Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Solci

Alternador com problema "fantasma"

Recommended Posts

Postado em

Já fiz um tópico sobre isso e me disseram que as baterias estavam descarregadas, pois bem comprei uma fonte de 70A para usar como carregador mas o problema persiste.

Meu carro é um celta 10/10 com alternador original de 60A, o problema é que a tensão está com muita variação, um exemplo hoje quando liguei o carro para vir ao serviço a tensão com carro ligado estava em 14,15V, beleza vim para o serviço (+-20 min de rodovia) e quando chego, dou mais uma checada e a tensão está em 13,3-13,4V, ( o único consumo que teve foi o player do som que não passa de 10A, pois os módulos estão na bateria do porta malas) mas o porque disso? não tenho ideia do que possa estar acontecendo, alguma dica?

Ontem a tarde com carro ligado estava 13,5, a noite quando cheguei da faculdade 13,7, isso está me dando uma dor de cabeça danada!

Obs: a bateria de 60Ah do cofre está carregada carregada (12,52V), a outra de 90Ah no porta malas estava isolada do sistema nesse teste que fiz.

Obs2: É normal depois de desligar o carro a tensão da bateria ir diminuindo devagar? No outro carro de casa quando desligo o carro a tensão da bateria já cai para o valor em que ela estava em repouso...

O pior é que se levar em auto-elétrica os caras falam que até 13V está normal e a bateria está sendo carregada.

Uma outra dúvida, quando menor a tensão menos corrente o alternador vai mandar para o sistema?

Ex: 14,4V manda 60A 13,4V manda quanto? Existe algum tipo de tabela?

Desculpem por alguma ignorância ou se já existir algum tópico com esse problema (não achei nenhum parecido).

Postado em

Isso é normal.

Quando você liga o carro, o regulador de tensão, manda a tensão máxima, enquanto isso, ocorre uma verificação se suas baterias estão OK, caso sim, ele diminuí a tensão máxima, ajustando em 13.7~13.8v.

Meu carro é exatamente a mesma coisa, de manhã, principalmente em dias frios, a tensão fica em 14.5~14.6, aí vai descendo até estabilizar 13.8v.

Postado em

Isso é normal.

Quando você liga o carro, o regulador de tensão, manda a tensão máxima, enquanto isso, ocorre uma verificação se suas baterias estão OK, caso sim, ele diminuí a tensão máxima, ajustando em 13.7~13.8v.

Meu carro é exatamente a mesma coisa, de manhã, principalmente em dias frios, a tensão fica em 14.5~14.6, aí vai descendo até estabilizar 13.8v.

mas desce tanto assim a ponto de bater em 13,2 - 13,4 com a bateria carregada? To com o carro a 2 anos e começou de uns 2 meses para cá só...

e as outras dúvidas tem algo a acrescentar?

tava vendo em um outro tópico e o cara disse que o cabo do alternador para a bateria estava perdendo condutividade com o motor quente, ele acrescentou um cabo paralelo e parou. será que pode ser? o duro é identificar o positivo do alternador, é tudo muito apertado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...