Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
betocps

Trio leve com 1 woofer de 15 + estéreos para qualidade

Recommended Posts

Ae galera blz?

Estou vindo do SQ e minha idéia é fazer uma caixa plug and play com o máximo de eficiência e qualidade possível, aproveitando ao máximo do sistema que eu já tenho. Minha ideia é desplugar meu set SQ e plugar o trio com facilidade. Tipo desplugar o sub e plugar o woofer e desplugar o kit e e coaxiais e plugar a caixa com estéreos com facilidade. Tipo uma caixa que seja bem fácil de carregar e retirar do porta malas a hora que eu quiser.

Meu set é este:

Citroen DS3 2012

HU Alpine HD149BT

Amp stereo Arc Audio Ks 300.4 ---> Kit focal 165v30 + coax Focal pc130

Amp mono JL Audio HD750/1 ---> Sub JL Audio 13tw5v2

Andei pesquisando alguns parametros de woofers de 15" e achei o EROS SDS 800 e achei bem interessante para tocar o grave aproveitando o amp que já tenho para mono. Até qual faixa de frequência ele toca bem sem perder muitos db's?

Para os estéreos pensei num par de 6x9 ou em 2 pares de coaxiais. O que me indicam para a maior eficiência possível?

Desde já agradeço a atenção!

Editado por betocps

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sendo vc tentaria um Snake ESX 125 ou 312, bem maior eficiência e mais qualidade na faixa que atua. Deixa a desejar abaixo dos 60hz, mas essa não foi a função deles! A não ser que aplique baixa potência!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sendo vc tentaria um Snake ESX 125 ou 312, bem maior eficiência e mais qualidade na faixa que atua. Deixa a desejar abaixo dos 60hz, mas essa não foi a função deles! A não ser que aplique baixa potência!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

O E612 é fortinho necessitaria pro par uns 1000wRms ai depende qual amplificador vai ligar ele pro hd é 750w? toca full? Se sim eu pegaria um woofer um pouco mais fraco pra que não fique subeempregado. Se faz questão do eros pode pegar o 312 ou o 412 que são tops também e o hd vais tocá-los na medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas!

blOom, acho meio furada essa sensibilidade tão alta dos Snakes e eu os achei somente com 8 ohms e a impedância máxima do JL é 4 ohms

solanosom, pretendo utilizar somente 1 woofer pra ficar bem "portátil" o JL toca até 8khz, então é de boa.

Mas e quanto a faixa de frequência? Será que não fica um "buraco" entre woofer e tw?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu pensa em usar como? Seja mais claro!

Mas, em resumo, já vi muito sistema por aqui que é assim:

1 sub fixo, pra SQ/SQPL

1 caixinha com 2 médios e uma ti, pra botar em cima do carro em festinhas e talz!

Isso mesmo, ele não abre a mala, poois o sub some se abrir! É a caixinha de médios em cima do carro e o sub na mala! Simples assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma caixa com apenas um woofer e um par de st portátil, para deixar em casa e plugar só quando for usar.

Para tocar com mala aberta ou até mesmo em cima do carro utilizando um cabo de uns 3 metros.

Curto bastante deep house, então em torno de 70hz tem que tocar mto bem.. eu nunca usei nenhum woofer.. e nunca ouvi um trio de perto. por isso tenho tantas dúvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Woofer + Titanium, pois para render por volta dos 70Hz, tem de ser de 12 mesmo. As sugestões dos colegas foram boas (Snake ou Eros), desde que não seja o 612MG. Para o driver e médios, um divisor personalizado que permita atenuação bem radical, para não sobressair em função do sub.

Não creio que fique bom, Tweeter junto com Woofer, pois Tweeter não desce tanto e woofer de 12, não sobe muito. Se os falantes rendessem bem até os limites da gama de resposta, seria tranquilo, mas não é isso que acontece.

Essa é a melhor proposta.

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que ele use tipo.. woofer 12" + woofer 6" + tweeter.

Mas eu recomendo:

Snake esx 125 + Selenium d220ti

Isso com ~400w toca bem, e se tiver um subzinho pra acompanhar, melhor ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio que fique bom, Tweeter junto com Woofer, pois Tweeter não desce tanto e woofer de 12, não sobe muito. Se os falantes rendessem bem até os limites da gama de resposta, seria tranquilo, mas não é isso que acontece.

fcoelhogomes, era essa a minha dúvida!

O woofer da Eros que citei responde até 4500hz, mas com certeza não tem os mesmos db's em toda a faixa, que possivelmente deixe um "buraco" entre woofer e tweeter. Só que isso é relativo, dependendo do estilo musical como os deep's que escuto, essa diferença não seja perceptível. Meu kit 2 vias tem uma resposta excelente de 60hz a 20khz e são somente woofer e tw com crosspoint em torno de 4.7khz.

