Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tognetta

Projeto som Honda FIT 2014

Recommended Posts

Estou montando um novo projeto para um Honda FIT 2014, o carro inicialmente vai ficar mais com a patroa, mas daqui 1 ano o plano é que passe para mim. Atualmente tenho um Ford Fiesta com o seguinte som: Kit 2 vias JBL MS-62C, Subwoofer 12" JBL GTO1214 350W (caixa dutada de 52l), Amplificador JBL GTO1004 4x150W @ 2ohm, 300W @4ohm em bridge para o sub.

 

Escuto todo tipo de musica, mas em ordem de preferencia seria eletronica, rock, hiphop. Ela gosta de MPB e um pouco de eletronica. São ritmos bastante variados, por isso precisaria de um som mais "neutro", se é que isso é possível. Dou preferencia (80% do tempo) por um som que toque bem em volumes médios, mas que não distorça/decepcione em volumes altos (20% do tempo).

 

Como vou usar bastante o porta malas, não posso me dar o luxo de colocar uma dutada igual do Fiesta, a ideia é colocar uma caixa lateral feita sob medida. Não quero usar essas "padrão" quadradas ou trapezoidais. Comecei procurando por subs de 8", mas percebi que pelo estilo musica o mais indicado seria caixa selada, então um de 10" com caixa até uns 25l atenderia bem e quase não faria diferença no porta malas.

 

Pretendo gastar em torno de 600-700 no kit 2 vias, 300-400 no sub, 600-800 no amplificador, 400-500 no player. Também pretendo tratar as portas. Se decidir pelos itens mais caros, talvez faça só o kit 2 vias e o tratamento das portas de inicio, deixando amplificador e sub para daqui alguns meses.

 

Já mandei email pra varias lojas, e varios usuarios do forum, mas a lista ao inves de restringir, só aumentou ! Por enquanto estou dividido entre a seguinte lista (qualquer dica, principalmente que me ajude a diminuir a lista, será bem vinda!):

 

- Kit 2 vias

Ground Zero GZTC 165 TX

Morel Maximo - Edit: Comprado (R$472,00 a vista, não tive dúvida quando achei por esse preço)

Morel Tempo

Helix E62C

German Maestro Epic

Hertz esk165

 

- Subwoofer

8" RE Audio Rex 8s4 (selada 12,5 / dutada 32)

8" German Maestro SW8010HE (selada 10,5 / dutada 24l)

8" Hertz ES200 (selada 12,8-17,2l / dutada 15,8-20,6l)

8" Questo QS250A-08SVC4 (selada 9l /dutada 14l)

10" JL 10w0 300W RMS (18,4l selada) Edit: Seria o escolhido pela litragem mais baixa e qualidade.

10" RE Audio REX10S4 (selada 25l)

10" JBL GTO1014 selada (21.2l)

10" Questo QS250A-10SVC4 (selada 25l) Seria a segunda opçao

 

- Amplificador

Digital - Y2 Audio DPA-1500 (170w x 4 @2Ohm,340W x4 @4ohm, 680Wx2 @2ohm em bridge) Recomendado em SQ é classe AB

Digital - Banda Audioparts 8.4D (4x200W @2ohm, 2x200W @2ohm, 2x400W @4ohm em bridge) Recomendado em SQ é classe AB

Hertz HE 4.1 (4x100W@ 2Ohm, 4x70W @4ohm, 2x200W @ 4ohm em bridge) Fraco em bridge

DAT DA4100 (4x120W @2ohm, 4x65W @ 4ohm, 2x250W @4ohm em bridge) Fraco em bridge

Ground Zero GZIA 4115 HPX (4x100W @2ohm, 4x70W @4ohm, 2x250W @4ohm em bridge)

Audiophonic Club 800.4 (4x200 @2ohm, 4x100W @4ohm, 2x400W @4ohm em bridge) É mais barato, mas não tem a mesma qualidade do Mosconi e outros que sobraram na lista

RE Audio DTX750.4 (4x80W @2ohm, 4x60W @4ohm, 2x160W em bridge) Fraco em bridge

MB Quart ONX4.80 (4x160W @2ohm, 4x80W @4ohm, 2x320W em bridge @4ohm) +/- R$900

Edit: Mosconi 100.4 (4x155W @2Ohm, 4x100W @4Ohm, 2x310W em bridge @4Ohm, 2x480W em bridge @2Ohms) +/- R$1300

 

- DVD Player

JVC KD-R739BT

Pioneer AVH-X8580BT - R$1500,00 - Tela de 7", 2din, 3 saidas RCA, Bluetooth, reproduz aplicativos de iPhone e Android, no meu caso me interessei porque posso usar o Waze e GoogleMaps, sem ter que pagar por um player com GPS que custa na faixa de R$2500-3000,00 Edit: Comprado

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala tognetta.

