Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tttiago

Ajuda com set 3way

Recommended Posts

Boa noite!

estou bem frustado com o meu atual set, não vale nem a pena falar de que ele é composto :banghead ... estou querendo montar um set 3way e queria muito a opnião de vocês:

realmente vale a pena montar um set com 3 alto falantes distintos (tweeter, mid e woofer)?

grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 vias ñ é p/qualquer um. Não é apenas instalar o falantes e ligar tudo. Requer bastante trabalho para ajustes (posicionamento, direcionamento, cortes/slopes, canais para alimantação do set, etc), ou corre-se o risco de ter resultado muito pior do que um 2 vias.

Quanto pretende investir e qual o carro?

Compartilhar este post

Link para o post

3 vias ñ é p/qualquer um. Não é apenas instalar o falantes e ligar tudo. Requer bastante trabalho para ajustes (posicionamento, direcionamento, cortes/slopes, canais para alimantação do set, etc), ou corre-se o risco de ter resultado muito pior do que um 2 vias.

opá, blz?!!

já to vendo que é brincadeira pra gente grande kkk que n é o meu caso kkkk..mas vamos lá

a principio queria pegar os alto-falantes la´fora (EUA), só que não o set fechado já, tweeter vifa, mid e woofer dayton ( a tweeter ja vi users aqui usando, ja os mids e o woofer dessa marca n), algo em torno dos 700 reais nos alto-falantes. tenho um kenwood x693, sei que n faz 3 way desse modo, mas estava cm uma ideia na cabeça, que ate li de um user , e acho que consigo manter o HU, os modulos ainda não pensei, mas queria algo mais old school.

o carro é um classic

grato

Compartilhar este post

Link para o post

Seu player, no máximo, tem x-over 3way, mas isso significa q ele pode fazer os cortes do tweeter, do midbass e do sub. Se fosse um Clarion DRZ, aí sim, poderia fazer os cortes para tweeter, midbass, midrange e subwoofer.

Se ele fizer apenas o 2way (HP p/o kit e LP p/o sub), vc precisará de um crossover passivo ou processador p/poder bi-amplificar o kit e fazer os cortes p/midbass e tweeter.

Sobre os mids Dayton, já foram usados p/alguns users daqui sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, mais vale um 2 vias bem instalado do que um 3vias feito nas coxas.

opá, blz?!!

já to vendo que é brincadeira pra gente grande kkk que n é o meu caso kkkk..mas vamos lá

a principio queria pegar os alto-falantes la´fora (EUA), só que não o set fechado já, tweeter vifa, mid e woofer dayton ( a tweeter ja vi users aqui usando, ja os mids e o woofer dessa marca n), algo em torno dos 700 reais nos alto-falantes. tenho um kenwood x693, sei que n faz 3 way desse modo, mas estava cm uma ideia na cabeça, que ate li de um user , e acho que consigo manter o HU, os modulos ainda não pensei, mas queria algo mais old school.

o carro é um classic

grato

O calcanhar de aquiles dos 3 vias são:

Posicionamento (On ou Off) e Cortes de frequência, sejam eles ativos ou passivos (estes são muito mais difíceis de acertar).

Minha dica é: Se tu quer muito um 3 vias, compre um 3 vias pronto, conjunto completo e use o cross do kit, pois caso contrário, construir um cross sobre medida é trabalhoso e caro.

Se o corte for ativo, a coisa complica ainda mais, pois tu precisará de 6 canais de áudio pra amplificar tudo, já que cada componente será amplificado independentemente.

Seu player, no máximo, tem x-over 3way, mas isso significa q ele pode fazer os cortes do tweeter, do midbass e do sub. Se fosse um Clarion DRZ, aí sim, poderia fazer os cortes para tweeter, midbass, midrange e subwoofer.

Se ele fizer apenas o 2way (HP p/o kit e LP p/o sub), vc precisará de um crossover passivo ou processador p/poder bi-amplificar o kit e fazer os cortes p/midbass e tweeter.

Sobre os mids Dayton, já foram usados p/alguns users daqui sim.

Só cuidado com um detalhe, x-over de 3vias, as vezes pode ser classificado como (TW, MidRange e Midbass), não necessariamente sub. O 880PRS por exemplo pode ser usado dessa forma.

No mais, isso mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Só cuidado com um detalhe, x-over de 3vias, as vezes pode ser classificado como (TW, MidRange e Midbass), não necessariamente sub. O 880PRS por exemplo pode ser usado dessa forma.

ôxi... já tive um 880prs, mas ñ lembrava dele ser assim. Ñ é TW+MB+Sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ver os cortes de frequência. A parte do "sub" sobe até 250Hz se não me engano, o MB vai até 1,5Khz ou 3khz se não me engano e o TW é pra cima.

Da pra forçar um 3 vias dianteiro com tw,MR e MB rsrrrss.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ver os cortes de frequência. A parte do "sub" sobe até 250Hz se não me engano, o MB vai até 1,5Khz ou 3khz se não me engano e o TW é pra cima.

