Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
WP Baterias

Som Forte para Jeep Willys

Recommended Posts

Pessoal, Boa Noite !

Estou precisando muito da ajuda e da experiencia de voces para auxiliar no projeto de um set para o meu jeep.

Sou novo aqui no fórum e então me apresento saudando a todos os amigos.

Tenho um jeepão 6 cilindros, totalmente preparado com o que ha de melhor para trilha, mas uso apenas em pequenos passeios e gostaria de montar um som forte e que tocasse bem pra fora e também que fosse legal de ouvir dentro do jeep.

Ja tenho alguns equipamentos que gostaria se possível de usar que seguem abaixo listados:

- 2 falantes 6x9" - Pioneer 6988 ( instalados em caixa selada no volume correto) - traseira do jeep

- 2 falantes 6¨ - Pioneer (instaldos na frente do jeep (pesinho) -

- 1 módulo Soundream´s de 400w rms emprrando estes 4 falantes com os devidos cortes de frequencia.

Estes equipamentos ja estão instalados no jeep, sendo que a caixa com os 2 6988 é removível. Até então falamos sobre o som para dentro do carro.

Tenho os seguintes equipamentos ja comprados para os médios e agudos para fora do carro :

- 4 super driver selenium D250

- 2 super tweeter selenium ST 400

- 1 módulo Taramps TS 400X -

Estes equipamentos eu ja comprei mais ainda não esta montado.

A idéia seria quando for ouvir o som dentro do carro usar os falantes 6988 e quando for tocar pra fora do jeep tiro a caixa com as 6988 e coloco a corneteira citada acima e alimentada pelo TS 400 X.

A GRANDE DÚVIDA seria quanto aos graves !!!!!

Sabendo que para som pra fora o ideall seria usar woofer´s e para o som para dentro o indicado seria sub woofer fico numa duvida danada quanto a que tipo usar.

Lembrabndo que é um jeep e sua capota é de lona e incçlusive é reclinavel, ou seja , acaba que o jeep é bastante aberto, mesmo para som pra dentro.

Esta eu acho que é a grande questão do tópico.

Gosto de grave bem forte para fora do carro , mas gosto muito também de curtir um som forte, grave pesado e de qualidade dirigindo, principalmente quando estou fora da cidade, nas trilhas.

Peço então idéia e soluções aos expert´s aqui do fórum, pois em uma loja mesmo aqui da região disseram que aqui seria o melhor lugar para chegar a um concensso.

Para os graves então a idéia seria uma caixa com 2 falantes de 12¨ ou 15" , instalada na parte traseira do jeep e quanto a que tipo usar fico no aguardo do apoio dos colegas aqui do fórum com suas valiosas dicas.

- Tenho já 2 modulos de potencia que gostaria de usar um ou o outro, dependendo do set indicado por voces, sendo:

- 1 Taramps HD 1600 - 2 ohms (derepente se o set for com falantes de 12¨) - seria ideal devido a espaço !!!!!

- 1 Taramps HD 2500 - 2 ohms (derepente se o set escolhido for um pouco mais forte 15¨)

A idéia então seriam os 2 6¨ (pesinhos) na frente e a caixa de graves bem la atras "porta malas" do jeep. Emcima da caixa quando for tocar pra dentro vao as 6988 na sua devida caixa, e quando fopr tocar pra fora tiro as 6988 e coloco a corneteira.

Pessoal desculpe escrever bastante mas o intuito foi me explicar bem, fico no aguardo da ajuda de voces para definir principalmente sobre a caixa para os graves.

Desde ja agradeço a atenção !!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com relação a trio sempre o gasto é maior que um som automotivo e voltado a som interno, compensação o resultado aberto se torna muito superior.

Antes de tudo tem que entender quando você fala em corneteira passa na minha cabeça aquela peça que os drives estão na horizontal, ai que está o grande erro e custo elevado para pouco resultado, lembre que para usar uma corneta lado a lado na horizontal tem todo um estudo para evita o cancelamento, com isso, o resultado de dois drives na horizontal com certa distancia isso dependendo da boca vai toca mais que 4 na horizontal lado a lado cancelando as ondas pois estão se chocando quando sai o sons delas, por isso quando ver os trios eles sempre usam na vertical para evitar isso e ter realmente o rendimento correto.