 

Você ta no caminho certo cara.

 

Primeiramente vamos diminuir essa quantidade de produtos que você indicou, com base no estilo musical que você aprecia e o seu desejo por um som mais suave, logo de cara podemos tirar os seguintes kits:

 

-Hertz esk165 (tw metálico, agudo fica estridente)

-Morel Tempo (excelente kit, tweeter fantástico, mas não vejo muita diferença pro morel máximo, o qual é mais barato e que, inclusive, uso no meu fit)

 

* Te recomendo o morel máximo ou o GZ GZTC 165 TX

 

Já com relação aos subs, por você ouvir bastante música eletrônica e hip hop, os subs de 10" ficarão bem legais, pois são rápidos e possuem mais "peso" que os de 8".

Assim já eliminamos os seguintes subs:

 

RE Rex 8"

German Maestro 8"

Hertz ES200 8"

Questo 8"

 

Sobraram:

JL w0

RE Rex 10s4

JBL GTO 1014

Questo 10"

 

*Entre estes que foram mencionados, recomendo o Questo. Caso você queira um melhor sugiro o JL w3. (mais caro, mas melhor que o Questo)

 

Com relação ao amp, em matéria de SQ é recomendado o uso de amps classe AB.

 

*De todos o que você mencionou, eu recomendo o RE 750.4 (toca mais do que o Audiophonic, DAT, Hertz e Banda). Porém os outros que foram mencionados eu não conheço.

 

Por fim, não gosto deste player da JVC.

 

*Recomendo hud da Kenwood. Procure por modelos excelon, como por exemplo o Excelon Kdc-x497 que fica no de 500 reais que você pretende gastar.

 

Espero ter ajudado

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também já eliminaria o JBL GTO1014 e, como o uso é em selada, tire o RE REX10.

 

Quanto à questão do amplificador, a maioria dos amplis pra SQ continua sendo classe AB, apesar de que já existem ótimos amplis classe D, como o Hertz HDP4 que bate pau a pau com amplificadores classe AB muito bons! Inclusive teve um teste que foi feito na Hertz Audio onde ele ficou em segundo lugar competindo com amplificadores classe AB conceituadíssimos, incluindo mcintoshes

Editado por Bernardo Chianca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera ! Refiz algumas perguntas e adicionei preço dos itens que já cotei.

 

Rafael: Eliminei o kit 2 vias Morel tempo (R$940,00), a diferença de preço é grande comparado com o Maximo (R$650,00), com essa grana trato as portas, que devem compensar a diferença de qualidade entre os 2.

 

Bernardo: Porque eliminar o subwoofer JBL GTO1014? Não conheço JBL sem ser o meu GTO1214, mas acho que ele faz um bom trabalho. Porque o RE REX não é recomendado para caixa selada?

 

O Amplificador RE 750.4 (R$565,00) só fornece 160W em bridge, e um Questo ou JL 10" estão entre 250-300W RMS, não vai ficar faltando potencia? No site da JL, tem uma tabela com as faixas de potencia indicadas para os modelos W0, e aparentemente o ideial seria aplicar 125W de potencia, mas fiquei sem entender, se ele tem 300W porque o ideial seria 125W?

 

O amplificador DPA-1500 é um modelo digital feito pelo J. Yazbek, frequentador do forum e engenheiro projetista, não achei reviews, mas tem um topico aqui no forum falando bem dele, e com um teste postado no youtube. As vantagens seriam: potencia maior, tamanho reduzido e preço (R$650,00), só não sei como seria pau a pau comparado com um importado de menor potencia/mesmo preço, tipo RE, Hertz ... O Hertz HDP4 custa mais que o dobro dos outros mencionados, sem chance!

 

Subwoofer estou tentado no JL 10W0 (R$400,00), pede caixa selada de 18l contra 25 do Questo, e talvez seja preconceito infundado, mas entre um JL e um Questo (R$250,00), sou mais o importado ... to falando besteira? Vi por cima o preço do JL W3, quase R$1000,00 foge muito do orçamento!

