Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spllin

200rms em uma D-405?

Recommended Posts

Ola pessoal...

andei pesquisando e vi que tem muita gente que usa as D405 com mais potencia que a declarada por ela no manual.

Ligarei 2 D405(normal) em paralelo fechando em 4 Ohms e ligarei em uma brigde de um Sd 800 evo..

O corte sera feito em um cross banda PX1 em HPF 800Hz 48db e LPF 5500Hz 24db (nao usarei capacitor passivo)

lembrando que em 14,4V cada brigde pode chegar ate 500rms, assim ficaria 250 RMS pra cada Driver :blink::pirou:

O que acham disso??? vou ferrar com meus Drivers ou tem chance disso da certo? kkkkkkkk ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja vi gente usando sd700 no par com corte em 800hz a 12db.

só deixa o ganho bem regulado ou um pouco abaixo que vai de boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e...eu vi também nego que jogou 350rms na bunda delas....e ate estranho isso....kkk

Vou fazer o corte em

48db pq e o maximo que esse cross me proporciona, e acho q em 48 dB corro menos risco de queimar o reparo que em 24db..

Mais posso colocar em 24db TB...

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

só tomar cuidado com o ganho, eu uso uma d 220 ti na briged do evo 800.4, o ricardo usa 2 d 405 na briged da banda 8.4, que é exatamente a mesma situação sua, outra coisa você não vai conseguir , chegar nem perto de distorção, se relo o dedo no ganho , ja fala muitoo .

Editado por Marcos pedro

Compartilhar este post

Link para o post

pois e...vou testar e venho aqui falar como ficou....

ai gente to com um problema aparentemente simples mais to quebrando a cabeça e nao resolvo....

Estou precisando de um modulo para tocar 2 ST400....Não consigo casar a impedância pois sao 8ohms cada... que modulo seria esse???

na realidade tenho

2 D 405 8Ohms cada

2 ST400 8Ohms cada

e 2 Khromus voicer 8 polegadas 200rms 8 ohms.

o problema e que cada par citado acima vai entrar em uma via do crossover...

so que nunca acho um modulo para tocar o par que vai sobrar...q nesse caso e os ST 400.....pq os khromus e as 405 vou tocar no Sd 800....

ja procurei igual louco e nao acho xx

Compartilhar este post

Link para o post

faz assim, liga o kromus em briged da sd, fecha em paralelo os dois, no outro canal normal fecha em paralelo as d405, e no outro canal os st 400 mesma situação , e testa, no do ricardo esta assim , acompanha bem sussa 2 sds 815 , e st zerado o ganho e ainda -3 se não me engano no crossover, não acho que necessite mais potência, fazendo dessa forma fica show de bola

Compartilhar este post

Link para o post

pois e tinha pensado nisso...mais se eu ligar assim, tanto os drivers quanto os ST vao sair em apenas 1 RCA...

vou ter que ligar os 2 ne um saida do cross e vou ter q uni o corte das 2 coisa em um so...

nao vai ficar legal isso...

Compartilhar este post

Link para o post

pois e tinha pensado nisso...mais se eu ligar assim, tanto os drivers quanto os ST vao sair em apenas 1 RCA...

vou ter que ligar os 2 ne um saida do cross e vou ter q uni o corte das 2 coisa em um so...

nao vai ficar legal isso...

qual seu cross? no cabo rca coloque uma perna só num canal do driver , e um no canal do st. não tem problema que sobre.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vc falando isso veio isso na minha cabeça:

mini_14101910133334389.jpg

fiz esse desenho e acho que da para entender....

eu nunca fiz esse tipo de ligação e nem sei se da certo...vou ter alguma perda de qualidade ou potencia fazendo isso??

pq nao conheço a fundo a base da eletrica e tals,,,na minha cabeça o par de um cabo rca e um canal completo..se eu saio apenas com 1 cabo do modulo a impressão que tenho e que esta perdendo algo...kkkkkkk...por isso coloquei o Y na ilustração...na minha mente faz mais sentido do que levar q fio apenas ate o crossover....

e outra coisa,,pra mim essas suas entradas rca do modulo era refernte a soma das 2 saidas somadas....entao quer dizer que cada entrada rca daquelas que sao 4 e referente a uma saida para a caixa?? oO puts cara...isso pode ser idiota,,kkkk...mais nao sabia disso se for isso....

mais se no caso eu fizer igual mandei na ilustração vai ficar file??? vai tocar com a mesma qualidade e potencia q se tivesse mais um modulo???

vlw

---

Edit: a via 1 que sobra no cross e a via do Sub Grave...

