Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
victork

[Ajuda] Primeiro som

Recommended Posts

Pessoal,

Boa tarde!

Como o tópico já diz, estou montando meu primeiro som automotivo e gostaria de algumas opiniões.

Primeiro de tudo, meu carro é um Logan 2013. Como o Logan é um carro com aparência de "velho" ou "tiozão" rsrsrsrs, vou colocar um somzinho e algumas outras modificações, para "quebrar" essa cara de velho que ele tem.

Primeiro, já tenho sub e módulo definidos, mas gostaria de suas opiniões:

Bomber Upgrade 15" 350w;

Taramps TL 1800 (530w).

O problema esta para definir o kit de auto-falantes. Pensei em algo como um par Bravox Triaxial de 350w para as portas dianteiras e um par Bravox Quadriaxial 6x9 250w no tampão traseiro.

Usaria 350w para o sun e os outros dois canais de 85w que sobrarem, para os kits.

Lembrando que não quero um som de extrema qualidade, e sim um somzinho pra ouvir no dia a dia (ida e volta do trabalho), com uma batida boa e que dê para dar aquela aumentada no volume sem perder muita qualidade rsrsrsrs.

Acredito que ajude: Estou pensando em gastar em torno de no máximo R$1500,00. Já tenho player.

Valeu!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que busca é simples, porém não se engane por altos números de RMS.

Uma receita bem simples e que atenderia muito bem com este custo que forneceu:

- Sub de 12" como um Questo da linha de 250W em caixa dutada (R$279)

- Amplificador SD600.4 - ótima qualidade e baixo custo (R$450 mais ou menos)

- Kit 2 vias como um NAR série 2.(R$400)

Sobra em torno de R$370 para BOX e instalação, porém é de longe um som muito superior a um triaxial, um TL1800 e um Bomber.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho algumas dúvidas em relação ao set que mencionou:

O fato de ser um sub de 12", dentro de um porta malas premiado como maior da categoria, não prejudicaria o som? Eu escolhi o Bomber 15", apenas porque me pareceu um falante com bom custoxbenefício e que por ser 15", teria bom desempenho dentro do gigante porta malas.

Apenas o kit duas vias na frente não prejudica o som atrás? Tudo bem que na maioria do tempo estou sozinho no carro, ou no máximo com um carona, mas este falta de falantes atrás não prejudicaria?

Conversei com um amigo que tem som trio, e ele me indicou o seguinte:

Manter o Bomber 15", mas colocar um SD 400.1 para toca-lo.

um kit duas vias e um kit coaxial, ambos Bravox: 2 vias CS60B e o Coaxial CX60B, com uma DS 250.2 para toca-los.

Também disse que trata-se de um kit onde temos a possibilidade de fazer "upgrades" futuros. Ele mencionou a possibilida de trocar o bomber pelo questo mais pra frente e de ir melhorando o kit duas vias e coaxial com o tempo também.

O que acha?

@edit:

Acabei de conversar com um técnico de som de uma loja próxima ao meu trabalho, e ele me indicou o seguinte:

Sub Questo 12" 350w 2ohm - R$400,00

SD400.1 400w mono 2ohm - R$246,53

Kit NAR 600-CS-1 ou Kit NAR 400-CS-2 - R$200,00 e R$380,00 respectivamente

SD200.2 200w stereo - R$104,50

Total: R$1131,03.

Isso sem instalação, caixa e fiação. Esqueci de pergutar para ele, mas devo gastar uma médica de quanto a mais para isso?

Editado por victork

Compartilhar este post

Link para o post

Tamanho de porta malas em si não influencia na resposta do som, e sim o tipo de carro. Se colocar um 15", perderá em agilidade, qualidade mas ganhará em SPL, isso é fato. Mesmo com o 12" pode se surpreender, porém o custo entre 12 e 15" é pequeno, pode alterar para o 15" terá muito mais peso no som com um custo pouco mais elevado, e pode manter o mesmo amplificador.

