Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
STL

Tratamento/difusor acústico em cima do painel

Recommended Posts

Olá pessoal.. Pesquisei no fórum e não achei. Logo, estou levantando o tópico e a pesquisa.

Nada melhor que mostrar um vídeo para demonstração do que estou falando:

https://www.youtube.com/watch?v=efT2Vp4C9-Q

Percebe-se que o carro não é qualquer equipamento de som instalado, só equipamento top, e no mínimo, esse tipo de tratamento deve fazer algum efeito..

Essa "peça" colocada em cima do painel, resolve alguma coisa? Alguém já viu/testou algo parecido? Isso existe ou é bobagem?

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.. Pesquisei no fórum e não achei. Logo, estou levantando o tópico e a pesquisa.

Nada melhor que mostrar um vídeo para demonstração do que estou falando:

https://www.youtube.com/watch?v=efT2Vp4C9-Q

Percebe-se que o carro não é qualquer equipamento de som instalado, só equipamento top, e no mínimo, esse tipo de tratamento deve fazer algum efeito..

Essa "peça" colocada em cima do painel, resolve alguma coisa? Alguém já viu/testou algo parecido? Isso existe ou é bobagem?

Abs!

Isso é um bass trap ?

Será que funciona ?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve fazer uma boa massagem no ego do proprietário...

TANTA superfície reflexiva, e ele tentou matar ali no cantinho apenas?

Tão tá, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um bass trap ?

Será que funciona ?

Faltam muitas camadas de espuma pra virar um bass trap... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ali é pra melhorar o foco, não?

É no mínimo curioso!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

sou mais tacar uma espuma acústica nos pontos de espelho e no para brisa...Pra ouvir o carro na garagem, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ali é pra melhorar o foco, não?

É no mínimo curioso!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Foco você melhora removendo a primeira reflexão, ou seja, aquela que chega ao mesmo tempo (em termos relativos) ao seu ouvido, mas vinda de um "rumo" diferente. As reflexões mais distantes são as que te dão a noção de espacialidade, ou seja, ambiência. São as que definem o espaço físico.

Ele ali não tratou nenhuma reflexão primária. Elas continuam ocorrendo nos vidros laterais, por exemplo. Ali ele matou uma reflexão no pé do vidro, que poderia até ser um problema pra ele no pé dos médios, já que quanto maior a frequência, menor a dispersão lateral. Ou seja, nos médios mais altos não há reflexão ali atrás.

Na foto do Palio acima há até uma justificativa, o tweeter está off axis e o painel forma o primeiro plano de reflexão.

Compartilhar este post

Link para o post

Várias fotos do tópico de colunas no Diymobileaudio.. possuem algum tipo de espuma/tratamento sobre o painel.

Aquilo realmente está ali, pelo tratamento, ou na gringa é uma coisa normal colocar uma "proteção" sobre o painel, seja la por qual motivo for?

Exemplos:

213738b8a554d52dcc17d6a1e6e96c7c_zpsaa933c88.jpg

IMG_20130814_165418_zps195a780f.jpg

1622794_10151951315369142_324181592_n.jpg

1961021_10151982757779142_1608636066_o.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Foco você melhora removendo a primeira reflexão, ou seja, aquela que chega ao mesmo tempo (em termos relativos) ao seu ouvido, mas vinda de um "rumo" diferente. As reflexões mais distantes são as que te dão a noção de espacialidade, ou seja, ambiência. São as que definem o espaço físico.

Ele ali não tratou nenhuma reflexão primária. Elas continuam ocorrendo nos vidros laterais, por exemplo. Ali ele matou uma reflexão no pé do vidro, que poderia até ser um problema pra ele no pé dos médios, já que quanto maior a frequência, menor a dispersão lateral. Ou seja, nos médios mais altos não há reflexão ali atrás.

Na foto do Palio acima há até uma justificativa, o tweeter está off axis e o painel forma o primeiro plano de reflexão.

Embora o ganhos dos peitões seja grande, um problema que notei logo de cara quando liguei, foi a reflexão dos médios mais baixos.. Chega atrapalhar em algumas musicas.