---

Outro edit:

nao vai dar legal tb...pois os canais quando nao ligados em brigde tem 2ohms cada um.....

entao como tanto os drivers quantos os ST vai fechar em 4ohms vai ganha 100rms a 2 405 , e 100rms os 2 st 400....

resumindo...cada um recebera apenas 50rms,,,,

poww ta tenso isso viu...to 2 dias pesquisando sem para e nao acho solução...quando penso que achei vem o inesperado xx,,,

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

Espera ai, espera aí que eu peguei o bonde andando.

Qual o modelo do Evo?

SD800.4 D EVO2 – com 4 canais de 200w RMS a 1 ohm ou 2 Bridge de 400 w RMS a 2 ohms

SD800.4 D EVO4 – com 4 canais de 200w RMS a 2 ohms ou 2 Bridge de 400w RMS a 4 ohms

Você pode utilizar os médio, Drive e Stw (03 vias) nele por ter 04 canais, mas pelo px1. só vai poder usar 02 vias e não as 03 vias, porque os canais não permitem cortes independentes e sim em dupla. como tem 02 duplas (04 canais), terá apenas 02 vias. Esse esquema que mostrou aí não será possível, pois o corte do Stw é mais alto do que o Drive. Se fosse Ti, estaria tudo certo.

O que pode fazer aí é comprar um divisor passivo de 02 entre o Drive e Stw; Capacitor, não recomendo, apesar de usarem, mas gera perda de qualidade.

s

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

o modelo e o 4ohms...

mais pois é..tava pensando mesmo que isso nao ia da certo..kkkkkk...veio na hora isso na cabeça quando o marcus falou..

mais mesmo se desse os ST ia passar fome pq o canal sosinho so libera 2ohms, e os 2 em paralelo ia fechar com 4....

mais arrumei um jeito aki,,,,

vou ligar os 2 khromus em paralelo e ligar na brigde de sd800...e na outra brigde vou ligar as 2 d405 igual falei no inicio do topico....

com corte HPF em 800 48 db.. e os ST 400 vou ligar em paralelo na brigde de uma sd,250.2 .... acho que e o melhor q tenho a fazer.....

Compartilhar este post

Link para o post

Compra outro módulo de 1 canal apenas a taramps. Tem um bem pequeno. E de baixa.potência. q da certinho aí pra vc

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, só ligar do jeito que ta na foto

Canal 1 e 2 - bridge pros mg

Canal 3 - 2 D405

Canal 4 - 2 ST400

Canal 1 px1 - canal 1 e 2 do sd - corte para os mg

Canal 2 px1 - y - canal 3 do sd - corte para as d405

Canal 3 px1 - y - canal 4 do sd - corte para os st400

Canal 4 px1 - corte para os graves

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e cara...mais os canais do SD 800 quando n ligados em brigde fornecem 2 ohms...200rms por canal a 2ohms....então se eu ligar os drivers em paralelo fecha com 4 ohms...o modulo daria 50rms pra cada drivers pois esta trabalhando com o dobro de impedância ...no mesmo caso os st400....

Ai agr vou ligar os médio grave e as 405 na SD 800 igual citei no inicio do video . e vou arrumar uma SD 250.2 para os st 400. Ela da uma brigde de 250 RMS a 4ohms...

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, só ligar do jeito que ta na foto

Canal 1 e 2 - bridge pros mg

Canal 3 - 2 D405

Canal 4 - 2 ST400

Canal 1 px1 - canal 1 e 2 do sd - corte para os mg

Canal 2 px1 - y - canal 3 do sd - corte para as d405

Canal 3 px1 - y - canal 4 do sd - corte para os st400

Canal 4 px1 - corte para os graves

Cara eu aprendi assim.

No amplificador, cada via ocupa 02 canais (isso se não for um amplificador com 01 mono e 02 estéreo, nem sei se isso existe). Se o amplificador tem 04 canais, então são 02 vias. Se fossem 04 canais independentes ou se fossem 03 canais, sendo 01 mono e 02 estéreos, tb independente, estaria resolvido.

Dessa forma, só se usar o PX1 apenas para os médios e os 02 canais com capacitor ou divisor passivo de 2ª ordem específico para cada falante.

