Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
whats_up_bro

Aplicação de teoria da Gaiola de Faraday em cabos speaker/RCA

Recommended Posts

Primeiramente, esqueçam os meus posts em outros tópicos, e pra quem ficou ofendido com alguma coisa que eu postei me desculpe.

 

Teoria da Gaiola de Faraday:

Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

 

-No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que colocou um isolante e uma cadeira de madeira e sentou-se, deu-se uma descarga elétrica,e nada aconteceu a ele, e provou que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica pois os elétrons se distribuem em sua parte exterior da superfície.

 

Gaiola de Faraday no FISL 14 (2013).

Normalmente hoje em dia são usadas utilizadas pela banda "ARC ATTACK" dos Estados Unidos, para poderem ficar entre as descargas de alta tensão geradas pelas grandes bobinas de Tesla, sem nenhum dano ou queimadura. A gaiola de Faraday também é muito aplicada em equipamentos eletrônicos para evitar interferências eletromagnéticas.

 

Quando objetos condutores em forma de barra possuem uma carga líquida, por exemplo, estas buscarão as extremidades opostas, devido à repulsão eletrostática entre cargas de mesmo sinal. Isto ocorre devido à tendência natural de cargas elétricas de mesmo sinal é de ocuparem regiões de maior distância possível umas das outras, de modo a minimizar a diferença de potencial eletrostático, causando um efeito chamado de blindagem eletrostática. como cascas esféricas tem carga líquida, estas se distribuirão na superfície externa da mesma.

 

Fonte: http://pt.wikipedia....iola_de_Faraday

 

Estávamos discutindo em uma aula de física essa gaiola, e a professora nos mostrou um exemplo mais simples:

Isolar um telefone celular com papel alumínio, e com isso ele não transmitira/recebera nenhuma carga eletromagnética.

 

Daí eu pensei, será que esse tipo de teoria em cabos speakers/rca faria alguma diferença em relação à ruídos ?

Tipo, passar papel alumínio ao redor do cabo (cuidando para não encostar nas pontas) + techflex (para evitar ferrugem; ou também outro material que envolva o cabo) + fita isolante (para fixar o alumínio e isolá-lo das pontas desencapadas do cabo) + terminais ajudaria em alguma coisa na transmissão de áudio ?

 

Fotos meramente ilustrativas:

 

Cabo com a ponta desencapada:

post-77489-0-24534100-1397335709_thumb.jpg

Cabo com papel alumínio + fita isolante para fixá-lo:

post-77489-0-72445600-1397335757_thumb.jpg

Cabo com papel alumínio + capa de proteção para não enferrujar o alumínio + fita isolante:

post-77489-0-71720600-1397335796_thumb.jpg

Capa de proteção para não enferrujar o alumínio + fita isolante + terminal:

Pera, esqueci kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas voces sabem como é um terminal na ponta né xD

 

 

Bom eu estou com o meu set desmontado, se alguém aí achar essa teoria válida e quiser testar pra ver se muda alguma coisa eu agradeceria. E antes que alguém venha reclamar, eu sei que a teoria da gaiola requer que sege envolvido todo o cabo com papel alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, esqueçam os meus posts em outros tópicos, e pra quem ficou ofendido com alguma coisa que eu postei me desculpe.

 

Teoria da Gaiola de Faraday:

 

 

Estávamos discutindo em uma aula de física essa gaiola, e a professora nos mostrou um exemplo mais simples:

Isolar um telefone celular com papel alumínio, e com isso ele não transmitira/recebera nenhuma carga eletromagnética.

 

Daí eu pensei, será que esse tipo de teoria em cabos speakers/rca faria alguma diferença em relação à ruídos ?

Tipo, passar papel alumínio ao redor do cabo (cuidando para não encostar nas pontas) + techflex (para evitar ferrugem; ou também outro material que envolva o cabo) + fita isolante (para fixar o alumínio e isolá-lo das pontas desencapadas do cabo) + terminais ajudaria em alguma coisa na transmissão de áudio ?

 

Fotos meramente ilustrativas:

 

Cabo com a ponta desencapada:

post-77489-0-24534100-1397335709_thumb.jpg

Cabo com papel alumínio + fita isolante para fixá-lo:

post-77489-0-72445600-1397335757_thumb.jpg

Cabo com papel alumínio + capa de proteção para não enferrujar o alumínio + fita isolante:

post-77489-0-71720600-1397335796_thumb.jpg

Capa de proteção para não enferrujar o alumínio + fita isolante + terminal:

Pera, esqueci kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas voces sabem como é um terminal na ponta né xD

 

 

Bom eu estou com o meu set desmontado, se alguém aí achar essa teoria válida e quiser testar pra ver se muda alguma coisa eu agradeceria. E antes que alguém venha reclamar, eu sei que a teoria da gaiola requer que sege envolvido todo o cabo com papel alumínio.

é possível que ajude sim.. evitando interferências no cabo..

agora, se há uma melhora ou que SEJA viável.. ai é outra história..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um com, um sem, liga uns falantes em casa e testa com fontes de ruído próximas. Veja se chega à uma conclusão.

 

Eu particularmente acho que não vá ajudar muito não. Aliás, desse jeito acho que até será pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentários (Escrevo muito rápido portanto nem releio o que eu escrevi).

Então, a única coisa decente que sobrou para eu testar foi um subwoofer, só que na parte de grave tenho quase certeza que não vai mudar nada. Se alguém pudesse fazer esse teste com twitter/midrange seria uma boa.

@OFF: Sim, vendi uma grande parte do meu som.

Editado por JLAudio333

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja fiz esse teste e no meu projeto não eliminou ruídos.

Peguei os cabos e passei papel aluminio em volta, com todo cuidado, mas não mudou nada.

 

A questão do som automotivo seria um isolamento de sistemas, para eliminar interferências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitos cabos RCA, principalmente os xing-lings vem com uma camada de alumínio interna para isolamento.

 

 

Aqui no AF já teve alguns testes com Cat-5 e fita de cobre devido as propriedades do cobre serem superiores ao alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado, vou descartar essa teoria então.

 

Tente vc tbm !

Testes sempre são validos e vc ganha experiência

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo cabo coaxial usa a mesma teoria. Os pares trançados com dupla blindagem também.

 

Você pode cobrir o cabo com papel alumínio também, ajuda muito desde que seu problema seja de interferência, não por um loop de terra, o que é mais comum em instalações automotivas que se costuma imaginar.

 

Enfim, já resolvi muito problema com papel alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...