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AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
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Biano Santos

Soundigital Hi fi

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Concordo, os nanos quando saíram era inovação teve gente que só faltou dizer que era hifi depois viram do que se tratava ficaram quietos, agora denovo este fórum virou uma loucura o povo brigando por marcas etc.

 

:+1

:vts :vts

 

Lembro bem disso... Quando lançaram os nanos foi tipo oq está acontecendo agora

Até um user afirmou com toda certeza que a sd400.4 tocava mais que P.One!

 

To bem curioso pra ouvir esses Evolution rái fái.

Seria interessantíssimo um teste cego entre Uma RS 1600D e um SD1600 Evolution tocando 4 paine. :mac1

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Victor , nao me olha com essa cara ...kkkk

 

Se eu tivesse uma 1600D rolava o teste da Spark 1500, Sd 1600 e Rs 1600.

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Gostei da Explicação. Qual seria o início, um número inicial para se ter um padrão de busca nos amps? Tipo, um amp. com fator a partir de X já um bom fator no amplificador. Saberia Informar Dieguinhow? Olhei no Stetsom 3k3 e no Corzus MD3000 e ambos não trazem o FA deles, no Tar. HD3000 diz que é 300. O atual SD 3000 traz a seguinte informação.

 

FA Dumping Factor = 100@1Ω - 200@2Ω

Editado por digao2000

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Ródistá tem FA (-) 3000 por isso que o povo gosta .... :P

Dumping acima de 100 na carga especificada é puramente acadêmico, não diz realmente sobre o som!...........

:legal:

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Ema vez eu estava lendo em uma revista automotiva americana em que dizia que Fa acima de 500 não se notaria diferença nenhuma no som.

 

Qual seria o ponto inicial? a partir de onde começaria um fator "legal"? que teria um grave legal sem embolar e tal,.....

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Qual seria o ponto inicial? a partir de onde começaria um fator "legal"? que teria um grave legal sem embolar e tal,.....

 

FA de 100 é o minimo que qualquer amplificador descente deveria ter, 500 é um bom valor, 1000 é ótimo e acima disso somente usando cabos muito grossos na saida do amplificador poderia fazer alguma diferença na prática. Se usar cabo muito fino na saida do amplificador realmente não adianta um FA alto. Grave embolado é sinal de FA baixo. FA significa controle de cone, o sub vai estar sempre onde o amplificador quiser que ele esteja, se o FA foi abaixo de 100 o cone fica sempre oscilando e gerando frequencias diferentes da gravação original da musica. Por isso é impossível ter uma minima qualidade de áudio em amps com FA baixo.

Editado por julianflor

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"""

Da mesma forma se comporta o alto-falante e o amplificador... Quanto maior for o "fator amortecimento" do amplificador mais equilibrado será o seu comportamento, ou seja, o fone será amortecido para não ficar sinergicamente indo e voltando sucessivas vezes até reduzir a força...

"

 

o subgrave não é o som embolado mesmo com alta excursão? logo quanto maior FA menor é o deslocamento do sub e menor o subgrave!!

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"""

Da mesma forma se comporta o alto-falante e o amplificador... Quanto maior for o "fator amortecimento" do amplificador mais equilibrado será o seu comportamento, ou seja, o fone será amortecido para não ficar sinergicamente indo e voltando sucessivas vezes até reduzir a força...

"

 

o subgrave não é o som embolado mesmo com alta excursão? logo quanto maior FA menor é o deslocamento do sub e menor o subgrave!!

 

Som embolado é amplificador boqueta, ou com caixa muito grande com um delay altíssimo.

 

E não é bem por aí.... Não é pq o controle de cone é maior, que vai te rmenos subgrave.

 

O amp é fiel a reprodução, se a música tem 30hz,ele vai reproduzir fielmente, não adiciona ou retira alguma coisa do sinal.

 

Se não tocasse subgrave com FA alto, meu carro não tocaria daquele jeito...

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"""

Da mesma forma se comporta o alto-falante e o amplificador... Quanto maior for o "fator amortecimento" do amplificador mais equilibrado será o seu comportamento, ou seja, o fone será amortecido para não ficar sinergicamente indo e voltando sucessivas vezes até reduzir a força...

"

 

o subgrave não é o som embolado mesmo com alta excursão? logo quanto maior FA menor é o deslocamento do sub e menor o subgrave!!

 

 

Sub grave não tem nada a ver com fator de amortecimento e muito menos com grave embolado, outras caracteristicas no amplificador definem se ele vai ser bom de subgrave ou não como por exemplo a fonte. Grave embolado é o total descontrole do cone, o som é formado pelo movimento do cone, se o cone descontrola quer dizer que o que tu esta ouvindo não tem nada a ver com a gravação da musica.

