Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Olá, galera.

 

Pretendo montar um som automotivo 4 vias que ficará no meu quarto(10m²). Atualmente tenho um mini system antigo da Phillips 240w RMS e nem utilizo toda potência.

 

Estou em dúvida quanto à escolha de alguns itens do som e gostaria da ajuda de vocês. Já li vários tópicos e tenho uma base para o projeto que pretendo realizar. Procuro um som equilibrado e com certa qualidade. O ritmo que mais escuto é forró.

 

Alto Falantes:

1 Pioneer 310(400w) ou Eros 312LC(400w)

1 Selenium 8pw7(140w) ou Selenium 10pw7(150w)

1 D200 (50w) ou D250x (100w)

1 ST200 (70w) ou ST304 (100w)

 

Módulos:

SD400.1 para o sub/woofer

Taramps TL1500, Banda 2.4D ou SD400.3 para o médio, driver e tweeter.

 

 

Dúvidas alto falantes/módulos:

- Sei que o sub é melhor para som interno e woofer som externo. Para o meu caso será melhor o Pioneer ou Eros? Existe algum alto falante melhor nessa faixa de preço/potência?

- Com o grave de 12” seria melhor um médio de 8” ou 10”? Lembrando que o forró tem um destaque na faixa do médio grave.

- 1 driver D200 + 1 ST200 acompanha o set ou seria melhor 1 D250x + 1 ST304?

- Qual o melhor módulo para ligar médio, driver e tweeter? Algum desses que citei serve? Pois vi que a impedância dos 3 são 8ohm e potências diferentes. Como ficará a ligação deles e qual a potência que o módulo enviará para cada alto falante?

- É melhor 2 módulos de 400w ou 1 módulo de 800w 4 canais?

 

Agora as dúvidas quanto a alimentação:

- Vi que o consumo máximo do SD400.1 são 40A, do TL1500 36 A e um Cd Player 10A.

Qual seria a melhor maneira de ligá-los: uma fonte Overloud 40A/JFA 40A + Bateria 50ah ou somente uma fonte usina 60A ~ 90 A da conta(opção mais barata)?

- O ruído dessas fontes automotivas em funcionamento incomodam muito? Já que na maioria das vezes escutarei o som em volume baixo e ela ficará ao meu lado.

 

Outras dúvidas:

- Para esse set básico necessito de um crossover ou o cd player resolve a questão dos cortes? Utilizando apenas 1 ou 2 módulos para todo sistema tem como dividir as frequências para grave / médio greve / médio agudo e agudo?

- Quanto custa aproximadamente a caixa mais cabeamento?

-No quesito qualidade e potência vocês acham melhor investir cerca de R$2500 nesse projeto ou comprar um mini system Sony/Samsung/Philips na faixa de R$1000?

 

Aceito sugestões para mudar qualquer item do projeto.

 

Obs: Criei o tópico aqui pois achei que está mais ligado a som automotivo que residencial.

 

 

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu já não utiliza toda potência do som atual, um trio é que não vai te agradar MESMO!

 

 

Não viaja, 10wrms aplicados num driver + tw dentro dum quarto, vc fica sem aguentar de dor de ouvido em poucos minutos!

 

 

O ideal seria, na verdade, um kit duas vias de qualidade (tipo CS50B da bravox ou algum NAR) + sub.. e pronto! Pro bem dos seus ouvidos!

 

 

 

 

No mais, vamos às suas dúvidas:

 

P: - Sei que o sub é melhor para som interno e woofer som externo. Para o meu caso será melhor o Pioneer ou Eros? Existe algum alto falante melhor nessa faixa de preço/potência?

R: - Não viaja! "PRA FORA" = pra tocar pra longe... pra ouvir a 10, 15, 20 metros do carro. Dentro dum quarto, um sub de 10'/12' dá conta! Sugiro um QUESTO ou NAR!

 

P: - Com o grave de 12” seria melhor um médio de 8” ou 10”? Lembrando que o forró tem um destaque na faixa do médio grave.

R: -Pra ouvir do quarto.. um kit duas vias de qualidade, no máximo dois! Médios profissionais vão ficar mt fortes e enjoativos!

 

P: - 1 driver D200 + 1 ST200 acompanha o set ou seria melhor 1 D250x + 1 ST304?

R: - Respondido acima

 

P: - Qual o melhor módulo para ligar médio, driver e tweeter? Algum desses que citei serve? Pois vi que a impedância dos 3 são 8ohm e potências diferentes. Como ficará a ligação deles e qual a potência que o módulo enviará para cada alto falante?

R: -Médios, drives e tw não "somam" suas potências, pois tocam em frequencias diferentes! Mas precisa de um divisor passivo! (crossover passivo) Mas o ideal, no teu caso, é um ABzão de 4 canais.. dois pro kit e dois pro sub em bridge!

 

P: - É melhor 2 módulos de 400w ou 1 módulo de 800w 4 canais?

R: - Respondido acima!

