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Alves

Toyota GT86, Chevrolet Camaro e Peugeot RCZ brigam pelo seu sorriso

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Toyota GT86, Chevrolet Camaro e Peugeot RCZ brigam pelo seu sorriso

Três cupês esportivos, cada um de um canto do mundo e e com uma meta em comum: ser o mais divertido na faixa de até R$ 200 mil

 

por LEANDRRO ALVARES | FOTOS: FABIO ARO

 

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Não basta ser veloz, bonito e esportivo. Para satisfazer completamente os fanáticos por emoção sobre quatro rodas, o rosto do motorista precisa estampar um sorriso de ponta a ponta, daqueles bem contagiantes, ao pisar fundo no acelerador. Com esses três cupês “educados” em diferentes escolas de pilotagem, essa condição é garantida. Na verdade, é impossível não esboçar alegria ao dirigir qualquer um deles.

 

O vermelho, Toyota GT 86, desenvolveu técnicas milenares no Japão e está disposto a conquistar espaço pelo mundo, incluindo o Brasil, onde deve começar a ser vendido até o fim de julho. O branco, Chevrolet Camaro, foi doutrinado nos EUA, com direito a muito hambúrguer e vitaminas para ficar musculoso, além de orientações sábias de seu primo australiano Omega, do qual compartilha a plataforma. O outro vermelhinho, Peugeot RCZ, recebeu ensinamentos na França, amparado de muita finesse e bons vinhos.

 

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Toyota GT 86, Chevrolet Camaro e Peugeot RCZ se enfrentam (Foto: Fabio Aro)

 

Com essa trinca disponível no país, é preciso definir o idioma e a personalidade que serão capazes de fazê-lo literalmente gargalhar ao acelerar forte pelas ruas ou abusar um pouco além da conta em curvas, sejam de baixa ou alta velocidade. Para ter resposta da felicidade, convocamos o trio para a batalha motorizada dos continentes, entre modelos que precisam estar na mira dos consumidores interessados em gastar até R$ 200 mil por uma boa diversão com cheiro de gasolina.

 

 

Galeria de Imagens

Ficamos uma semana imersos em cada uma das culturas – asiática, europeia e norte-americana. No fim da aventura, bateu tristeza por ter que devolver os carros às respectivas fabricantes, mas obtivemos a certeza da maior satisfação: o prazer simples e puro desde o momento de se acomodar ao volante, de dar a partida e percorrer quilômetros na manha ou com vigor é mais bem vivenciado no cupê esportivo de olhinhos puxados.

 

tabelas_teste.jpg

 

Tabela_Teste (Foto: Autoesporte)

 

Coincidentemente, o GT 86 é também o protagonista dessa turma, pois ainda não estreou nas lojas brasileiras. A Toyota o trouxe ao país no fim do ano passado para ver qual é a dele e sua chegada às revendas está garantida, com preço estimado na casa dos R$ 150 mil. O fator novidade, contudo, foi o que menos importou na escolha do nipônico como o rei do sorriso. Foi a proposta do cupê, seu design limpo e a “doutrina mecânica” que o colocaram no topo do pódio de nosso risômetro. Só de bater o olho nele, a vontade de conhecê-lo em detalhes é aguçada. Ao abrir o capô e se deparar com as palavras Toyota, Boxer e Subaru na cobertura do motor, o desejo de explorá-lo vai ao ápice.

 

O propulsor boxer, com curso e diâmetro dos cilindros de exatos 86 mm e comando duplo de válvulas variável em abertura e fechamento, é o mesmo 2.0 16V a gasolina aperfeiçoado da Subaru que, no GT 86 (não à toa apelidado de Toyobaru), ganha injeção eletrônica e direta combinadas.

 

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Peugeot RCZ (Foto: Fabio Aro)

 

Para um cupê de 1.298 kg, os 200 cv e o torque máximo de 20,8 kgfm com 7.000 rpm são mais do que empolgantes. Para aumentar ainda mais a euforia, o ronco do boxer preenche a cabine a cada pisada forte no acelerador, instigando o condutor a fazer o conta-giros atingir a faixa de corte às 9 mil rotações e observar uma luz piscar no quadro de instrumentos, sugerindo a troca de marcha.

 

Ah, só faltou informar o mais legal de tudo no GT 86: a transmissão manual de seis marchas, engates curtíssimos e muito bem escalonados, combinada a uma embreagem de peso médio. Infelizmente, o Camaro e o RCZ só são oferecidos com câmbio automático. Portanto, o sorriso neles nesse ponto é um pouco menor.