Se alguém tivesse o diagrama dos woofers com os db's relativos em toda faixa que eles tocam, ajudaria muito. As fabricantes deveriam disponibilizar esse tipo de material.

Compartilhar este post

Link para o post

"responde" em -10db? Isso pra mim não é resposta! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

"responde" em -10db? Isso pra mim não é resposta! rsrs

Então de qual faixa até qual responde em -10db?

Seria legal se os fabricantes disponibilizassem todos os parâmetros igual as gringas fazem...

Valeu a todos pela ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um falante de 12", só toca BEM (-3db) até uns 1khz no máximo 1.8khz. Acima disso é hiper atenuado e com timbre tosco! Raros 12" chegam bem aos 2khz, quanto mais 4.500hz huasuhahuahusausuha

Compartilhar este post

Link para o post

Então acabo de desistir dessa ideia de trio compacto...

Saberia me dizer se um par de 6x9 parrudo acompanha apenas 1 Eros SDS 800? Ou 2 pares de coaxiais seria mais indicado?

Meu player corta hi e low até a 200hz 24db/8 e os amps cortam hi e low em 500hz 24db/8

Se fizer o corte bem alto, não precisa fazer caixa grande para os estéreos, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

No mínimo uns 3 pares de 69 pra acompanhar um sub de 18.

Compartilhar este post

Link para o post

No mínimo uns 3 pares de 69 pra acompanhar um sub de 18.

De 18 não cabe.. tem que ser um woofer de 15 de 800w e tocaria com 750w reais.

2 pares de 6x9 dão conta ou chegam perto de acompanhar?

Compartilhar este post

Link para o post

Então acabo de desistir dessa ideia de trio compacto...

Saberia me dizer se um par de 6x9 parrudo acompanha apenas 1 Eros SDS 800? Ou 2 pares de coaxiais seria mais indicado?

Meu player corta hi e low até a 200hz 24db/8 e os amps cortam hi e low em 500hz 24db/8

Se fizer o corte bem alto, não precisa fazer caixa grande para os estéreos, correto?

Meu som, que tô pra remontar agora, vai ser exatamente assim: Kit na frente, full range atrás (todos NAR), e na mala, virada pra dentro, SDS 2.7k 18" com caixa em sintonia baixa).

Tava com ele montado até julho, dessa forma que falei, sendo que um SD250.2d amplificando o interno... e eu abria as portas em qualquer festinha e animava a galera! O povo ficava impressionado com a qualidade e pelo fato de eu não abrir a mala! Recomendo!

Uma caixa de ~90 litros já comporta bem o SDS 2.7k 18"! Eu não iria no 800w, na última atualizada da Eros eles ficaram BEM inferiores!

Em tempo: Você não faz uma caixa pros estéreos. O estéreo é a abreviação do EFEITO ESTEREOFÔNICO, onde você consegue distinguir de que lado vem cada instrumento. Você quer dizer ALTAS ou AGUDOS. Agudo não é estéreo, mono não é grave.

A nomenclatura correta seriam graves (abaixo de 80~ 120hz) e altas (acima de 80~ 120hz)

Inclusive, nos trios de carro, TUDO toca mono, mesmo que haja separação de L e R. Não tem distância suficiente pra se distinguir tudo à contento, exceto o trio do (hoje ausente) "Paulo Duto"!

Enfim, tem como grave tocar estéreo e agudo mono. Não confunde, soa feio! ;)

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaha eu sei o que é um som estéreo e sei que o sub é mono pq baixas frequências não são direcionáveis, só disse isso para facilitar e dizer que os 4 canais do meu amp que uso para tocar os estéreos internos, seriam usados para tocar os médios e agudos externos, no caso os 6x9 ou coaxiais que pretendo plugar no lugar dos internos por meio de plug nos cabos speaker.

Estou pesquisando sobre alguns woofers e vi um bom review do novo Street Bass 900. Só achei feio pra kct aquela escrita verde no meio, mas aí eu meto uma tela nele rs

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que quis entender isso! Mas você deixou claro que queria desplugar o sub e plugar 'os estéreos'....

Minha ideia é desplugar meu set SQ e plugar o trio com facilidade. Tipo desplugar o sub e plugar o woofer e desplugar o kit e e coaxiais e plugar a caixa com estéreos com facilidade.

(....)

Para os estéreos pensei num par de 6x9 ou em 2 pares de coaxiais. O que me indicam para a maior eficiência possível?

(...)

Exceto pelos fones de ouvido, não existem falantes estéreos em um só. O que se faz é usar dois mono com separação suficiente, enfim....

