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Alves

O melhor entre o Porsche 911 Turbo Cabrio e o Audi R8 Spyder

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Fantasticamente aberto

Apontamos o melhor entre o Porsche 911 Turbo Cabrio e o Audi R8 Spyder

 

 

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Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro X Porsche 911 Turbo Cabriolet

 

C arros como o Audi R8 Spyder V10 e o Porsche 911 Turbo Cabriolet devem ser classificados como “esportivo aberto” ou “conversível superveloz”? Durante nosso período de avaliação com os dois, a resposta ficou clara: eles oferecem muito mais do que estradas podem suportar, mantendo um espírito tão esportivo quanto o de suas opções cupê.

 

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Para arrancar forte é melhor ter as capotas levantadas. Os dois câmbios de dupla embreagem trabalham apenas sob o comando do motorista nesse caso, sendo que o do Porsche se comporta melhor. Os dez cilindros do motor do Audi, por sua vez, emitem a sinfonia em alto volume de V10 aspirado. Nas trocas de marcha ascendentes ele não tem medo de ultrapassar a marca de 8.000 rpm no conta-giros.

 

Já o 3.8 com injeção direta do Porsche pede que o comandante atrás do volante seja cauteloso com os 520 cv que ele tem à disposição. Se você exagerar no acelerador tenha certeza que vai suar muito para efetuar uma eventual correção. Se você estiver em alta velocidade, a frenagem brusca desperta a traseira, e um drástico subesterço ocorre ao apontar para uma curva. Um leve toque no acelerador, contudo, ainda exige o reflexo de um contra-esterço. Logo, se você não é adepto de muitas emoções ao volante não é bom dirigir sem a proteção que os sistemas eletrônicos conferem a esses carros.

 

O 911 é capaz de deslocar a força que chega às rodas em até 63% para o eixo dianteiro, enquanto no R8 o total não chega a 30%. Outro ponto importante do Porsche é que ele conta com um arsenal tecnológico invejável: amortecedores adaptativos, estabilizadores de rolagem da carroceria (opcional) e tração integral.

 

A intensidade com que o 911 acelera a partir das 2.400 rpm é impressionante. Fazendo um barulho tão alto como o de um aspirador de pó industrial ele atinge 200 km/h em apenas 10s9. E de 0 a 100 km/h? Você quase não percebe os 3s1 que o 911 Turbo precisa para cumprir a prova ou os 3s8 demandados pelo Audi.

 

A força bruta de aceleração do Porsche, contudo, surge em uma proporção extremamente equilibrada e sem deixar o roadster perder aderência em curvas. Nos testes dinâmicos os modelos mostram diferenças importantes quando analisamos as diferenças de velocidade no teste do slalom. Enquanto o piloto do Audi precisa “trabalhar” para passar entre os cones, o do Porsche contorna os obstáculos mais facilmente.

 

O 911 também saiu-se melhor em frenagem. Mesmo equipado com discos de cerâmica, o que deveria lhe render certa vantagem, o R8 Spyder percorreu distâncias maiores. Vale a pena citar que as medições foram efetuadas com o conjunto aquecido, o que ajuda a torná-lo mais eficiente.

Recolhidos bem atrás dos bancos, os tetos de Porsche e Audi levam, respectivamente, 13s e 19s para serem armados ou recolhidos. Durante nossa avaliação no cirtcuito, o R8 mostrou-se muito mais sujeito a turbulência no interior da cabine com a capota recolhida. Além disso, seu interior já pede uma renovação, em especial quando observamos sua central multimídia.

 

Só que por outro lado o ruído do V10 do Audi é bem mais empolgante que o 6 cilindros boxer do rival. Algo que é difícil entender no R8 Spyder é que, mesmo 85 kg mais pesado que o Porsche, sua rigidez torcional não impressiona. Sua suspensão também não oferece o mesmo nível de conforto que a do Porsche, que é capaz até mesmo de absorver pequenas imperfeições no piso, o que é ótimo em um esportivo desse nível.

 

Saindo de nossa avaliação no autódromo, partimos para uma análise diferente envolvendo os dois modelos: qual se adapta melhor para o uso diário?

 

Nesse aspecto pesa a favor do 911 seu compartimento para bagagens um pouco maior do que o disponível no R8. Os 15 litros que separam um do outro podem parecer insignificantes, mas considerando que o volume total em ambos giram em torno de 100 litros, qualquer ganho já passa a se tornar importante.

 

Nos dois conversíveis você encontra um espaço atrás dos bancos que pode ajudar na hora de transportar pequenos volumes, mas em nenhum deles o tema praticidade é digno de nota. Com mais recursos de conforto, como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, o Porsche é um modelo que parece se preocupar mais em oferecer comodidades ao motorista e ao passageiro. Como se não bastasse, o 911 Turbo também consumiu bem menos em relação ao R8 Spyder, em média 1 litro a menos de gasolina nas diferentes avaliações.

 

Mais moderno, extremamente veloz e adaptável para o uso cotidiano, o Porsche vence o comparativo contra o exótico Audi RS Spyder, que possui um estilo mais esportivo em relação ao ao concorrente de Stuttgart.

 

Ele é mais caro que o Audi, porém o 911 oferece um nível de desempenho e dirigibilidade tão elevados que poucos condutores serão capazes de explorar ao máximo. Além disso, ele oferece mais espaço e uma cabine mais agradável para receber seus felizardos ocupantes.

 

Já o Audi R8 trilha um caminho diferente do seguido pelo Porsche. Ele também é um carro rápido e exige reflexos de piloto para quem quiser dominá-lo. A bordo dele você obtém mais emoção em relação ao “nervoso” Porsche. O magnífico V10 que este Audi esconde abaixo da carroceria conquista pelo canto apaixonante. Enfim, dois ótimos carros para curtir um dia ensolarado!

