Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Boa tarde galera, começei a montar um mini PA recentemente, e agora quero dar um up nele, irei mudar caixas e aumentar a amplificaçao, gostaria da ajuda de voces. Possuo em casa :

- 2 Selenium Tornado 2200 15" 4 ohms

- 2 Over Sub800 15" 4ohms

- 2 Selenium 10pw3 8 ohms

- 2 Over 12 MG400 08 ohms

- 4 Selenium D250x

- 2 Over DTI 2540

- 2 Hinor ST 320

Amplificaçao :

- 1 Behringer EP1500

- 1 Taramps HD1600 04ohms

- 1 Stetsom 3k7 02 ohms

- 2 SD250.2

- 1 Fonte 120A Spark Usina

Tenho modulos pois usava parte do som no carro. Tenho 2 caixas feitas com 1 10pw3, 1 d250x e um st prontas, nelas nao irei mexer, irei fazer 4 caixas novas de grave, a principio sera 4 W-Horn, agora minhas duvidas. As caixas altas sao colocadas em pedestais, o som tem um crossover e um equalizador. Pretendo comprar um Behringer DCX 2496 em breve.

1º - Quais caixas fazer para os MG400 ?

2º - Para tocar junto com eles, usar os DTI2540 ou as D250X e os ST ?

3º - Posso usar os modulos para tocar as caixas ou devo vender eles e comprar amplificadores ?

4º - Usar amplificadores separados para cada via ou usar divisores de frequencia ?

5º - Usar cones comuns 45º x 45º ou usar guias de onda ?

6º - Quais potencias utilizar para cada via ?

Bom galera, as principais duvidas sao essas, o projeto sera iniciado em breve. Assim que começar irei postar fotos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou responder a terceira e a quarta pergunta,

-amplificadores profissionais são melhores, rendem mais e são mais confiáveis

-usando amplificadores separados pra cada frequência você vai ter maior qualidade de som

Compartilhar este post

Link para o post
Vou responder a terceira e a quarta pergunta,

-amplificadores profissionais são melhores, rendem mais e são mais confiáveis

-usando amplificadores separados pra cada frequência você vai ter maior qualidade de som

Obg , irei vender os módulos e comprar amplificadores profissionais então.

Enviado do meu Moto G

Compartilhar este post

Link para o post

1º - Quais caixas fazer para os MG400?

R - Vai fazer as W-horn com quais falantes? Tornado não seria uma boa pedida. Quantos MG tem? Para PA, as caixas mais recomendadas, vai depender da quantidade de pessoas que vai atender e o espaço que pretende cobrir. As caixas com utilidade mista, são as cornetadas. Só precisa saber se as W-horn vão poder ser usadas com esse MG, pois alguns comentários de que eles não descem tanto e tem de ser usados em faixas mais altas.

Nem um e nem outro. Ti de preferência de 2" ou no máximo Fenólico tb de 2" + Stw. Com Ti, pode ser vantagem, pois terá menos vias e pode economizar em amplificador e em Crossover.

3º - Posso usar os modulos para tocar as caixas ou devo vender eles e comprar amplificadores ?

Deixei todos eles com amplificador profissional de preferência

4º - Usar amplificadores separados para cada via ou usar divisores de frequencia?

Pode fazer uma coisa ou outra. Vai depender do orçamento, mas divisores mesmo passivos que suportam bastante potência e uma boa atenuação não saem baratos. Tem de ponderar

5º - Usar cones comuns 45º x 45º ou usar guias de onda?

Depende da disposição, quantidade de falantes no sistema e tamanho do sistema, pois guias de ondas por exemplo, tem uma faixa de atuação ou ângulo de cobertura horizonta, melhor dizendo, l bastante ampla e dependendo desses fatores citados acima, pode gerar cancelamentos.

Tem de ponderar;

Inicialmente em função do orçamento e da quantidade de falantes envolvidos, que são dimensionados em função da resposta da pergunta 1.

Uma mesa inicialmente é mais necessária do que um processador. Se o orçamento ficar apertado, é preferível comprar uma mesa boa e um crossover que permita uma qualidade e tenha alguns recursos, do que um processador.

Eu estou nesse dilema, pois percebi que a brincadeira está ficando cara demais.

É bom avaliar todos os fatores e depois começar a comprar, do que comprar e ver o que dá para fazer.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

1º - Quais caixas fazer para os MG400?

R - Vai fazer as W-horn com quais falantes? Tornado não seria uma boa pedida. Quantos MG tem? Para PA, as caixas mais recomendadas, vai depender da quantidade de pessoas que vai atender e o espaço que pretende cobrir. As caixas com utilidade mista, são as cornetadas. Só precisa saber se as W-horn vão poder ser usadas com esse MG, pois alguns comentários de que eles não descem tanto e tem de ser usados em faixas mais altas.