Editado por julianflor

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FA de 100 é o minimo que qualquer amplificador descente deveria ter, 500 é um bom valor, 1000 é ótimo e acima disso somente usando cabos muito grossos na saida do amplificador poderia fazer alguma diferença na prática. Se usar cabo muito fino na saida do amplificador realmente não adianta um FA alto. Grave embolado é sinal de FA baixo. FA significa controle de cone, o sub vai estar sempre onde o amplificador quiser que ele esteja, se o FA foi abaixo de 100 o cone fica sempre oscilando e gerando frequencias diferentes da gravação original da musica. Por isso é impossível ter uma minima qualidade de áudio em amps com FA baixo.

 

Agradeço pela explicação Juliano, vlw.

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Importante o questionamento para que leigos (como eu) aprendam e divulguem o conhecimento.

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Sub grave não tem nada a ver com fator de amortecimento e muito menos com grave embolado, outras caracteristicas no amplificador definem se ele vai ser bom de subgrave ou não como por exemplo a fonte. Grave embolado é o total descontrole do cone, o som é formado pelo movimento do cone, se o cone descontrola quer dizer que o que tu esta ouvindo não tem nada a ver com a gravação da musica.

Obg!! Aprendi!! :legal:

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Juliano, o padrão de se medird FA é em qual % da potência total do amplificador?

 

O fator de amortecimento é uma característica da saida do amp, em qualquer potencia o FA deveria ser o mesmo, se não for há algum problema de projeto. O FA deve sempre ser especificado em que frequencia e em que impedância foi medido. Informar o FA sem especificar as condições de medição não adianta de nada.

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O fator de amortecimento é uma característica da saida do amp, em qualquer potencia o FA deveria ser o mesmo, se não for há algum problema de projeto. O FA deve sempre ser especificado em que frequencia e em que impedância foi medido. Informar o FA sem especificar as condições de medição não adianta de nada.

 

Agora sim informações uteis.

 

Juliano o FA influencia somente em graves e subgraves ou pode acontecer de ter descontrole em altas frequências?

Pelo que eu entendi o FA é como se não tivesse nenhum tipo de alteração do sinal até a saida do amp é isso?

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Ótimas explicações sobre FA!!!

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Qual a unidade de medida do FA ?

 

Como se determina esse parametro ?

 

Seria 500 vezes (menos) o pico gerado pela frequencia ... ? :rolleyes:

 

Aprendizado MODE-ON :P

 

FA não tem unidade, ele é a diferença entre a impedancia de saida do amplificador e a da carga, quanto maior for a diferença melhor. O FA é o parametro mais fácil de se medir em um amplificador, com uma reistencia no valor que tu queira saber o FA, use uma faixa senoidal de frequencia fixa e meça a tensão de saida sem a resistencia, depois meça novamente a tensão com a resistencia acoplaca à saida e aplique a seguinte formula: FA=VL/VO-VL onde VL é a tensão com carga e VO a tensão de saida do amp sem carga. Meçam seus amplificadores e vão ter uma ingrata surpresa.

Aqui mais detalhado:

http://www.studior.com.br/amp_avan.pdf

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Agora sim informações uteis.

 

Juliano o FA influencia somente em graves e subgraves ou pode acontecer de ter descontrole em altas frequências?

Pelo que eu entendi o FA é como se não tivesse nenhum tipo de alteração do sinal até a saida do amp é isso?

 

o FA pode mudar em função da frequencia e tende a ser maior em baixas frequencias. O problema todo é a massa do cone, se pensar bem a centragem funciona exatamente como uma mola, e o que acontece quando se coloca um peso em uma mola e se aplica força ? A tendência é esse peso oscilar infinitamente. O sub é exatamente a mesma coisa e é o amplificador quem aplica a força no cone, se o FA for baixo, o amplificador tem uma impedancia de saida alta e fisicamente seria como se tu colocasse uma outra pequena mola em série com o sistema, quanto maior a mola menos controle tu vai ter sobre o peso em questão. Nas altas frequencias isso não é problema porque um driver ou um tweeter não tem massa considerável para que amorteçam. Não sei se consegui ser claro, mas é isso.

Editado por julianflor

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o FA pode mudar em função da frequencia e tende a ser maior em baixas frequencias. O problema todo é a massa do cone, se pensar bem a centragem funciona exatamente como uma mola, e o que acontece quando se coloca um peso em uma mola e se aplica força ? A tendência é esse peso oscilar infinitamente. O sub é exatamente a mesma coisa e é o amplificador quem aplica a força no cone, se o FA for baixo, o amplificador tem uma impedancia de saida alta e fisicamente seria como se tu colocasse uma outra pequena mola em série com o sistema, quanto maior a mola menos controle tu vai ter sobre o peso em questão. Nas altas frequencias isso não é problema porque um driver ou um tweeter não tem massa considerável para que amorteçam. Não sei se consegui ser claro, mas é isso.

 

No caso de woofer usado para médio e médio agudo, pelo fato do cone ser leve também não deve ter muita diferença né? ou estou falando besteira?

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