 

Conclusão;

 

1º Porsche 911 Turbo Cabriolet: 388 pontos

 

O 911 Turbo Cabriolet é, sem dúvida, um carro que oferece muito mais do que um motorista comum pode explorar. Tanto em retas, como nas curvas e até mesmo em um autódromo, ele mostra que mantém o mesmo espírito esportivo do cupê.

 

Ele mostrou-se extremamente veloz, como é possível verificar em medições como a de 0 a 180 km/h e a de 0 a 200 km/h, superando com certa folga o Audi R8 Spyder V10. Além disso, também se diferencia pelo interior mais espaçoso para os dois ocupantes, o conforto de rodagem superior e o habitáculo mais moderno. Nesse ponto, ele tem a vantagem de ser um produto mais recente em relação ao R8.

 

Tanto o 911 Turbo Cabriolet como o R8 Spyder V10 estão disponíveis no Brasil. O Porsche é tabelado em R$ 1.050.000, exatos R$ 101.000 a mais do que o 911 Turbo Coupé. Sem ficar devendo nada em termos dinâmicos para a opção com teto rígido, a escolha entre um e outro acaba sendo pessoal. Só atente que, tanto no Coupé como no Cabriolet, o custo de aquisição é bem superior em relação aos concorrentes diretos, dentre eles o Audi. O mesmo ocorre com os custos de manutenção.

 

2º Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro: 349 pontos

 

Se você não quer um esportivo somente pela velocidade, mas um carro capaz de lhe trazer mais diversão, então o R8 é sua escolha. Ele é capaz de treinar seus reflexos como piloto e provocar muitas emoções ao volante. Seu V10 é excelente e agrada em cheio pelo ronco entusiasmante. Seu habitáculo se mostrou o mais ruidoso com a capota aberta, oferece menos espaço e já não é tão atrativo como antes. No Brasil, o R8 Spyder custa R$ 859.200 e seu único opcional são os bancos esportivos tipo concha, que acrescentam R$ 15.000 ao preço do conversível.

 

Ficha técnica:

 

Porsche 911 Turbo Cabriolet

Motor disposição/número de válvulas: traseiro, boxer, 6 cil., 24V

Cilindrada (cm³): 3.800

Potência (cv): 520 a 6.000 rpm

Torque (mkgf): 72,4 a 2.100 rpm

Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas

Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/multibraço

Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.685/360

Dimensões em mm (comp./larg./altura): 4.506/1.880/1.292

Entre-eixos (mm): 2.450

Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 11

Porta-malas (litros): 115

Tanque de combustível (litros): 68

Pneus (veículo testado): Pirelli 245/35 R20 (diant.) 305/30 R20 (tras.)

 

Audi R8 Spyder 5.2 FSI

Motor disposição/número de válvulas: traseiro, V10, 40V

Cilindrada (cm³): 5.204

Potência (cv): 525 a 8.000 rpm

Torque (mkgf): 54 a 6.500 rpm

Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas

Suspensão (dianteira/traseira): independente

Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.771/274

Dimensões em mm (comp./larg./altura): 4.440/1.904/1.244

Entre-eixos (mm): 2.650

Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 11,9/11,7

Porta-malas (litros): 100

Tanque de combustível (litros): 80

Pneus (veículo testado): Pirelli 235/35 R19 (diant.) 305/30 R19 (tras.)

 

 

Autor das imagens: Achim Hartmann

 

 

 

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/ja-dirigimos/comparativos/fantasticamente-aberto/?rlabs

 

 

 

 

 

 

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Dois carros fantásticos e lindos, eu sinceramente não saberia qual escolher logo de cara mas o estilo do R8 me agrada mais.

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Dois carros fantásticos e lindos, eu sinceramente não saberia qual escolher logo de cara mas o estilo do R8 me agrada mais.

 

Sem falar que se é pra andar sem teto, que o carro tenha algum barulho.

O v10 atrás da sua cabeça deve ser animal, e ainda existem os manuais pra completar o pacote...

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Sem falar que se é pra andar sem teto, que o carro tenha algum barulho.

O v10 atrás da sua cabeça deve ser animal, e ainda existem os manuais pra completar o pacote...

 

Olha, quanto ao barulho eu nem ligo muito, quem tem cacife para pagar 800 conto em um carro pode muito bem importar o escapamento que quiser. Mas com certeza o V10 deve ser mais lindo de ouvir :mac1 :mac1

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Olha, quanto ao barulho eu nem ligo muito, quem tem cacife para pagar 800 conto em um carro pode muito bem importar o escapamento que quiser. Mas com certeza o V10 deve ser mais lindo de ouvir :mac1 :mac1

 

É que o porsche turbo não tem muita mágica pra fazer...

Se fosse um carrera, andaria menos mas a experiência sonora seria bem diferente. O escape esportivo da porsche é muito bom, mas no turbo não empolga de jeito nenhum :vts

Acho que um turbo conversível é um puta disperdício, ninguém vai usar pra performance, e o com teto rígido é mais firme e afiado na pista. Aí sim valeria a pena um turbo. Pra passeio os aspirados já tão bão demaisssss.

 

Eu achei o R8 até silencioso.

 

Com o escape original não é tão bruto quanto um aftermarket mas acho massa também, afinal é o mesmo motor do Gallardo, não tem como ficar muito ruim rs.

 

edit: opa, postei um v8

 

http://www.youtube.com/watch?v=sH0I_bDoLNI

http://www.youtube.com/watch?v=goV70LM4NXs

Editado por murillo_g_b

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Conversível para mim é a Ferrari Califórnia, na terra da Rainha a diferença $$$ não é tão grande...

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