE?

Lembrando que independente de ser 2 ou 3 vias, usarei ativo com PXA-H800. A HU é um Alpine W910 e sera ligado por cabo ai-net e posterior com cabo optico.

Sei que muitos irao dizer para testar.. Porém como sou leigo, e aqui no Ceará nao tem ninguem que instale som desse tipo e com esses equipamentos, e testar da maneira correta (fazer pods, testar direcionamentos...) fica meio complicado pra mim. Dependendo do que venha a instalar (2 ou 3 vias), mandarei fazer as colunas com o wagnerk ou pods com o vinicius..

Agradeço aos que opinarem e ajudarem.

Editado por CarlosAcarau

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi os drivers em questão, mas me baseando no que li sobre 4 vias antes de montar o meu, faria o seguinte:

Analizar os parâmetros dos drivers. Ver como é a resposta deles nas altas frequências.

Depois disso faria o melhor dos testes: botar pra tocar. Aí entra a questão da tua capacidade auditiva. Escuta até 14, 16, 20k hz?

Coloca pra tocar e ver o que tu acha.

Vai ter digamos, 2 lados.

O primeiro é como será a resposta do driver tocando as altas frequências, a segunda é se isso vai te agradar ou não.

Depois disso, é fazer as trocas de drivers e ver qual se encaixaria melhor entre eles. E qual te agrada mais.

De nada adianta alguém ultra mega expert de áudio te dizer que o ideal é isso ou aquilo se os teus ouvidos não gostarem.

Eu fiz, cópia do que o CristianoLO fez, na verdade.

Moldei com bolas de isopor umas tetas e coloquei alguns fulls pra testar. Moldei com volume que me indicaram como ponto de partida e aí então foi brincar com os cortes, posicionamento e etc...

Eu usei por algum tempo as caixas do.meu HT em cima do painel do carro... hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns exemplos do que usei pra testar...

IMG_20131008_221656_031_zpsbe6d25ee.jpg

IMG_20131009_195455_655_zps4c0ba387.jpg

IMG_20131010_200306_555_zps79700ded.jpg

IMG_20131014_213535_159_zps003a279e.jpg

IMG_20131014_213622_028_zps48665502.jpg

IMG_20131014_215345_125_zps3c41c7af.jpg

Já da pra tirar umas idéias...

Compartilhar este post

Link para o post

Sei q vc ainda não decidiu entre o full ou o tw, mas NMHO, se é pra usar o L3, usa o L6 e mantém a assinatura. Eu não misturaria o L3 com o WRC.

Compartilhar este post

Link para o post

O tw do WRC não é o mesmo do utopia hein... São bem diferentes em resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
O tw do WRC não é o mesmo do utopia hein... São bem diferentes em resposta.

Achei que fossem o mesmo. Mas já decidi. Vou colocar os dois.. L3SE + tw. Vlw

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que fossem o mesmo. Mas já decidi. Vou colocar os dois.. L3SE + tw. Vlw

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O do utopia n6 e 7 é o TBe

http://focal-america.com/wp-content/uploads/2014/01/Tbe.pdf

O do WRC é o TB872

http://focal-america.com/wp-content/uploads/2011/09/165WRC.pdf

Resposta BEM menos linear que o TBe, principalmente acima de 10k.

Compartilhar este post

Link para o post

testar sempre é a melhor solução

se tu tens condições de ajustar tu mesmo um set 4 vias, OK, senão eu acho que é mais interessante não ter o tweeter

numa situação dessas tem que pensar outra coisa, tu vai estar trabalhando com 3 falantes de assinaturas que podem ser bem distintas

voz saindo entre mid e full, cordas entre full e tweeter, pode acabar tendo uma salada tímbrica por conta disso

eu faria o teste, ou iria de cara pro KIT Legatia + tweeter, mas esse aí com um corte mais alto

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor solução e testar mais o everton usa um l3se e mids utopia já ouvi e ficou muito bom pra min so achava que faltava um top end mais depois disso ele mudo muito o som e disse que ficou muitisssimo melhor agora se fosse ficar tudo no legatia arriscaria pegar os l6se le pra fechar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...