 

Vou procurar com mais carinho sobre os players, valeu pelas dicas ! Se lembrarem de algo é só falar

Edit: Esqueci de um detalhe, preciso do bluetooth no player!

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi alguns players :

- Alpine CDE-133BT R$380,00

- Alpine CDE-143BT R$500,00

- Kenwood KDC-BT6052U R$490,00

- Kenwood KDC-x496 R$580,00

- Pioneer DEH-X6580BT R$520,00

- Pioneer DEH-X8680BT R$580,00

 

Mais indecisão ...

 

Edit: Resolvi não apagar as sugestões de players, mas a patroa (que vai usar mais o carro inicialmente) quer porque quer uma central multimedia. Vi que as versões com GPS são na faixa de R$2500-3000, então achei um modelo novo da Pionner: DVD AVH-X2680BT. O que me chamou a atenção foi que ele possui 2 modos chamados: App Radio e MirrorLink, "possibilitando integração com smartphones e permitindo que controle seus aplicativos diretamente na tela do DVD".

 

Resumindo, daria para rodar o GPS do celular, na tela do aparelho, o que pra mim é uma tremenda vantagem. Ta saindo a vista R$1150,00, 3 entradas RCA e tela touch de 6,1".

 

Opiniões?

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei bastante sobre os subs e fiquei com uma duvida, como gosto também de SPL, seria mais recomendado um JL 10w0, JL 10W1 ou um Morel primo 10"?

 

Achei os 3 na faixa de R$450-650 e me parecem uma boa para ter qualidade e força, nessa faixa de preço. Queria mesmo o JL 10w3, mas ai estamos falando de R$1000 ...

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, acompanhando, pois como também estou refazendo meu som, é bom que fico atento a umas dicas. =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei editando todos os meus posts, mas a partir de agora vou mencionar o que mudou em novas mensagens, e só alterar a mensagem original, pra não confundir ninguém.

 

Conversando hoje com o pessoal em uma loja aqui em Campinas, por enquanto vou colocar o 2 vias Morel Maximo no meu Fiesta, e o DVD player e o kit 2 vias JBL Ms-62C no FIT, além do tratamento acustico nas portas dianteiras em ambos os carros.

 

Sugeri de colocar mais um subwoofer 12" JBL GTO1214 no Fiesta em caixa selada, mas o porta malas não comporta, o amplificador é muito grande e ficaria caro fazer um porta malas customizado, sendo que daqui 1 ano vou trocar de carro ... Estou considerando passar todo o som JBL do Fiesta para o FIT e daqui um tempo colocar 2x JL 10W0 + um amplificador Mosconi 100.4 em uma caixa no Fiesta. (Ou usar o sub Morel Primo, mas ainda ninguem opinou qual seria melhor para aliar SQ e SPL)

 

Apesar das prováveis alterações o projeto original continua sendo prioridade, e as opções mencionadas anteriomente continuam valendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de dar uma sugestão de sub, embora você já tenha praticamente descartado o de 8", se quiser perder espaço zero no porta malas do FIT que já é bem limitado, você poderia colocar um JL 8W1v2 em caixa selada no espaço que fica abaixo do banco trazeiro, como vai estar no mesmo ambiente acredito que vai compensar um pouco o rendimento. Estou pensando em fazer isso no meu que tem uma caixa monstro que consome metade do porta malas. O pessoal que conhece este sub talvez possa opinar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de dar uma sugestão de sub, embora você já tenha praticamente descartado o de 8", se quiser perder espaço zero no porta malas do FIT que já é bem limitado, você poderia colocar um JL 8W1v2 em caixa selada no espaço que fica abaixo do banco trazeiro, como vai estar no mesmo ambiente acredito que vai compensar um pouco o rendimento. Estou pensando em fazer isso no meu que tem uma caixa monstro que consome metade do porta malas. O pessoal que conhece este sub talvez possa opinar. :legal:

No meu new fit esta sendo instalado assim, em baixo do banco, um rex de 8 e do outro lado + uma bateria de 50 amper. deve ficar pronto em uns 10 dias, espero rsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou colocar o 2 vias Morel no Fiesta, e quando chegar o DVD Pioneer coloco o 2 vias JBL no FIT.