Não necessariamente, a ideia de Palco sonoro é prejudicada desta forma então o 2 vias apenas na frente não interfere tanto assim. Pode colocar um coaxial ligado direto no rádio se desejar para complementar.

Sobre a ideia do amigo do trio, é uma ideia muito simples e inferior sem sombra de dúvidas. Ele está olhando apenas equipamentos de baixo custo e com uma resposta de certa forma limitada. Não entendo pra que melhorar depois se já pode colocar o certo agora. Tu vai gastar com 2 falantes, 2 construções de caixa, é mais dinheiro jogado no lixo.

Eu manteria o SD600.4 no lugar dos dois amplificadores, a qualidade é muito superior, e a força final é igual ou superior pois os Nanos são realmente muito limitados. O custo final em amplificadores é igual mas a resposta de áudio é muito acima.

Eu manteria o Questo de 250W por questão de custo, o rendimento não é tão diferente se comparado ao 350W já que o foco não é o SQ puro. É R$130 de economia quase.

Sobre o 2 vias, não entendi, ele está indicando um de 6" e outro de 4"???? Qual a lógica nisto? Tem que comprar o de tamanho correto para o teu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem, então ficarei com o sub de 12", é que a gente cai nessa de "ouvi dizer que..." e acaba indo na dos outros. Sempre pensei que sedan, precisa obrigatóriamente de 15".

Vi que os falantes não batiam nas polegadas quando fui procura-los na internet, mas também não entendi o motivo de tal indicação. De qualquer forma, acho que o vendedor deve ter tido alguma idéia estranha ou então indicou por indicar.

Quanto a potência dos falantes, acho que vou ficar com o Questo 12" de 350w, visto que no futuro penso em adicionar mais um sub de mesma potência.

Bom, depois de toda essa ajuda, acho que vou ficar com o Questo 12" (encontrei na loja Bass Store o modelo 350w [http://www.bassaudiostore.com.br/ecommerce_site/produto_36459_7630_Subwoofer-Questo-Audio-QS350A] e me parece ser uma loja boa, é confiável?) e com o NAR Série 2. Nesta situação, o SD600.4 cairia bem? Não encontrei nos sites que olhei nem o NAR e nem o amp, só no mercado livre e usados... Você tem alguma loja online para indicar?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos falam apenas por falar, infelizmente e sem embasamento técnico.

A NAR se não me engano, vende diretamente pelo site, e o SD tem em www.ofertasom.com.br por exemplo. Se não me engano eles tem o Questo também.

A Bass Audio Store é confiável sim, pode ir sem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Boa tarde!

Li bastante aqui pelo fórum e alguns outros sites, mas gostaria da opinião de vocês sobre algumas coisas. O set definido será:

Sub Questo 12" 350w

SD400.1

Kit 2 vias Hertz DSK 130.3 5".

SD250.2

Tendo isto definido, estou atrás de informações em relação a instalação (cabeamento, baterias, porta fusíveis e etc). Ainda não falei com instalador, pois não conheço nenhum bom aqui pelo Grande ABC (quem tiver indicação, por favor rsrsrs), então estou mais pesquisando e comprando os equipamentos, inclusive para a instalação. Quero só chegar com todos os produtos e pedir para instalarem.

A questão é que aqui no fórum não encontrei muita coisa em realação a este assunto. Nosso amigo PR_Nor me deu uma força, mas não entendi tudo com clareza.

Para realizar esta instalação, onde os amplificadores ficariam no porta malas (li muito sobre o barulho da ventoinha destes nanos), quanto e quais cabos devo utilizar? Gostaria que fossem todos da SHOK, segundo recomendação do PR_Nor. E quanto a porta-fusíveis, distribuidores e etc?

Abraços!

Editado por victork

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, com esse valor eu colocaria algo mais agressivo

2 cara preta+bbuster3600gl fica muito forte

Kit 2 vias bravox+ sd 250.2

Só tem um problema logo vc enjoa dos pioneer, mais eu colocaria eles no teu caso

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Boa tarde!

