Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

Pensando em Novo Projeto com Scanspeak 2 Way Ativo

Recommended Posts

Bem, eu penso que se busca um up do KRX2, dentro da linha Focal seria de forma inevitável o Be, que no MEU ponto de vista, é dos melhores kits automotivos, já acertado para esse ambiente.

Este seria o movimento mais obvio, e por que não tradicional, a fazer sem pensando em up. Porém a ideia do upgrade, além logicamente da melhoria (marginal) da qualidade, seria brincar um pouco, podendo ousar e buscar algo diferente, saindo um pouco do caminho obvio e tradicional, e percorrer algo alternativo, mas sem abrir mão da qualidade, que vem em primeiro lugar, porém sem alterar muito a estética. Não é um carro show ou para competir em campeonatos, mas sim para ser prático para o uso no dia a dia no trânsito caótico de SP...

Em termos de preços, e até de qualidade, acho que não será assim tão diferente do Utopia Be...

Quando pensa em ir paralelamente para a linha SS, não vejo razão para ir abaixo da linha relator. E um investimento desse porte trás expectativa a altura.

Concordo. Não estou pensando diferente, ou usando a linha Discovery, que é bem mais em conta.

Pelo que vi tanto em termos de qualidade como de preços, a diferença entre Revelator e Illuminator são relativamente pequenas.

O que varia bastante de preços sim, são os tweeters, em especial os de Berílio, até pelo preço do metal.

E novamente, ao meu ver, portas e uma instalação discreta, faria esses falantes render menos do que eles podem render, e talvez causar uma frustração maior.

Converse com os mais experientes, principalmente os que usaram SS no carro. O Hélio e o Offtime são os dois que me vem à cabeça de imediato.

Se conseguir testar antes de comprar, esse é o melhor dos mundos.

Não tenho dúvidas que o rendimento seria menor, a dúvida sinceramente é até quanto menor, e se esta pequena perda seria compensada pelo carro ficar mais digamos ergonômico e prático?

Sobre conversar com que já tem e usou, é exatamente o objetivo inicial (e atual) deste tópico. E diria que tem sido bem valioso e útil na prática. Tem ajudado nesta decisão de que caminho tomar, que ainda esta um pouco nebuloso para uma decisão final. Continuo querendo ouvir mais...

Infelizmente ouvir antes de comprar é algo complicado para este tipo de equipamento que estamos falando, que nem tem uma importadora oficial ou um carro demo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mantendo essa linha de raciocínio vamos lá:

Muita atenção ao tratamento das portas. Esses mids tendem a não se dar bem lá. Ou melhor, tendem melhor fora delas.

Tweeter. Eu iria em algum com ring radiator. O meu 7000 tocou muito mais que o xt25. Quando eu escutei os 6000ealgumacoisa de domo, não me agradou tanto. Direcionamento on axis.

Abs!

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Se a instalação do mud é feira rente ao forro da porta, pouca diferença faz, mas se for na painel metálico, mais propenso ao dano

Os baffles que uso tiveram que ser trocados de tanta umidade que fica ali na porta

+1

inclusive, perdi um mid mbquart por causa da umidade.....

Compartilhar este post

Link para o post
Pezinho direcionado. Dá pra fazer algo bem discreto usando um modelo 5". Se fizesse na concepção do Wagnerk, o pezinho ganha volume acompanhando a soleira e pegando a parte de baixo do banco. A peça fica em formato de L e pega uma área que não atrapalha mto o entra e sai no carro.

eh oq to seguindo....

Compartilhar este post

Link para o post

Então mantendo essa linha de raciocínio vamos lá:

Muita atenção ao tratamento das portas. Esses mids tendem a não se dar bem lá. Ou melhor, tendem melhor fora delas.

Pelo que esta falando, e o que começo até a pensar, talvez seja melhor manter meus mids da Focal, e acrescentar apenas um novo tweeter da ScanSpeak (ou SS como alguns gostam de chama-los)...

Tweeter. Eu iria em algum com ring radiator. O meu 7000 tocou muito mais que o xt25. Quando eu escutei os 6000ealgumacoisa de domo, não me agradou tanto. Direcionamento on axis.

Sim, pelos vários relatos, assim como no próprio site deles e da Madison, existe esta mesma recomendação de usar um modelo Ring Radiator, ou seja, os modelos que começam com R (e não os D), dado que pretendo usa-los on-axis. Foram estes os que já havia selecionado, e colocado os links acima. Mas mesmo dentro destes existem pelo menos 3 categorias de preços e tamanhos e qualidades.

