Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spllin

Trio com TORNADO 4000

Recommended Posts

Ola galera.

Estava tentando fazer um projeto com 2 DD3515+driver pois as vezes preciso de uma musica em churras e tals....

pelo falo de não ter ctz se ia ficar legal hoje troquei eles pau a pau com 2 tornado 4000 zero com um cara da loja aqui perto.

o que acontece e que gosto muito da musicalidade dos subwoofers, mais preciso as vezes abrir a mala e fica a desejar.

conversando com esse cara ele me falou que os tornados tem muito sub grave quando instalados corretamente, e já tinha ouvido isso..

e como nao confio muito em instalador eu mesmo vou fazer a caixa igual ia fazer para os dd....

Estou pensando em fazer as mesmas medidas que ia fazer para o dd... Espero que me ajudem a fazer tudo certinho.

medidas:

91cm de largura.

62cm de altura.

41cm de profundidade.

MDF de 20 mm

isso vai me render 186 litros brutos. como vou separar as camarás vai me dar +\- 93 litros brutos por camará

descontando a divisória, os subs e os dutos deve me dar ums 85 a 87 litros reais pelos meus cálculos...

Vou utilizar dutos circulares pois não se fazer duto régua.

estou querendo coloca 1 duto para cada falante...1 duto de 4 polegadas com 27cm de comprimento.

Gostaria de saber se essa caixa vai me render um bom sub grave...pois queria fazer uma caixa que eu pudesse aproveitar o máximo o sub grave desses tornados....

alguem poderia para mim calcula a frequência q essa caixa iria ficar?? ou o que devo fazer pra melhora-la.

vou utilizar mdf de 20mm... vou utilizar um stetsom 4k2 pra empurrar os tornados...

2 D-405 + 2 st-400 ligados em 1 Taramps T-600.

2 baterias de gel de 100ah + uma de 90 Ah do cofre.

1 crossover 3 vias

1 mega capacitor 10 farad

mais para frente vou colocar 1 fonte....

Mais minha duvida e com a frequência da caixa e com o sub grave dos tornados, Pois quero tocar ele na frequência mais baixa q eu puder.

alguma pode ajudar?? Obrigado.!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc pudesse colocar 2 medios, mesmo de 8, ia dar uma musicalidade muito boa

Compartilhar este post

Link para o post

amigão ja que você quer um so mais puchado pro sub a sua caixa esta com um bom volume, ja vou avisar que no começo você vai achar seus tornados um pouco secos, mas isso é normal, esse woofers com potencia elevada tem as partes moveis bem rígidas, so depois de algumas semana vai começar a melhorar bem e o grave vai ficando mais macio.

fiz caixa para um cliente com pouco mais de 70L livres para cada tornado 4000 e sintonia em 60hz, no seu caso eu usaria em 50 ou 55hz ja que não abre mão de um bom subgrave interno. sobre o duto 1 de 4" pra cada falante é muito pouco, e você vai ter problemas com sopros. coloque 2 pelo menos se couber pode colocar 3 de 4" pra cada um

vamos supor que o volume fique em torno dos 85l livres, pra sintonia ficar em 55hz você teria que colocar 2 dutos de 4" por 11cm de comprimento, se for colocar 3 dutos eles teriam que ter 20,1 cm de comprimento

voçe pode ate fazer com sintonia em 50hz mas nao vai impressionar pra fora vai ficar bem mediano em termos de SPL, mas pra dentro tocaria melhor nas baixas.

pra sintonia em 50hz 2 dutos de 4"x 14,8 de comprimento.... 3 dutos de 4" x 25,8 de comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

Will...(((SPL))):

São de "15 amigo". Quero sim uma boa qualidade, Mais não vou conseguir colocar médios pois não sobra espaço na malas pra mais caixa nenhuma.

Ai ia ter q mexer no banco e tudo mais...ai quero usar só os tornados mesmo.

Matheussom:

Pois e amigo eu curto muito sub-grave, gosto demais dos graves estendidos e encorpados que os subwoofers proporcionam.. acho q iria agradar muito dos DD's, Mais como disse sempre precisei do som pra um churras ou uma festinha pra da uma animada e tals...e sempre bom neh, e faz muita falta...

Por isso to optando por esses tornados, colocar ele o máximo de de sub que eu puder..rsrs...

essa caixa eu dei exemplo que era que ia fazer para os DD's...vc acha que seria uma boa continuar com essas medidas?? ou seria muito grande para os tornados de "15"?

Pow cara e vc salvou minha vida viu...vlw mesmo..tava tendo mo problema com a sintonia pq não sei calcular e tava perdidão...

