Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rioferraz

[FORD Focus] Audison, Morel e .....

Recommended Posts

o benefício de se ter duas câmaras separadas é que um AF não interfere no outro, e no caso de um falhar a chance de danos mecânicos no que continuar funcionando será menor, pois o o falate permanece tocando dentro do volume de caixa adequado para ele

não te estressa com essa diferença de volume, é ínfima, use MDF da mesma espessura que toda a caixa ali também, se achar que vai ficar com espaço a menos, dá pra compensar colocando manta acrílica na parede atrás dos subs, como isso é fácil de fazer até depois da caixa pronta, primeiro teste sem e veja se agrada

a propósito, quais as dimensões totais da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o benefício de se ter duas câmaras separadas é que um AF não interfere no outro, e no caso de um falhar a chance de danos mecânicos no que continuar funcionando será menor, pois o o falate permanece tocando dentro do volume de caixa adequado para ele

não te estressa com essa diferença de volume, é ínfima, use MDF da mesma espessura que toda a caixa ali também, se achar que vai ficar com espaço a menos, dá pra compensar colocando manta acrílica na parede atrás dos subs, como isso é fácil de fazer até depois da caixa pronta, primeiro teste sem e veja se agrada

a propósito, quais as dimensões totais da caixa?

Vou decidir hoje se faço ou não câmaras separadas. Manta acrílica eu já comprei e está guardada justamente para isso.

De cabeça eu não lembro bem as medidas, porém se não me engano a caixa tem externamente 102 de largura X 39 de altura X 11 profundidade menor X 37 profundidade maior (confiro as medidas internas quando chegar em casa), toda caixa é com mdf 18mm e na frente 30mm.

[]´s.

Compartilhar este post

Link para o post

será que pra tanta potência aplicada sobre esse esses falantes a caixa não vai vibrar?

não consegue pegar o MDF que tem sobrando e fazer uns reforços? minha sugestão seria uma chapa similar as que vai usar nas laterais e na repartição das camaras colocada atrás do talante, cortando um "U" pro sub se acomodar ali

pelo menos a maior dimensão de cada câmara (que seria perto de 50cm) já seria divida recebendo um travamento transversal

e se desse pra fazer um outro travamento na horizontal seria beeeem bacana

pelo menos é assim que me posiciono, acho que caixa pra sub tem que ser muito bem travada pra não diminuir a eficiêcia do falante, ou pelo menos de MDF 25mm+, a caixa do meu Questo 350 10" tem 44L, 25mm em toda ela e um travamento central transversal

Compartilhar este post

Link para o post

mas e qual seria a posição desse reforço? central? ainda é mais jogo deixar uma chapa fechada ali, criando as câmaras separadas

Compartilhar este post

Link para o post

mas e qual seria a posição desse reforço? central? ainda é mais jogo deixar uma chapa fechada ali, criando as câmaras separadas

Resolvi fazer câmaras separadas.

Reforço:

20150312_204715.jpg

Acabamento reto com a tupia, resolvi fazer esse acabamento e não o boleado. Achei as fresas por 60 reais aqui no centro da cidade.:

20150312_213047.jpg

20150312_213109.jpg

E por último um teste posicionando o baffle na caixa:

20150312_213623.jpg

Acho que final de semana testo e termino a caixa de vez. Se der já começo a fazer o PM também, quero ver se termino esse mês ainda.

Fui.....

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã eu vou em uma loja aqui no centro e vejo se encontro a fresa com rolimã, se não achar eu vou na Leroy procurar o modelo certo, não encontrando eu desisto e encapo a caixa amanhã mesmo sem esse acabamento.

Minha ideia são câmaras juntas, sem a divisão, só que você me lembrou de um cálculo que fiz certa vez e vou voltar a fazer. Se bem me lembro ficava com 1L a menos que o indicado pela Morel, só que não lembro para qual Morel eu calculei isso já que pesquisei vários modelos.

Câmaras separadas o rendimento é melhor se bem acertado não é?

EDIT: Se eu colocar uma chapa de 15mm para separar as câmaras eu terei 2 câmaras com 28,3L, o manual pede 29L.

Muitíssimo fácil, para fazer os 8 cortes levei aproximadamente 20 minutos. A tupia parecia que estava cortando manteiga, e olha que comprei um dos modelos mais simples do mercado.

Não precisei pegar a chapa inteira, fui na Leroy Merlin e descobri que eles cortam o tamanho desejado. Paguei nas duas chapas de 15mm R$ 55,00 sendo assim o baffle frontal terá 30mm. O restante da caixa foi feito com MDF 18mm

Eu tenho metade de uma chapa enorme de 15mm que separei para fazer o fundo do PM e dos AMPs.

