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faam

Hyundai Elantra, Complicações no som

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Bom dia pessoal,

 

Cansei do som dos falantes originais do meu Elantra e resolvi melhorar a qualidade do mesmo. Primeiramente substituí os falantes originais por dois kits duas vias Alpine SPR-60C e dois Infinity Kappa 629I 225W. Melhorou bem.. Para empurrar o conjunto utilizei um módulo Infinity Reference 5350a. Utilizei dois conversores High-2-Low ta Corzus para converter a saída do kit multimídia original para RCA.

 

O som melhorou bastante, mas ainda não consegui resolver os seguintes problemas:

 

- Não é possível aumentar o volume alem do 10 (max 50) porque o audio começa a falhar

O instalador condenou o radio do carro, sugerindo que é muito ruim e deveria ser trocado por um double dim pioneer. Eu tentei ajustar o ganho do módulo, mas não importa o nível do ganho, ele sempre falha após o volume 10. E se aumentar muito o ganho no módulo, alguns ruídos acabam ficando bem evidentes como os que eu cito abaixo.

 

- Ruidos no Blutooth após a adição do módulo

- Ruído do motor quando acelera, mesmo com volume no 0 (não aparece se reduzir bastante o ganho do módulo)

- Ruídos quando se assiste vídeos seja no DVD ou na AUX

O instalado justificou dizendo que após adicionar o módulo, tudo foi amplificado, inclusive os ruídos emitidos pelo rádio original. O mais engraçado é que se tirar o módulo, nada disso ocorre, mesmo com volume no máximo.

 

Eu cheguei a pensar que era problema do amplificador e o substituí por um Hertz que tenho aqui sem uso, mas o resultado foi o mesmo.

 

O meu sentimento é que o Rádio não está enviando tensão suficiente para o amplificador fazendo com que ele não consiga oferecer potencia suficiente para aumentar muito o som. Se for isto, tem como resolver ? Será que utilizar estes conversores RCA com ajuste de ganho poderia ajudar a enviar mais tensão para o módulo ?

 

Alguém aí tem alguma dica ? estou quase desistindo do amplificador e deixando o som sem ele, apenas com os novos falantes..

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Vc ligo como?não usou nenhum conversor?Pode ser energia insuficiente no hu, chega a acilar a luz do hu?Se for isso, puxe um fio do positivo da bateria direto para o hu.Ruido é a fiação, esta mal instalado ou os fios de força estão perto do de audio.

Tente pegar um outro hu e ligar por fora do carro mesmo pra testar.

Se nada der certo, procure outra loja de som, já que essa não resolveu.

Um user aqui do forum competiu no emma com hu original e li que não faz feio o set dele.

Editado por Gustavobass

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Gustavobass,

 

O módulo está ligado diretamente na bateria com cabo de 8 Gauges, outro cabo da mesma espessura para GND conectado em um parafuso preso a lataria do veículo, a hu utilizando instalação original com dois conversores RCA da Corzus, um com remote para ligar o Módulo e outro sem remote.

 

 

Abraços

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Não seria melhor usar a entrada alta do que estes conversosres rca?

a troca da HU por outra melhor também faz sentido, sem falar que possivelmente resolveria o problema de ruidos da HU

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Reginaldocm,

 

o módulo não tem entrada alta, somente RCA. É raro conseguir bons módulos com entrada alta. A HU tem saída spdif, talvez esta seja uma opção...

 

Abs

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Mas o RCA está passando longe dos cabos de energia?

 

Sim, RCA indo para o porta malas pelo lado esquerdo e cabos de energia pelo lado direito.

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Eu apostaria no conversor RCA. Tem como fazer um teste com outro? Evito usar esses conversores, eles normalmente me dão dor de cabeça na hora de regular o som. Quando não tem alternativa uso equipamentos um pouco melhores. Tenho um da Ground Zero que possui ajuste de ganho e funciona muito bem.

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SSSom,

 

Eu tenho dois da PAC que trouxe dos EUA, no site onde comprei eles estavam muito bem elogiados, possuem controle de ganho, mas não possuem remoto..

 

Pergunta: Nestes conversores com ajuste de ganho, supondo que a tensão que o rádio envia pro módulo não é suficiente, dá para corrigir aumentando o ganho no conversor ?

 

Abraços.

Editado por faam

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Esse controle de ganho é um atenuador. A saída fio tem uma voltagem maior que os 4V do RCA. Ele irá atenuar para sair com a voltagem que seu amplificador pede.

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Esse controle de ganho é um atenuador. A saída fio tem uma voltagem maior que os 4V do RCA. Ele irá atenuar para sair com a voltagem que seu amplificador pede.

 

Legal, meu rádio tem saída de 3.3v e o amplificador pede 6v. Acho que isto pode ser a causa do problema relacionado ao ruído quando se aumenta o volume acima de 10. O audio fica falhando como se estivesse cortando...