Pelo que vc me falou se for com essas medidas ai que fizer a caixa vou arrisca 50Hz mesmo e seja o que deus quiser..Pois igual falei...meu lance e mais a musicalidade com carro fechado, só não quero abri a mala e o povo ver 2 sub gigante e passar uma vergonha pq não tem grave kkkkkkkk....mais acho q esses tornados mesmo em 50HZ vai me render uma grave bacana pra fora.....acho que vou utilizar so 2 dutos mesmo então, pq se colocar 3 vou perder muito a litragem....e querendo ou nao tinha calcula mais ou menos os 85 livres com apenar 1 duto...com deus deve cair para ums 83, a frequência vai mudar ou pode mandar bala desse jeito ai mesmo que to falando??

vlw amigo...ajudou muito....

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria a caixa com essas medidas mesmo, pois vc vai ter um bom volume pra ele descer bem, então faça com sintonia em 50hz e 2 dutos de 4", se nao ficar 100% depois so vc ajustar o comprimento dele pra mais ou pra menos, mas acho que 50hz vc irá gostar!, deixando o corte hpf em 40hz, se for abrir a mala e regassar o volume muda pra 50hz. se adicinar 2 medios ficaria top!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e vou fazer isso mesmo....tenso q pra mim regular o duto depois fica mo complicado pq vedo tudo com veda calha e quase solda o duto na caixa. kkkkk

mais acho q vai da certinho mesmo....to pesquisando aqui uns médios...mais preciso de algo com muita pouca litragem pq não vai sobrar quase nada...e não quero fechar a traseira pq se não vai prejudica a passagem do som para dentro do carro...

to vendo aqui uns de 8 igual o amigo ai de cima falou, mais não boto muita fé ne uns falante desse tamanho não...dependendo o que eu fizer os tornados e os driver vão engolir eles e não vai mudar em nada....

Uma coisa que estava pensando era os duto....eu vou colocar os duto na parte de baixo da caixa...só que tanto os dutos como os falante vão ficar no máximo 3 dedos da lataria do carro...sera q vou ter alguma perda nisso? alguma perda de deslocamento de ar ou sei la..pq quero colocar eles embaixo pra mim poder colocar os falantes o máximo pra cima pra não correr o risco deles baterem na lataria e rasgar......e tb ja me falaram que colocando o duto encima bate direto na tampa do porta malas e fica dando aquele barulho de lata batendo..... da minha caixa antiga era embaixo e deu super certo...mais como essa caixa e bem maior e os falantes são bem mais fortes pensei isso aqui...não sei se faz sentido mais me gerou essa duvida....Ou nao tem nada a ver isso??

vlw cara...ajudando demais....brigado mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai tava pensando e analisando tb esse lance dos médios e agora quero colocar tb...kkkkk

tenho muito pouco espaço sobrando e a caixa que da pra fazer e triangular e eu nao sei fazer...então vou ter que deixar isso na mão do inalador e seja o que Deus quiser...Deixar ele fazer a caixa do jeito que acha que deve e torcer para que fique legal...pq tenho ctz q nao vai medir frequencia nem duto nem nada...vai usar o espaço que te e o que der deu......

pesquisei um pouco sobre os médios de 8(vou ter que usar de 8) mais o que achei informação sobrando foi do 8pw3 e acho que 125rms nao vao acompanhar os tornados nao...quero algo em torno dos 250rms cada....alguem sabe me indicar um bom??? preciso de algo q gaste menas litragem possível possível...

vlw,,

Editado: Achei o magnum rex 8 polegadas 250Rms...Acho que vai ser eles mesmo....melhor usar dutada ou selada?? qual das formas pedem menos espaço? pq nao tenho quase nenhum...deve sair alguma coisa em torno de ums 20 litros no maximo para os 2.... sera q vai ficar legal?

e como vai quase tampar a traseira sera q vai atrapalhar muito o sub grave interno do carro??? vai sobrar pequenos buracos so....

Obs> devo usar 1 taramps t600 tb pra empurrar eles....

e ja que agora vou ter medio grave quero trocar as 2 D-405 por 2 D405 trio...seria melhor? a Taramps t600 vai tocar 2 trio+ 2 st400 de boa?? vlw

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal era que os dutos ficassem livres né, na parte de baixo eles vão ficar bem obstruídos, sobre chacoalhar sua mala esquece amigo kkkkkkk com os dutos em cima, em baixo, do lado etc.. sua mala vai fazer barulho de q qualquer maneira!!!.

sobre os medios de 8" eles vão fazer toda a diferença no seu som, você pode fazer uma seladinha de 6 a 10 litros que vai ficar muito bom, pode usar os magnum, selenium PX, ou PW, aqui no forum acho que o usuário lucasgyn vende os Power vox que a galera elogia muito e tem um preço bem acessível.