Ou então pode usar o crossover px1 configurado para o Driver e lá na transição entre o Drive e o stw, use o divisor passivo. Qual seria o problema?

O problema, é que na faixa comum (existirá uma faixa comum), pois o corte de cross não é cirúrgico, existirão 04 falantes atuando e nesse momento terá 02 ohms. Se o amplificador tiver 02 0hms com impedância minima ok.

Entendeu isso?

Passa os Driver 04 ohms porque são 02 em paralelo vai, vai, até chegar perto do Stw, quando estiverem próximo, essa impedância cai para 02 ohms e mais a a frente, volta a ser 04 ohms, por que serã 02 Stw em paralelo.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Os drivers aguenta mais potencia....eles bem regulados e instalados aguentaria esses 200rms cada....os st na minha opinião queimariam mais fácil...e ia chiar demais....

....

Nossa cara li umas 3 vezes q Vc mandou ai n conseguir entender...kkkk...cabeca ta cheia hj..talvez seja por isso kkkk

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

Em grande parte, essa explicação pode ser compreendida pelo link:

http://slideplayer.com.br/slide/1252095/#

Nesse material, além de outras coisas, tem um gráfico exemplificando como acontece a divisão de frequência.

No gráfico existe 02 pontos chamados frequência de cruzamento, que é onde existe a transição entre um falante e o outro. Suponha que o midrange é o driver; Verifique tem um ponto onde eles se cruzam, que é exatamente a questão, ou seja, o driver atua na faixa do tw e o tw atua na faixa do driver; O divisor quanto mais alto o nível de corte menos tem interferência entre as faixas.

Para o entendimento, entenda que o midrange é o Driver. O Driver como são 02 de 08 ohms, ligados em paralelo, gera 04 ohms. Certo. Na faixa do Tw, se forem 02 em paralelo tb gera 04 ohms. Como existe uma faixa que é reproduzida, tanto pelo Driver, quanto pelo Tw, nessa faixa, o que era 04 ohms de cada grupo, passa a ser 02 ohms (como se fossem 04 falantes de 08 ohms em paralelo). Se o amplificador for estável em 02 ohms (mínima), tudo bem;

O nível de corte é exemplificado nesse link:

http://www.bravox.com.br/portal/materia.asp?id_CON=585

Veja que 6 dB(capacitor), corta, mas a interferência de um falante na faixa do outro é muito grande e o 18 dB, é o mais interfere; Se tivesse no exemplo, o 24 ou mesmo 48, teria interferência.

Quando disserem que capacitor, não é recomendado, é por esse motivo. Um falante invade a faixa do outro, o que interfere na qualidade sonora.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso uma Boog DPS-2900 pra um par de 9950 e um par de ST400.

A Boog fornece 600 RMS por canal a 4 ohms, cada par está ligado em um canal da Boog, que possui dois canais.

Daí liguei um canal na via mid high e o outro na via high do crossover, cada perna do rca numa via, não tem nenhum problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria o esquema q postei na foto sem o cabo Y?

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente, não precisa de cabo y, os canais do módulo servem pra separar direita e esquerda, pra trio não faz diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente, não precisa de cabo y, os canais do módulo servem pra separar direita e esquerda, pra trio não faz diferença.

Você pode usar o canal da direita pra uma via e o canal da esquerda pra outra via.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bom saber....no meu caso não vai da para fazer aquele esquema...pois ia ter 50rms para cada componente ligados em canais separados....

mais e bom saber que isso funciona assim pois eu não sabia....

Agora a ligação dos modulos vao ficar assim:

mini_141021025815720151.jpg

E na parte eletrica a ligação sera feita assim:

mini_141021025735369149.jpg

tudo certo ???

Fotos das Caixas:

mini_141014054242687001.jpg

mini_141014054250695237.jpg

Meio que mudei um pouco o foco do post...mais acabou que tirou algumas duvidas....

e qualquer Dica ou ideia podem falar ai que vai ajudar...

e um Projeto novo e esta na fase final =D

vlw

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor som trio que já ouvi foi 2x st400 + 2x d405 em uma banda voxer 9.8 4 canais. Aquelas brancas antigas. + 2 TORNADO 1100rms na sd3000. Som forte e de qualidade. Tocava muito com zero distorção. Logico que não usava 100% da 9.8. Mas encobria muito som e ganhava campeonatos. Ou seja 2 d405 sem distorção e bem ajustada faz um estrago.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...