Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
matheussom

Carro novo + Primeiro SQ

Recommended Posts

Bom pessoal, sou frequentador do fórum a muitos anos e sou mais ativo na área do trio/ geral, não sei se o pessoal da área do SQ me conhece kkkkk mas posto muito projetos de trios que faço aqui em minha residência. recentemente comprei meu primeiro carro, "paguei por ele" pois antes usava o da minha mãe e inclusive tinha um trio montado nele rs. Meu carro é um Onix LT e resolvi não montar um trio nele, pra deixar o danadinho mais conservado se é que vocês me entendem.

A vó da minha namorada Tinha abandonado duas caixas da Sony com um par de 6" + um tweeter, como ela tava pra jogar fora aquilo, resolvi abrir e ver se alguma coisa ali prestava, para minha surpresa o mid era muito parrudo e estavam novos, durinhos, tratei de tirar e dar uma limpada. No outro dia testei ele em free air, posicionei o microfone a mais ou menos 1 metro e passei um ruido rosa ficando atento ao analisador de espectro (smaart live), pelo gráfico ele demonstrou ser bem flat morrendo na casa dos 5500 a 6000hz e tendo um leve pico em 4000hz.

Como to sem dinheiro pra investir pesado procurei economizar ao máximo, comprei:

1x Sub Rockford Fosgate PUCH RFD2112 ( já tinha)

1x par de tw bravox,

2x rolos de manta asfaltica 20cm x 10m Dryco 1,5mm.

2x pares de Mid bass sony (catei)

1x taramps ts1200.4 @1ohm (ja tinha mas pretendo mudar)

cabeamento 25mm para o ampli

cabeamento 2x1mm para mids e tw

cabo RCA technoise serie 300 (o unico que tinha no distribuidor preço bom kkkk)

cabo RCA xing ling ( vou trocar por um DIY)

hoje comecei a fazer o tratamento das portas, rapaiz que coisa trabalhosa, ainda mais que é a primeira vez que faço PQP kkkkkkkkkk, mas achei bem legal e na segunda porta fiz mais rápido pois peguei a manha da coisa. Não vai dar pra fazer a caixa do sub esse fds mas no outro fds começo a trabalhar pesado nessa parte, ainda to decidindo se faço em fibra ou se faço com compensado mesmo mas aproveitando o máximo de largura e altura do PM pra caixa ficar bem rasinha.

sobre os tw vou deixar Off axis mesmo (acho que é assim que se diz quando não ta mirado pro ouvinte né?) kkkkkk pois fiquei com dó de colocar fibra nas colunas, quem sabe mais pra frente.

peguei uma gripe FDP, tu ruim pra ca***** kkkk, amanha posto as fotos do processo, e se o som tiver tocando faço um videozinho com os prós e contras.

OBS: não sou nenhum audiófilo, apenas desejo ter um sonzinho com uma qualidade razoável rsrs

abraços pessoal

reservado para fotos:

Tirei os terminais de uma antiga fonte de PC para não precisar cortar a fiação do carro pois veio de fabrica com fiação passada até a coluna da porta, então precisei passar da coluna para dentro da porta.

e15zc.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Detalhe dos conectores originais do carro

g37h.jpg

Aros feitos com compensado 15mm

bg2sn.jpg

Recortei uma plaquinha de EVA para não ter problemas com rangidos e melhora a vedação do mid

jlds.jpg

Porta do onix esperando para receber a manta ( passei uma esponja com um pouco de detergente depois sequei tudo)

t53e.jpg

No detalhe o midbass sony, bem parrudo o bichinho (no teste vi que ele possui um deslocamento do cone muito bom. so não encontrei os parâmetros T/S

gj6vh.jpg

Comecei pela porta do passageiro pra não errar na do motorista

wplh.jpg

Porta do motorista gastei bem menos tempo, (estou cheio de mini cortes e arranhados nas mão e ante braços kkk)

h9bo.jpg

Operação tapa buracos!

j8lkk.jpg

ozwdj.jpg

MidBass no lugar

qw9i6.jpg

Com o forro já no lugar, agora só fixar o acabamento original que tampa o mid

k0ke3.jpg

Mais tarde vou tirar fotos do ampli, cabos, posicionamento dos tw. vou preparar o rango do domingão e esperar minha mãe pra almoçar semana que vem é aniversário da veinha então tenho que fazer uma graça kkkkkkkkkk

8ddfe.jpg

wdhe9.jpg

bsni.jpg

5q4x.jpg

Editado por matheussom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca urgentemente esse ampli. da taramps...