Nem um e nem outro. Ti de preferência de 2" ou no máximo Fenólico tb de 2" + Stw. Com Ti, pode ser vantagem, pois terá menos vias e pode economizar em amplificador e em Crossover.

Deixei todos eles com amplificador profissional de preferência

4º - Usar amplificadores separados para cada via ou usar divisores de frequencia?

Pode fazer uma coisa ou outra. Vai depender do orçamento, mas divisores mesmo passivos que suportam bastante potência e uma boa atenuação não saem baratos. Tem de ponderar

5º - Usar cones comuns 45º x 45º ou usar guias de onda?

Depende da disposição, quantidade de falantes no sistema e tamanho do sistema, pois guias de ondas por exemplo, tem uma faixa de atuação ou ângulo de cobertura horizonta, melhor dizendo, l bastante ampla e dependendo desses fatores citados acima, pode gerar cancelamentos.

Tem de ponderar;

Inicialmente em função do orçamento e da quantidade de falantes envolvidos, que são dimensionados em função da resposta da pergunta 1.

Uma mesa inicialmente é mais necessária do que um processador. Se o orçamento ficar apertado, é preferível comprar uma mesa boa e um crossover que permita uma qualidade e tenha alguns recursos, do que um processador.

Eu estou nesse dilema, pois percebi que a brincadeira está ficando cara demais.

É bom avaliar todos os fatores e depois começar a comprar, do que comprar e ver o que dá para fazer.

Pse, me surgiu a ideia de vender os tornados e comprar mais dois sub 800/15, e vender od mg400 e comprar 4 falantes para montar um par de line array. Mas ta complicado, pois nao axei projeto de line na internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que o tornado nao é dos melhores pra uso profissional, mas minha ideia era, usa dois tornado 15 e dois sub800 15 em 4 w-horn, com um ampli de 4000w, e usar 4 lines com falntes de 12" e driver 1" TI, e mais pra frente trocar os falnets de grave, por algo mais top.

Compartilhar este post

Link para o post

Para usar caixas w-horn ou corneta dobrada tem que ter baixo QTS por isso tornado não fica bom e sim no máximo hb1505c1 pois a corneta não é dobrada.

Com isso nessas caixas alguns falantes não tem tanto rendimento como deveria ser, pois exige determinados paramentos.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Vo vende os tornados e comprar mais dois sub800/15, e vender os 12 mg400, irei montar 4 line array, quais falntes e drivers devo usar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificador não vai sair mt caro não ?

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

Compartilhar este post

Link para o post

não sou a favor de misturar equipamentos p.a. com automotivos, logo sugiro levar em consideração os conselhos do Fernando Coelho e primeiro ponderar todas as despesas antes de começar a gastar, a não ser que a finalidade seja meramente diversão, sem responsabilidade profissional.

tornado não é alto falante de uso profissional, prefira realmente vendê-los e adquirir mais 02 over sub800.

pode colocá-los em caixa sb850, que uma caixa de utilização mista, ou em t18, caso queira mais punch!!!!

Pra médio grave tb, venda as 10pw3 e adquira mais 02 12mg400 em caixas seladas.

Driver é uma questão muito de gosto pessoal. Eu prefiro os de titanio pela praticidade e por já utilizar um mg parrudo.

Amplificadores profissionais, nem que sejam de menor potencia!!!

Ficaria 02 cxs sb850, com 02 tops compostos por 02 12mg400 + 01 driver titanio

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a outra opçao ?

Ficaria com os módulos automotivos por um tempo. Pensaria primeiro nos MG e SUB/GRAVES. Pra alimentar mg400 + 15-800 já vai uma alta grana em amplificação profissional

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

Compartilhar este post

Link para o post

E manteria os medios ou trocaria por outro falante ?

Ontem a noite estudei das 10hrs ate as 3 hrs da manha sobre sistema line array, e intendi bastante coisa ate, vi a diferença entre line array e line "errei" , JBL Selenium vendendo line a 9000R$ e algumas marcas a 1000R$, a unica diferença é o projeto, pois marcas renomadas tem line array, e marcas mais inferiores caixas bass reflex penduradas, e cheguei a conclusao de que se for pra usa bass reflex pendurada, faço eu mesmo e nao gasto os 300R$ que cobram pelos gabinetes.

Compartilhar este post

Link para o post

Line apesar da moda, inclusive alguns artista exigem que sejam, também são bastante eficientes, agora tem de ver qual a finalidade do sistema.

Já tenho lido a muito sobre som profissional e quanto mais leio, mas eu percebo que não sei nada ainda, rs rs

Peguei alguns materiais sobre sonorização profissional no site Audiolist e no Som ao Vivo.