 

A tração traseira (do jeito que Deus manda) e a distribuição de peso quase perfeita, 53% na frente e 47% atrás, só contribuem para apimentar o relacionamento com o japonês. Com diferencial de deslizamento limitado, o Toyota gruda no chão e se mostra muito permissivo nas pilotagens arrojadas. Mas se quiser fazer um certo contraesterço na direção de assistência elétrica e sentir a traseira escorregar, basta desligar os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Olha o sorriso no rosto!

 

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Toyota GT 86 (Foto: Fabio Aro)

 

Não pense, porém, que os cupês do ocidente são sem graça. Ao contrário, eles têm muitas virtudes. O Camaro, por exemplo, o mais caro da turma com sua tabela de R$ 213.490, desperta alegria de quem deseja brutalidade plena e barulho ensurdecedor. Tudo graças ao bloco 6.2 V8 a gasolina de 406 cv e saudáveis 56,7 kgfm a partir de 4.400 rpm. Combinado à transmissão automática de seis marchas, com aletas atrás do volante para trocas sequenciais, esse motor faz o gringo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, 1,9 s mais rápido que o GT 86 e 2,5 s melhor que o europeu RCZ, com seu 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 kgfm e a caixa robotizada de seis velocidades.

 

Se é o estilo refinado que faz você sorrir, pode admirar então o Peugeot com vontade, pois isso sobra no design do francês tabelado a R$ 137.990. As linhas onduladas da carroceria tomam conta até do teto de vidro e contam ainda com o charme do defletor traseiro, que se eleva ao acionar um botão no console e automaticamente em velocidade superior a 85 km/h. Além de estilo, confere maior estabilidade ao modelo de tração dianteira (que pena!).

 

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Chevrolet Camaro (Foto: Fabio Aro)

 

O refinamento da cabine do Peugeot é superior em relação ao dos cupês rivais, mas poderia ser ainda mais à frente da concorrência se a fabricante pensasse em algo exclusivo, pois é idêntico ao de outros modelos da marca, como o hatch 308 e o sedã 408. Para compensar a ausência do câmbio manual, o RCZ merecia ao menos borboletas para mudanças sequenciais e melhorias na caixa automática, que em giros elevados demonstra imprecisão e demora para reduzir ou aumentar de marcha.

 

aro0700.jpg

 

Toyota GT 86, Chevrolet Camaro e Peugeot RCZ se enfrentam (Foto: Fabio Aro)

 

No interior do Camaro, os destaques são a central multimídia sensível ao toque e o head-up display, que projeta informações como a velocidade do carro no para-brisas. O Peugeot também tem uma tela com GPS, mas de operação bem enjoada. Para o GT 86, a Toyota promete uma interface à altura da concorrência. Ainda bem, pois o sistema de som na unidade avaliada era muito simples. Poderiam aproveitar e melhorar a aparência do volante, que encantaria lá nos idos dos anos 1990. No mais, o painel do japonês é bastante atrativo, com direito, inclusive, a botão de partida.

 

Por onde quer que passem, os três cupês chamam muita atenção. No Camaro, o motorista só precisa tomar cuidado para se distrair demais com o assédio e não ocupar duas faixas da pista, graças às medidas exageradas da carroceria. Outro incômodo é o campo de visão limitado da dianteira e traseira, algo típico dos muscle cars. No Peugeot e no GT 86, a área envidraçada é ampla e os números de seus “manequins” são justinhos.

 

No balanço dos sorrisos, o francês fica em terceiro lugar, despertando uma euforia com a sensação de que faltou algo. O norte-americano vem na sequência, fazendo o motorista muito feliz com seu arrojo e brutalidade, mas que se tornam cansativos no longo prazo. O equilíbrio mesmo é do Japão. No GT 86, a barriga dói de tanto rir.

 

 

Fonte: http://revistaautoes...eu-sorriso.html

Editado por Alves

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140k por um carro 2.0 com 200cv e 20kgf de torque?

 

fala sério..

 

é o que temos por aqui né... infelizmente.

 

Mas não se iluda pelos "dados técnicos", galera fala que esse Toyobaru é o diabo. Centro de gravidade baixo e distribuiçao de peso são os pontos fortes.

 

Esse carrinho bem mexido deve render muito...

 

Algumas curiosidades:

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Toyotinha por favor!

 

Aqui tem bastante desse e subaru tb (msm careo), mermao, carrinho anda p caramba e o ronquinho eh top!

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sou mais STI,EVO,370z,etc,etc.

não por 140k novo..

no máximo tu acha WRX.. que ja acho um PUTA de um carro..

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140k por um carro 2.0 com 200cv e 20kgf de torque?

 

fala sério..

 

Motor boxer aspirado da subaru com redline em 7500rpm...

Eu tenho informações diferentes pro 0-100: 7 segundos...

Distribuição de peso 53% na frente 47% atrás, centro de gravidade baixo (motor posicionado mais baixo que um GTR), slip dif, ESP desligável, etc...

E óbvio, tração traseira.

