Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
The_Pacifier

Claion DXZ 785

Recommended Posts

Pessoal, comprei de um user daqui do fórum um Clarion DXZ785 e estou meio perdido com as regulagens, vou listar aqui os equipamentos que tenho p ver se alguma boa alma pode me ajudar.

HU Clarion DXZ785

Estéreo

DAT 4100

Kit duas vias JBL GTO608C nas portas(ainda não estão tratadas)

Coaxial Pioneer 1730 na traseira

MONO

Explosound Xm 6100 D

Protech Excursion 12 Bob Simples de 4Ohms numa caixa dutade de 60 litros duto de 4"

Abaixo estão as regulagens que fiz nele mas não sei se existem mais regulagens que essas, ele esta configurado no modo Normal(ainda n fiz 3way mas pretendo)

Sei que muitos vão dizer sobre os falantes de traz e tal, mas POR ENQUANTO vou deixar assim com o ganho no minimo SOMENTE para quem está no banco de traz ouvir, na frente eu nao ouço absolutamente nada que vem dos falantes de traz. Não manjo quase nada em relação a SQ esse é meu segunto set , sei que o protech e o explosound está meio que estragando o set mas gostaria de saber como melhor isso usando as regulagens do player, no amp DAT esta em full e o ganho na metade do falante dianteiro e minimo no traseiro. NO Explo esta com ganho um pouco acima da metade e cortando em um pouco acima dos 100hz.

psZko5.jpgvob0zf.jpg3KBFET.jpgGIA1Mb.jpg87opVR.jpgFISSX1.jpgq9EtUQ.jpgj1Zcmd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra, como as portas não estão tratadas eu manteria o corte de sub e kit altos mesmo, não adianta baixar pq o midbass não vai descer e/ou vai causar vibrações indesejáveis, que vão mais atrapalhar que ajudar.

De início seria o básico (se tiver usando os cross passivos)

Amps em full

Sub-..............LPF 100Hz

Mid (kit)-........HPF 100Hz

High- (coax)-.HPF 100Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à regulagem do HU (acho que é o tema principal do tópico), qual é a dúvida brother? Talvez eu possa ajudar, tenho o 785 há um bom tempo já...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu acabei de pegar esse player e sinceramente ainda estou apanhando um pouco, nao achei o corte do SUB(to achando que é s-w volume) mas nao tenho certeza. e com relação a esses cortes que o Alex_84 passou ficaria um som mais voltado p SQ?

Desculpem minha ignorância mas sempre tive SPL e entao a surdez afeta um pouco. heheh

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando... tenho um CZ702 chegando e acredito que as configurações sejam as mesmas!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Baixa o manual, leia e mexa no player. Quanto os cortes, acho um pouco alto, mas vai do gosto, do acerto do set, e das condições de uso. Tenho o mesmo amplificador e kit duas vias que o seu, HPF em 60Hz e o sub LPF 50Hz. O mid em porta tratada rende muito bem, não cheguei a ouvir sem tratamento, mas seguramente vai melhorar seu desempenho com a porta tratada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu baixei o manual dele, inclusive o player veio com o manual tb, mas pra quem está acostumado com os Paini da vida partir p algo tao diferente como Clarion me deu um certo desconforto, ainda nao me adaptei aos recursos e como disse minha audição não é tao apurada p SQ, :banghead

Outra coisa, que eu pelo menos entendi foi o seguinte

no meu caso como nao estou fazendo 3way(so vou fazer qdo tratar as portas e tirar o falante de traz) deixei o player no modo normal, aonde eu faço os cortes do sub no player?

Editado por The_Pacifier

Compartilhar este post

Link para o post

e com relação a esses cortes que o Alex_84 passou ficaria um som mais voltado p SQ?

Negativo, os cortes que passei são pra usar na situação atual

Não adianta vc por um LPF para o sub entre 60 e 40Hz, que é o ideal pra sistema SQ se o seu midbass não preencher essa lacuna

Para um sistema SQ eu faria o seguinte:

Cortes ativos (fazendo tudo pelo DXZ, dispensando o cross original) e usando um canal de amplificação p/cada via

midbass em pezinhos direcionados p/o centro do carro ou doorpods

Motivo-> Em sistemas 2 vias+sub, não sou fã de midbass montados off-axis tocando uma faixa de frequencia muito grande (~50-4kHz)

HPF-> 60~80Hz (só testando)

LPF-> 3~5kHz (só testando)

Tweeters direcionados para o centro do carro

Motivo-> (domo metálico)

HPF-> 3~5kHz (só testando)

Sub definitivamente não é voltado pra SQ

Motivo-> FS alta, em selada é um desaste (pelo menos as recomendadas pelo manual), não desce até onde deve (20-30Hz)

LPF-> 60~80Hz (após definir corte do midbass)

OBS: Coaxiais saem.

