Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thiagosbk

Ajuda para mudar caixa: duto "redondo padrão" para "régua&

Recommended Posts

Tenho o projeto da caixa no Boombox 6, mas não é permitido postar aqui o arquivo .bb6... Coloco em outro lugar? Alguma dica? Acredito que postar o .bb6 ajudaria bastante.

O sub é o MTX 5512-22 série nova (55 series).

O que quero é fazer outra caixa com as mesmas medidas mas com o duto régua/retangular no fundo ou lateral da caixa, sem alterar a frequência da mesma(fb).

Já tentei usar os aplicativos para calcular mas realmente não entendo como fazer o duto com as medidas fornecidas...

Coloquei as fotos do projeto com duto redondo impresso pelo Boombox.

Editado por thiagosbk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é sério que não tem jeito de upar um PDF de 100kb ou um arquivo .bb6?

gostaria de ser ajudado, mas não sei como ajudar a me ajudarem...

Compartilhar este post

Link para o post

Tira Prints, salva pelo Paint e upa por algum Servidor, até Facebook serve...

Quais são as Medidas Internas da sua Caixa?

Diâmetro e Comprimento do Duto?

Quais as suas impressões sobre esse Sub?

tá tocando só interno, bate bem pra fora (mala aberta)...

Tô fazendo uma caixa pra 4 com ~200l Internos pra tocar Misto.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pela resposta, eu fiz exatamente isso ontem, e como não tem outro jeito coloquei de novo agora, mas da forma correta.

Não usei esse sub nessa caixa ainda, usava um MTX JackHammer 400W RMS e tocava muito bem com um Power One, embora eu só quero SOM INTERNO.

Agora vou usar um SD600.1D com o 5512-22 também de 400W RMS, mas já vi ele tocando nessa caixa: http://www.youtube.c...?v=fcPLYX6f7J4.

Na verdade comprei esse sub pra mim, e meu primo mandou fazer essa caixa pro Pioneer W309 dele, mas ele colocou o MTX nela pra testar e não quis tirar mais HAHAHAH acabei vendendo pra ele e comprei outro :D

Agora voltando ao assunto, se eu pudesse upar o arquivo .bb6 seria mais fácil você encontrar todas essas informações que pediu e inclusive alterar o projeto pro seu gosto e necessidade sem dificuldades, mas elas constam aqui nas imagens também.

C9909i.png

dfgUG9.png

8ytjPA.png

6EieYt.png

Editado por thiagosbk

Compartilhar este post

Link para o post

pgMlK respondi algumas coisas acima das imagens.

acredito que com 200L pra 4 5512 vai tocar muito bem, não vai ficar aquela coisa de Trio pancadão seco e sem graça igual vemos direto por ai...

manual dele com caixas: http://international.mtx.com/v/SupportFiles/15/5512-22%20Tech%20Data%20Sheet.pdf

quero fazer igual a caixa dutada dessa manual, mas com as medidas da minha, alguém AJUDA?

Compartilhar este post

Link para o post

queria poder montar ela esse final de semana, mas pelo jeito não vai sair em tempo =/

alguém com alguma luz, uma dica?

a caixa do video que postei também serviu de base, vale a pena ver o video!

Compartilhar este post

Link para o post

Basta manter a mesma área e volume do duto.

Veja as formulas pra calcular área e volume de um cilindro e pronto. Mantenha as mesmas medidas no régua.

Por exemplo: Área 85cm² e tu tem a altura de 35cm no box interna, então 85/35 = teria que ter largura de 2,42cm o duto e com o mesmo comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado Silvinho!

os cálculos o Boombox até faz, eu só não consigo visualizar a coisa acontecer... mas vou estudar essas formulas e ver se entendo isso hoje =D

Compartilhar este post

Link para o post

meu duto redondo tem 4" (10cm) por 45cm de comprimento, o que dá 1570cm² correto? E 3534cm³, ou seja, 3,5 litros.

Minha caixa tem 45cm de altura interna, então divido a área do duto pela altura interna? 1570/45 = 35!

Acredito que tem algo errado ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Não, está errado.

Se o duto tem 4", então ele tem 10cm de diâmetro.

PI*R² = 3,1416 * 5^2 = 78,54cm² de área.

78,54 * 45cm de comprimento = 3534,3cm³ de volume, ou seja, 3,54L de volume.

Como teu box tem 45cm de altura interna, então tu divide a área pela altura = 78,54 / 45 = 1,745cm esta é a largura do teu duto régua com a altura de 45cm e os 45cm de comprimento também.

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado Silvinho! não sei nem como cheguei nesses números da área :D pelo menos acertei o volume hahah

só um detalhe, minha box tem 55cm externo (52cm interno) de largura, se eu fizer o duto na lateral traseira pra usar os 45cm de altura, vai ficar com +- 50cm de comprimento, é isso mesmo?

e a última questão, após resolvida a dúvida do duto... pelos gráficos que postei ela é uma boa caixa? O som que quero é interno, que desça bem e não seja muito "picuda", o maior pico dela é +3db entre 52Hz e 67Hz, com F3 em 31Hz...

claro que alterando de 45cm pra +- 50cm de duto vai mudar essa resposta, mas acredito que nada muito significativo, pelo que vi vai ficar mais plana, +3db entre 57Hz e 60Hz, mesmo F3.

Compartilhar este post

Link para o post

Não confio nem um pouco neste gráfico ai!

Vendo ele, parece que vai ter 103dB em 20Hz no box e o sub tem Fs de 34Hz e a sintonia do box está abaixo da Fs do falante inclusive, eu tomaria 10 cuidados com isso.

O sub tem 85.1dB de sensibilidade e Fs de 34Hz e gera 103dB a 20Hz.

O Questo de 15" que tem 90.9dB e Fs de 21,7Hz gera 95,5dB a 20Hz com a caixa de 93L e Fb de 35Hz.

Tudo bem, sintonizar mais baixo pode ter ganhos mas minha nossa, um sub com quase 6dB a menos de sensibilidade, Fs de 12,3Hz a mais, gerar quase 8dB a mais em 20Hz? Sei não eim. Eu não confio nos gráficos gerados por estes programas pois eles são "perfeitos" demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja bem pq o duto com essa largura de 1,745 eu acredito que irá soprar bastante.

Acho que seria mais interessante reduzir um pouco o comprimento e aumentar a largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...