 

Mostrei algumas fotos pra patroa de porta malas com caixa selada, ela não gostou muito, ainda mais depois que ela viu o carro de uma amiga com uma caixa Focal 8" embaixo do banco ...

 

Vou bater um papo na loja amanhã e talvez volte a considerar um sub de 8" embaixo do banco, como sugeriram.

 

Ai deixo pra gastar no Fiesta, e já estou pensando em 2x10" JL 10w0 (R$500 cada um) selada de 38l, ou 1x10" JL 12w3 (R$1000) selada de 30l. Se alguem tiver palpite sobre esses subs, é só falar.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu objetivo desvirtuou e no fim vou abandonar a ideia do FIT com som totalmente novo, mas minhas pesquisas me ajudaram bastante e vou melhorar o som do Fiesta, então vou continuar no mesmo tópico, até porque os 2 carros tem a geometria bastante parecida (hatch) e acredito que a resposta/proposta do som vai ser a mesma.

A ideia agora é tratar as portas do FIT e passar o kit JBL assim que comprar o DVD. Fora isso só vou colocar um sub de 10" no porta malas, ou um de 8" embaixo do banco, se a patroa mudar de ideia e quiser bancar o projeto kkkkk

 

Kit 2 vias Morel Maximo instalado e portas tratadas no Fiesta, peguei hoje o carro e ouvi por uns 20-25 min no caminho para casa. Percebi que o som tem mais definição quando comparado com o JBL, principalmente com o volume alto, mas nada surpreendente, talvez em um teste cego eu ficaria em duvida.

Desliguei o subwoofer e testei o HPF (filtro de alta frequência) em Off, 53Hz e 63Hz. Realmente o tratamento nas portas fazia falta ! Quem nunca teve um som de qualidade (eu ...) se surpreende com a diferença nos graves. Para quem vem de um som original, ou só com kit 2 vias, não sabe o que esta perdendo por não investir.

Percebi também que com o JBL o som era melhor distribuído, agora com o Morel, instalado exatamente no mesmo lugar (tweeters junto do suporte do retrovisor e woofers nas portas), o som ficou mais "forte" do lado do passageiro, parece que chega antes ao meu ouvido, apesar da "lógica" dizer o contrario ... . Meu player Pioneer DEH-6350SD não tem a função TA, então fiquei encucado com esse comportamento do som. Vou tirar a duvida com o pessoal da loja.

 

Apesar da impressão sonora do Morel ser levemente melhor, olhando de perto os 2 falantes/tweeters/crossovers e acabamento em geral, fiquei com a impressão do JBL ser mais bem acabado. O que me deixou mais em duvida se fiz um bom negócio ...

 

Próximo plano é vender o Subwoofer GTO1214 e amplificador GTO1004, trocar por um sub JL 12W3 e o amplificador "a definir". A ideia inicial é um amplificador mono de 1 canal para o sub (500W RMS) e um 2 canais (valeria a pena um 4 canais?) para o kit. Continuo aceitando por sugestões ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sei porque postei no fórum de iniciantes ... hoje de manha, menos eufórico e mais "ligado", liguei o som com o carro parado, percebi na hora que tinha algo errado! Não saia som do falante na porta do motorista kkkkkk

Levei na loja e arrumaram na hora, ate porque se não fizessem eu ia encher o saco pra caral**. Como que deixam sair o carro com um falante mudo? Vacilo meu, mas sou amador, os caras ganham a vida com isso e dão essa bola fora, enfim ... arrumaram, sai da loja com o som no talo e tocando todo tipo de musica para testar. Fiquei com a clara impressão que toca bem mais alto e nítido que o JBL MS-62C, não me arrependi da troca!

 

Atualizando o progresso:

- Honda FIT: DVD Pioneer AVH-X8580BT comprado, assim que chegar vai ser instalado, portas tratadas e 2 vias JBL instalado. Talvez role uma caixa amplificada Audiophonic APS21, vem com um subwoofer de 8" e 2 canais 55W para o kit 2 vias, custa R$1200. Por isso da pra compra um Questo 8" + um amplificador nacional 4 canais + instalação e caixa selada, mas a praticidade e a patroa estão tendendo a essa opção.

 

- Fiesta: Achei um amplificador JL JX1000/1 que casa perfeito com o subwoofer 12w3, por R$730, to quase comprando e deixando pra escolher o amplificador estéreo pra depois. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja pensou em colocar na lateral do porta malas em caixa de fibra?

