Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobertoLenz

Ajuda - Caixa 2 Tornado 18" Palio G2

Recommended Posts

Olá amigos do autofórum!

Sou novo por aqui, e novo também no segmento de Trio. Estou saindo de 2 DD 1515 e colocando 2 Tornado 18" 2200.

Já possuo um Stetsom 2K5 Eq para toca-los, mas surgiu uma duvida referente a caixa e dutos.

Porta malas do Palio G2 é muito pequeno e terei que arrancar o encosto do banco traseiro para caber.

Um amigo meu que faz alguns projetos de caixa fez o seguinte projeto: 92 (Base) x 56 (Alt) x 56 (Larg), com MDF de 18mm ficou com 243 Litros , e com duto retangular de 6 x 17 x 42 cm. Mas estou achando que este duto não está muito bom e gostaria da ajuda de vocês.

Caixa para um som mais misto, com um pouco de subgrave e não tão seco.

E a litragem com 121L para cada um esta bom? (130L recomendado fabricante)

Editado por RobertoLenz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

obs: estou pesquisando ja a algum tempo e não encontrei nada exatamente certo, somente projetos ao meu ver ruins ou diferente do que procuro!

Compartilhar este post

Link para o post

O tamanho da caixa ta até bom..

Um conhecido meu usa 110lt, tem um rendimento legal !

Qual a sintonia que esta a caixa com esse duto?

Sintonia de uso misto varia entre 50hz a 55hz se nao me engano.

Eu particularmente uso duto redondo.. Fica melhor pra cortar ou aumentar se necessário !

^^

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o que me falaram, quanto maior a caixa, mais alongado ficaria o grave. Então com ela com um pouco menos da litragem recomendada, acredito que terá um grave mais forte a rápido.

E a questão do duto que eu estou com duvidas, tentei simular a caixa no bassbox mas não sei mecher no programa ainda, tem muitos parametros e informações pra colocar que não conheço. Se alguém puder me ajudar quanto a isso, seria muito bom.

E particularmente não gosto dos dutos redondos no tornado, com retangular parece que ele rende mais pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha dei uma simulada simples no WinISD..

a caixa com 240litros livres, e sintonizada a 50hz.

e ficou assim

http://www.imagemhost.net/kRh

Com 220litros livres sintonizada a 52hz ficou assim:

http://www.imagemhost.net/lRh

E a ultima eu simulei com 240litros, e coloquei a sintonia mais altinha, em 55hz..

eu achei o melhor resultado, teve um pico legal numa região boa de grave, e ainda ficou com uma boa resposta !

http://www.imagemhost.net/jRh

Tai !

rsrs

ó amigo, eu também não manjo muito de simular não..

to aprendendo também ! e tipo.. to tentando ajudar, mas antes de mandar fazer caixa etal, pede conselho pra alguém mais experiente ein !!

rsrsrs

O que posso te dizer é..

eu tenho 2 tornados de 15(são bem mais fracos que os de 18) e eu mandei fazer uma caixa..

o cara sintonizou em 48hz.. tava muito ruuim... só rendia mala fechada.. pra fora não dava nada.

eu estudei com o povo do autoforum, baixei o WinISD descobri a sintonia(48hz) e simplesmente mudei a sintonia pra 52hz..

puts, meu som ganhou o dobro de SPL no gravão ! e de mala fechada eu não percebi perdas..

o WinISD é um programa bem facil de mexer, vale a pena brincar com ele pra aprender !!!

e outra dica, eu acabei de sair de um 2k5EQ.. parti pra uma sd3000..

e te falo, é outro mundo ! muito melhor a pegada, muito mais pressão !!

já tive o 2k5E e o 2k5EQ, sinceramente.. não gostei do rendimento deles nem pra tocar tornado !

mas isso é opinião minha hehe

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post

Link para o post

Opa obrigado amigo!

Consegui simular aqui no bassbox, acho que deu certo.

Pra sintonia 55hz o duto ficou com 6 x 42 x 11. Mas será que 55 ainda daria um gravão encorpado ou ficaria muito seco?

E o 2k5 acho que ja bastaria pra mim, derrepende surge a possibilidade ai de pegar um 3k7, mas ai vai muita bateria, e ja quase não tenho mais espaço no carro com essa caixa kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar a caixa amanhã, e queria qual frequencia boa pra não ficar muito seco e com um bom rendimento pra fora?

Estou pensando em algo em torno de 53hz.

Compartilhar este post

Link para o post

55hz a sintonia, corte mp3 hpf em 50hz e crossover em 50hz. O segredo é a média da sintonia.

Se fizer 50hz e corta até 400hz comparado 55hz a 200hz o último terá mais gravão do seu gosto e o primeiro mais db e voz.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou terminando a caixa essa semana. Fiz ela com as medidas:

92,5 x 56 x 57 com dutos de 6 x 43,5 x 16

Segundo o Bassbox ficou com 53hz de sintonia. Agora só esperar os sub's chegarem e testar como ficou. Mas acredito que irei gostar do resultado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...