Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
greatwalker

Peugeot 208 SQ @ Paraguai

Recommended Posts

Bom pessoal, alguns anos atrás montei meu primeiro set com a facilidade de morar próximo a fronteira. Como meu nível de exigência era baixo, comecei com um HU Pioneer dos mais baratinhos e o restante Fosgate, com duas vias e sub da linha Punch e amp da linha Prime. Depois fui aprimorando algumas coisas, troquei os cabos vagabundos por uns Knu, troquei o player pelo Clarion 786 e comecei a perceber aquela sensação de tirar uma almofada da frente dos falantes! haha

Pois bem, agora estou com um Peugeot 208 Griffe, igual ao do colega Murillo_g_b e quero montar um segundo set. Até gostaria de algo mais requintado, mas no momento vou iniciar apenas algo parecido com o que tinha antes, com a desvantagem gigante de manter a HU original, aquela centralzinha da Peugeot. E novamente quero aproveitar as coisas disponíveis no país vizinho para baratear o orçamento. A idéia é a seguinte:

HU: OEM da Peugeot (central multimidia)

Conversor RCA: Focal FPS Hi-Lo

Amplificador: Fosgate Prime R300-4 (2x50W + 150Wbridge) -> já tenho

Kit duas vias: Focal Access 165 A1 ou 165 AS

Sub: Fosgate Punch P1S412 -> já tenho em caixa selada de 30 e tantos litros

RCA: Focal ER5 ou Knuconceptz Karma

Cabos Speaker: Focal ES15 (1,5mm²)

Positivo + terra + fusível: 24mm² (kit Focal PK21 ou EK21)

De resto, estou caçando alguém que me ajude com o tratamento das portas aqui na região, com aplicação de manta e talvez um bafle para os mids.

Bom, vamos as minhas dúvidas:

1) A ideia geral do som está legal? O gargalo com a central OEM é realmente gritante ou para alguém já quase satisfeito com mp3 ripada por conta própria em 320kbps já pode ficar legal? E com esse set, colocando um processador no futuro, consigo melhorar algo ou só com um ipod em bypass direto para o amp?

2) Se entendi bem, esse conversor HILO da Focal é para apenas 2 canais, certo? Teria que ligar um nas saídas dos falantes dianteiros do carro e outro nos traseiros? É isso mesmo? Lembrando que já tenho o amp e ele só aceita RCA. Indicam algum outro conversor razoável?

3) Qual a diferença entre o Access 165 A1 e o AS? É só uma atualização da linha, ou seja, AS substituiu o A1? Essa linha é melhor que a integration, como o ISS 165, por exemplo?

4) Consigo montar os tweeters dessa linha Access direto no pod original sob o painel ou próximo ao retrovisor?

5) Esses cabos da Focal prestam? Ou melhor comprar tudo separado? Quais indicam neste caso?

6) Qual a bitola mínima que eu teria que usar para alimentar o amp de 300W (classe AB) e para as saídas speaker?

Acho que é isso. Agradeço qualquer ajuda quanto a estas dúvidas e fico aberto a outras sugestões.

[ ]s

Editado por greatwalker

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

up pro amigo que me vendeu o clarion :>

Minha experiencia com som não são suficientes para opinar sobre o set :>

Compartilhar este post

Link para o post

1) A ideia geral do som está legal? O gargalo com a central OEM é realmente gritante ou para alguém já quase satisfeito com mp3 ripada por conta própria em 320kbps já pode ficar legal? E com esse set, colocando um processador no futuro, consigo melhorar algo ou só com um ipod em bypass direto para o amp?

Bypass da HU original vai te dar um som bem mais limpo. É uma opção também, mas bem menos prática de se usar no dia a dia, eu já usei de todos os jeitos que você imaginar. Hu original com processador, ipod direto no amp, ipod direto no processador, fazendo bypass do ipod direto no processador... O melhor jeito é o último, que você usa o DAC do processador que é bem melhor que o do ipod e muito melhor que da HU original. Eu ligaria direto na HU original e partiria pra um processador mais pra frente mas a maneira mais barata seria usar um player escondido no porta luva.

2) Se entendi bem, esse conversor HILO da Focal é para apenas 2 canais, certo? Teria que ligar um nas saídas dos falantes dianteiros do carro e outro nos traseiros? É isso mesmo? Lembrando que já tenho o amp e ele só aceita RCA. Indicam algum outro conversor razoável?

Você precisa de 2 canais só, pode ser um da focal mesmo, mas não manjo desses conversores.

3) Qual a diferença entre o Access 165 A1 e o AS? É só uma atualização da linha, ou seja, AS substituiu o A1? Essa linha é melhor que a integration, como o ISS 165, por exemplo?

Não sei.