 

DSC00253.jpg

 

 

 

Fica de bom gosto e ocupa pouco espaço.

 

Se for colocar o sub embaixo do banco traseiro, use o questo. A selada com sub de 8" necessita de apenas 9 litros.

 

Não recomendo estes subs embutidos nos amplificadores, destorce com facilidade.

 

Com relação ao JL 12w3 eu não consigo te ajudar, quem saberá te responder será o murilo_g_b, ele tem um desse.

 

Por curiosidade: onde você instalou tweeter no honda fit?

Editado por rafaelhelton

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael

 

Ainda estou aguardando a chegada do DVD Pioneer, só então vou ver o que o pessoal da loja sugere em relação ao tweeter.

 

Sobre o subwoofer de 8" no FIT, acabei lendo mais opiniões sobre as caixas amplificadas, e mesmo sendo uma Focal, concordo que não valeria a pena. Vou partir para a caixa lateral no porta malas, como voce também sugeriu. Esteticamente fica legal, e acredito que mais facil a instalação. O amplificador ainda não decidi se vou usar o JBL ou comprar um novo, mas quero colocar ele colado no banco traseiro, provavelmente usando uma chapa de mdf para não ter que furar a estrutura do banco.

 

Já o som do Fiesta vai ter que esperar ... Me explicaram que para um som com 860W (500W no amp para o sub e 360W no amp pra a parte estereo), vou precisar de uma bateria extra, porque a do Fiesta se não me engano tem 48A, e ficaria deficiente, podendo prejudicar alternador, etc.

 

A conta foi assim:

Potencia em Watts = Voltagem da Bateria x corrente continua em amperes

Resumindo, para um som de 860W = 12,4V x Amperes necessários

Resultado: 70A !!!

Me parece um pouco absurdo precisar de uma bateria de 70A pra um som com 1 kit 2 vias e um subwoofer ... alguém poderia opinar com conhecimento de causa ??

Uma outra loja pela internet disse que só um mega capacitor de 2 Farad seria suficiente ... agora to meio perdido !

 

Levei em conta também que já troque ia bateria original 2x em menos de 3 anos, provavelmente o som colaborou com essa falha prematura, além do carro ficar parado mais da metade do mês, as vezes 10 dias sem ligar o motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Acompanhando brother!!

 

Pelo que vi, mudou bastante o pensamento hein e também alguns equips hauhauhuahua......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem fala ... indecisão gigantesca ! Acabei desistindo de criar um projeto totalmente novo pra patroa, vou pegar metade do que tenho no Fiesta e passar pro FIT, assim economizo $$$ e fico com um som razoavél nos 2 carros kkkkk

 

Até o momento o plano é o seguinte:

 

FIT

HU: Pioneer AVH-X8580BT (comprado)

Kit 2 vias: JBL MS-62C (comprado, na caixa esperando a HU)

Amp: JBL GTO1004 (comprado, atualmente no Fiesta)

Sub: JL 10w0 ou Questo QS350A-10, em caixa lateral selada no porta malas. Sem chance de caixa grande no carro da patroa ...

 

Fiesta

HU Pioneer DEH-6350SD (instalado)

Kit 2 vias: Morel Maximo (instalado)

Amp Estereo: Hertz HCP 4 ou RE DTX750.4

Amp Mono: JL JX1000/1D (comprado)

Sub: JBL GTO1214 (instalado, em breve vai dar lugar a um JL 12w3)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto bom.

Os 2 sets estão bem balanceados, mas como te falei, o do Fiesta terá um SQ bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma vasculhada em algumas lojas nos EUA, e estou com a impressão de que valeria a pena pegar um 4 canais mais parrudo, para eventuais "necessidades" futuras.

 

Alguns que me interessaram:

 

MB Quart OA800.4 - U$120 - 4x100W, bridge de 400W @4ohm

Solid4 - Focal 400.4 - U$200 - 4x75W, bridge de 200W @4ohm

MB Quart RA1000.4 - U$260 - 4x125W, bridge de 500W @4ohm

 

Esse ultimo daria até para alimentar o sub, sem precisar do amp mono! Com imposto 60% + IOF + dolar a R$2,40 ficaria em R$1060

 

To ficando mais doido do que quando resolvi montar minha bike kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece esse Focal Solid 4. Não é nada demais. Amp simples e som mucho.