Agora para o som trio, veja que estou falando de trio e para o seu gosto.

Procure falantes sub trio, pois estará mais familiarizado com eles devido à proximidade do timbre e te m que ser de 15 polegadas.

Falantes: Sub 800 de 4ohs da over, sds 815 de 4ohs e por último mais fraco deles o tornado 1100rms de 15 de 4ohs.

Modulo também tem seguir o seu gosto de subgrave e trio: Banda, stetesom, Sounditital e DAD são únicos que pode proporcionar esse som agradável e forte para você, potência de até 4000rms está muito bom, pode iniciar com 3000rms de 2ohs.

Corneta: Se for igual a muitos que vejo aqui e prefere um som mais grosso dos drives compre o selenium 405 de 2 polegadas tocará mais que sua caixa corneteira, lembre que se fizer uma caixa para esses drives e se for horizontal nada de coloca muito próximo e se usar a boca original do driver a distancia é de uns 35cm a 45cm de uma para outra está muito bom (um bom lugar para colocar dois médios entre eles).

ST pode escolher o seu gosto e custo, porem uma selenium serve.

Médios para preencher os buracos nas frequências, tipo pw3 barato e ótimo custo.

Basta um módulo de 4 canais tipo banda, taramps acima de 1000rms toca toda parte de alta como corneta+st+médios

Crossover: procure um bom digital de 24db em todas as vias ou 48db como o banda px1.

Tem baterias que a meu ver uma de 200 amperes e + uma fonte digital de 150 da conta dele o dia todo.

Cortes:

grave 50hz a 200hz na dutada

Médio de 10 polegadas: 200hz a 900hz

Corneta 405: 900hz a 5500hz

St: 5500hz a flat ou 25k.

Isso é trio o custo é um pouco alto, mas o resultado pode te surpreender tanto dentro como fora.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos muito pertinentes.

Tenho certeza que seguindo suas dicas ficaria excelente e vou seguir, principalmente quanto aos SD e ST.

Porém o espaço para a caixa é meio reduzido no jeep e eu ja tenho 1 Taramp´s HD 1600 e uma HD 3000, gostraia de usar uma delas para os graves.

Levando-se em consideração o espaço e na verdade não precisa ser um som tão pesado assim o que voce acha de usar o Taramp´s HD 1600 com 2 sub woffer´s de 12¨ de uns 700 watt´s cada numa caixa com duto. Qual sub me indicaria nesta condição. Voce acha que ficaria forte dentro do jeep e sem pensar em competir com outro carro, mas tocaria legal e com boa qualidade tb pra fora?

Valeu muito as suas explicações, uma verdadeira aula. Obrigado !!

Compartilhar este post

Link para o post

Não indicaria amigo pq sub de 12 que você tanto comenta e é mais voltado a som interno e não foram feitos para tocarem aberto, tem gente que usa, mas comparado os woofers é quase nada aberto, só que para um woofer render igual a frequência ou próximo tipo bem em 50hz (mínimo para trio) tem que ser de maior polegada que de 12 isso com woofer (bons modelos de 12 são e-1200mb da eros, mb 1.1 tocando 65hz a 75hz)

Já o taramps é um ótimo módulo, aqui usamos muitos eles assim como powersystems porem eles são bons para quem gosta e procura um som forte e voltado ao grave e não subgrave, pq ele rende bem na faixa de 60hz para cima e só começa em 50hz ai não teria um ótimo rendimento para quem usa subgrave em trio e assim como um falante (sub interno) que vc tanto deseja para toca aberto que não foi construído para o mesmo.

Dois sds 815 ou over sub 800 numa caixa sintonizada em 50hz é equivalente aos sub interno em caixas super pequenas para gera maior db aberto tipo um cara preta acredito que seja uns 4 a 6 no quesito subgrave e até 2 metros de som, já no quesito cobertura em distância com maior db total comparado a uns 8 a 10 cara preta isso a uns 5 metros e a 10 metros chega uns 12 a 16 cara preta (isso em lugar aberto, na rua).

woofer mesmo em dutada se for sintonizado em 50hz ele rende bem aberto até 35 metros com eros e escutando o grave ou subgrave um pouco mais longe.