 

P: - Vi que o consumo máximo do SD400.1 são 40A, do TL1500 36 A e um Cd Player 10A.

Qual seria a melhor maneira de ligá-los: uma fonte Overloud 40A/JFA 40A + Bateria 50ah ou somente uma fonte usina 60A ~ 90 A da conta(opção mais barata)?

R: - Uma overloud / usina 40 a 60a dão conta! Ou 3 fontes de computador ligadas com diodo! (Dá uma pesquisada por aqui)

 

P: - O ruído dessas fontes automotivas em funcionamento incomodam muito? Já que na maioria das vezes escutarei o som em volume baixo e ela ficará ao meu lado.

R: - MUITO! E bote muito nisso! Tenho uma JFA 80a que ela ligada, eu escuto mesmo do banheiro! O ideal nesse caso seriam as fontes de computador! (ruído próximo do zero)

 

P: - Para esse set básico necessito de um crossover ou o cd player resolve a questão dos cortes? Utilizando apenas 1 ou 2 módulos para todo sistema tem como dividir as frequências para grave / médio greve / médio agudo e agudo?

R: - CD resolve

 

P: - Quanto custa aproximadamente a caixa mais cabeamento?

R: -Isso vai ter que pesquisar! Varia de cidade pra cidade, de loja pra loja....

 

P: -No quesito qualidade e potência vocês acham melhor investir cerca de R$2500 nesse projeto ou comprar um mini system Sony/Samsung/Philips na faixa de R$1000?

R: -Vou te dar uma dica de ouro!

 

Comprei pra mim um par desses:

 

01_micro-system-sony-mhc-dx9-6000w-%E2%80%93-controle-remoto-bandeja-3-cd%C2%B4s-novissimo_grande.jpg

 

 

...coloquei elas com um SD250.2d pra cada... e garanto: FICOU ALTO DEMAIS!

 

Tá louco, num filme, tremia tudo no quarto.. fora que qualquer "teco" no volume do pc, tremia tudo! E quando o antivírus dava erro.. putz, parecia que tavam invadindo o quarto!

 

 

Acabei deixando apenas um SD250.2d pra o par... mas ainda sinto falta duma pegadazinha bacana nos graves. Ainda esse mês quero ver se boto um QUESTO de 15" 250wrms no outro SD250.2d que ficou sobrando!

 

 

Ah, paguei 200 nas caixas, 200 nos 2 SD250.2d (100 reais em cada) e ambos ligados em fonte de pc (25 reais).

 

 

 

Se quiser barulheira com qualidade, pode arriscar aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565611403-lindo-par-de-caixas-acusticas-sony-originalnovissima-sem-uso-_JM

 

Suportam até 500wrms sem medo cada!

 

 

Ou algo mais modesto:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561965915-caixa-torre-sony-muteki-parcelo-uma-parte-sem-juros-_JM

 

Com o SD250.2d pras duas!

 

Ou algo bem mais em conta, mas que JAMAIS fará feio:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555269892-caixa-da-sony-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque um player que tenha crossover (todos os pioneer novos tem) e ligue nas caixas do teu minisistem, e compre um módulo (SD250 por exemplo) e o Sub pioneer de 10" ou 12" e coloque numa caixa dutada com as medidas indicadas no manual.

 

Eu fiz isso, quer dizer liguei as caixas de um minisistem que eu tinha e liguei um sub de 12" direto na saida do player, aí vc regula o HPF do player em 80 ou 100Hz pras caixas do sistem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu bl0om e jpchiullo pelas dicas. A opção de ligar alguma caixa no meu atual mini system está quase descartada pois já está velho e apresentando alguns defeitos. Ele ficará comigo até eu montar o novo sistema(1 anos aproximadamente. Comprarei os equipamentos aos poucos). Essas torres não tenho espaço para colocar aqui no quarto. E também não quero comprar algum micro system e modificá-lo.

 

Pensei na possibilidade desse estilo (quadriway) pois ele atuará bem em todas as frequências e de vez em quando (raramente) posso levar para algum lugar. Mas também estou analisando o Kit 2 vias + SUB. Ficará até mais barato. Porém a preferência inicial é o Sub 12" + Médio 8" + Driver + Tweeter.

 

No caso do trio, se eu utilizar um módulo de 800.4, tem como ligar 1 sub em bridge e o médio, driver e tweeter nos outros 2 canais? Qual/Quais módulos vocês indicam(que não seja muito caro)? Banda, SD, Taramps, etc. Pode ser 1 de 800 ou 2 de 400.

 

Quanto a fonte, já li sobre as fontes de pc mas acho as fontes automotivas mais seguras/confiáveis apesar do preço elevado. O problema dela também é o ruído. Será que a Overloud 40A ou Usina 60A também incomoda? Vou ler um pouco mais sobre as fontes de PC e também existe a possibilidade de comprar uma bateria + carregador.

 

Mais uma vez, obrigado por esclarecer minhas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...