Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Carlos.Som

(DÚVIDA) CROSSOVERS EM GERAL

Recommended Posts

Salve pessoal,

após um bom tempo sem participar ativamente, estou de volta.

Seguinte, imaginando um trio 3 vias, qual crossover atual no mercado atenderia melhor.

Eis que surge algo interessante a ser discutido.

Vamos ao ponto principal, em todos crossovers que analisei, os cortes LPF na faixa dos médios/agudos(Mid High) chegam a no máximo 12Khz.(Melhor das hipoteses 16Khz).

Ai que pergunto, pra quem utiliza, woofer(45hz-150hz), médios(150hz-800hz), driver TI(800hz- flat).

Esses crossovers do mercado seriam um fiasco, estou certo?

Pois investir em um driver TI de boa qualidade(ETD, 4400TI, 9950) para alcançar no máximo a frequencia de 12Khz(Maioria dos cross) seria desperdício correto.

E ligar o driver na saida High do cross calharia que o corte HPF seja de no mínimo 1.5Khz pra cima(Normalmente 2Khz na maioria dos cross), que também seria um desperdício.

O que acham disso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pega um banda px1 ele tem corte 24db (ideal pra driver TI) e 4 vias com corte de frequencia de 5 em 5hz

processador-de-audio-banda-expert-px-1-crossover-15-bandas-15177-MLB20097052917_052014-F.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem lembrando Tiago e Luiz.

Realmente eu já tinha visto esse cross da Banda, só não consegui o manual dele para analisar as especificações. Acredito então que seja somente esse cross da Banda o único que ofere opção de corte adequado para os drivers Ti renderem tudo que podem.

Minha pergunta no geral foi mais uma para gerar uma discussão saudável, haver troca de informações.

Pois não é por nada, mas esses cross stetsom, jfa, taramps, puta de uns cortes enrustidos, é difícil achar uma boa funcionalidade pra eles até em um trio 3 vias simples.

Ai se for mais a fundo pensar em trio 3 vias com equipamentos mais refinados complica mais ainda.

* Não compreendo por exemplo no cross da jfa, pq 24db/8 na vida de graves e somente 12db/8 na via de médios/agudos. É cada uma...

Editado por Carlos.Som

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem lembrando Tiago e Luiz.

Realmente eu já tinha visto esse cross da Banda, só não consegui o manual dele para analisar as especificações. Acredito então que seja somente esse cross da Banda o único que ofere opção de corte adequado para os drivers Ti renderem tudo que podem.

Minha pergunta no geral foi mais uma para gerar uma discussão saudável, haver troca de informações.

Pois não é por nada, mas esses cross stetsom, jfa, taramps, puta de uns cortes enrustidos, é difícil achar uma boa funcionalidade pra eles até em um trio 3 vias simples.

Ai se for mais a fundo pensar em trio 3 vias com equipamentos mais refinados complica mais ainda.

* Não compreendo por exemplo no cross da jfa, pq 24db/8 na vida de graves e somente 12db/8 na via de médios/agudos. É cada uma...

hj em dia tem mais opcoes de crossover digital 24db tem esse da banda tem o Taramps DTX 2.4S,Booster BC-60 X,se tem mais eu nao to lembrando agr [^]

crossover-taramps-dtx-2-4s.jpg3ad55bf00a48a2a9b5808c4752fa820.jpg

tem tbm os processadores,mas sao caro pra ca***** os que eu lembro agr sao Dbx 260,DCX2496 da Behringer,STX 2496 da Stetsom

260Front_lg_original.jpg

DCX2496_P0036_Left_XXL.png

processador-stx2496-stetsom-13311-MLB20076106173_042014-O.jpg

Dbx 260 e DCX2496 são 110v e 220v para usalos em som automotivo presisa de um conversor,eles sao os mais usados em paredoes :rolleyes:

[^]o-o- o-o- eles bem q podia colocar os corte de 24db na via mid high :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O jfa x5 tem corte em 24bd no hig pass das vias low e mid high e 12bd no hig pass das demais, ja o low pass de todas as vias tem corte em 12db, tenho um e troquei recentemente para o banda px1 e depois de regular tudo resolvi voltar pro jfa principalmente pela perca da qualidade no grave 20hz ~~ 120hz.

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado, pois existe crossover com diferenças atuação no ramo automotivo isso nos seus cortes, alguns são voltados exclusivamente ao trio outros querendo ser misto para todos os segmentos do som automotivo ai eles percam.

Exemplo o JFA ele para trio na faixa de grave não é muito bom devido a sua escala nos cortes diferente do Taramps e Banda PX1 que tem como cortar aonde queremos para nossos trios, agora o JFA seria muito bom para quem gosta de subgrave som interno e trio para o corte abaixo de 50hz inicial.

