Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

MEX

Fenômeno de DIFRAÇÃO

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

Essa semana comprei telas para meus pezinhos que antes estavam com os falantes a mostra. Depois de instaladas, liguei o som e tive uma surpresa! O equilibrio tonal melhorou muito... não sei explicar ao certo o porque, mas o som ficou mais vivo, a voz do cantor ficou mais presente... Tive ganhos perceptíveis em médio e medio-grave... :blink:

Posso estar ficando louco, mas achei uma explicação baseada no Fenomeno de difração. Vcs acham que isso pode ocorrer?? Assim talvez corrigindo o mal direcionamento dos pezinhos... ?? :pirou:

Abrçs

Postado em
Pessoal,

Essa semana comprei telas para meus pezinhos que antes estavam com os falantes a mostra. Depois de instaladas, liguei o som e tive uma surpresa! O equilibrio tonal melhorou muito... não sei explicar ao certo o porque, mas o som ficou mais vivo, a voz do cantor ficou mais presente... Tive ganhos perceptíveis em médio e medio-grave... :blink:

Posso estar ficando louco, mas achei uma explicação baseada no Fenomeno de difração. Vcs acham que isso pode ocorrer?? Assim talvez corrigindo o mal direcionamento dos pezinhos... ?? :pirou:

Abrçs

Realmente a tela tem interação com a radiação do falante... tanto que não é qualquer tela que serve....

a tela tem que ser projetada para ser transparente acusticamente falando, isso envolve espessura e abertura do trançamento, curvatura e rigidez...

Existe tambem o tecido ortofônico que é transparente as som...

Pora isso a tela pode causar ressoancias, atenuação ou reforço de frequências.

[]

Sandro

Postado em
Pessoal,

Abrçs

Realmente a tela tem interação com a radiação do falante... tanto que não é qualquer tela que serve....

a tela tem que ser projetada para ser transparente acusticamente falando, isso envolve espessura e abertura do trançamento, curvatura e rigidez...

Existe tambem o tecido ortofônico que é transparente as som...

Pora isso a tela pode causar ressoancias, atenuação ou reforço de frequências.

[]

Sandro

Nos medios eu realmente não sei, mas nos subs já li artigos condenando o uso de telas completas (desse tipo dos Bravox que foi mencionada, ela é a mesma que vem de fábrica nos Premium IIe export). Segundo o artigo, essas telas causam ressonância quando usados nos subwoofers. A sua experiência prática confirma esse fato quando se trata de subwoofers? É estranho, pois apesar da linha Premium continuar vindo com telas, linhas mais recentes da Bravox abandonaram o uso de telas nos seus subwoofers... seria um indício de que as telas realmente podem influenciar negativamente no subwoofer?

Por outro lado podemos pensar que as telas, quando de fábrica, se tornam "acessórios" positivos e em uso por motivo tecnicamente compravado na fase de pesquisa-fabricação, contribuindo assim p/ a melhor eficiência, como citado por você; Dessa forma, resumidamente, teriamos a seguinte conclusão: usar tela quando o sub já vem com ela; não vindo, não colocar.

Espero comentário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...