Da pra forçar um 3 vias dianteiro com tw,MR e MB rsrrrss.

Low LPF (low-range speaker LPF)—Mid HPF

(middle-range speaker HPF)—Mid LPF (middle-

range speaker LPF)—HighHPF (high-range

speaker HPF)

Low LPF: 25—31.5—40—50—63—80—100

—125—160—200—250 (Hz)

Mid HPF: 25—31.5—40—50—63—80—100

—125—160—200—250 (Hz)

Mid LPF: 1.25k—1.6k—2k—2.5k—3.15k—

4k—5k—6.3k—8k—10k—12.5k (Hz)

HighHPF: 1.25k—1.6k—2k—2.5k—3.15k—

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai usar subwoofer ?

Se for usar, é um set 4 way

Compartilhar este post

Link para o post

Low LPF (low-range speaker LPF)—Mid HPF

(middle-range speaker HPF)—Mid LPF (middle-

range speaker LPF)—HighHPF (high-range

speaker HPF)

Low LPF: 25—31.5—40—50—63—80—100

—125—160—200—250 (Hz)

Mid HPF: 25—31.5—40—50—63—80—100

—125—160—200—250 (Hz)

Mid LPF: 1.25k—1.6k—2k—2.5k—3.15k—

HighHPF: 1.25k—1.6k—2k—2.5k—3.15k—

Perfeito, pode ser usado tanto para:

SUB + MB + TW

MB + MR + TW

sem nenhum problema

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, pode ser usado tanto para:

SUB + MB + TW

MB + MR + TW

sem nenhum problema

:legal:

Mas eu ñ usaria sem sub. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

Mas eu ñ usaria sem sub. :vts

Eu também não rsrsr. Porém é possível. E fazendo um 3way com MB realmente bons, consegue resposta boa desde 40Hz, tornando para muitos um sub de 8" desnecessário para som interno.

Compartilhar este post

Link para o post
Perfeito, mais vale um 2 vias bem instalado do que um 3vias feito nas coxas. O calcanhar de aquiles dos 3 vias são: Posicionamento (On ou Off) e Cortes de frequência, sejam eles ativos ou passivos (estes são muito mais difíceis de acertar). Minha dica é: Se tu quer muito um 3 vias, compre um 3 vias pronto, conjunto completo e use o cross do kit, pois caso contrário, construir um cross sobre medida é trabalhoso e caro. Se o corte for ativo, a coisa complica ainda mais, pois tu precisará de 6 canais de áudio pra amplificar tudo, já que cada componente será amplificado independentemente. Só cuidado com um detalhe, x-over de 3vias, as vezes pode ser classificado como (TW, MidRange e Midbass), não necessariamente sub. O 880PRS por exemplo pode ser usado dessa forma. No mais, isso mesmo!
Basta ver os cortes de frequência. A parte do "sub" sobe até 250Hz se não me engano, o MB vai até 1,5Khz ou 3khz se não me engano e o TW é pra cima. Da pra forçar um 3 vias dianteiro com tw,MR e MB rsrrrss.
:legal: Mas eu ñ usaria sem sub. :vts

boa noite galera, ja agradeço de coração a colaboração!

eu poderia usar 2 amplis e fazer os cortes por ele não? quanto a ser on ou off axis, só testando mesmo kkk

o corte do meu player, no sub, vai ate 250Hz, daria pra usar como MB?

pretendo usar sim o sub kkk, sem ele n rola

vou contar oq eu pensei:

baseado do que li de um user daqui do forum:

1 - usar um cross passivo de uma 2 vias normal, onde ligaria tw e mr, e um cross "ativo" pelo player e os amplis. oque acham?

2 - usar um cross passivo para tw e mr,na saida front, as saídas rear para o mb e a sub pro sub - o lpf front e rear do player, vai de 30 à 250hz e o sub de 30 à 250hz tbm.

algumas dessa minhas ideias tem coerência?

desde ja muito grato pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post

vou contar oq eu pensei:

1 - usar um cross passivo de uma 2 vias normal, onde ligaria tw e mr, e um cross "ativo" pelo player e os amplis. oque acham?

2 - usar um cross passivo para tw e mr,na saida front, as saídas rear para o mb e a sub pro sub

Sim. E pode usar 2 amps tb.

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite galera, ja agradeço de coração a colaboração!

eu poderia usar 2 amplis e fazer os cortes por ele não? quanto a ser on ou off axis, só testando mesmo kkk

o corte do meu player, no sub, vai ate 250Hz, daria pra usar como MB?

pretendo usar sim o sub kkk, sem ele n rola

vou contar oq eu pensei:

2 - usar um cross passivo para tw e mr,na saida front, as saídas rear para o mb e a sub pro sub - o lpf front e rear do player, vai de 30 à 250hz e o sub de 30 à 250hz tbm.

desde ja muito grato pela atenção

Apenas a ideia 1 que não tem coerência.