Estou pesquisando sobre alguns woofers e vi um bom review do novo Street Bass 900. Só achei feio pra kct aquela escrita verde no meio, mas aí eu meto uma tela nele rs

Geralmente pedem caixas enormes.. 70 litros pro 12"... uma SDS 2.7k 18" toca bem com 90! E estupra um par de streets facin!

Compartilhar este post

Link para o post

Leia essa parte que vc mesmo deu quote "Tipo desplugar o sub e plugar o woofer"

Enfim, eu disse no primeiro post que quero aproveitar o sistema que já tenho e meu amp toca apenas 750w rms e esse Eros tem quase o dobro de potência dele.

Vi que o Street de 12" pede uma caixa de 50 litros. Acho que seria ideal para 2 pares de fullrange acompanhar, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Falou, falou e não explicou porque desistiu da proposta dos Médios + Ti e optou por 6x9" + Woofer.

É só pelo fato do Woofer não subir tanto e ao ponto de dispensar Driver fenólico por exemplo, que estaria atuando nessa faixa "descoberta".

Só citei o falante da faixa e não necessariamente que deva usar o Fenólico.

Aproveitando aí a discussão, você pode ter um sistema agradável usando woofer + Ti, desde "personalize", corte e atenuações para manter o sistema num Equilíbrio Tonal.

Opção de 6x9 contra woofer + Ti, só teria o problema de "buraco" na faixa de resposta, mas nada garantido que haja qualidade ou Equilíbrio.

Exceto uns modelos Pioneer antigos que nem existem mais, 6x9" nacional que eu gostei até hoje foram os QRX da Bravox, mas pela sonoridade.

Gringo 6x9", tem algumas boas marcas, como Infinity por exemplo, entre outras.

Vejam esses; :o :o OpO

• Frequency Response: 40Hz-20KHz
  • Sensitivity: 97db @ 1W/1M

http://www.ebay.com/itm/CADENCE-CVLS-69-CAR-AUDIO-6-X-9-PRO-3-WAY-COAXIAL-SPEAKERS-CROSSOVERS-NEW-/130418386322

http://www.ebay.com/itm/Polk-Audio-DB691-6x9-COAXIAL-Car-Marine-Speakers-PAIR-/361112372444

Compartilhar este post

Link para o post

Minha ideia é desplugar estéreos e plugar médios e agudos, se eu colocasse mais vias no sistema, precisaria de um crossover para o mid range.

Desse jeito que eu pensei seria desplugar sub, plugar woofer. Desplugar kit ou coax e plugar 6x9. E não precisaria de cross, pois o player corta o hi do 6x9 e para o tweeter, o cross vem integrado no 6x9

Lembrando que cada canal do meu amp estéreo tem 90w a 4 ohms.

E o amp mono tem 750w a 4 ohms tbm, pois o sub que já toca nele é de 4 e precisa ser plug and play ca*****oo kkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Minha ideia é desplugar estéreos e plugar médios e agudos, se eu colocasse mais vias no sistema, precisaria de um crossover para o mid range.

Desse jeito que eu pensei seria desplugar sub, plugar woofer. Desplugar kit ou coax e plugar 6x9. E não precisaria de cross, pois o player corta o hi do 6x9 e para o tweeter, o cross vem integrado no 6x9

Lembrando que cada canal do meu amp estéreo tem 90w a 4 ohms.

E o amp mono tem 750w a 4 ohms tbm, pois o sub que já toca nele é de 4 e precisa ser plug and play ca*****oo kkkkkkkkk

Vou dar meu pitaco.

Woofer Oversound 15-800 ou 18 800

Snake ESX185

Eros SDS800

Ficaria entre esses tres para o grave

Nos médios, a PowerVox e a Tomahawk tem mids de 6". DA uma olhada no youtube. 4 desses e 2 ST eu acho que ja dariam pra animar um churrasquinho.

2 caixas com 2 mids e 1 st em cada, em MTM e empilhadas em cima da caixa do de 15" ficariam legal, eu imagino.

Da pra achar BBuster 1600GL por menos de 200 reais, seria interessante colocar pra tocar os mids e desligar seu Arc, Churrasco, bebida, vai aumentando, as vezes cai a tensao, esquenta esse ARC... muito mais barato arrumar um Bbuster kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, mas e o som da lata vibrando não atrapalha?

Então, como minha caixa ficava deitada no carro e virada pra cima (é um sedan), quando o volume chegava nos 70% de sua capacidade, a lata vibrava mas o SPL cobria!

Sendo que meu futuro projeto é fazer uma caixa virada 100% pra dentro, pois o que vibrava era sempre a tampa da mala ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...