Fora isso tudo existe atenuação de filtro em db que é muito importante.

O Behringer aqui é muito usado não só em paredão e sim nos trios automotivos aqui é tão comum que existe um marcado que tem o kit usado deles com inversor e tudo claro com versões antes de 2014 mais muito bem utilizado, acredito que seja mais comum em carros agora por aqui, sem conta que ele é melhor processador para faixa de grave (50hz a 200hz) e altas

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um ser simples (2 subs, 2 médios, TI's) usaria o px1 mesmo por ser barato, nas se for um ser com 4subs, 4 médios e 2 ti eu já partiria para um dbx 260 que tem as mesma funcionalidades do dcx e um timbre e durabilidade muito melhores. Sem contar q custa quase o mesmo no brasil ç, ja no py e outra historia, o dcx nao custa nem a metade do dbx

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente nesse cross taramps DTX teria o mesmo problema.

Corte LPF da via Mid High é de no máximo 12Khz.... usar um driver TI seria besteira.

E se pular pra via High também é ruim, HPF a partir de 2Khz

Processador de audio é top, mas prepara o bolso... muito $

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui um kit com processador+cabos+inversor novo +- R$ 1700 na loja e com garantia delas na net acho que deve sair mais barato ruim é garantia se precisar de outro ou conserto com urgência e usado na casa de R$ 1000 a 1200 dependendo da versão falo o ano do processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal depois de alguns anos fora resolvi da uma passada por aqui e esse assunto me chamou atenção pelo fato de estar passando por esse mesmo dilema e sem opção de compra de um bom crossover.Ja que meu JFA teima em da mau contato nos soquetes da placa do circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tem gente tendo problemas com os cross JFA...

conheço pelos menos uns 3 que tiveram problemas de parar de funcionar e de ruido.

Compartilhar este post

Link para o post

O jfa x5 tem corte em 24bd no hig pass das vias low e mid high e 12bd no hig pass das demais, ja o low pass de todas as vias tem corte em 12db, tenho um e troquei recentemente para o banda px1 e depois de regular tudo resolvi voltar pro jfa principalmente pela perca da qualidade no grave 20hz ~~ 120hz.

montei uma saveiro recentemente um trio em uma saveiro composto por: 4xSUB800, 3x12pw5, 4xd405 e 4stw, anteriormente estava instalado um JFA 5 vias e essa semana trocamos para um processador banda, cara a diferença foi absurda em todos os aspectos, ganhamos peso nas baixas, médios ficaram mais presentes, e o corte nos stw bem mais precisos, fora o EQ, sabendo dar uma apimentada ou uma podada pra corrigir alguma coisinha aqui e ali é um adianto!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o meu x5 a 3 anos e em nenhum momento me deixou na mao, fiz teste com o stx104 e px1 e voltei prontamente para o Jfa,mas nao e por isso que outros nao teram problemas, ate hoje minha experiencia com ele e bem satisfatoria, o px1 ta guardado e depois vou estudar melhor as regulagens e fazer mais testes.

Compartilhar este post

Link para o post

eu troquei meu JFA por Px1 e nao me arrependi

antes do JFA usava o taramps crx.. nao gostava.. corte fraco e impreciso.

e meu JFA dava um ruido, mas so dava pra ouvir em volume baixo, parecia um barulho de sapo kkkkkkk

mas quase nao dava pra ouvir

sei la, o PX1 deixa o cone muito controlado, tanto no grave qnto no medio... os AF nao perdem a linha..

deu mais folga no meu som, deixando o clip mais longe.

o px1 alem de ser preciso nos 48db, ele faz o ajuste de 5hz em 5hz... de todas as vias, tanto no hpf qnto no lpf... alem do recurso de delay e a equalização.

mandei um email esses dias para Banda, perguntado em relação ao PX2

me disseram q ja esta em projeto e vira com muitas novidades... mas nao poderiam entrar em detalhes e nem data de lancamento

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por Rafa Faria

Compartilhar este post

Link para o post

Esse px2ja tem mais de um ano que ja ouço falar q vai lançar e nada,

se ele vier com tudo q o outro tem e com compresor/limiter e um ajuste altomatico e custar menos de 700 conto pode esquecer de dcx, isso se ele tiver um timbre bom tmb

Compartilhar este post

Link para o post

se o PX2 vir com limiter/compressao e otras cositas mais... compensa pagar 700 mangos,

ate pq nao existe processador automotivo nessa faixa de preco.

e o pessoal paga 400 conto num crossover simples...

Editado por Rafa Faria

Compartilhar este post

Link para o post

nossa kra nao conhecia esse processador da stetsom! que TOP!

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...