Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Inovar-Auto: Multa de R$8k para carros com consumo acima da meta

Recommended Posts

Inovar-Auto: Multa de R$ 8 mil para carros com consumo acima da meta

 

700x466xaudi-a3-sedan-avaliacao-20-700x466.jpg.pagespeed.ic.TfFn7gnoPB.jpg

 

O programa Inovar-Auto definiu que até 2017, os veículos fabricados no Brasil precisam reduzir seu nível de consumo em 12% no mínimo. Quem não conseguir atingir essa meta, deverá pagar multas que podem passar dos R$ 8 mil por carro vendido.

Esse detalhe no programa governamental faz com que os fabricantes comecem desde já à trabalhar para reduzir as médias de consumo. Quem conseguir mais de 15% de redução, terá a alíquota de IPI reduzida em 1%. Caso a redução ultrapasse 18,8%, o modelo ganha 2%.

 

Em um modelo popular 1.0, por exemplo, o fabricante pode receber descontos de até R$ 600 no preço final do veículo, que assim pode ser repassado ao consumidor. A Bosch fez um levantamento da frota atual do Brasil e constatou que modelos leves estão hoje em torno de 9% acima da meta exigida para 2017. Veículos acima de 2 toneladas alcançam até 32% acima do exigido.

 

Para a fabricante de peças e componentes eletrônicos, o prazo até 2017 é muito apertado para o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam reduzir o consumo em 12%. Ainda assim, a empresa acredita que alguns fabricantes estão bem próximos de atingir a meta no prazo estipulado, mas outros terão de investir em tecnologias alternativas, tais como injeção direta, turbo e Start&Stop.

 

O Inovar-Auto é tão complexo de se entender, que mesmo depois de muito tempo que foi anunciado, ainda há coisas por descobrir dentro do programa. Um deles é referente à multa para quem não atingir redução de 12%. A eficiência energética é definida por MJ/km e a partir de 2017, os modelos “gastões” pagarão R$ 50 pelo primeiro 0,01 MJ/km excedido. Pelo segundo 0,01 MJ/km, acrescenta-se mais R$ 90. No terceiro, o valor chega a R$ 270 e o quarto recolhe R$ 360.

 

Além disso, a montadora que não bateu a meta, terá de devolver 10% dos 30% de crédito de IPI à que tem direito no programa Inovar-Auto, por causa do processo produto e P&D locais. Hoje, um carro fora da meta mínima atualmente de 0,25 MJ/km pagaria R$ 8.330. Um modelo com 0,35 MJ/km acima da meta recolheria R$ 11.930 em 2017.

 

700x464xford-10-ecoboost1-700x464.jpg.pagespeed.ic.QLF_HzIpbw.jpg

 

Mudando de 1.6 Flex para 1.0 Turbo Flex

 

Em um exemplo, um modelo 1.6 16V Flex de 105 cv e 1.128 kg de peso tem consumo de 2 MJ/km atualmente, ficando 0,18 MJ/km acima do limite. Dessa forma, recolheria R$ 5.810 a partir de 2017. Caso as vendas sejam de 130.000 unidades por ano, o fabricante teria de recolher R$ 755,3 milhões. Detalhe, ele recolhe 11% de IPI.

 

Para atender ao Inovar-Auto, este mesmo modelo 1.6 16V Flex teria de receber mais tecnologia embarcada para não gerar prejuízos ao fabricante. Assim, o propulsor seria trocado por um 1.0 12V Flex com turbo, injeção direta e duplo comando variável, atingindo 125 cv e com os mesmos 1.128 kg, além de ter adicional o Start&Stop. Ele passa a recolher 7% de IPI e com consumo de 1,68 MJ/km, o carro estaria 0,14 MJ/km abaixo da meta.

 

De acordo com os cálculos estabelecidos pelo Inovar-Auto, este modelo – antes 1.6 Flex e depois 1.0 DVVT T-GDI Start&Stop – pagaria apenas 5% de IPI. Além disso, as tecnologias embarcadas podem reduzir o consumo em média 15,3%. O Start&Stop, por exemplo, reduz em 3%, mas testes da Bosch registraram até 20% de economia.

 

Ou seja, mesmo sem repasse do desconto do IPI para o consumidor, este ainda teria mais de 15% de redução no consumo, gerando menor custo para abastecer, além de um desempenho superior ao do propulsor antigo. No final, ele ainda teria um veículo com maior prazer ao dirigir e um bom nível tecnológico.

 

[Fonte: Automotive Business]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que aqui só tem safados, mas o repasse pro consumidor tinha que ser 100% e obrigatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As vezes eu chego a pensar que esse país ainda tem jeito.

 

Se levassem todas as leis a sério melhoraria com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Em 23/05/2014 at 11:45, avukte disse:
As vezes eu chego a pensar que esse país ainda tem jeito.

 

Se levassem todas as leis a sério melhoraria com certeza.

 

Esse é o problema!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...