Os tw Bravox tb.

Qual o player e como fará os cortes?

Compartilhar este post

Link para o post

Troca o módulo da Taramps, por um melhor em qualidade, os cabos tem rca baratos com o MTX ZN7 que é bom e não tão caro, mas tem outras marcas,

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, quando decidi fazer o tópico, sabia que meus equipamentos não são de 1ª linha, mas queria deixar bem claro pra vocês que isso é o que eu tenho disponível neste exato momento, como comprei o carro mês passado, dei uma entrada boa e financiei o restante então tenho uma parcela fixa por mês, comprei o carro pois minha vó começou a morar aqui em casa e minha mãe precisava do carro dela pra fazer compras, levar a vó para consultas, hidroginástica etc etc etc... e eu uso o carro o dia todo pois vou para o estágio depois faculdade.

Minha intenção era comprar um kit 2 vias audiophonic ou similar, um dvd 2 din pioneer, um AMP AB (tinha pesquisado Blaupunk e Audionbank) para o kit mas não sei se são os mais indicados pra um SQ simples. cabos eu iriaqueria comprar o Technoise serie 800 ou fabricar um, e um bom par de coaxiais para as portas traseiras.

estou muito apertado no orçamento e estava sem som no carro, sou apaixonado com som e já estava ficando maluco sem pelo menos algum chiado no carro.

Com o decorrer do tempo, vou juntando grana devagarzinho pra ir trocando os equips aos poucos, vou escutar, aprender, diferenciar a qualidade de um amp para o outro, de uma HU para outra, cabos rca posicionamento dos tw, corte etc.. creio que vou pegar bastante experiência nesse outro mercado que é o SQ.

estou aberto a sugestões, se eu pequei em algum quesito peço que me corrijam sim e me falem no que posso melhorar. espero que me entendam rsrs, isso é só o começo!!!.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiras impressões:

hoje pela manha peguei a tarampinha e insalei no PM e deixei solta mesmo so pra ouvir como ficou o resultado dos mids nas portas tratadas, fixei os tw, e instalei o CD Player Pioneer DEH 2550ui com dois pares de saidas RCA e controle/corte de Subwoofer ( comprei pra vender quando fui no paraguay ano passado, mas acabou que ficou juntando poeira aqui rs).

deixei o aparelho em flat e coloquei o ganho da taramps em +-70%, coloquei o pen drive e a primeira pasta que toca é a de eletrônica, aumentei o volume e instantaneamente comecei a ficar pálido, depois comecei a rir sozinho kkkkkkkkkkkkkk PQP minha porta ta dando muito grave, a ultima vez que me lembro de uma porta tocar bacana foi a de um I30 de um colega meu (kit original), mas as duas portas dianteiras do meu carro estão tocando dando mais grave que os 4 dele juntos.

Depois de escutar umas 10 musicas de eletrônica e ficar eufórico a cada musica tocada kkkkk mudei para a pasta de rock internacional. Reparei que com o kit, quando a musica tem uma qualidade um pouco inferior você percebe logo de cara, pois a musica parece meio suja, você consegue escutar distorções da própria gravação, mas isso varia muito de musica para musica, algumas com qualidade melhor tocam muito limpas.

com relação ao mid reparei que ele tem um controle de cone muito bom, não ficou bobo em musicas que tem um puch maior no bass, mas o bixnhinho tem um grande potencial para graves e uma excursão bemmm grande comparando com um kit bravox ou selenium da vida. os medios achei bem flat e reparei que entre 80 e 140hz tem um pico um pouco acentuado pois tocando reggae ficou absurdo de forte. no RTA vi que ele responde até meados de 6k sem atenuação então fiquei tranquilo.

com relação ao tw bravox achei ele um pouco gritão quando chega o ouvido bem perto, mas eu posicionei ele de uma forma que amenizou um pouco esse problema, achei os agudos dele de um modo geral bom, pois sou acostumado ouvir triaxiais e kits baratos, e o unico tw diferente que escutei foi o do kit selenium. então não tenho em que me fundamentar, tenho que escutar outros tw pra poder diferenciar.

sobre o ampli não posso falar pois como todos ja me disseram o taramps não foi feito pra essa finalidade, mas por enquanto vai ser ele que vai quebrar o galho até eu vende-lo ou comprar um AB na faixa de uns 350 a 400R$ no maximo.

usei o technoise serie 300, liguei e andei no carro com som ligado e 0 de ruido graças a deus , lembrando que passei cabos de força, remote e fios dos falantes do lado do motorista e rca's do lado do passageiro, usei feltro em lugares onde o cabo ficou em contato direto com a lata pra nao ficar batendo.

vou escutar mais um pouco do som e tirar mais algumas fotos e fazer um video com algumas musicas pra vocês terem uma noção.

