Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
renan.boka

Potência do falante em relação ao do Amplificador

Recommended Posts

Fala galera, beleza??

 

sou novo aqui no fórum, mas já uso ele para pesquisa a bastante tempo.

 

 

Tenho uma SD400.4d ligada no bridge com um sub Pioneer TS-W304R, em um canal um par de 6x9 Pioneer TS-9640 e em outro um par Pioneer de 5' Ts-1330.

Meu problema é que eu tenho um celta antigo e instalei os falantes de 5 no pezinho, só que o som fica muito abafado, não saiu quase som por ser um lugar bem ruim. Então desencanei desses falantes de 5, liguei os 6x9 cada um em um canal (eu sei perdi potência por causa da impedância que não casou certinho :( :(, mas mesmo assim fica melhor que com os de cinco ).

 

Desencanei do falante na frente pq não quero por pezinho e muito menos por o falante na porta.

 

Estou querendo comprar um SD250.2D(gosto muito dos amp da Soundigital), fá faz um tempo para ligar o sub e pegar a SD400.4d e deixar só pros dois 6x9.

 

Eis que vem a minha dúvida, cada alto-falante tem 100W RMS e os canas da SD400.4d em bridge vão fornecer 200W cada um a 4 ohms. Teria problema eu ligar os 6x9 no amplificador?

 

Já pesquisei sobre o assunto, aqui no fórum mesmo, e acredito que a potência um pouco maior não danifica o alto falante, mas o que me deixa preocupado é que é o dobro de potência nos falantes. Minha dúvida é se os bichinhos vão aguentar???

 

Espero ter sido claro e se alguém tiver alguma outra ideia será bem vinda. Valeu

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que faz queimar é distorção.

 

Se você colocar um falante até mais forte que o amp, mas deixar distorcer logo começa a cheirar queimado da bobina.

 

Usou com som limpo sem deixar distorcer pode usar tranquilo. A não ser que seja um alto falante muito ruim que comece a descolar suspensão, borda, centragem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser tranquilo então. Sempre escuto o som limpo, sem ficar clipando.

Então deve aguentar sim, esses 6x9 já me falaram que são fortes e são pioneer, marca boa.

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já disseram, só vai queima se você deixar o som distorcer. O som até rende mais se o amplificador trabalha com folga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já disseram, só vai queima se você deixar o som distorcer. O som até rende mais se o amplificador trabalha com folga.

 

Tem mais uma vantagem, alto falantes de potência mais baixa rendem mais do que muito pesados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem mais uma vantagem, alto falantes de potência mais baixa rendem mais do que muito pesados.

 

Sim sim, são mais eficientes normalmente. O som melhora em praticamente tudo quando o amplificador trabalha com folga.

Editado por mateus wild

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera. Vou fazer isso então.

 

 

uma dúvida que eu tenho também é sobre a alimentação:

a SD400.4d precisa de um cabo de 10mm e um fusível de 40A

a SD250.2d precisa de um cabo de 6m e um fusível de 30A

 

Estava pensando em passar um cabo de 16mm, na saída da bateria colocar um fusível de 70A e no distribuidor colocar um de 30A e um de 40A para cada amplificador. É correto fazer isso??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera. Vou fazer isso então.

 

 

uma dúvida que eu tenho também é sobre a alimentação:

a SD400.4d precisa de um cabo de 10mm e um fusível de 40A

a SD250.2d precisa de um cabo de 6m e um fusível de 30A

 

Estava pensando em passar um cabo de 16mm, na saída da bateria colocar um fusível de 70A e no distribuidor colocar um de 30A e um de 40A para cada amplificador. É correto fazer isso??

 

Acho que só o fusível do distribuidor já tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faria da forma que vc propôs, com fusível perto da bateria e antes dos módulos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faria da forma que vc propôs, com fusível perto da bateria e antes dos módulos!!!

 

Fusíveis dão perda de corrente e de qualidade, quanto menos melhor, o gargalo é sempre o de menor amperagem, os de maior ficam sem utilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Fusíveis dão perda de corrente e de qualidade, quanto menos melhor, o gargalo é sempre o de menor amperagem, os de maior ficam sem utilidade.