Li bastante aqui pelo fórum e alguns outros sites, mas gostaria da opinião de vocês sobre algumas coisas. O set definido será:

Sub Questo 12" 350w

SD400.1

Kit 2 vias Hertz DSK 130.3 5".

SD250.2

Tendo isto definido, estou atrás de informações em relação a instalação (cabeamento, baterias, porta fusíveis e etc). Ainda não falei com instalador, pois não conheço nenhum bom aqui pelo Grande ABC (quem tiver indicação, por favor rsrsrs), então estou mais pesquisando e comprando os equipamentos, inclusive para a instalação. Quero só chegar com todos os produtos e pedir para instalarem.

A questão é que aqui no fórum não encontrei muita coisa em realação a este assunto. Nosso amigo PR_Nor me deu uma força, mas não entendi tudo com clareza.

Para realizar esta instalação, onde os amplificadores ficariam no porta malas (li muito sobre o barulho da ventoinha destes nanos), quanto e quais cabos devo utilizar? Gostaria que fossem todos da SHOK, segundo recomendação do PR_Nor. E quanto a porta-fusíveis, distribuidores e etc?

Abraços!

Cara,

com a mesma grana, vc monta coisa bem mais forte heim!!

ja tive sd400.1d no sub e sd250.2d no kit e nao gostei nao.

Se vc quer "dar aquela aumentada no volume", pensaria em outro sub e principalmente em outros amplificadores.

com 300 ~ 350 reais vc pega um bbuster bb3600gl, que toca muito, mas muito mais que os que vc tá querendo usar. Além da qualidade sonora ser melhor.

O sub nao falo nada pq nunca escutei, mas nao sei heim, por esse preço eu iria de MTX ou Kenwood.

Mas se quer fazer um barulho, tem os paine da vida... 180 ~ 200 reais vc pega um rsrsrs

Já usei meu pioneer 310 numa selada de uns 32,5 litros, na bridge da bbuster, no clio sedan. Tocou muito, mas muito mais forte que meu upgrade de 15" numa dutada, na SD400.1D q eu tinha!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, com esse valor eu colocaria algo mais agressivo

2 cara preta+bbuster3600gl fica muito forte

Kit 2 vias bravox+ sd 250.2

Só tem um problema logo vc enjoa dos pioneer, mais eu colocaria eles no teu caso

Cara,

com a mesma grana, vc monta coisa bem mais forte heim!!

ja tive sd400.1d no sub e sd250.2d no kit e nao gostei nao.

Se vc quer "dar aquela aumentada no volume", pensaria em outro sub e principalmente em outros amplificadores.

com 300 ~ 350 reais vc pega um bbuster bb3600gl, que toca muito, mas muito mais que os que vc tá querendo usar. Além da qualidade sonora ser melhor.

O sub nao falo nada pq nunca escutei, mas nao sei heim, por esse preço eu iria de MTX ou Kenwood.

Mas se quer fazer um barulho, tem os paine da vida... 180 ~ 200 reais vc pega um rsrsrs

Já usei meu pioneer 310 numa selada de uns 32,5 litros, na bridge da bbuster, no clio sedan. Tocou muito, mas muito mais forte que meu upgrade de 15" numa dutada, na SD400.1D q eu tinha!

O problema aqui pessoal, é que busco um SQ para ouvir no dia a dia, nada muito brutal. É claro que quero aumentar o volume e fazer uma bagunça de vez em quando, e pelo que tenho lido e visto (vídeos e etc), este set cai muito bem neste perfil.