Desculpas pelas perguntas hehehe, mas qual a medida dessas chapas q vc pegou por R$55,00 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpas pelas perguntas hehehe, mas qual a medida dessas chapas q vc pegou por R$55,00 ?

se bem me lembro 102x39, posso confirmar em casa quando chegar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Pequena atualização, chegou o par de colunas para o novo kit.

20150313_110144.jpg

Beleza de peça, hein? ;)

Decidiu se vai posicionar os tw na coluna ou vai tentar o local original mesmo??

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer os furos dos subs poderia ter usado a ferramenta de corte circular... Ia ficar perfeito...

Encomendeiros ontem uma tupis de punho básica pra mim... Quero fazer um novo PM pro Astra...

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer os furos dos subs poderia ter usado a ferramenta de corte circular... Ia ficar perfeito...

Encomendeiros ontem uma tupis de punho básica pra mim... Quero fazer um novo PM pro Astra...

Qual ferramenta? Eu usei uma guia que veio junto, porém ela não é tão boa assim, tem uma folga e foi a primeira vez que usei a tupia rsrs. Agora já sei como é e se tiver próxima vez sairá perfeito.

[]´s.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual ferramenta? Eu usei uma guia que veio junto, porém ela não é tão boa assim, tem uma folga e foi a primeira vez que usei a tupia rsrs. Agora já sei como é e se tiver próxima vez sairá perfeito.

[]´s.

Dá uma olhada no YouTube, tem várias...

Acho que é esta que vem mesmo, mas tem que entender como funciona... Acho que lá tem algo assim também... Até mesmo um tutorial para a construção de uma mais firme...

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando.....

Hoje finalizei a caixa, primeira vez que fiz um trabalho desses e achei muito bom o resultado final. Ainda estou testando tudo, liguei os subs em série, portanto, estão recebendo apenas 430w (4ohms) do DAT EX5. Quando o UNO entrar ligarei em paralelo, aí serão outros 500s.

Cometi um errinho, se repararem bem nas fotos o carpete que fica no rebaixo do sub esquerdo tem uma falha, era totalmente concertável e só reparei nas fotos. Não sei se ainda há modo de acertar, sei lá.

Não coloquei ainda nada para vedar o sub na caixa e tive a impressão que ouvi vazamento de ar, só vou confirmar amanhã com calma já que estava escurecendo.

O duto ainda sofrerá uma mudança, irei comprar o modelo preto e irei cortar do tamanho certo, coloquei para testar com 36cm, e o recomendado é 33,5cm.

Forração finalizada e faltando apenas a colocação dos Subs:

20150315_162125.jpg

Subs em seus devidos lugares:

20150315_164636.jpg

Caixa posicionada e tocando no carro já:

20150315_165337.jpg

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

esses dutos vermelhos......

mudou o set pra trio goiano, foi?

:vts

Bate mais que paine?

Calma, já expliquei que não vai ficar esse vermelho ridículo auhauhauah.

A caixa está sendo testada ainda, gostei dos resultados de hoje indo para o trabalho apesar de ter testado apenas 5 minutos ou menos. Subs amaciando e mesmo assim tocando muito, durante a semana ou no próximo FDS eu irei cortar 2,5cm de cada duto para testar a resposta.

Na ligação do terminal (+) para o terminal (-) na ligação em série usei um cabo paralelo de extensão qualquer já que meu cabo shok tinha acabado e como vou trocar o cabo do sub por completo então não me preocupei com isso.

[]´s.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, estou aqui na garagem quebrando a cabeça para achar a melhor posição para a bateira.

Acho que a melhor solução seria essa abaixo, ou seja, colocaria o estepe invertido direto no fundo do PM depois o apoio do estepe centralizado servindo como base para o mdf e a bateria centralizada.

Pensei até em colocar a bateria direto no fundo do PM, entretanto, tem uma peça miúda que dificulta tudo, cheguei até pensar em cortá-la mas estou sem coragem (frouxo rsrsrs).

De qualquer forma eu terei que subir uns 6ou7 centímetros o fundo do PM já que os amps ficarão escondidos.

Edit: Estava esquecendo das fotos:

20150319_212213.jpg

A peça miúda bem no meio que segura o estepe:

20150319_213534.jpg

Editado por rioferraz

Compartilhar este post

Link para o post
Kede, morreu o som ? :vts :vts :vts

Morreu não, está pronto. Não tive tempo ainda de postar. Hoje coloco algumas fotos, das colunas eu coloco amanhã junto com algum vídeo de alguma música

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...