Caso quisesse fazer um upgrade, após já estar ouvindo há um tempo, poderia mandar fazer um crossover para bi-amplificação com componentes bons usando os cortes que mais agradaram no sistema ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Negativo, os cortes que passei são pra usar na situação atual

Não adianta vc por um LPF para o sub entre 60 e 40Hz, que é o ideal pra sistema SQ se o seu midbass não preencher essa lacuna

Para um sistema SQ eu faria o seguinte:

Cortes ativos (fazendo tudo pelo DXZ, dispensando o cross original) e usando um canal de amplificação p/cada via

midbass em pezinhos direcionados p/o centro do carro ou doorpods

Motivo-> Em sistemas 2 vias+sub, não sou fã de midbass montados off-axis tocando uma faixa de frequencia muito grande (~50-4kHz)

HPF-> 60~80Hz (só testando)

LPF-> 3~5kHz (só testando)

Tweeters direcionados para o centro do carro

Motivo-> (domo metálico)

HPF-> 3~5kHz (só testando)

Sub definitivamente não é voltado pra SQ

Motivo-> FS alta, em selada é um desaste (pelo menos as recomendadas pelo manual), não desce até onde deve (20-30Hz)

LPF-> 60~80Hz (após definir corte do midbass)

OBS: Coaxiais saem.

Caso quisesse fazer um upgrade, após já estar ouvindo há um tempo, poderia mandar fazer um crossover para bi-amplificação com componentes bons usando os cortes que mais agradaram no sistema ativo.

Entendi, vou testar esses cortes p ver como que fica,

Sobre o Protech p SQ vc realmente tem Razao, esse sub p SQ é um LIXO, Estou vendendo ele p pegar um Questo de 12(como meu carro é sedan o grave nao passa p dentro do carro com um SUB de 10) ja testei um NAR e realmente deixou a desejar.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu baixei o manual dele, inclusive o player veio com o manual tb, mas pra quem está acostumado com os Paini da vida partir p algo tao diferente como Clarion me deu um certo desconforto, ainda nao me adaptei aos recursos e como disse minha audição não é tao apurada p SQ, :banghead

Outra coisa, que eu pelo menos entendi foi o seguinte

no meu caso como nao estou fazendo 3way(so vou fazer qdo tratar as portas e tirar o falante de traz) deixei o player no modo normal, aonde eu faço os cortes do sub no player?

É questão de acostumar. Depois que você aprender a mexer, vai notar que fica fácil. Em relação ao corte do sub nesse player não vou poder te ajudar, não tive a oportunidade de ver pessoalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

É questão de acostumar. Depois que você aprender a mexer, vai notar que fica fácil. Em relação ao corte do sub nesse player não vou poder te ajudar, não tive a oportunidade de ver pessoalmente.

pg 15 do manual

No modo normal

1- Pressione o botão da nota musical do player

2- Com o botão em volta do visor, deslizando p/esq./dir. vai achar a função s-w-LPF

3- P/mudar os valores do corte aperte o botão P.CH pra cima ou pra baixo p/escolher entre: 50, 80 ou 125Hz

só escolher o corte

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, fiz os cortes em 80 Low e 80 Hi e notei que o som ficou meunos "gritante", mais agradável, mas ainda assim, sem aquela pegada dos graves, essa semana vou fazer o tratamento das portas, o 3ways e também vou trocar a caixa para uma que usava no protech, apesar da caixa ser relativamente grande, o sub trabalhava muito melhor com ela. Ainda sim como vou ligar em 3way vou ligar os coaxiais dirato na saída do player, percebi que com o ganho dos canais traseiros zerados sequer notei sua presença e deu p ouvir melhor os kits, agora é só esperar chegar o dinheiro do EQ que vendi p poder dar continuidade.

Realmente aprender a usar o EQ do Clarion é sofrível, mas depois que vc pega a manha do brinquedo fico mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando novas atualizações no projeto, novos cortes e testes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom hoje fui brincar com o T.A. do player, deixei os cortes como estão(80 Hi e LW), e deu p pegar um pouco a manha dele, não consegui medir com algo descente entao improvisei no barbante mesmo, entrei na net e procurei por uma regua virtual(vergonha mas eu nao tenho régua em casa mesmo minha esposa sendo uma professora :banghead )

Lado direito em 120cm e esquerdo em 70cm

DÙVIDA: O que exatamente eu uso como parâmetro para acertar o T.A.??? A distancia do Tw dos ouvidos ou dos Mids? Pq no caso do Classic o Mid ficou na porta mesmo, nao quero fazer pesinhos, e os Tw deixei naquele acabamento da maçaneta das portas onde ficam abaixo da altura da zoreia do motorista mas levando em consideração que os mids estão mais baixos ainda usei a distancia dos Tw mesmo.

Testei o Cd que o Kleberlpa postou e me perdi um pouco p entender cada faixa, afinal estou indo aos poucos para o SQ e meus ouvidos não são apurados ainda, mas enfim, achei uma faixa muito interessante da Rebecca Pidgeon - Spanish Harlem(faixa 16), p ter uma base pelo menos ouvi a faixa no cd original do carro do coroa(corolla 2013) a voz dela parecia muito robotizada, nao se dava p sentir a emoção dela na música. Ao ouvir no meu humilde sistema deu p notar até a respiração dela entre as frases, ajustando o T.A. melhorou consideravelmente a qualidade sonora, deu p notar que os agudos não ficaram gritantes e os médios fizeram seu papel.