Como o trio é sempre de maior o custo, o preço que vc compra um par de 12 woofer é melhor comprar logo o de 15, mesmo sendo de 15 da para fazer a caixa do manual o mínimo que vai caber no seu jeep.

Um bom que daria certo para os seus equipamentos seria:

Dois over de 15 steel de 4ohs com 400rms no seu taramps 1600rms.

Caixa do manual do site da over acho que caberia.

Basta duas cornetas e dois st, coloque os st no centro da caixa corneteira nova e os duas cornetas nas pontas bem afastados.

Som simples, olha veja que está faltando médio, mas toca bem por enquanto.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão Boa Noite !

Muito obrigado mesmo pelas suas dicas, uma verdadeira aula, e Parabéns pelo seu conhecimento e pela boa vontade em ajudar a galera bem menos experiente.

Ja desisti dos subwoofer´s e estou partindo para os woofer´s.

Como o espaço que o jeep oferece e pouco talvez so consiga colocar um woofer de 15¨.

Estou pensando num Tornado 2200, numa caixa de 90 litors com 2 dutos, em função como voce citou dos timbres ja mais acostumado, e usar o HD 3000 para empurrar em 4 ohms`s.

O que voce acha disto ? Qual seria sua indicação para o set com só 1 woofer de 15 ¨.

Desculpa ficar encomodando, mas queria resolver sobre os graves entre amanha e depois para ver se consigo ate o proximo fim de semana ja estar terminando a montagem.

Quanto aos SD e ST vou seguir exatamente o que voce falou, sendo apenas 2 SD bem distantes um do outro e 2 ST. e vou empurrar com a Taramaps 400X que ja tenho.

Para dentro do jeep vou manter os 2 falantes coaxias de 6¨ Pionner e os 2 6988 Pionner, empurrados pelo Soundream´s de 4 canais e 400W que ja esta tudo instalado no jeep,

Vou providencia um croos over para acertar os cortes de frequencia.

Tenho loja de baterias e tenho praticamente tudo, entre elas Optima, Impact, Freedom estacionaria (linha completa) e inclusive se precisar de algo tenho o maior prazer em ajuda-lo. A principio usaria uma Moura de 90Ah ja instalada no cofre e mais uma Zetta de 130 Ah (nova) que tenho la na loja fora da embalagem. Vou usar também um Megacapacitor de 3 F para o HD 3000.

O que voce acha disto tudo, falei muita besteira ?

Novamente muito obrigado pela sua atenção.

Grande Abra e fico no aguardo de mais um pouco de aula.

Compartilhar este post

Link para o post

De nada amigo gosto de ajudar, tornado de 15 é um bom falante e sub trio o grande problema dele que só tem 92db de sensibilidade mesmo tendo os 1100rms é muito pouco, pq existe uma formula básica para ver quem gera mais db, agora ele é bastante resistente pq até 96 db de sensibilidade são resistente, agora tem outros produtos melhores como falei antes acima.

Dava para colocar 1 de 18 tornado ele é melhor que o do que o 15 (não só pela área maior) pq tem 94db sensibilidade+1100rms só ai são dois 2db a mais.

Aconselho sub 800 da over de 15 de 4ohs ou tornado de 18 (tornado de 18 por ser automotivo pede caixa menor que os profissionais, consulte o site selenium e também essa linha da over pede caixa pequena), agora o tornado tem maior resistência devido as cachaçadas rsrs.

O melhor subgrave trio desses que citei é do oversound sub 800 linha profissional de 4ohs, agora o eros tende ser mais forte no quesito grave e força aberto.

Como vai usar taramps de 3000rms se for de 2ohs vai toca +-1900 rms a 4ohs (toca muito bem 1 falante de 4ohs), ou você usar um par para cair em 2ohs certo com modulo ai terá 100% (3000rms) do rendimento do modulo ou compra um modulo de 4ohs o ruim é quando for aproveitar ele no futuro set não terá muita utilidade se for para ampliar os equipamento (ao meu ver não precisa essa troca).