Outro ponto deste projeto, é que gostaria de ir para uma configuração ativa, sem o uso dos cross overs, e neste sentido voltamos ao ponto de corte ideal, que certamente também vai dar margem para um bom papo por aqui, pois gostaria de saber a opinião de vocês sobre em que faixa (mais baixa possível) acham ideal? Aonde é o seu corte?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que esta falando, e o que começo até a pensar, talvez seja melhor manter meus mids da Focal, e acrescentar apenas um novo tweeter da ScanSpeak (ou SS como alguns gostam de chama-los)...

Sim, pelos vários relatos, assim como no próprio site deles e da Madison, existe esta mesma recomendação de usar um modelo Ring Radiator, ou seja, os modelos que começam com R (e não os D), dado que pretendo usa-los on-axis. Foram estes os que já havia selecionado, e colocado os links acima. Mas mesmo dentro destes existem pelo menos 3 categorias de preços e tamanhos e qualidades.

Pergunta "Casas Bahia".

Quer gastar quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Outro ponto deste projeto, é que gostaria de ir para uma configuração ativa, sem o uso dos cross overs, e neste sentido voltamos ao ponto de corte ideal, que certamente também vai dar margem para um bom papo por aqui, pois gostaria de saber a opinião de vocês sobre em que faixa (mais baixa possível) acham ideal? Aonde é o seu corte?

Kra, foge desse negócio de ideal. Ideal é aquilo que vai agradar + aos teus ouvidos, no TEU set, no TEU carro.

O D3004602000 pode cortar a partir de 2.5kHz, que já tá ótimo. Se fosse seguir o conceito de usar o dobro da Fs até poderia cortar um pouco + baixo, mas é besteira baixar tanto assim.

É tweeter, não full.

Compartilhar este post

Link para o post

Kra, foge desse negócio de ideal. Ideal é aquilo que vai agradar + aos teus ouvidos, no TEU set, no TEU carro.

O D3004602000 pode cortar a partir de 2.5kHz, que já tá ótimo. Se fosse seguir o conceito de usar o dobro da Fs até poderia cortar um pouco + baixo, mas é besteira baixar tanto assim.

É tweeter, não full.

Concordo com seu primeiro comentário, de que o ideal é o que eu achar melhor, mas a opinião dos demais, mesmo que muitas vezes subjetiva, como a maioria das coisas relacionadas a som, sempre ajudam de certa forma a entender melhor e tomar uma decisão mais embasada.

Sobre o corte, o que tenho lido é que o pessoal tem mesmo cortado mesmo nesta faixa de frequência de 2.5. Alguns dizem nos relatos (em inglês) de que muitas vezes apesar de ser melhor para o palco, começa a perde qualidade e eficiência abaixo disto. O desafio é chegar neste ponto ideal, que mais uma vez vai depender de como disse do carro, da posição dele no painel, dos meus ouvidos, etc.

Vi que o seu é um modelo Dome. Como estão instalados no seu carro? tem fotos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre tw descomplica, ache um morel picollo ou um microprecision serie7 e seja feliz. Ambos tocam muuuuito e em um ambiente carral preenche completamete o que se espera de um tweeter.

Inclusive nos class tem acho que ambos a venda, o microprecision é do user carochas ele ta pedindo mil dilmas, mas acho que da pra chorar e ganhar o frete free, pois ele mora em Portugal e já negociou com uma galera daqui. O picollo não me lembro.

Pode até ser que com um tw residencial com plates gigantes tenha um mínimo de melhora( eu disse pode ser), mas em um carro, com ele ligado, transito, barulho, atenção nos barbeiros da vida. Vc não vai perceber essa diferença, pois ela não é grotesca.

Minha humilde opinião.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que semana que vem, meus et 4 way com morel picollo estará montado e tocando. Se quiser ouvir pra ter uma ideia de como toca é só aparecer.

O carro do Triatletadan que é referencia pra muita gente toca com microprecision série 7.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre tw descomplica, ache um morel picollo ou um microprecision serie7 e seja feliz. Ambos tocam muuuuito e em um ambiente carral preenche completamete o que se espera de um tweeter.

Sim, são mesmo duas excelentes opções, e que poderia levar em consideração.

Até por que tenho um Morel Elate em meu carro de rodízio, que gosto bastante, em especial do tweeter, o que seria natural gostar do Picollo. Sobre o Micro Precision 7, o que li a respeito era que se parecia muito exatamente com os da SS, e todos sempre os elogiam muito Além do que se esta no carro do Danilo, é por que é bom e de qualidade.

Não estou muito preocupado com este lance de ser especifico para som automotivo, ainda mais o tweeter.

Inclusive nos class tem acho que ambos a venda, o microprecision é do user carochas ele ta pedindo mil dilmas, mas acho que da pra chorar e ganhar o frete free, pois ele mora em Portugal e já negociou com uma galera daqui. O picollo não me lembro.

Vou conversar com ele, e quem mais tenha algo deste nível para oferecer. Quem sabe não sai um bom negócio para ambas as partes...