Por isso levantei esse tópico, pois fiquei intrigado com esse tema, e se possível achar uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo ali, naquele local, naquele set, é são eficiente quanto um peido de 3 segundos, que pode servir pra elevar a pressão interna da cabine, dando mais dB na hora que o bumbo toca

Compartilhar este post

Link para o post

Que coisa feia...

Vou colocar meu edredom no painel do meu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Que coisa feia...

Vou colocar meu edredom no painel do meu carro.

Pra gravar vocal sem o papagaio da vizinha aparecer na mix eu fazia uma "gruta" com edredon!

Compartilhar este post

Link para o post

Embora o ganhos dos peitões seja grande, um problema que notei logo de cara quando liguei, foi a reflexão dos médios mais baixos.. Chega atrapalhar em algumas musicas.

Por isso levantei esse tópico, pois fiquei intrigado com esse tema, e se possível achar uma solução.

Nos vidros laterais rola mesmo. No meu caso, chegava a mudar MUITO quando abria os vidros. A solução foi usar um direcionamento mais fechado, o que ainda dá um pouco de profundidade e ambiência.

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo ali, naquele local, naquele set, é são eficiente quanto um peido de 3 segundos, que pode servir pra elevar a pressão interna da cabine, dando mais dB na hora que o bumbo toca

Depois que um usuário disse que usava o ar condicionado em 22 graus porque era a temperatura em que seu sistema tocava com mais corpo, parei de duvidar do poder de um peidinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos vidros laterais rola mesmo. No meu caso, chegava a mudar MUITO quando abria os vidros. A solução foi usar um direcionamento mais fechado, o que ainda dá um pouco de profundidade e ambiência.

Quando escuto com os vidros abertos, o som realmente muda. Mas eu ainda não descarto a idéia de tentar algo como nas fotos acima.

É aquela história... na prática, a teoria é outra. Se um só faz alguma coisa desse tipo, é uma coisa. Mas, agora vendo com outros olhos as diversas fotos de carro SQ na gringa.. sempre vem esse tipo de instalação. Uns mais outros menos.

Compartilhar este post

Link para o post

É aquela história... na prática, a teoria é outra.

isso significa que a a teoria por trás da prática está errada

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

isso significa que a a teoria por trás da prática está errada

:vts

Nem sempre :vts

Um caso específico, são os ditos "cabos"

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre :vts

Um caso específico, são os ditos "cabos"

onde que a prática mostra que a teoria está errada?

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que um usuário disse que usava o ar condicionado em 22 graus porque era a temperatura em que seu sistema tocava com mais corpo, parei de duvidar do poder de um peidinho.

UHHUEHUAEHUAEUHea

se viu que o cara ta com o ar condicionado ligado no video neh, e tava em 22 tambem :pirou:

se fosse ver tinha que colocar no tampao traseiro tambem, nas portas deixaria somente o botao do vidro e o local pra abrir a porta.

ae vai uma pergunta doida:

banco de couro eh melhor ou pior que de tecido pra um hifi? imagino que tecido seja mais indicado, nao sei quais os indices de reflexao de cada um.

Editado por RSN

Compartilhar este post

Link para o post

banco de couro eh melhor ou pior que de tecido pra um hifi?

Lembrei de um tópico no HT Forum...

O cara deixava vários recipientes com água distribuídos pela sala. Segundo ele, equilibrava o ambiente e melhorava o foco.

O outro usava espelhos de tomada em fibra de carbono, porque reduz as vibrações (!) e garante um foco e palco melhores.

O outro tinha tomadas de marca A na parede, e mais uma régua com macho de marca B, cabo de marca C, tomada de marca D em um case de alumínio, para formar um condicionador de energia hi-end combinando as vantagens sônicas de cada componente.

Tem horas que a coisa passa do limite...

Compartilhar este post

Link para o post

Ja perguntei para um dos usuários do DIYMA e ele garantiu que, pelo menos para ele, usava o "cobertor" sobre o painel apenas para fins estéticos, para preservar o painel. Perguntei exatamente para um dono de Sentra e até link ele passou:

http://www.ebay.com/itm/Dash-Cover-Custom-Fit-Most-Models-Years-Many-Colors-to-Pick-From-2011-2012-/230732933383?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ASentra&hash=item35b8c12907&vxp=mtr

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...