Obrigado amigo pela promoções das baterias, quando eu precisar entro em contato.

Quando olhar os equipamentos tem vários itens para olhar nos parâmetros mais lembre para o db sempre olhamos Sensibilidade e rms, claro tem toda uma formula com logaritmo, mas com isso vc terá uma base falo no quesito db.

Usaria 1 tornado de 18 caixa dutada iria gosta do resultado e pode fazer com 90 a 100 litros (popularmente chamado esse volume em litros), terá um ótimo resultado aberto.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Noite Luiz, tudo certo cara ?

Então meu amigo mandei vir um Eros SDS 2.7K de 15¨. O que voce me diz ? Fiz o certo ?

Agora é fazer a caixa. Pelo que andei pesquisando entre manuais e comentários, com 100 litros brutos e 2 dutos de 4¨, ainda não sei sobre o comprimento deles. Com sua experiencia o que recomendaria.

Não vejo a hora de ver o resultado.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

tem projetos no site da eros, baixe o pdf e mande fazer é um ótimo falante e muito bom aberto.

http://www.eros.com....s.php?codigo=10

tem o pdf do sds 2.7 automotivo é muito bom com 53hz de sintonia

a profissional é mais subgrave porem um pouco maior e sintonia mais baixa esse último você pode gosta do som.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Opa acompanhando e muito, almejo um jipe para participar de encontros e conhecer lugares bonitos! se puder depois postar umas fotos para a gente!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Amigão.

Desculpe não tinha visto estes projetos no site.

Sem querer abusar só mais duas perguntas:

Para que fique mais adequada dentro do jeep eu poderia alterar o formato da caixa, mas mantendo o volume indicado nos projetos ?

A posição dos dutos faz diferença?, mantendo tb o tamanho indicado no projeto .

Pergunto pois para caber no espaço que tenho no jeep ela ficaria mais cumprida e um pouco mais baixa e um poco menos profunda.

Ficaria assim: 75cm de comprimento X 40 cm de altura X 40cm de profndidade, isso medida interna, resultando os 121litros do projeto profissional. pode ser ?

Desculpa ficar te enchendo o saco, mas prezo muito sua opinião, pelo seu elevado conhecimento.

Voce será o padrinho deste jeep pancadão !!!

Abraço e Mito obrigado !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aconselho não mudar muito, pois cada item tem o seu lugar no projeto para um bom desempenho e no seu caso tinha que projetar ele todo e com certeza mudaria algo no resultado final, pode coloca ele ao contrário falo em deitar a caixa tipo fazendo que a posição dos dutos (que era a parte de baixo da caixa no projeto) ficam no lado esquerdo e terá próximo a altura que deseja.

veja entre os dois projetos fica melhor deitado para da a altura que deseja e sempre corte em 50hz no crossover nunca abaixo.

Você pode ter o subgrave (woofer sub) que quiser desde que seja sempre em 50hz para cima pois trio elétrico é isso.

E as cornetas e st faça na vertical do lado da caixa de grave.

As st na parte de cima essa pode ficar na horizontal pois a frequência delas são tão altas que o som delas não se chocar horizontalmente diferente das cornetas que tem a frequência menor que a st e tem deslocamento horizontal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, Boa Noite !

Grande Luiz tive dificuldade em conseguirt mdf 18mm aqui na minha cidade só chegou esta semana mas ja esta quase pronto e ta tocando muito.

Valeu mesmo pelas dicas, ficou como eu queria.

Segue uma foto, não estou conseguindo baixar mais por aqui. Tenho as fotos do passa a passo do projeto.

Tenho elas na face: Walter Pulcineli , quaqluer coisa adiciona lá.

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, foram de grande ajuda mesmo.

Abraço.

post-79016-0-57509200-1405821245_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns amigo! Já mandei o convite no seu face.

Só deu certo pelo seu esforço em aprender e ouvi todos aqui que tiveram uma grande participação no seu projeto.

Eu que agradeço por tentar aprender

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...