]

Pode até ser que com um tw residencial com plates gigantes tenha um mínimo de melhora (eu disse pode ser), mas em um carro, com ele ligado, transito, barulho, atenção nos barbeiros da vida. Vc não vai perceber essa diferença, pois ela não é grotesca.

Minha humilde opinião.

Compartilho da mesma opinião!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o pessoal levantou a bola, queria deixar mais uma dúvida:

• O que é melhor na maioria dos casos?

• Um Mid de 5" em um pezinho com volume adequado, ou

• Um Mid de 7" em uma porta bem tratada.

Ou seja, até que ponto a melhora do uso de pezinho com volume adequado, supera a perda de um falante menor na parte de médios graves? Como fazer que a porta renda tão bem como um pezinho?

Depende.

Depende do mid.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende.

Depende do mid.

Tudo depende...

Sai de cima do muro!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da proposta amigo. Num set 4 vias onde o médio acima do painel é feito por um range de 4 polegadas a exigência do midbass se otrna menor então devido a esse fator a aplicação de um falante de 7 acho mais viável. (A porta ou o pé na minha opinião é relativa) um pé nem sempre será melhor que uma porta. Vai muito da construção da porta e do pé.

Num 4 vias usaria midbass de 7

Num duas vias usaria midbass de 5 isso se falando dos revelator.

Uso scan 4 vias no carro. Toca muito bem e ja tive o prazer de ouvir 3 vias com scan de stereo bem do modelo citado pelo rick 15w em pezinhos e 7000 no painel (offtime) e te digo que toca muito bem meeeeesmo.

Quer scan vá de scan, e se quer descrição no carro o TW é o illuminator e o mid 15w (2 vias)

De quebra coloque um sub discovery que vai te deixar bem satisfeito.

Mas lembre que um set de qualidade não depende só dos falantes. Qual será seu HU?

Instalação de qualidade tem que ter. Mas aí é outro assunto.

E instalador de qualidade também.

Se ja yem uma bela experiência no automotivo iria sem . dúvidas no scan, até porque porta mal tratada vai acabar com os falantes (sujeira e infiltração)

Amplificação a altura também se faz necessário. Ok

Tamo aí! !!!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da proposta amigo.

A proposta é um duas vias, mais perto do original possível, mas sem abrir mão da qualidade, com o mid na porta (em algo a se pensar), e o tweeter provavelmente na coluna ou sobre o painel.

Num set 4 vias onde o médio acima do painel é feito por um range de 4 polegadas a exigência do midbass se otrna menor então devido a esse fator a aplicação de um falante de 7 acho mais viável. (A porta ou o pé na minha opinião é relativa) um pé nem sempre será melhor que uma porta. Vai muito da construção da porta e do pé. Num 4 vias usaria midbass de 7

Uso scan 4 vias no carro. Toca muito bem e ja tive o prazer de ouvir 3 vias com scan de stereo bem do modelo citado pelo rick 15w em pezinhos e 7000 no painel (offtime) e te digo que toca muito bem meeeeesmo.

Quer scan vá de scan, e se quer descrição no carro o TW é o illuminator e o mid 15w (2 vias)

De quebra coloque um sub discovery que vai te deixar bem satisfeito.

Obrigado pelos comentários e dicas. Sempre úteis e o motivo deste post.

Mas continuo tenho dúvidas sobre o mid de 5" e não de 7" na porta já bem tratada. Já que pezinho não é uma opção viável, tão pouco sobre o painel.

Sub será por enquanto o mesmo: um JL 10W6. Não preciso mudar. Assim como por enquanto o restante dos equipamentos.

Mas lembre que um set de qualidade não depende só dos falantes. Qual será seu HU?

Instalação de qualidade tem que ter. Mas aí é outro assunto. E instalador de qualidade também.

Se ja tem uma bela experiência no automotivo iria sem . dúvidas no scan, até porque porta mal tratada vai acabar com os falantes (sujeira e infiltração)

Amplificação a altura também se faz necessário. Ok. Tamo aí! !!!

Sem dúvida concordo de que a qualidade quem faz é o conjunto, incluindo logicamente ai a instalação e o restante dos equipamentos. Neste caso é apenas um upgrade do Kit, e uma forma de experimentar um pouco algo novo, como é o caso da ideia inicial de usar os Scanspeak, e uma configuração ativa, sem cross overs.

Apenas de curiosidade, atualmente o player é um Alpine W505, ligado por ai-net e cabo óptico Alpine KWE 610 a um processador Alpine H701, que por sua vez alimenta um amplificador Audison LRx 5.1k, por casos RCA Merlin Morzart curtos (50 cm). Já os cabos dos falantes são Audison Sonus S214, e atualmente o Kit 2 vias é um Focal KRX2. O que podemos considerar um bom conjunto.

