Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lightium

Reparo em amplificador B-Buster BB3600-Gl

Recommended Posts

Olá pessoal...

O amplificador em questão é o B-buster modelo BB3600-gl.

O aparelho entrou em proteção e não voltou a funcionar, depois de ter grande parte dos componentes ressoldados, duas saídas voltaram a operar normalmente, no entanto, as saídas número 1 e 2 não funcionam.

O que ocorre é o seguinte, quando conecto algum aparelho na entrada 1 ou 2, o alto-falante emite um zumbido em baixa freqüência e logo aciona proteção novamente.

Já as saídas 3 e 4 estavam funcionando normalmente, até que em um determinado momento, os alto-falantes emitiram um zumbido muito forte e o amplificador parou. Após desmontá-lo, constatei que as trilhas de entrada 3 e 4 haviam queimado, ou seja, as trilhas derreteram e chegaram a quase furar a placa.

Improvisei duas novas trilhas para as entradas acima citadas e aparelho ligou, mas estou com medo de conectá-lo a algum dispositivo.

Este mesmo aparelho foi enviado para um técnico, que me relatou o seguinte sintoma, o aparelho funciona normalmente até ser montado na carcaça, a partir do momento em que é montado, entra em proteção aleatoriamente e sem motivo aparente.

Quando em proteção, é possível encontrar 11v em praticamente todo lugar, isso quer dizer que medindo, usando o negativo da fonte como referência, é possível encontrar 11v nas saídas, tanto no positivo, quanto no negativo e também nas entradas e saídas de baixa potência (Line Out).

Retirei o aparelho da carcaça novamente e ele funciona, mas entra em proteção esporadicamente, apresentando os mesmos sintomas acima relatados.

Hoje ressoldei o restante, então o aparelho já foi praticamente 100% ressoldado.

Todos os principais componentes foram testados e estão aparentemente funcionando.

O que pode estar acontecendo?

De onde vem esse +11v em absolutamente todo lugar quando o aparelho está em proteção?

Porque as trilhas de entrada queimaram?

Será que já é hora de jogá-lo fora e comprar um novo amplificador?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tentei, mas não foi possível, infelizmente.

Os seguintes erros foram encontrados

O membro Acronaudio não pode receber novas mensagens

Esta mensagem não foi enviada

Mesmo assim, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é galera, já tentei, mas não consegui enviar mensagem para o tal Acronaudio.

Infelizmente estou quase para jogar fora o meu querido Bb3600-Gl, que me proporcionou quase 10 meses de felicidade, mas agora só me da dor de cabeça.

O negócio é tentar mais algumas vezes e se não der, partir pra um amplificador classe D, coisa que eu já estava pensando em fazer faz tempo.

Mesmo assim, bem que eu queria consertar esse B-Buster, nem que for pra usar dentro de casa, tocando um par de subs.

O mais frustrante de tudo isso, é que depois de algumas soldas refeitas, eu montei ele, coloquei no carro e usei por dois dias, sem problema algum, só depois que ele explodiu de vez.

Grande abraço galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Manda uma mp pro Acronaudio.

quem sabe ele ate nao deixa ele com agudos espessos :vts :vts

olha só, se vocês não curtem o Isaías, seja ele como pessoa ou o serviço dele, OK, mas então não indiquem o cara como forma de fazer piada, ainda mais para uma pessoa inexperiente que não tem nada a ver com a história

Compartilhar este post

Link para o post

Bem que depois dos "agudos espessos" comecei a perceber uma leve zueira no ar hauihauiahuiahuiahuiahiauhuiah

Mas galera, vamos levar a sério, ajudem a salvar um pobre Bb3600-Gl, a dor de cabeça, digo, custo/benefício do som automotivo.

Mas fala sério, paguei uns US$90,00 por esse amplificador, então é muito bom pelo custo, bom demais até.

To pensando agora seriamente em pegar um classe d, também xing-ling hauihauihauiahuiahiuah, ué, moro pertinho do Paraguai, aqui o negócio é comprar xing-ling mesmo.

Talvez um Boss Ph-3000D ou algo do tipo.

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte, entre os dois lados da fonte em geral existe um resistor que serve para unificar o terra dos dois lados. Quando este resistor queima, os terras se separam. Se a diferença de potencial entre eles for muito alta, você chega a níveis perigosos, como esses seus 11V aí. Alguns amplificadores não unificam os terras, e alguns fazem direto, sem resistor. Estes são os mais confiáveis.

Bem, se você tem um resistor aí, pode ser que ele esteja com mau contato, como uma solda fria. Uma ressoldagem criteriosa elimina o problema.

Já peguei algo assim em um Precision Power. Torrou muita coisa nas entradas, inclusive. Depois da ressolda eu usei 2 anos e ainda está firme e forte.

Compartilhar este post

Link para o post

olha só, se vocês não curtem o Isaías, seja ele como pessoa ou o serviço dele, OK, mas então não indiquem o cara como forma de fazer piada, ainda mais para uma pessoa inexperiente que não tem nada a ver com a história

Fiz piada não.

Especialidade dele é ESSE tipo de amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Kleberlpa muito obrigado, vou verificar isso agora mesmo.

É um mistério, quando ele entra em proteção, da pra encontrar +11v em quase todo lugar, parece que só de olhar pro amp e pro multimetro, já aparece 11v no visor, acho que até nas partes plásticas tem 11v.

Já aviso aqui o que rolou. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, to até agora trabalhando nele, e pensa em uma solda ruim é essa solda chinesa, essa que eles usam pra estanhar as trilhas, aliás, aquilo parece qualquer coisa, menos estanho, ou estanho puro, sei lá, é uma pasta, horrível de remover, quase torrei a placa.

