Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RaiRZ

Instalação do Som no carro

Recommended Posts

Fala galera, estou montando um som novo no carro. E estou com umas dúvidas perante a instalação. Segue os equipamentos:

- Bateria Bosch 65Amp (COFRE - Embaixo do banco do passageiro)

- Bateria Freedom 70Amp (Auxiliar)

- Amplificador SounDigital SD400.1D 2 Ohms (Sub)

- Player Pioneer DEH-X1680UB

- Subwoofer Questo QS350A-12DVC4 ( 57L @ Resposta Plana)

- Par Coaxiais Pioneer TS-G1314R 5" 35WRms (Está para ser substituído por um 2 Vias ainda não decidi)

- Cabos para instalação

- Acessórios em Geral

Minhas dúvidas:

1º - Sobre a ligação da bateria auxiliar, eu estava pensando em usar cabos 21MM² e colocar 1 Disjuntor na saída da Bateria do Cofre e 1 Disjuntor na saída da Bateria Auxiliar no cabo que interliga elas, para evitar possíveis curtos e cortar a corrente quando o carro estiver desligado. O negativo iria aterrar direto na lata do porta mala.

2º - Sobre a ligação entre o Questo e o SD400.1D, eu estava pensando em colocar na caixa do questo um borne para tirar a caixa do carro com facilidade, e também na moldura do módulo colocar outro borne assim não fica cabos soltos na mala.

3º - Na escolha do Kit 2 Vias e do Amplificador para tocar ele. Alguém tem algum para me indicar, busco uma boa qualidade com custo beneficio.

4º - Seria melhor um fusível ou um Disjuntor entre o módulo e a bateria? No manual pede 50A.

Por enquanto é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º - Não gosto de bateria em baixo do banco, pois alem de incomodo para quem anda atrás, ela não tem fixação boa, e fica bamba, podendo ocasionar problemas em caso de batidas essas coisas.

2º - Dependendo da periodicidade que tira a caixa do porta malas, não usaria conector, e sim desparafusaria os fios do modulo mesmo, mas se for uma coisa constante assim como disse, colocar o conector na saída do módulo é melhor por causa do fio não ficar rodando na mala.

3º - Não gosto de opinar nesses casos, pois ai entra gosto pessoal e investimento que você quer fazer, principalmente no alto falantes. (Por exemplo, todos os falantes que mais gostei são inevitavelmente com cone de papel ou materiais do tipo.)

4º - Quanto a fusível ou disjuntor, vai do gosto de cada... Alguns falam que disjuntor não presta, não é bem isso, mas assim como tudo no mundo tem coisas boas e ruins.

Quantos e onde usar, eu faria da seguinte maneria fusivel o mais próximo possível da bateria do cofre, fusível na entrada da bateria auxiliar, outro fusível na saída da bateria auxiliar (caso coloque em baixo do banco) distribuidor de energia na mala com fusível individual para cada amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o que você quis dizer. Só alguns pontos que ficaram meio sem entendimento pelas 2 partes.

A bateria do carro fica em baixo do banco. É o local original dela. Já a auxiliar vai ficar na mala mesmo. Medi e precisa de 2M de cabo para ligar uma a outra.

Eu estava pensando em usar um disjuntor residencial de 50A no lugar do fusivel entre as baterias. Será uma boa ideia

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o que você quis dizer. Só alguns pontos que ficaram meio sem entendimento pelas 2 partes.

A bateria do carro fica em baixo do banco. É o local original dela. Já a auxiliar vai ficar na mala mesmo. Medi e precisa de 2M de cabo para ligar uma a outra.

Eu estava pensando em usar um disjuntor residencial de 50A no lugar do fusivel entre as baterias. Será uma boa ideia

Desculpa não atentei para essa parte da bateria original ser em baixo do banco....

Quanto ao disjuntor ser residencial não gosto da ideia, pois como ele trabalha com voltagem mais alta, e condições diferentes de utilização, pode não ser preciso caso tenha de desarmar, já vi muita gente usando sem problemas, mas eu não ariscaria.

Lembre, proteção nas duas pontas do fio, o que sai do original e o que entra na auxiliar, e na saida da auxiliar para a entrada do amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa não atentei para essa parte da bateria original ser em baixo do banco....

Quanto ao disjuntor ser residencial não gosto da ideia, pois como ele trabalha com voltagem mais alta, e condições diferentes de utilização, pode não ser preciso caso tenha de desarmar, já vi muita gente usando sem problemas, mas eu não ariscaria.

Lembre, proteção nas duas pontas do fio, o que sai do original e o que entra na auxiliar, e na saida da auxiliar para a entrada do amp.

Boa noite, esses disjuntores residênciais que você mencionou não são todos assim. existem sim modelos voltados apenas para 127 e 220 Vac.

Mas existem também outros que possuem certificado de operação de 24Vcc.

O que tem que ser observado e a curva, quanto mais perto do "A" mais rápido desarma, quanto mais próximo do "E" mais lento desarma.

Eu mesmo ja fiz um teste com de 40a polarizado da Siemens curva "B", foi encostar um borne no outro e desarmar.

Agora fiz um teste com esses "AUTOMOTIVOS" que vende no ML de 150a, tive que manter o curto durante uns 7 segundos para desarmar.

EU creio que a ação dos Disjuntores e sobre a Corrente, independente da tensão.

O exemplo e o fio de 4mm de sua residência, que pode passar no máximo 10a

E o mesmo fio de 4mm, que no seu carro pode passar no máximo 10a, independente da sua tensão 127volts ou 12volts, a corrente máxima suportada pelo condutor vai ser a mesma sempre 10a.

Agora o que se deve observar e se o disjuntor tem certificado em CC.

Editado por RaphaelTrio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...