Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
azenraph'

02 Shocker Terremoto 12" + TA3500 + Box novo

Recommended Posts

Dae galera,

estou mudando meu set, na verdade apenas a caixa, e gostaria de compartilhar todo o processo de criação e execução aqui.

Sugestões e críticas são bem vindas.

Segue a idéia inicial da nova caixa:

MDF 15mm com reforço estrutural interno

face (baffle eu acho) duplo (onde ficam os subs hahaha)

Sem cantos internos (pretendo ao menos)

Volume livre real aproximado 127,5L

Duto

224cm² área de duto (16x14 cm)

comprimento 41cm

Volume ocupado pelo duto 12,5L aprox.

Frequência 31,5Hz

Fiz algumas simulações no BassBox 6 Pro, estão bem satisfatórias

0fj0.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Uma prévia do formato da caixa (aquele espaço ali é pra bateria auxiliar)

38zn.jpg

Foto dos subs

7mnj.jpg

Ah, será montado em um ka 2013, então espaço é coisa rara ;/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um par desses brinquedinhos aí, rende muito pra 2x12"

Minha caixa tem 130L livres e sintonia em 35hz, mista.

SD 3K by Juliano (capeta edition)

2 FirstPower 134Ah

Compartilhar este post

Link para o post

Parâmetros do Novo Shocker terremoto 12" By Ultravox, peguei com o Namba, segue:

SHOCKER

MODEL TERREMOTO

DATE 08-01-2014

Fs 42.4457

Fs Added Mass 28.5864

Fs Known Vol 0.0000

Added Mass 270.0000

Known Vol 0.0000

Diameter 240.0000

ZMax 43.1358

ZMax Added Mass 31.2621

Z F1F2 8.8116

Re 1.8000

Rms 3.6913

Qms 16.1929

Qes 0.7051

Qts 0.6757

Cms 0.0627

Mms 224.1254

BL 12.3525

VAS 17.9269

dBSPL 84.9101

L 1kHz 2.0298

L 10kHz 0.7185

CAS 1.283830E-0007

RAS 1803.6650

MAS 109.5132

RAT 43223.5900

SD 0.0452

LCES 9.5717

CMES 1468.8740

RES 41.3358

MMD 218.6793

RMT 88.4597

eta 0.1866

Z Min 2.9057

Z AVG 19.3776

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um par desses brinquedinhos aí, rende muito pra 2x12"

Minha caixa tem 130L livres e sintonia em 35hz, mista.

SD 3K by Juliano (capeta edition)

2 FirstPower 134Ah

http://www.youtube.com/watch?v=hMt0N7B_GU4

surpreendem esses subs.. quando comprei eles n pus mt fé não. até pq eram lançamento e tinha uns dois videos deles no youtube

fiz a caixa sem parâmetros mesmo, usei apenas o "achometro" e os conselhos do Namba.

ficou bonzinho.. faz uns mini hairtrick e faz o carro inteiro excursionar... mas cara, o para-brisa não fica "mode flex on" de jeito nhm! acho que a curva de construção do teto do carro impede/dificulta isso...

aqui tem dois videos deles tocando logo nos primeiros dias que comprei (filmagem ta uma b.. uahsuhauhsu)

Esse ultimo esta com o audio mt ruim... o celular que usei pra gravar não capta bem (muito mal) frequências baixas

Compartilhar este post

Link para o post

atualizando... madeiramento externo pra sabado deve estar pronto. mandei cortar o mdf, me falta tempo pra cortar em casa. vou deixar mesmo só a estrutura interna pra fazer em casa. fotos do processo em breve ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Taaa ferro! Vai desmontar o Corsa, tenho um T1 no carro e ja fico com dó do carro excursionando. Tá louco.

kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

alguns itens pra montar a caixa...

x177.jpg

parafusos para madeira.. parafusos e porcas pra prender os subs, e cola pra fazer pasta de mdf e vedar tudo!

fiquei em duvida... uso resina de laminação ou tinta pva "emborrachada" pra passar dentro da caixa? já vi as duas sendo usadas, a resina um projetos de spl e a emborrachada em quality... oq vcs acham??

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando .. Tambem tenho ford ka

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

sábado rendeu.. falta muito ainda, mas o trampo foi iniciado.

pra semana que vem:

adicionar reforço interno;

lixar;

aplicar a tinta emborrachada (vou usar resina em outra caixa..).

seguem "ibagens" do que foi feito:

reunindo ferramentas e materiais... e faltou cola, sabia que deveria ter comprado 2kg

ubqkw.jpg

gvdmf.jpgja2ba.jpg

ta... é feia, melhor, tá feia... mas ainda falta trampo nela, ai vai ficar uma beleza hahaha

l07f.jpgc0vo.jpg1zh05.jpg

ah, o motivo de fazer um duto desse tipo e não como em caixas "L" é pra poder passar a mão e o braço por ele.. isso ajuda muito na hr de fazer

duto 14x16 por uns 43cm

ih34.jpg

sem cantos dentro e fora do duto! espera só pra ver depois de lixar, vai ficar ó... :pirou:

u7s7.jpg

bom, por hr era isso. me falta tempo pra tocar esse projeto mais rápido. essa parte ai durou umas 2 horas de medições e acertos e outras 4 de trampo de montagem.

até a próxima atualização.. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

serio que foi 1kg nessa caixa?

:vts :vts :vts

1kg fiz uma caixa pra 2 de 15'' e 2 de 12'' e sobrou [^]

Compartilhar este post

Link para o post

serio que foi 1kg nessa caixa?