 

???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

???

 

A função do fusível é de proteção Dione!

 

O fusível de menor amperagem é o que mais vai atuar na proteção!

 

Num curto o que vai queimar primeiro é o de menor amperagem, então não adianta nada colocar fusíveis de maior amperagem em série, eles ficarão sem utilidade!

 

Os fusíveis causam uma leve perda de corrente, até mesmo o próprio cabo, se não for bem dimensionado pode causar perda de corrente, daí ser recomendado instalar cabos de no mínimo 21mm na alimentação!

 

Entendestes?!

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei claramente a função de um fusível, mas a sua colocação anterior não fez o menor sentido pra mim!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei claramente a função de um fusível, mas a sua colocação anterior não fez o menor sentido pra mim!!!

 

Como assim, não entendi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk

Dione ele quis dizer quanto mais fusíveis menor será a corrente que irá passar para alimentar o amp

Não é isso Acronaudio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk

Dione ele quis dizer quanto mais fusíveis menor será a corrente que irá passar para alimentar o amp

Não é isso Acronaudio?

 

Exato, pois cada fusível vai representar uma resistividade, e como a função dele é proteção não há lógica em colocar um de 30 amperes em série com um de 100 amperes kkkk, o de 30 é o que vai atuar, não o de 100 hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato, pois cada fusível vai representar uma resistividade, e como a função dele é proteção não há lógica em colocar um de 30 amperes em série com um de 100 amperes kkkk, o de 30 é o que vai atuar, não o de 100 hand26

 

Se o primeiro a queimar é o que tá mais perto da bateria pra que outro fuse?

kkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o primeiro a queimar é o que tá mais perto da bateria pra que outro fuse?

kkkkkkkkkk

 

Talvez é uma garantia, se o mais fraco, de 30 Amperes vier falsificado, e tiver 110 amperes, o de 100A vai garantir kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez é uma garantia, se o mais fraco, de 30 Amperes vier falsificado, e tiver 110 amperes, o de 100A vai garantir kkkkkkkkk

 

Vai saber né, tem gente que é capaz mesmo de confundir um de 30 com um de 110.

kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia mais:http://autosom.net/artigos/calc_fuse_cabo.htm#ixzz31uyfpXaU

Follow us:AutoSomNetBrasil on Facebook

 

 

Agora se quem fez os artigos não entende do que esta falando então eu peço desculpas!!!

  • Abaixo a fórmula detalhada, onde:
    I = corrente em Ampéres (A)
    P = potência em watts RMS
    ef = eficiência em %
    calc_fuse01.gif
     
    No exemplo acima, fizemos as contas utilizando 100Watts num amplificador com eficiência de 50%. O que resultou em 16,66 Ampéres sendo consumidos pelo amplificador. Portanto que atravessam o cabo de alimentação do amplificador.
  • O porta fusível deve estar a pelo menos 30 cm da bateria
  • Caso utilize mais de um amplificador, cada um deve ter um fusível perto que suporte a corrente de cada amplificador. E perto da bateria, um outro fusível que suporte a soma das correntes dos amplificadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dione,

 

não foi isso que o cara falou, releia

 

 

colocar um fusível de 70A e no distribuidor colocar um de 30A e um de 40A para cada amplificador

 

 

Pra que um fusível de 30A?

 

Se os amplificadores já tem fusíveis de proteção, próximo a bateria você pode colocar um de 120A pois este seria pra proteção contra curto.

 

Em um curto acidental, como o cabo escapar, ou descascar e encostar na lataria do do carro, a corrente circulante vai passar de 500A.

 

Caso o modulo não tenha fusível (como os fosgates antigos, e alguns outros modulos que não usam fusível) aí o fuse que vai próximo a bateria deve ser o especificado pelo fabricante do amplificador no manual :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HUmm....

 

E se puser um disjuntor de 100A perto da bateria ao inves de um fuse....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...