 

Abraços

Fabio

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Parece que tem algum cabo de DC andando muito paralelo aos seus rcas, que se não forem de boa qualidade ficam muito ruim mesmo.

o seu amp é 6V, mas não tem ganho?

 

Eu tenho um Veloster com central original, imagino que deva ser bem parecida com a sua.... e se for mesmo, esqueça. É muuuito fraquinha

Se trocar por um dvd paine vai melhorar bastante, mas veja se consegue algo melhor, alpine ou kenwood.

 

Ou então, se não é muito exigente, pegue uma HU com entrada alta e pronto, porque esse negocio de conversor rca, por melhor que seja... não vira.

 

abs,

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Pedro,

 

o Fabricante é o mesmo do Veloster, quem distribui é a Motrex, mas ela é OEM da LG. Mesma potência, mesmos recursos, etc... Acho que a do Elantra tem TV digital, mas não veio habilitada.. tive que habilitar alterando as configurações...

 

Os RCAs são da Monster (MPC I302 2C-5M Extra Low Noise 2-Channel). Vou dar uma nova verificada para ver se tem algo passando perto..

 

Abraços

Editado por faam

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Pessoal, valeu pela ajuda. Descobri duas causas do problema:

 

1) o Conversor Corzus quando ligado ao sistema está gerando ruídos, quando desligo ele, tudo volta ao normal. Acredito que ele foi instalado de forma errada, pois quando ele está ligado ao sistema o balanço de audio passa a não funcionar jogando sempre nos 4 falantes.

 

2) O multimídia do carro já possui um amplificador, no porta malas, que recebe sinal SPDIF do multimídia.

2u78vpv.png

 

Como hoje o tempo foi curto, eu retirei os Conversores, desliguei o remote do módulo e voltei o rádio para a configuração normal. No próximo final de semana vou fazer alguns testes para ver se o problema está na instalação ou no conversor.

 

Abraços

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Só complementando.. Como o pedro já havia dito, a HU é muito ruim... Fazendo os testes hoje com e sem módulo, deu pra perceber que o módulo acaba amplificando também as imperfeições e existem algumas frequências que não são reproduzidas nela.. Fiz um teste com a mesma música no meu HT de casa e no carro, fica claro a falta de algumas notas musicais nos solos de guitarra e saxofone.

 

Tenho relutado em trocá-la por questões estéticas, fica bonita no painel do carro, tem as porta USB e Auxiliar integrada no console, o microfone embutido no teto, controles no volante, mas tenho minhas dúvidas se mesmo colocando um cleansweep da JL vou conseguir tirar leite de Pedra..

Editado por faam

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OLX!

Desapega e seja feliz! Taca logo uma tela de respeito e aproveite o carro!

 

Pior é o meu, que vou perder algumas indicações do ar condicionado... Mas não estou nem ai rss

 

Você vai gastar o maior tempo e grana para melhorar seu set para manter a HU original.

Investe logo num Alpino, Kenwood ou até mesmo painer.

 

Obs.: o microfone dá para usar o original, a camera de ré também, os controles do volante é só usar uma interface. As entradas de usb e aux é mais complicado.... Eu vou usar um ipod no porta luvas!

Editado por Pedro Castro

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Tenho o Alpine Perfect FIT para seu carro. Não tenho a foto dele para postar, mas fica com um acabamento legal.

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Tenho o Alpine Perfect FIT para seu carro. Não tenho a foto dele para postar, mas fica com um acabamento legal.

 

SS, vou procurar na net para ver se acho alguma foto desta HU.. Se conseguir fotos me envia...

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SS,

 

meu carro é um Elantra, acho que este aí do sportage não vai funcionar... Provavelmente os cabos e interface do volante funcionem porque ambas as montadoras utilizam-se do mesmo equipamento e conexões da Motrex, mas o formato do painel é diferente.. Eu procurei no site da Alpine ontem e somente encontrei pro Veloster, azera, i40, i20 e i30....

 

Abraços

Fabio

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O kit do seu carro é diferente, postei o do Sportage apenas para ver que se integra ao painel. No seu carro, tanto a moldura quanto a interface são diferentes do Kia.

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Perai!!!!

 

Algumas coisas não estão batendo..

 

O cabo de sinal vem da frente do carro enquanto o amplificador original está no porta malas??????

 

Não faz o menor sentido isso, se o amplificador original está na mala, o conversor deveria estar lá,, e não na frente do carro.

 

 

Se o a HU tem SPDIf, teste em algum equipamento com entrada tal, ou até mesmo um conversor para rca, e veja se as coisas melhoram...

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Nisito,

 

olha o diagrama que eu publiquei alguns posts acima. Ele é do manual de reparos original do fabricante.

 

Sai SPDIF do HU para o amp, sai mais um par de fios que levam o audio do GPS para este mesmo amp. Depois volta do amp para a HU e então sai da HU 4 pares de fios para os falantes.

 

Se eu substituir o amp spdif, o gps fica mudo.

 

Abs

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