:vts :vts :vts

1kg fiz uma caixa pra 2 de 15'' e 2 de 12'' e sobrou [^]

foi cara... mas a é pq a cola n era boa (..e tlvz eu tenha derrubado o tubo aberto algumas vezes no chão e vazou um pouco hahaha). se usar cascorez o tubo de 500g da pra fazer o trampo tranquilo. o problema é q n achei onde costumo comprar e não tinha tempo pra ir procurar por ela.

O twister 650 rms presta? achei o preço bom..

cara... nunca ouvi tocando, então n tenho como te dar uma opinião sobre ;/

Compartilhar este post

Link para o post

a cascorex é boa mesmo quando cola quebra a madeira e nao descola os pedaços :vts

Compartilhar este post

Link para o post

bom galera, a caixa ta rumando ao fim do trampo.

sexta e sábado dei duas de mão de tinta emborrachada dentro dela, ficaram algumas falhas, mas os cantos estão bem cobertos pela tinta.

quando desmontei os terminais da bateria tinha um pouquinho de zinabre neles, ai dei uma lixada e passei uma pasta usada nos terminais de energia de rua. ela é condutora e hidro repelente, então acho que zinabre não acontecerá mais. não faço ideia do valor desta pasta, nunca achei pra venda, o que tenho ganhei de um amigo que trabalha com sistemas de energia de alta voltagem.

acabei montando a caixa no carro ontem, prendi todos os equipamentos.. amplificadores, MC, bateria auxiliar e barramento. coube como uma luva no ka... e olha que fiz sem saber se iria mesmo caber hahaha.

mas chega de papo, seguem imagens ae:

77ii.jpg

vv57.jpg

b9so.jpg

ainda falta um pouco de trampo nela. não fixei os subs ainda, tem mais uns acabamentos a serem feitos, e ainda vai carpete em cima dela pq esse pintura preto fosca suja mt facil.

daqui uns dias posto mais umas atualizações e um video.

mas só pra matar a curiosidade, ta tocando bem a caixa, mesmo com os subs soltos e não podendo subir o volume por isso, o timbre do grave mudou, ficou mais agradável.

bônus: antes de pintar a caixa olha só oq me surge, um voyage mk1 1982, em bom estado, e necessitando de pouco trabalho pra recuperar a originalidade (o primeiro dono trocou as portas pelas do gol mk2 :pirou: e mandou pintar todo o carro, trocou frisos laterais e acabamentos plásticos dos parachoques e estofamento dos bancos, de resto me parece original de fábrica. tá sem o radio original, mas tem a antena original).

agora sou o (terceiro) dono dele [¨], mas ainda não faço ideia se isso vai virar um rat ou apenas vai ser restaurado, ou vendido já que comprei bem barato..

hndv.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

parece bom esses subs.. to doido pra pegar um.

cara, falo como um usuário mt satisfeito.. no começo tinha dúvidas quanto a pegar esses subs, assim que liguei eles, antes mesmo de amaciar eles já me surpreenderam mt. fortes, tocam bem, e tem um timbre agradável.

no meu set falta bateria e amplificador pra eles, mas mesmo assim tocam mt.

se vc comprar não vai se arrepender!

Editado por azenraph'

Compartilhar este post

Link para o post

pqp! é só isso que da pra pensar quando escuto essa nova caixa tocando. caras, a coisa ficou mais forte! hahaha

e o clip sumiu, ainda não achei o limite dessa nova configuração do set, vou postar um video aqui em breve.

pra não dizer que esta tudo perfeito, ta "vazando" ar por um dos buracos pros subs, vou ter que desmontar e selar aquilo antes de gravar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Azen ...

Quanto pagou na tinta emborrachada ?

Quanto realmente usou ?

Achei muito cara para a aplicação .... :rolleyes:

Meu box está parado justamente por conta de vedação .... <_<

Vou me meter , na minha vedei com batida de pedra paguei 10,00 na lata de 900ml deu e sobrou, mas tbm é pra um sub só!

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante o programa que usou :D Na prática da o aumento de Db's é real? Futuramente pretendo fazer uma caixa especialmente pra campeonato ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Azen ...

Quanto pagou na tinta emborrachada ?

Quanto realmente usou ?

Achei muito cara para a aplicação .... :rolleyes:

Meu box está parado justamente por conta de vedação .... <_<

10 dinheiros da rubber max, gastei 3/4 da lata de 900ml, rende mt aquilo, e ainda dava pra ter diluído ela em água a 20% mas optei por não.

apliquei nos cantos com pincel e no restante com rolo de espuma. mas a caixa foi vedada com pó de mdf e cola, a tinta veio mais pra dar acabamento do que vedar.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante o programa que usou :D Na prática da o aumento de Db's é real? Futuramente pretendo fazer uma caixa especialmente pra campeonato ;)

cara, exatamente o valor real de db"s eu acho que não, até pq tem que saber mexer no programa direitinho, coisa que eu não sei hahahaha

mas algo próximo do real deve dar, pelo menos ajuda mt no cálculo da caixa e do duto ;D

ah, dizem que 140db é o limiar do som pra começar causar dor no sistema auditivo (ou pra ocasionar danos... pasmafaute ), quando ligo o som no talo, galera não "guenta" ficar no carro. só os/as basshead mesmo, então creio que deva estar dando sim algo próximo ao cálculo do bassbox. nunca medi o spl do set, mas acho que beira os 140db....e se falta não é muito. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...