 

Já o MB quart RA deve tocar uma maravilha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mosconi one 120.4

Editado por kiroi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou na dúvida a respeito do sub e amp. Pretendo participar de um encontro com o pessoal aqui do fórum no domingo (Campinas SP), e se der sorte, encontrar alguém que tenha um desses equipamentos.

 

Subwoofer

- JL 12w3v3-4 - 500W @4ohm

- Image Dynamics IDQ 12 D4 V.3 - 250W @4+4ohm

 

Amplificador:

- Usar o atual JBL GTO1004 para bi amplificar o kit 2 vias (4x100W @4ohm) + JL JX500/1D (500W @2ohm, 300W @4ohm) ou JL JX1000/1D (1000W @2ohm, 500W @4ohm) dedicado para o sub. O 1000/1D seria mais para garantir, caso queira um segundo sub, ou talvez um mais potente tipo um 12w6 quando trocar de carro. Pretendo pegar um sedan, então o porta malas deixaria de ser um problema, como é hoje no meu Fiesta hatch.

- MB Quart RA1000.4 (2x125W + 1x500W @4ohm) ou MB Quart OA1100.5 (4x75W + 1x350W@4ohm), ambos pelo mesmo preço. Fico com a impressão que esse segundo modelo não traria muitos benefícios em relação ao JBL. O RA1000 seria um upgrade pela potencia do bridge de 500W, mas perderia a opção da bi-amp, alem de ser de uma linha superior da MB.

 

Mandei um email para a JL sobre sub x amp, e olha a resposta:

 

You can actually get pretty good performance from a 12W3v3 with as little as 150-200 watts. Using 250 watts will work just fine. If you want more power for a pair, the JX1000/1D is a good choice. Going from 500 watts for the pair to 1000 watts for the pair should get you about 3 dB more output. Be sure to use the 4 ohm versions of the woofer.

The 12W6v3 woofers have dual 4 ohm coils, and they're rated to handle up to 600 watts. If you're using a single driver, you'd connect the coils in parallel to show the amplifier a 2 ohm load, and 500 watts from a JX500/1D would work great.

 

Resumindo, daria pra tocar um 12w3v3 com 150-250W tranquilo, segundo o fabricante ... mas ao custo de metade da potencia sonora, com decaimento de 3db. É isso mesmo? Até um 12w6 seria bem usado com o JX500/1D.

 

Ai ligo na loja aqui no Brasil e me dizem que o melhor é casar a potencia do sub e amp, e em alguns casos até mais do que o pico RMS do falante ...

 

O negócio é que se resolver seguir essa linha com amp mono dedicado iria comprar nos EUA (é pequeno e fácil de pedir para trazer), se optar por um 4 ou 5 canais mais potente (e quase o dobro do tamanho e peso), compraria no Brasil.

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante seria casar amp e sub JL.

 

Só corrigindo, IDQ 12" tem 500rms. Certeza.

 

Sent from my Sony Xperia ZQ using Tapatalk.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente tive oportunidade de ouvir outros sons, e conversar com um pessoal mais experiente no assunto. Percebi que preciso primeiro corrigir os erros que os "instaladores" fizeram no meu carro.

 

Não desisti da ideia do sub IDQ ou JL, mas primeiramente pensei em montar um caixa nova, seguindo as especificações corretas do meu JBL GTO1214 (que hoje está em uma caixa "genérica" dutada), e já adiantar a compra de um amp dedicado para o sub. Fiquei com a seguinte lista:

 

Resumindo em números:

 

JL JX1000/1D: 500W @4ohm, 1000W @2ohm - U$274,00

JBL MS-A5001: 500W @2 e 4 ohm - U$230.00

JBL GTO 751EZ: 500W @4ohm, 750W @2ohm - U$164.00

 

JL JX5001/D: 300W @4ohm, 500W @2ohm - U$198.00

JBL GTO-501EZ: 350W @4ohm, 500W @2ohm - U$135.00

 

Os JBLs me pareceram interessantes pelo preço e potencia, sendo o modelo da linha MS de melhor qualidade que todos os outros, bem capaz de tocar um eventual IDQ ou JL. Vou procurar mais opiniões na internet e ver se acho mais alguém que casou esses equipamentos.

Editado por tognetta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...