não faça isso continue com as D405, as 405 trio são mais estridentes. as 405 tradicionais tem um timbre muuuito melhor e mais agradável, já escutei uma do lado da outra e posso te garantir!

vc pode fazer o seguinte: compra uma SD400.4 para ligar cada par de driver e tw nos dois bridges, e uma SD250.2 para os medios e liga-los no bridge. ou compra uma SD800.4 ou TS1200.4, liga os dois medios em um bridge, drivers e tw nos outros dois canais.

pq vc nao faz o seguinte, posta aqui as dimensões da sua mala: largura maxima, altura até o tampão, profundidade maior e profundidade menor. assim poderemos te ajudar a projetar uma caixa trapézio aproveitando todo o espaço disponivel

Editado por matheussom

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk....Pois e...se nao tremer tb e mal sinal neh..rsrs

vou colocar um encima e outro embaixo nos cantos da caixa e chegar os sub mais para o centro da caixa..

vou testar esses magnum mesmo pois sao 250rms. vamos ver o que da....

vou fazer uma toda selada então 20 livres... sem divisória nao vai me atrapalhar em nada neh????

pela estrutura da caixa q vou ter q fazer vao ficar virando para cima mais e o jeito..kkkkk

o Problema da caixa e pq não sou profissional e tenho medo de fazer cagada com essas caixa diferentes....e a quadrada que fiz saiu perfeita...

se eu fizer a caixa com selada com 20 litros sem divisória tenho que forrar ela por dentro ou alguma coisa assim?

Outra coisa..caixa selado pede menos litros do que as dutadas?? mesmo selada vai me render uma frequência boa pro médio grave?

e o lance do sub grave interno....to com medo de ficar tampando tampando demais a traseira e o grave nao entrar redondo para dentro do carro...corro esse risco ou e mito isso?? pq se nao vou ter q andar so com banco traseiro deitado..kkkkkkk

mais muito obrigado matheus... ta ajudando demais nuss.... Outra coisa...fonte para segurar um set desse....qual amperagem seguraria a onda???

Obrigado.

EDITADO> Estou pensando uma coisa tb...esse falante com esses 2 dutos em cada câmera devem me tirar bem mais litros que estou pensando...

tem 93 livres por camará .. sera que os falantes e os 2 dutos vai ocupar só 8 litros?? pq se não vai dar menos de 85 litros por câmera, Mudando assim a frequência da caixa....ser q esse teoria procede?

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

post duplo

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

no seu caso não tem necessidade de fazer caixas dutadas para os de 8" pois tem potencia mais baixa e não vão sofrer com temperatura, como vc vai cortar o medio grave em no minimo 140hz é outro motivo para dispensarmos os dutos. não se preocupe vai ficar top!

no meu antigo set eu usava 4x8 em selada e tacava muito!

Sobre o grave não ir pra dentro do carro acho que não terá problemas enquanto a isso pois vc terá muito mais espaço que meu antigo set, o ford ka faltava desmontar grave pra dentro era um fenômeno mesmo, olha o video ai ( desliguei os drivers)

Grave pra dentro

creio que os dois dutos de 4" vão consumir no maximo uns 3L em cada câmara, 2 litros de a mais ou a menos não vai ser tão prejudicial assim, audivelmente vc nem vai perseber!.

pode sentar o bambu ai e começar a cortar madeira kkk

Editado por matheussom

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc não faz ideia como me ajudou....vc nao sabe como e ruim começar a montar o projeto com duvidas na cabeça...

acho que agora to com mais duvida nenhuma mais rsrs

cara esse som seu e exatamente o que eu queria...um grave maneiro para fora e um sub-grave monstro para dentro....

torço para o meu ficar algo parecido viu *__*

vou começar a fazer aqui e vou postando as fotos =D

vlw......

Editado: Vou tocar os 2 tornados com uma 4k2... da pro gasto neh?? ou teria algum melhor no valor de ate mil reais???

os driver vou tocar com uma taramps t-600 e os 2 magnum tb com uma taramps t-600..... to usando essas duas taramps pq acho um modulo bom e ja usei e nunca me deu problema....

e outra coisa....qual corte que faço para os tornados, para os drivers e para os medios??? Os medios vc falou que e 140hz....e para os sub e os drivers?

