Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Filipe Andrade

Duvida combinação de cortes: cross, player e modulo

Recommended Posts

Postado em (editado)

Galera to com uma dúvida nos cortes do cross atualmente to usando assim:

Sds 2.7. - 50-150

Esx310. - 150-15â¿0

Erd72250 - 1500-20000

Meu cross é o jfa de 5 vias

Esses cortes estão certos em termos de SPL e qualidade ?

E quando for dar kacete Posso continuar usando eles quando for usar o som tocando no limite sem ter o risco de queimar reparo?

Sera q ta forçando muito o esx descendo ate 150 ? Queria descer ate uns 120 mais fiquei com medo por n entender

Meu player é o Pioneer golfinho DEH8680 o hpf ta em 80hz

Também n entendo muito da regulagem do player e do módulo e como fazer essa combinação , se alguém poder dar uma força fico grato :)

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por Filipe Andrade
Postado em

Na verdade médios de 10 polegadas o rendimento dele sem força tanto na durabilidade como db é usado em 200hz inicial, mesmo deixando um pequeno buraco nas vias é mais prudente devido isso, abaixo de 200hz de corte inicial somente com 12 polegadas, também não deve uma via entra na outra é que diz a regra, por isso mesmo que o 10 pudesse descer tanto ou mesmo sendo de 12 não deve entrar na via do grave.

Outro problema é o seu jfa 5 vias, acho que somente uma via dele é 24db isso é ruim, procure crossover com todas as vias 24db/8 ou 48db/8 como um processador banda e voltado ao trio, assim terá um melhor rendimento tanto em db como proteção na durabilidade dos equipamentos além de muita qualidade.

Corte:

Grave sds 50hz a 160hz

Médio grave esx310 200hz a 1200hz / médio grave de 12 polegadas 160hz a 1200hz

Ti eros: 1200hz a flat (no seu caso devido esse jfa tem corte não todos em 24db usam capacitor, agora em 24db/8 nele ou 48db/8 não precisa do capacitor, até protege mais mesmo cortando em 1200hz, digo que em 48db/8 da para chegar 1kz no corte incial, porem tem diminui o final do corte dos médios até 1kz para uma via não entrar em outra, as vezes é melhor deixar pequeno buraco na via que entrar na outra)

Postado em (editado)

Beleza então vou por o corte do esx em 200 , valeu mesmo .

Me arrependo bastante de n ter comprado um crossover digital a diferença nem é tanta e o ganho muito alto.

Minha maior duvida agora é com o player to quebrando a cabeça pra configurar e da uma diferença muito grande no volume do som

Devo por reforçador de grave ?(lembrando que uso um hd 5000 pra sds )

E intensidade do som também liga ?

O Hpf tem gente que manda eu desligar e tem gente que manda eu cortar em 80

E o corte final em 100

Tem o equalizador também ajustável de 6 bandas que também da uma grande diferença só que n sei ate onde posso aumentar sem que gere distorção

Editado por Filipe Andrade
Postado em (editado)

No crossover só vai usar o HPF em 50hz e nada de usar LPF no final pois se corta em 100 não vai tocar muitos ritmos das músicas brasileiras que é maioria em 75 a 90hz aonde fica o pico dos graves, pois para pegar nessa faixa o corte no mínimo deveria ser em 140hz o normal é 160hz para 18, isso só no crossover para dar a média aonde fica esse pico que falei, aonde estão muitas musicas em geral.

Quem corta em 80hz hpf ele só vai toca de 80hz para frente e nada a baixo e ruim que a média fica na casa de 140hz com isso não toca grande parte das músicas só pancadão e nesse caso seria melhor com esse corte autofalante de 12 e não 15 ou 18.

Normal é 50hz no crossover e 50hz no hpf, pois teu grave vai toca de 50hz e o final do corte do crossover que eu indiquei 160hz, trio é assim e nada de usar o LPF.

Editado por Luiz Rafael
Postado em (editado)

Lembra que falei só mexa no hpf no grave só isso, o resto não precisa, agora nas outras equalização no pioneer como lourdness, SLA e reforço do grave e outros detalhes que vai se encaixando no seu gosto, esses sim.

Aconselhei só mexer no HPF pois vc tinha que usar um corte igual do crossover ou a mais no LPF e tem um LPF errado na sua demonstração fazendo isso deixara de toca 1kz a 1.5kz do ti, tenha cuidado com isso, por isso evitamos usar corte LPF, pois o crossover já faz isso e bem melhor.

Evite LPF vai afetar o corte que colocar no crossover em alguns casos e vai perder muita qualidade e etc, quem usa é mais o povo que não tem crossover ou som interno, trio o crossover da conta.

Aqui nossos trios usamos, mesa de som+ processador +alinhamento em RTA , além das caixas de alto rendimento e voltado ao grave e cobertura, refrigeração e etc. Todos alinhados na vertical ou o máximo para evitar o cancelamento de onda (isso no carro em alguns casos devido o espaço e escolha de equipamentos de alguns)

Editado por Luiz Rafael
Postado em

Eu coloquei um video no YouTube mostrando as regulagens do player

N tem a opção de desligar o LPF n nesse player só tem como desligar o HPF o maximo que dar pra por no LPF é 125hz e um reforço que vai ate 4 acho que deve deixar mais estendido o corte .

Então vou colocar a gosto o reforço de grave e as outras coisas n havendo distorção posso aumentar a vontade então né ?

Postado em (editado)

Não se liga subwoofer em trio, por isso falei que só tem HPF, quando liga função subwoofer ai aparece HPF E LPF e isso não tem utilidade em trio, desligue e faça que comentei para você, teu som é trio e aquela função é para função subwoofer som interno não tem utilidade no trio.

Desligue todas as funções subwoofer teu som que está sendo limitado, não terá volume, db e cobertura aberto.

Use só HPF em 50hz vai notar o teu som com mais volume e força aberto.

Editado por Luiz Rafael
Postado em (editado)

Talvez na colocação do RCA no mp3

http://autoforum.com...sub-sao-stereo/

http://autoforum.com...sem-usar-sub-w/

Lembre que teu som é trio elétrico e o teu grave tem que subi até 160hz tanto no mp3 como no crossover para ter uma boa média em todas as músicas, ótimo db e cobertura, vai pegando as melhores respostas que se encaixa nisso para o seu trio, pois a esses posts são de outras modalidade de som, mas o contexto da para aproveitar.

Editado por Luiz Rafael

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...