4) Consigo montar os tweeters dessa linha Access direto no pod original sob o painel ou próximo ao retrovisor?

Consegue nos 2, eu apostaria em instalar logo acima da saida de ar condicionado lateral, tem um espacinho estratégico ali.

5) Esses cabos da Focal prestam? Ou melhor comprar tudo separado? Quais indicam neste caso?

Prestam. Procure pelos da Shok também.

6) Qual a bitola mínima que eu teria que usar para alimentar o amp de 300W (classe AB) e para as saídas speaker?

21mm acho que atende

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, Murillão!

Quanto a fonte, vou começar com a original mesmo. A ideia é manter a funcionalidade do negócio, dar apenas um "up" mesmo no somzinho...

Quanto ao conversor, não entendi muito bem ainda: pegaria o sinal apenas de dois canais? E como entraria no amp com 4 canais? Usaria um "Y" ?

Quanto ao posicionamento dos tweeters, estou em busca de ideias, mas certamente vou testar antes de fixar pra ver o que mais me agrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Mais um montando set para Pug 208. É nois!

Vou postar as fotos dos tw amanhã pra você.

Também queria montar rum set paraguaio, rs. Acabei não indo a fundo.

Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, Murillão!

Quanto a fonte, vou começar com a original mesmo. A ideia é manter a funcionalidade do negócio, dar apenas um "up" mesmo no somzinho...

Quanto ao conversor, não entendi muito bem ainda: pegaria o sinal apenas de dois canais? E como entraria no amp com 4 canais? Usaria um "Y" ?

Quanto ao posicionamento dos tweeters, estou em busca de ideias, mas certamente vou testar antes de fixar pra ver o que mais me agrada.

Pega somente os canais que vão pras portas dianteiras.

Não precisa mexer nas portas traseiras.

Deixa os originais ligados do jeito que estão agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Mais um montando set para Pug 208. É nois!

Vou postar as fotos dos tw amanhã pra você.

Também queria montar rum set paraguaio, rs. Acabei não indo a fundo.

Acompanhando...

É isso aí! Tamo junto! hehe

Fico no aguardo das fotos...

Abraço!

Pega somente os canais que vão pras portas dianteiras.

Não precisa mexer nas portas traseiras.

Deixa os originais ligados do jeito que estão agora.

Murillo, a ideia seria desligar os traseiros mesmo, pegar o sinal das dianteiras para o kit e das traseiras para o sub. Aí ainda teria um suposto fader, embora isso possa ser feito controlando a sensibilidade dos canais, mas enfim...

Minha dúvida é, se pegar apenas o sinal dos dianteiros, como fazer a ligação no amp com 4 canais. Seria com Y mesmo? Sei que parece pergunta idiota, mas essa parte física da coisa conheço muito pouco mesmo! haha

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí! Tamo junto! hehe

Fico no aguardo das fotos...

Abraço!

Murillo, a ideia seria desligar os traseiros mesmo, pegar o sinal das dianteiras para o kit e das traseiras para o sub. Aí ainda teria um suposto fader, embora isso possa ser feito controlando a sensibilidade dos canais, mas enfim...

Minha dúvida é, se pegar apenas o sinal dos dianteiros, como fazer a ligação no amp com 4 canais. Seria com Y mesmo? Sei que parece pergunta idiota, mas essa parte física da coisa conheço muito pouco mesmo! haha

Mas se vc pegar a dos frontais e juntar com um Y com a dos traseiros não vai perder o fader ??

Ou você liga os 4 canais separados ou usa apenas os da frente e regula o sub pelo amp como você disse.

Pra ligar os 4 canais depende de como é o o conversor RCA, tem que ver se ele tem 4 canais de entrada e 4 saídas e se o amp tem 4 entradas também.

Se a resposta for não pra algum dos dois não tem como fazer esse esquema do fader, se tiver eu desconheço como.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a ideia seria

OU usar dois conversores, sendo um para o sinal dos falantes originais dianteiros e outro para os traseiros, levando os 4 canais até o amplificador

OU, como você disse, e eu imagino que teria que ser dessa forma, utilizar apenas os dianteiros com 2 canais e na entrada do amp utilizar um Y no RCA, não é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque na entrada do amp são 4 canais. Daí a minha dúvida de noob: posso entrar com apenas 2 e sair com 4?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque na entrada do amp são 4 canais. Daí a minha dúvida de noob: posso entrar com apenas 2 e sair com 4?

Pode. Um par pro estéreo e uma ponte pro subwoofer.

Mas não vai ter fader, só balance.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se consegue ter uma ideia dos tw, acabei postando a foto da mala tb.

Qualquer coisa, tamo ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode. Um par pro estéreo e uma ponte pro subwoofer.

Mas não vai ter fader, só balance.