Editado por Spllin

Compartilhar este post

Link para o post

sempre que puder vou compartilhar as experiencias e conhecimento com os colegas do forum.

ja que vc ja tem a stetsom 4k2 não vai ser necessário investir em outro amp, vai tocar com bastante força, mas se quiser extrair tudo mesmo era bom um amp de de até 7k. (mas acho bobagem). ok pode usar os taramps sem problemas.

de inicio deixaria corte dos tornados de 40hz até aproximadamente 140/150hz, os médios tocando de 140/150hz até 800hz, d405 de 800hz até 5khz e tw de 5khz até flat.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e cara...quem me dera se por aqui tivesse pessoas assim igual vc para montar meu som...

quando converso essas coisas de numero, de frequências de litros e etc com os técnicos eles fazer uma cara tipo que não sei o que to falando,,deixa comigo que eu monto seu som ¬¬ isso da uma raiva..

ai...com o crossover 3 vias eu consigo fazer todos esses cortes??

Eu nao comprei ele ainda não...ia comprar o de 3 vias da stetsom..

e tb ia precisar da boa vontade do técnico que vai instalar para configurar o crossover do jeito que eu quero...

ja tentei entender a configuração do crossover e nunca entrou na minha cabeça...

se esse de 3 vias resolver, eu vou te mandar um foto dele e se nao for aproveitar demais da sua boa vontade e vc marcar a foto com um pontinho vermelho para mim(no Paint mesmo da) aonde devo deixar as chaves do crossover.... Se nao for pedir demais =D

Obrigado amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

tem muitos estaladores ai que é difícil de mecher kkkkkkkk na minha cidade aqui mesmo 90% deles não tem noção nenhuma de como regular o cross/ aparelho corretamente rsrs.

esse crossover não vai servir.

vou te dar 3 opções de crossovers mais simples que tem as vias/cortes ideais pro seu som.

JFA X5

Stetsom STX 104

Taramps CRX5

pode comprar que na medida que seu som for saido eu te ajudo a ajustar tudo direitinho

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas algumas coisas a acrescentar:

-esses magnum quebram um galho! Mas eu tentaria usar snake esx608! Tem um p.a. aqui que tem lines com 4 desses por lado + d330xti em guias de onda.. e acompanham 16x18 com folga! Proporcionalmente, 2 desses conseguem acompanhar 4x18 em p.a. (que o grave sempre toca com folga, flat) ou 2x18 em som automotivo! Se n da pra botar eles agora, deixa na lista de upgrades!

-titanium no lugar de fenolico + tw n rola? Snake d3100 tem timbre similar mas com bem mais qualidade e praticidade!

-evite a todo custo deixar o duto apontando pra mala! Eh bacana pra qm n entende, a lata batendo e tal.. mas ali vc tá perdendo alguns decibéis pra vibração! Eh como se uns 20% da pressão virasse prec prec prec! Inclusive, se for colocar o trio de volta no meu carro, penso em botar uma chapa de mdf 20mm vedando a mala, forçando o grave a sair sem ter o que vibrar! Perdas zero, aumenta muuito a qualidade do conjunto!

-ja foi comentado, mas eu pensaria mais pra frente num up de amp.. pra tocar com folga.. da pra tirar facin uns 30% a mais de spl mudando só o amp!

-atenção especial à alimentação e proteção do sistema! Não tenha pena em investir em fusíveis/disjuntores... ja passei mt sufoco por n usa-los. E se costuma tocar parado, invista numa boa fonte!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Matheusom:

Pois e cara....da ate preguiça dos das pq eles falam dessas coisas com tanto desprezo como se não tivesse importância nenhuma...

e e os mesmo que já vi montando vários paredões para a galera competir... tenho ctz q poderia ficar bem melhor se o cara tivesse feito tudo certinho...

Mais demoro cara...vou ver qual desses tem um preço melhor aqui aonde eu moro e compro um dos 3....quando chegar nessa parte te falo pra mi da uma moral na regulagem. Brigadão ai amigo.!

blOom:

Pois e fera eu tinha dado uma olhada nesses ai tb... só que meu orçamento ja ta estourando hehehe....

mais se eu ver q da para colocar eu coloco esses dai, da pra ver que a qualidade e potencia e superiores ao magnum,

Essa Snake tem mais qualidade que a D-405? oO

Pois e...já analisei um lugar aqui que vai dar para colocar os 4 sem apontar para a tampa e nem ter problemas com a ventilação. Essa chapa de MDF que vc falou para colocar na malas seria em qual parte??? qual posição?? se tiver alguma imagem pra mandar, pq pode ser ate algo legal...so que nunca vi isso...

quero uma fonte sim...ia colocar ela mais pra frente mais agora acho q vou instalar junto.....quantos AH empurra um set desse em??

questão de bateria vou usar 2 de 100Ah

e devo usar ums 2 disjuntores...um no capo e um la atras com as baterias...queria colocar um do lado do motorista escondido para se precisasse desligar rapidamente por algum motivo....mais 3 disjuntores acho muito coisa...devo ter ate perdas com essas passagens todas....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...