Puta carro pra um gearhead, esse RCZ não deveria estar nem na lista, e nem custar mais que 100k. Camaro nem vou comentar.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=romf-G6CZ7g

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140k por um carro 2.0 com 200cv e 20kgf de torque?

 

fala sério..

Nesse momento, tem um estacionado na frente da minha casa (num bar de calçada)... mas tb costumo ver vários Veloster aqui na frente. o-o-

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Vocês só tão olhando 0-100, que não é o foco do GT-86. O carro deve ser fino de dirigir, dizem que é uma das experiências mais divertidas dos últimos tempos, e o motor, que não empolga pelos números, faz muito bonito na prática. Eu não tenho dúvida de com qual ficaria!

 

Lembrando que o carrinho parte de 25mil libras na Inglaterra, o RCZ parte de 22mil libras. Se a Toyota lançar por uns 120mil, vai vender demais!

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Vocês só tão olhando 0-100, que não é o foco do GT-86. O carro deve ser fino de dirigir, dizem que é uma das experiências mais divertidas dos últimos tempos, e o motor, que não empolga pelos números, faz muito bonito na prática. Eu não tenho dúvida de com qual ficaria!

 

Lembrando que o carrinho parte de 25mil libras na Inglaterra, o RCZ parte de 22mil libras. Se a Toyota lançar por uns 120mil, vai vender demais!

É o contrário do Veyron, que só é visto acelerando em linha reta.

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Vocês só tão olhando 0-100, que não é o foco do GT-86. O carro deve ser fino de dirigir, dizem que é uma das experiências mais divertidas dos últimos tempos, e o motor, que não empolga pelos números, faz muito bonito na prática. Eu não tenho dúvida de com qual ficaria!

 

Lembrando que o carrinho parte de 25mil libras na Inglaterra, o RCZ parte de 22mil libras. Se a Toyota lançar por uns 120mil, vai vender demais!

 

O que já não seria barato, mas dentro da realidade nossa seria uma boa.

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Pra quem sabe, quanto custa importar um 370z ? 200mil?

Editado por JLAudio333

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4.jpg

 

;)

Úia, mudou! Pensei q postaria a foto do EVO. :vts

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Motor boxer aspirado da subaru com redline em 7500rpm...

Eu tenho informações diferentes pro 0-100: 7 segundos...

Distribuição de peso 53% na frente 47% atrás, centro de gravidade baixo (motor posicionado mais baixo que um GTR), slip dif, ESP desligável, etc...

E óbvio, tração traseira.

Puta carro pra um gearhead, esse RCZ não deveria estar nem na lista, e nem custar mais que 100k. Camaro nem vou comentar.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=romf-G6CZ7g

realmente.. o carro tem tudo para ser muito dinâmico.. mas pelo valor, poderia ser um pouco mais "apimentado"..

poderia ser o mesmo 2.5T do WRX.. ai sim diria que poderia ficar na casa dos 140k..

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Vocês tão misturando nichos de mercado galera, sei que é fo** não ter bosta nenhuma a venda no Brasil por preços dignos, mas calma lá :vts

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Estou vendo muitos desse Camaro novo por aqui. Não sei se foi impressão minha, mas o amarelo parece ter mudado e ficou estranho.

Editado por Alves

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Estou vendo muitos desse Camaro novo por aqui. Não sei se foi impressão minha, mas o amarelo parece ter mudado e ficou estranho.

 

Eu achei o novo facelift mais feio (ainda) do que a versão anterior.

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realmente.. o carro tem tudo para ser muito dinâmico.. mas pelo valor, poderia ser um pouco mais "apimentado"..

poderia ser o mesmo 2.5T do WRX.. ai sim diria que poderia ficar na casa dos 140k..

Eu acho que o diferencial dele é girar até quase 9mil RPM... O 2.5 guenta também? Além do que um motor maior mudaria o peso do carro, distribuição e tudo.

 

Eu também acharia legal um motor mais potente, mas duvido que eu tenha perícia pra desligar os assists e colocar ele na pista :vts

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Eu achei o novo facelift mais feio (ainda) do que a versão anterior.

Sei nem o q dizer... Ñ sou fã do Camaro mesmo! :vts

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Eu acho que o diferencial dele é girar até quase 9mil RPM... O 2.5 guenta também? Além do que um motor maior mudaria o peso do carro, distribuição e tudo.

 

Eu também acharia legal um motor mais potente, mas duvido que eu tenha perícia pra desligar os assists e colocar ele na pista :vts

realmente.. 9krpm é muita coisa.. não sei qual o limite de suporte do wrx..

no painel, ele é limitado, se não me engano, a 7.5krpm..

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Impressionante como o camaro ficou estigmatizado no Brasil.... eu não me importaria nada em ter um branco destes ai....

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