Veja o seguinte: O cross original deve fazer o corte em torno de 2,5 ou 3Khz, em um set 3 vias, o TW pode começar bem depois, como por exemplo 6, 7 ou 8Khz. Aproveite mais o midrange / fullrange.

Eu faria o seguinte:

Saída do sub para o sub no bridge do amp.

Saída traseira para o midbass ligado nos outros 2 canais do amp, ou então, usar os dois bridges de outro amp só pro midbass. Pode usar os cortes do amp de LPF em torno de 250Hz, e o HPF se tiver, na faixa de 50HZ mais ou menos.

Saída frontal, ligaria em 2 canais do amp, (ou no mesmo amp do sub, ou em um amp 2 canais apenas) e se tiver HPF de 250Hz, use. Ai usa um cross passivo para separar o midrange do TW.

Com isso, tu tem 2 opções de amplificador: Ou usa 2 módulos de 4 canais, ou então um amplificador de 5 canais que tenha os cortes q precise. Assim usa um canal para o sub que é o mono, 2 canais pros midbass e 2 canais para mr/tw!

Assim não precisa de processador nem nada. Só verificar as fases dos falantes por conta dos cortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. E pode usar 2 amps tb.

Apenas a ideia 1 que não tem coerência.

Veja o seguinte: O cross original deve fazer o corte em torno de 2,5 ou 3Khz, em um set 3 vias, o TW pode começar bem depois, como por exemplo 6, 7 ou 8Khz. Aproveite mais o midrange / fullrange.

Eu faria o seguinte:

Saída do sub para o sub no bridge do amp.

Saída traseira para o midbass ligado nos outros 2 canais do amp, ou então, usar os dois bridges de outro amp só pro midbass. Pode usar os cortes do amp de LPF em torno de 250Hz, e o HPF se tiver, na faixa de 50HZ mais ou menos.

Saída frontal, ligaria em 2 canais do amp, (ou no mesmo amp do sub, ou em um amp 2 canais apenas) e se tiver HPF de 250Hz, use. Ai usa um cross passivo para separar o midrange do TW.

Com isso, tu tem 2 opções de amplificador: Ou usa 2 módulos de 4 canais, ou então um amplificador de 5 canais que tenha os cortes q precise. Assim usa um canal para o sub que é o mono, 2 canais pros midbass e 2 canais para mr/tw!

Assim não precisa de processador nem nada. Só verificar as fases dos falantes por conta dos cortes.

bom dia

ufa kk ainda bem que pelo menos uma da minha ideias é coerente kkkkk

blz, orientações anotada !!

com relação aos alto falantes, vifa e dayton não são ruim n né?

1 - Vifa XT25SC90-04 1"

2 - Dayton Audio ND91-4 3-1/2"

3 - Dayton Audio RS125-4 5"

com relação aos amplis, teria algo mais old school que me indicariam?

estava vendo o rockford 4.6x e esse sony aqui: http://produto.merca...-rms-mosfet-_JM

a relação qualidade x preço, seria melhor alcançada com old school?

grato e um bom dia a todos

Compartilhar este post

Link para o post

quer uma dica? pra começar, compre um bom ampli dois canais e um bom crossover 3 vias. com o tempo vc vai fazendo up.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo com a minha primeira dica: monta um 2 vias!

Compartilhar este post

Link para o post

quer uma dica? pra começar, compre um bom ampli dois canais e um bom crossover 3 vias. com o tempo vc vai fazendo up.

abs

Continuo com a minha primeira dica: monta um 2 vias!

boa tarde

já tentei achar na net um cross 3 vias, mas so achei um no mercado livre, n sei que é bom, depois post o link aqui...

consigo suprir o o tw com um mr bom ou n compensa? Nesta caso, passaria para o 2 vias mesmo kkkk mas o 3 vias faz a minha cabeça...

grato e boa tarde

Compartilhar este post

Link para o post

tem cross 3 vias a venda aqui no classificados

da uma vasculhada :legal:;)

Compartilhar este post

Link para o post

tem cross 3 vias a venda aqui no classificados

da uma vasculhada :legal:;)

boa tarde

vi ate q o guto-Black tem um pra vender kkk mas vou dar uma pesquisada aqui nos classificados

vlw a boa tarde

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente, eu começaria com um 3 vias com cross e apenas um bom ampli 4 canais pra tocar tudo, com o tempo SE achar necessário, vai fazendo up no que mais te incomoda.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite

desculpa a demora kkkk, estiquei o feriado kk ai já vou né kkkk

qual a opinião quanto ao 3 vias focal access? bom ? achei o mid bem grandinho e meio fêim kkkk, mas oque vale é o som...oque acham?

achei um de 630 reaus, bom negocio? alguma indicação?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro um bom 2 vias do q um 3 vias "regular".

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

No meu, tá configurado como Tw+Fr+Mb

o sub tá ligado no canal do Mb e cortes do sub direto no amplificador.

funciona e com paciência da pra deixar bem acertado...

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...