O uso dos amp classe D, é explicado pelo baixo consumo deles. Meu carro é um Logan 11/11 com uma bateria de 50A. O consumo de um classe A/B de 800w é muito alto. Usando estes dois classe D, preciso apenas substituir a original por uma de 60 ou 75A e está tudo OK.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim vitor, 75 a de bateria não da pra nada quase, se não botar uma bateria auxiliar vc corre o risco de ficar na mão!

já que quer um AMP bom digital vamos na outra receita de bolo:

Módulo rs 1200d+2KP310=fica em torno de 800 reais no máximo

sd250.2+kit 2 vias bravox=300 reais!

Somzinho legal e muito agressivo!, veja vídeos e verá que com esse set vc dispara até alarmes facilmente!

Compra uma bateria de 100ah que fica perfeito, não adianta gastar em som e depois economizar com bateria amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema aqui pessoal, é que busco um SQ para ouvir no dia a dia, nada muito brutal. É claro que quero aumentar o volume e fazer uma bagunça de vez em quando, e pelo que tenho lido e visto (vídeos e etc), este set cai muito bem neste perfil.

O uso dos amp classe D, é explicado pelo baixo consumo deles. Meu carro é um Logan 11/11 com uma bateria de 50A. O consumo de um classe A/B de 800w é muito alto. Usando estes dois classe D, preciso apenas substituir a original por uma de 60 ou 75A e está tudo OK.

SQ pra ouvir no dia a dia com SD250 e SD400 ???? :vts :vts

Vc tá fazendo isso errado, muito errado kkkkkkk

Moço, o consumo é proporcional ao dedo e a carga que está nas saídas dela. Nos dias q usei a bb3600 no carro, tava com fio 9mm EMENDADO, fusivel de 30A próximo da bateria e com apenas um pioneer 310 numa bridge e o kit 2 vias nos 2 canais restantes. Nem por isso pegou fogo, derreteu o cabo, queimou o amplificador e muito menos o fusível de 30 ampéres q estava lá...

No meu set residencial, tenho usado ela junto com uma fonte de 30A + uma bateria de 45Ah, tocando gostoso e a tensão nao baixa de 14,4v... Claro que se colocar pra moer mesmo, aí ja muda a história, mas do jeito q tá tocando, tá bem mais forte que os nanico q eu tinha, e o consumo nada de assombroso...

Não é bem assim vitor, 75 a de bateria não da pra nada quase, se não botar uma bateria auxiliar vc corre o risco de ficar na mão!

Somzinho legal e muito agressivo!, veja vídeos e verá que com esse set vc dispara até alarmes facilmente!

Compra uma bateria de 100ah que fica perfeito, não adianta gastar em som e depois economizar com bateria amigo!

Mas pro uso dele, até ele conseguir ficar na mão por falta de energia, o sub e o kit já torrou a muito tempo.. kkk

Editado por victorj

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, o que são estes KP310?

SQ pra ouvir no dia a dia com SD250 e SD400 ???? :vts :vts

Vc tá fazendo isso errado, muito errado kkkkkkk

Moço, o consumo é proporcional ao dedo e a carga que está nas saídas dela. Nos dias q usei a bb3600 no carro, tava com fio 9mm EMENDADO, fusivel de 30A próximo da bateria e com apenas um pioneer 310 numa bridge e o kit 2 vias nos 2 canais restantes. Nem por isso pegou fogo, derreteu o cabo, queimou o amplificador e muito menos o fusível de 30 ampéres q estava lá...

No meu set residencial, tenho usado ela junto com uma fonte de 30A + uma bateria de 45Ah, tocando gostoso e a tensão nao baixa de 14,4v... Claro que se colocar pra moer mesmo, aí ja muda a história, mas do jeito q tá tocando, tá bem mais forte que os nanico q eu tinha, e o consumo nada de assombroso...

Mas pro uso dele, até ele conseguir ficar na mão por falta de energia, o sub e o kit já torrou a muito tempo.. kkk

Dia a dia campeão, somzinho pra ouvir de manhã, numa boa...

As SDs tem baixo consumo, só isso.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Kp 310= subwoofer pioneer 310

Famoso cara preta

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...