Valeu, Murillo! Assim fica mais fácil a instalação, utilizando apenas um conversor e apenas um RCA de 2 canais, certo?

Veja se consegue ter uma ideia dos tw, acabei postando a foto da mala tb.

Qualquer coisa, tamo ae!

Opa, excelente. Dá pra ver legal sim, mas minha ideia era deixar os tweeters off-axis, bem abertos. Só ouvindo e experimentando pra ver mesmo... E quanto a mala, bem legal: simples, porém tudo bem feito. Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, comprei um amplificador JBL GTO-3EZ que dá, por canal, a 2ohms, 75rms e, a 4ohms, 50rms. A dúvida é: qual kit duas vias escolher? queria algo na faixa de R$350,00 e encontrei o JBL GTO608 e o Hertz DSK 165. Estava dando preferência em comprar o kit da JBL por eles serem 2ohms, casando melhor com a potência do amplificador. Escolho o JBL por casar a impedância ou parto para o Hertz?

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, comprei um amplificador JBL GTO-3EZ que dá, por canal, a 2ohms, 75rms e, a 4ohms, 50rms. A dúvida é: qual kit duas vias escolher? queria algo na faixa de R$350,00 e encontrei o JBL GTO608 e o Hertz DSK 165. Estava dando preferência em comprar o kit da JBL por eles serem 2ohms, casando melhor com a potência do amplificador. Escolho o JBL por casar a impedância ou parto para o Hertz?

Agradeço a ajuda.

Esse Hertz tem maior aceitação pela confiabilidade da marca, há quem gostou dos JBL mas acho que você não devia fazer opção só pela potência agora. O amp você pode trocar depois. Esse amp é AB? Você quer qualidade ou SPL? Não vai usar Sub?

Sugiro você tentar ajuda nos tópicos "Geral" ou "SQ entrada".

Abrass

Editado por Rempel

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Hertz tem maior aceitação pela confiabilidade da marca, há quem gostou dos JBL mas acho que você não devia fazer opção só pela potência agora. O amp você pode trocar depois. Esse amp é AB? Você quer qualidade ou SPL? Não vai usar Sub?

Sugiro você tentar ajuda nos tópicos "Geral" ou "SQ entrada".

Abrass

Esse amplificador tem 3 canais: 2 AB e um D pro Sub. O Subwoofer eu já tenho. por enquanto vai ser o UXP 10'' mesmo. Depois trocarei por um JBL ou JL.

Valeu, Rempel.

Compartilhar este post

Link para o post

Saymon, não é pra querer dar uma de chato, mas já pensou em criar um tópico dedicado a você na área de iniciantes? Veja bem, o título desse aqui é um SQ para o meu 208, com equipos do Paraguai, e você vem com dúvidas que não chegam nem perto do tema... Alguém que entraria aqui querendo postar algo relacionado ao título vê toda essa mistura de comentários e simplesmente desiste!

Compartilhar este post

Link para o post

Saymon, não é pra querer dar uma de chato, mas já pensou em criar um tópico dedicado a você na área de iniciantes? Veja bem, o título desse aqui é um SQ para o meu 208, com equipos do Paraguai, e você vem com dúvidas que não chegam nem perto do tema... Alguém que entraria aqui querendo postar algo relacionado ao título vê toda essa mistura de comentários e simplesmente desiste!

:+1 No começo eu dei dessas também, até que alguma alma me orientou a fazer um tópico, tudo fluiu a partir dali, rssss.

Esse amplificador tem 3 canais: 2 AB e um D pro Sub. O Subwoofer eu já tenho. por enquanto vai ser o UXP 10'' mesmo. Depois trocarei por um JBL ou JL.

Valeu, Rempel.

Por tudo que já li escolheria os Hertz... o amp não faço ideia, mas não ligue pra potência (se o foco for mesmo SQ), vc pode trocar o amp futuramente. Escolha bem os cabos... Technoise já uma boa pedida. (série 800)

Procure entender o que é SQ e SPL.

SQ não é chamado assim só porque é legal, bom... tem um propósito nisso. SPL pode ser ótimo tb, mas com outra proposta.

Symom, o que nosso amigo greatwalker disse é verdade. Não é que não queremos ajudar, mas precisamos manter o fórum organizado. Crie um tópico para Iniciantes em SQ e terá bastante gente tentando te ajudar, pois visitam sempre esses tópicos com essa intenção mesmo. Aqui, o pessoal entra para opinar pontualmente sobre o tema proposto, já mencionado pelo nosso amigo.

Editado por Rempel

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, greatwalke, tranquilo! realmente esse fórum é muito organizado, percebi. Fica mais correto eu criar um tópico específico. Desculpas aí ,galera! A gente se vê em outro tópico. abraço e obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...