Line são complexos e extremamente caros. Saiba que ninguém vai chegar dando projeto de graça de Line, mas nem por isso não se deixa de ter sonorização bastante eficiente.

A Studio R por exemplo tem um Line que não precisa de processamento e quem conhece sabe que não é fácil. É um recurso excepcional, mas custa caro.

Se você não vai representar uma empresa que precisa de uma estrutura para bancar um show, não tem de ficar com ânsia de montar line;

Tem muitas coisas sobre line no google:

http://www.somaovivo...pic.php?t=13100

E tem um texto bastante animador, para não dizer o contrário, rs rs rs rs para quem pretende montar um Line:

http://www.somaovivo...opic.php?t=7102

Agora no 4shared tem muitos. Vou dar uma olhada em alguns por lá.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Line apesar da moda, inclusive alguns artista exigem que sejam, também são bastante eficientes, agora tem de ver qual a finalidade do sistema.

Já tenho lido a muito sobre som profissional e quanto mais leio, mas eu percebo que não sei nada ainda, rs rs

Peguei alguns materiais sobre sonorização profissional no site Audiolist e no Som ao Vivo.

Line são complexos e extremamente caros. Saiba que ninguém vai chegar dando projeto de graça de Line, mas nem por isso não se deixa de ter sonorização bastante eficiente.

A Studio R por exemplo tem um Line que não precisa de processamento e quem conhece sabe que não é fácil. É um recurso excepcional, mas custa caro.

Se você não vai representar uma empresa que precisa de uma estrutura para bancar um show, não tem de ficar com ânsia de montar line;

Tem muitas coisas sobre line no google:

http://www.somaovivo...pic.php?t=13100

E tem um texto bastante animador, para não dizer o contrário, rs rs rs rs para quem pretende montar um Line:

http://www.somaovivo...opic.php?t=7102

Agora no 4shared tem muitos. Vou dar uma olhada em alguns por lá.

Ja li os dois, achei bem interessante, concordo ctg que eles nao precisam dar de graça, mas o preços sao absurdos, JBL tem line de 8600R$ e diz que aconselha colocar no min 4 por lado, isso custa mais de 60.000R$. Eu olhei uns modelos com falantes, NHL ( 1000R$ ), Oversound ( 2900R$ ), Snake (3200R$ ), que custam menos, mas meu medo é que sejam apenas bass reflex caras, estou com vontade de experimentar as NHL, pois achei baratas, alguem sabe algo sobre a qualidade delas ?

Se eu conseguir um projeto de line top, que nao seja de preço absurdo, com falante 12", irei usar EV-T18, mas se usar 8 ou 10" irei usar W-horn, ja estou vendendo os 4 falantes de 15", irei comprar ou 4 WPU18... ou 4 SW3P.

Compartilhar este post

Link para o post

eu usei 1 tornado de 15 em whorn uma vez e ficou monstro, mas era o wpu1509, acredito que seja por isso! essa troca que vc ta fazendo pelos wpu18 que provavelmente é o 1809 ou sw3p eu apoio, ainda mais c for usar whorn, usa o projeto da selenium e manda bala, pra inicio até podia ser os wpu que com 2000w a 3000w ja da pra fazer um estrago grande!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, sexta-feira acho q terei uma novidade pra vcs. Aguardem ate la.

Olhando as line "errei" da NHL, percebi q com o valor delas eu monto o gabinete e coloco 2 Over LA 12 450 e um driver 1" TI. E tb nao conheço a qualidade delas, entao penso em fazer as caixas.

E quanto aos amplificadores, li o som ao vivo quase inteiro, e la todo mundo quase, fala q bom é nashville, machine e etelj, vcs concordam ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer mesmo montar as line, compre pelo menos uma e vá montando as outras. Aí tem de se virar com as ferragens depois.

Num dos links da Som ao vivo, tem um cara que comenta de alguém que vende a caixa sem os falantes. Se repente pode ser uma boa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... f-e-ti-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer mesmo montar as line, compre pelo menos uma e vá montando as outras. Aí tem de se virar com as ferragens depois.

Num dos links da Som ao vivo, tem um cara que comenta de alguém que vende a caixa sem os falantes. Se repente pode ser uma boa

http://produto.merca... ... f-e-ti-_JM

Eu vi isso, eu tb pensei nisso, mas os modelos de line que vi, sao apenas caixas dutadas com um guia de onda no meio, lines com projeto vi algumas de marcas renomadas, mas com valores altos. E sobre as ferragens, eu tenho um amigo que trabalha com ferro, e sempre que preciso de algo diferente, que ninguem faz, vo la nele e a ele faz pra mim.

E achei caro 750R$ por um gabinete com ferragens, eu ja tinha visto essas caixas antes. Qual seria a outra opçao a nao ser as line ? Montar KF-850 ?

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...