Mas eu quis ir além e resolvi ouvir uma música que na minha opinião tb deve servir p avaliação do áudio, então baixei a musica "Blue Bayou" da Linda Ronstadt, realmente a voz dessa mulher é indescritível, a musica ficou muito gostosa de se ouvir.

Resolvi ir um pouco mais além e coloquei uma música com um pouquinho mais de grave(Faixa 18 do CD Dinamite 98 Leschea - Fulton St) aí veio a decepção, embora o sub esteja cortando a 80 o grave quase nao aparecia dentro do veículo, mas a parte de voz realmente estava fenomenal, agora a dúvida, estou praticamente "doando" o sub e a caixa e tb o módulo mas nao sei qual pegar p substituí-los. Pensei no Questo mas achei um pouco salgado o preço, pensei nos Pioneer mas tb vi que ninguem usa eles p SQ, não posso gastar quase nada, dependo da venda do protech e do explosound p comprar um Sub e um Amp p toca-los, eae galera, alguma sugestão??? Quero um grave com Qualidade mas tb como ouço de tudo um pouco quero algo que de aquela pegada forte caso queira ouvir um Lil Wayne por ex.

Editado por The_Pacifier

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do 785 ele se baseia pela distancia dos falantes até tua cabeça, mais fácil que isso impossível

Pode fazer uma medição direta e já jogar no player que vai funcionar

Mas o adequado é:

Anota tudo num papel

Depois vê qual deu mais perto e deixa esse como ZERO no player

Os demais tu pega a distancia medida e coloca ela menos a distância do mais perto

Só partir pros ajustes finos

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje pela manhã dei inicio ao tratamento das portas, comprei do user Power07(carinha super gente fina)deu varias dicas p mim e aproveitei p ouvir o set dele, bastante equilibrado e com um grave que fica dificil acreditar q vem de um sub de 10, sinistro mesmo.

Voltando ao foco, comecei a tratar a porta do passageiro e o PM tb(puta negocio que gruda, queima, sija), agora vejo pq os "estaladores" daqui da regiao nao fazem esse trampo, negocio chato dmaissssss.

Como nao poderia deixar de ser, como é minha primeira vez nessa parte de set, acabei grudando a manta na aste de abertura da porta e acabou travando a mesma, tive que tirar p posteriormente recolocar de forma mais acertiva.

As primeiras impressões testei a mesma musica do video(Hotel California) e mexendo no Balance percebi q a diferença era gritante entre a porta tratada e a sem tratamento. O gravefinalmente apareceu nos mids que antes estavam quase que nulo. Fiz apenas duas camadas na folha da porta pq ainda falta o Buffer dos mids, agora essa semana posto fotos do processo, mas realmente estou contente, proximo passo é comprar mais manta e fazer o tratamento do carro inteiro, troca do kit para outro mais parrudo, Bi-amplificar os kits e testar as regulagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Retirando o plastico de proteção da porta

https://imageshack.com/i/eypxAjdyj

Depois de 3 camadas de manta nas folhas internas da porta, partindo p parte externa

https://imageshack.com/i/exmGwAe6j

Fechando os furos da porta

https://imageshack.com/i/iqsOmViSj

Nao fiz o aro de madeira mas ao invés disso entupi de manda o arinho de plástico e ficou o mesmo efeito da madeira

https://imageshack.com/i/p9sKgkqpj

Agora uma foto do PM, não tirei de todo processo pq tinha clientes p visitar e estava atrasadão, resolvemos aplicar tudo e tirar só depois de concluído.

https://imageshack.com/i/idju8nH1j

Agora está faltando a outra porta, mas agradou muito o som agora, ficou mais forte do que já estava, preciso mesmo de um tw mais fote p acompanhar o mid que agora bate muito mais.

Editado por The_Pacifier

Compartilhar este post

Link para o post

Vai dar diferença nos médio graves e graves quando tratar a chapa interna da porta e vedar os furos todos

E se der reforça mais essas portas, 2 camadas de manta comum é bem pouco

Compartilhar este post

Link para o post

Essa manta é a Seladin 3mm. Acredito q uma camada seja suficiente. É um trabalho chato mesmo mas como disse, vale a pena.

Kit dele é de 6" e vai realmente espancar a porta depois de toda tratada. Não esqueça de investir num Tw melhor pra detalhar seu palco.

Ta estúpido o grave dessa criança...rs! Imagina o PM tratado então...

Herbert gente boa! Meio perdido mas gente boa...kkkk...!

Boa sorte!

E obrigado pelos elogios...

Ps. Esse player "Claion" é mto lindo...rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahahahahahah valeu Power07, acredita q fui ver um trampo ali no Jangadeiro e cheguei em 20 minutos?SEM GPS! Kkkk

Agora preciso terminar a porta e o PM. Vamos ver no que vai dar mem.heheh

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...