Bem, depois de gastar uns 17 metros de solda, queimar 3 soldadores e torrar metade da placa, terminei de ressoldar todas as trilhas de alimentação. Liguei e parou de entrar em proteção. Vou dar mais uma verificar e testá-lo de vez, vamos ver o que vai dar.

Grande abraço galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, to até agora trabalhando nele, e pensa em uma solda ruim é essa solda chinesa, essa que eles usam pra estanhar as trilhas, aliás, aquilo parece qualquer coisa, menos estanho, ou estanho puro, sei lá, é uma pasta, horrível de remover, quase torrei a placa.

Bem, depois de gastar uns 17 metros de solda, queimar 3 soldadores e torrar metade da placa, terminei de ressoldar todas as trilhas de alimentação. Liguei e parou de entrar em proteção. Vou dar mais uma verificar e testá-lo de vez, vamos ver o que vai dar.

Grande abraço galera.

agora dá pra entender pq o Isaias cobra R$500 reais pra trocar um par de componentes de um amp

Compartilhar este post

Link para o post

:blink: 17m de solda? :blink: 3 soldador ?

zuera né? :vts :vts :vts :vts

Editado por -Tiago

Compartilhar este post

Link para o post

Mas então povo, montei o bicho e tá funcionando, aliás, ainda não instalei ele pra ver hauihauiah.

Então, o complicado é que antes de montar, resolvi limpar a placa, que ficou cheia de restos de fluxo, verniz queimado e alguns pontos de solda espalhados. Enquanto a placa ainda estava um pouco molhada com álcool, resolvi ligar pra ver se funcionava e novamente entrou em proteção. Neste momento entrei em desespero e já preparei o resto do álcool e um isqueiro para tacar fogo em tudo, mas resolvi esperar um pouco. Depois de um tempo, liguei e funcionou, agora já montei no chassis e está aparentemente funcionando.

Se parar mais uma vez, já era, desisto de vez, já gastei tempo demais nesse amplificador.

Grande abraço pessoal e muito obrigado por tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

da uma verificada nos interruptores do crossover, ja peguei bbuster com problema nos interruptores e faziam o modulo entrar em proteção

Compartilhar este post

Link para o post

Dae galerinha...

Vlw pela dica fernandoimme vou dar uma olhada sim :D

Valeu AlanMf pela força

Pois é, eu também tenho outro buster, um bb1600 que aguenta pancada demais da conta sô.

Agora, onde os caras tavam com a cabeça quando deram esse nome pra marca? Sério B-Buster? Tipo com tanto nome legal e criativo, poderiam ter escolhido algo único, de impacto, que tivesse relação com som, potência, durabilidade ou algo do tipo e foram escolher justo B-Buster. Gosto dos amplificadores da marca, mas esse nome, eita nome feinho sô e não é só a B-Buster que tem nome feio, nome mercado tá cheio de marca de som automotivo com cada nome, santo Deus hauhauiah.

Valeu galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Só por descargo de consciência, da uma conferida nos fets da fonte..... veja se todos estão com a mesma resistência......

Isso já me causou mtos problemas..... mas dessolde antes de testar. ....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá rafaelbanca

Os fets foram testados por um amigo, que estava trabalhando neste amplificador antes de mim. De acordo com ele, estão todos perfeitos, mas não cheguei a testá-los para verificar se algum deles está alterado.

Muito obrigado pela dica.

Será que um fet defeituoso poderia ocasionar essa fuga de corrente, quero dizer, estes 11v que encontro em todo lugar?

Então galera, montei o amplificador e já testei, as saídas 3 e 4 estão funcionando normalmente, só não sei por quanto tempo. Já as saídas 1 e 2 estão com o mesmo problema anterior, quando conecto um cabo em alguma delas, o alto-falante emite um zumbido, só que ficou mais baixo desta vez e o amplificador não entra em proteção.

Se eu conseguir fazer com que as saídas 3 e 4 fiquem normais, para mim já bastaria, pelo menos teria alguma utilidade.

O mais chato, é que só agora, depois de montar todo o amplificador, o que da uma trabalheira danada, é que pensei nos benditos resistores que ligam as entradas ao gnd, se eles estiverem alterados, poderiam estar ocasionando esse ruído nos respectivos canais?

Sério, tudo funciona perfeitamente, até mesmo o crossover, se eu mudo para lp, hp ou full, ele faz corte no ruído. O.O Ou seja, se mudo pra lp, o ruído fica em baixa frequência, já em hp ou full, consigo ouvir todo o espectro do ruído. Bem legal. :D

O ruído me parece ser algo na faixa da 60hz.

Grande abraço.

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal...

Bem, infelizmente resolvi desistir do amplificador, então por hora, ficará guardado.

Depois de montado resolvi fazer um teste com meus subwoofers e o mesmo ficou estranho, alterado, com aparente menor potência do que costumava ter, por isso acabei desanimando.

Depois de todas as alterações mesmo que fique bom, não ficará confiável, então vou deixá-lo de lado por enquanto. Quem sabe no futuro eu resolva mexer nele novamente.

Pessoal, muito obrigado pela ajuda, mesmo que não tenha ficado bom, ter trabalhado nesse amplificador me serviu de aprendizado e como dizem, trabalho nunca é perdido.

Grande abraço galera. :D

Edit. Fiz mais uns testes hoje e ele tá tocando legal sim, igual tocava antes, porém só com os canais 3 e 4 mesmo, mas tá tocando 100%, eu tinha ficado meio maluco antes. ahuiahiuauiha

Então, assim que eu tiver tempo, vou dar mais uma fuçada nele.

Se alguém tiver mais alguma dica, pode deixar aqui.

Valeu galera.

Editado por lightium

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...