OBS: o tratamento com a manta deu outra vida para o grave e médio grave da porta, a melhora foi gritante!!! recomendo a todos meter a mão na massa!

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc passou o cabo pela porta?

Rodrigo, como pedi o onix sem o Mylink, ele veio com a fiação passado do aparelho até as colunas das portas, ou seja morria no conector que fica do lado den dentro do carro, eu vi que o conector usava os mesmos terminas das fontes de PC, retirei os terminais peguei o conector macho e o femea e conferi a posição que chegava o fio + e - depois foi só encaixar os terminais no conector que fica do lado externo nas posições que coincidem, ffeito isso eu mandei o fio paralelo por dentro do tubo sanfonado da borracha e pronto, serviço ficou gringo, já cansei de pegar carros com o conector furado no meio kkkkkkkkkk, mais pra frente pretendo fazer nas portas traseiras, ainda estou pensando se vou tratar com manta ou nao pois tenho mais 2 mids desse da sony, se dois o grave ficou bem forte imagina 4 rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo esse mid na porta dá de 10 a 0 em qualquer kit nacional, tipo bravox, selenium, bomber etc, nem troca esses mids ai não, eu comprei 2 mid nesse estilo ai com 80 rms cada e vou socar na porta traseiro do meu Polo, vou fazer o bafle de mdf e meter manta nas portas e ainda passar o maxxi rubber nas partes de plásticos, segue o link para vc ver o mid que comprei. ele desce muito, e ainda na frente tenho kit 2 vias de 100 rms cada da mtx hehehehe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556813561-subwoofer-oem-samsung-65-polegadas-_JM#D[s:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:3]

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo esse mid na porta dá de 10 a 0 em qualquer kit nacional, tipo bravox, selenium, bomber etc, nem troca esses mids ai não, eu comprei 2 mid nesse estilo ai com 80 rms cada e vou socar na porta traseiro do meu Polo, vou fazer o bafle de mdf e meter manta nas portas e ainda passar o maxxi rubber nas partes de plásticos, segue o link para vc ver o mid que comprei. ele desce muito, e ainda na frente tenho kit 2 vias de 100 rms cada da mtx hehehehe.

http://produto.merca...polegadas-_JM#D[s:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:3]

belo mid everton tem imã bem parecido com o meu rsrs, cara, to impressionado até agora com o grave, tava escutando um bass/black ali no carro e eu to muito satisfeito com o resultado, nunca imaginei que o danado descesse tanto! vou postar videos daqui a pouco

Compartilhar este post

Link para o post

belo mid everton tem imã bem parecido com o meu rsrs, cara, to impressionado até agora com o grave, tava escutando um bass/black ali no carro e eu to muito satisfeito com o resultado, nunca imaginei que o danado descesse tanto! vou postar videos daqui a pouco

Ficamos no aguardo do vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trampo...

Obrigado marcelo!

gravei alguns videos com vários estilos musicais pro pessoal ter uma pequena noção de como ficou, não sei se vou conseguir passar pra vocês a minha satisfação, sei que pode melhorar e muito, mas pra quem sempre teve sons internos péssimos achei bom até demais kkkkkkkkk

uma coisa que me esqueci, comprei o tw mas fiquei na duvida se ele iria ficar muito alto então separei 2 resistores que tinha aqui guardados de 20w 15ohms pra fazer um teste sem compromisso mas no final das contas achei que ficou equilibrado para meus ouvidos. to usando o capacitor que veio no próprio tw

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra perceber no próprio vídeo que falta muito detalhamento dos twetters (imagina ao vivo) rsrsrsrsrsrsrsrs

Aliás cuida ao postar vídeos no youtube sem comprar os direitos autorais das músicas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...