A configuração ativa, vai exigir um par de novos cabos de falantes, que ou serão o Carnival SIverscreen ou o Nordost Flat 2. Já tenho ambos guardados. Vou usar provavelmente um no carro de minha mulher, e o outro para este projeto que estamos discutindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da proposta amigo. Num set 4 vias onde o médio acima do painel é feito por um range de 4 polegadas a exigência do midbass se otrna menor então devido a esse fator a aplicação de um falante de 7 acho mais viável. (A porta ou o pé na minha opinião é relativa) um pé nem sempre será melhor que uma porta. Vai muito da construção da porta e do pé.

Num 4 vias usaria midbass de 7

Concordo.

Num 2 vias, o direcionamento do pezinho ajudará muito, então, o de 5" é mais indicado (aquela velha questão do volume). Já num 3 vias, como o mid tocará apenas as frequências mais baixas, ñ há tanta necessidade de direcionamento. Nesse caso, um de 7" na porta para dar mais peso é uma boa ideia.

Porém, há mids de 5" q são muito rápidos e podem superar suas expectativas. Então, nada impede de usar um 3 vias com pezinho. Se quer mais SPL, vai no mid de 7". Se quer mais SQ, vai no de 5".

Contudo, se tiver um carro grande, com espaço para instalar woofers no piso e tiver um putta amp p/alimentar as crianças, tb dá p/encarar a brincadeira. :vts

Lembrando que, nesse caso, estamos falando de pezinho selado.

Compartilhar este post

Link para o post

EU nunca trocaria um mid de 5 pol num pezinho com litragem condizente e direcionamento por um de 7 pol mal aproveitado na porta.

Compartilhar este post

Link para o post

A proposta é um duas vias, mais perto do original possível, mas sem abrir mão da qualidade, com o mid na porta (em algo a se pensar), e o tweeter provavelmente na coluna ou sobre o painel.

Se a proposta é essa, eu começaria olhando a profundidade disponível. Isso aí já eliminará muitos modelos.

O resto, será um bom trabalho com o crossover.

Uso um kit Focal, com o tw cortando em 4khz - 18db. Para muitos, isso significa que o palco está baixo, mas quem ouviu gostou.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso um kit Focal, com o tw cortando em 4khz - 18db. Para muitos, isso significa que o palco está baixo, mas quem ouviu gostou.

Corte de crossover não define palco. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
EU nunca trocaria um mid de 5 pol num pezinho com litragem condizente e direcionamento por um de 7 pol mal aproveitado na porta.

Nem me passou pela cabeça usar falante mal aproveitado. Se for fazer em porta pezinho do jeito que for faça o melhor.

Ao senhor que abriu o tópico, procure o arthuuk aqui do fórum. Ele usa dvd alpine e 2 way scan. I carro dele toca muito legal viu.

18w +tw illuminator de domo.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Corte de crossover não define palco. [¨]

Mas ajuda. [¨]

Como eu disse: "para muitos". [¨]

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ajuda. [¨]

Como eu disse: "para muitos". [¨]

Sim sinhô.

Tapatalk a cobrar

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler bastante, e ponderar todos os comentários, estou começando a pensando na possibilidade de em fazer algo intermediário em etapas, e ir pensando, testando e evoluindo aos poucos...

Talvez nesta primera etapa, seria melhor quem sabe continuar com o atual Mid do KRX2 da Focal, que já esta instalado na porta e tocando bem, e substituir apenas o tweeter da ScanSpeak.

E mais do que isto, vou estou pensando em comprar um modelo dos mais menores tamanhos também, até para que consiga o colocar junto ao vidro no retrovisor, que é o local do original, ainda que será necessário fazer uma nova peça para recebe-lo. E vi algumas idéias boas em um outro tópico sobre colunas.

Até por pensar usa-los "on-axis", acho que a escolha será pelo modelo: Illuminator R3004/6020-00, ou então se o local permitir em termos de espaço, um outro modelo parecido, porém mais fundo, com um Fs menor e com isto que desce mais um pouco mais, que é o Illuminator R3004/6020-10. Ambos na faixa de: USD 150 cada.

r3004_6020-00.jpg

Com isto, vou me acostumando com a marca e modelo, e fazendo teste dos cortes ativos (aliás a idéia seria na faixa de 2 a 3 vezes o Fs que é na faixa de 600 hz).

Se gostar da brincadeira, ai podemos partir para a segunda fase de trazer um tweeter da mesma família, porém com um plate maior, vendemos este aqui no Forum, e quem sabe partimos para um mid ScanSpeak 18W também.

O que acha da ideia?

Compartilhar este post

Link para o post

Uso este da foto. Só trocaria ele pelo 7000 ou superior ao 7000 lógico.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...