Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

Kit 2 Vias = DLS Nordica 6.2 X Focal KR2

Recommended Posts

Estou em uma fase final de definição de equipamentos para um novo projeto de som de qualidade para uma ASX, e só esta faltando definir o Kit, que estou comprando, como a maioria dos demais itens no classificados deste forum.

A dúvida que estou atualmente é que existe duas boas ofertas de Kit que achei legal, e queria a opinião de vocês, de qual escolheriam e por que?

Estou entre um DLS Nordica 6.2 e um Focal KR2. Vou escolher um e revender o outro depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Briga boa, o nordica é um dos poucos kits dls que acho bacana, focal kr se bem acertado toca muito... Vai depende muito de ampli hu, cabos e todo o resto, pra se fazer uma escolha...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente esqueci de explicar o conjunto. Importante.

O amplificador será o DLS A5, tocando os 85W dos canais estéreo para o Kit 2 vias passivo, e os 300w do canal do Sub, para tocar um JL Audio 8W3 (ainda não defini o tipo de caixa entre dutada ou selada, que será no fundo da mala com aprox, 15 a 20 l).

Os RCAs estou negociando a compra, e devem ser provavelmente (se o vendedor aceitar minha oferta) o Focal ER5. Os cabos dos falantes serão o Chord Carnival Silvescreen.

E ai mesmo sabendo que os dois são excelentes Kit, qual deles usaria DLS Nordica ou Focal KR2?

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou dizer a HU.

Já ouviu algum kit DLS ou Focal?

Tem preferência por qual tipo de tw?

Compartilhar este post

Link para o post

Vai instalar em portas ou pezinhos/doorpods?

É importante saber disso p/definir um caminho. Às x determinado midbass só toca bem com volume x (selado), outros não precisam disso.

Nos dois casos vai demandar investimento, seja para fazer a peça personalizada ou para fazer o tratamento acústico da porta.

Outro ponto, como vc irá alimentar o kit com apenas 2 canais, vai perder o T.A. se deixá-los longe (mid nas portas e tw nas colunas, por exemplo)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos cabos de falantes e ampli, eu iria no dls.. Acho que nessa configuração o focal ia ficar meio gritão...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou dizer a HU.

Já ouviu algum kit DLS ou Focal?

Tem preferência por qual tipo de tw?

Tem razão.

Será a HU original do ASX, que vem incorporado ao painel, que é um Clarion NX-501b, que tem o lado bom de ter saidas RCA, inclusive para o Sub, mas não tem outros recursos mais sofisticados (e importantes como cortes ou TA). Não é dos melhores em termos de recursos ou qualidade, mas que para o uso que vai ter é mais do que suficiente. Se não for fazemos depois um upgrade...

Sim, já ouvi os dois. No meu carro principal tenho Focal KRX2, e no de rodízio tenho um Morel Elate, o que responde sua pergunta de que sou bem eclético em termos de tweeter. Imagino que o DLS de seda deva ser mais parecido com o Morel, e o KR2 é similar (um pouco mais simples e metálico) ao que já tenho. Por isto não imagino grandes surpresas.

E ai na sua opinião e gosto, que não necessariamente precisa ser igual a minha e dos demais, e saindo do muro, qual escolheria?

Compartilhar este post

Link para o post

Vai instalar em portas ou pezinhos/doorpods?

É importante saber disso p/definir um caminho. Às x determinado midbass só toca bem com volume x (selado), outros não precisam disso.

Nos dois casos vai demandar investimento, seja para fazer a peça personalizada ou para fazer o tratamento acústico da porta.

Outro ponto, como vc irá alimentar o kit com apenas 2 canais, vai perder o T.A. se deixá-los longe (mid nas portas e tw nas colunas, por exemplo)

Não tenho dúvidas de que pezinhos é normalmente a melhor opção, mas não são práticos, ainda mais em um projeto de um carro do dia a dia de familia, que será usado pela minha esposa e filhos. Não vai dar certo. Os Mids ficarão nas portas mesmo. Logicamente bem tratadas.

Falando nisto quando fui ver as portas do ASX fiquei surpreso por ser em grande parte furada na parte de dentro. Vai demandar um bom tratamento...

Os Tweeters a princípio vão ficar no local original nas quinas das portas perto do retrovisor. Não serão nas colunas. Manter o mais original.

A HU será a original da Clarion que não tem TA. Algo ruim, que faz diferença, mas teremos que conviver com esta limitação.

De qualquer forma acho que ambos os Kits são perder um pouco com os pontos que levantou e não teremos. Mas para o que procuro e preciso, será o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

LHL, leigo do jeito que sou, e meu set sendo muito mais muito inferior, ao que voce pretende montar.

acredito que o resultado será 30% do que voce poderia tirar dos equipamento com alguma HU, de sq de entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem toda razão. Existem HUs bem melhores. Tenho um Alpine 502, e senti falta de muitos recursos que estava acostumado a ter em mãos.

Mas para começar mesmo assim, acho que a NX-501b não é assim também tão ruim. Para um carro nacional de fábrica até melhor do que a grande maioria, e provavelmente melhor também que a maioria das centrais multimidias chinesas. Além do que para o que preciso neste primeiro momento, que não é competir em um campeonato de qualidade, será suficiente, ainda que o elo fraco deste projeto.

Mas e ai em relação ao Kit: DLS Nordica ou Focal KR2?

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de perguntar... e os 2 estão pelo mesmo valor?

O bom de ter essa HU é que será fácil fazer um upgrade, já q não é uma HU integrada ao painel ou com funções do CB, por exemplo. Pelo menos vc já terá RCA.

Sobre os kits, TALVEZ, o DLS precise de mais potência para render o que pode oferecer. Por outro lado, o tw dele, TALVEZ, seja mais fácil de acertar com esses equipos. Ops, acho q ñ estou ajudando. :vts Já, se pensar no local do tw, o Focal pode ter vantagem. Acho que o tw DLS ficaria bem melhor se usado on-axis.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ambos saíram por preços aproximados e justos.

Quanto a HU, na verdade ele não é tão simples de fazer upgrade, pois esta versão dele, que é a 501BD, vem com os botões laterais integrado com o painel da ASX, como na imagem abaixo. Isto significa de que colocar um 2DIN de mais qualidade no lugar do original, significa ter que troca também o painel.

Qualquer um dos dois vai render melhor com mais potência. mas acho que para o volume que vamos ouvir, os 85W do A5 será mais que suficiente. O DLS tem uma sensibilidade menor de 91 db contra 93 do Focal, que também tem a vantagem de ser 2 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ambos saíram por preços aproximados e justos.

Quanto a HU, na verdade ele não é tão simples de fazer upgrade, pois esta versão dele, que é a 501BD, vem com os botões laterais integrado com o painel da ASX, como na imagem abaixo. Isto significa de que colocar um 2DIN de mais qualidade no lugar do original, significa ter que troca também o painel.

Qualquer um dos dois vai render melhor com mais potência. mas acho que para o volume que vamos ouvir, os 85W do A5 será mais que suficiente. O DLS tem uma sensibilidade menor de 91 db contra 93 do Focal, que também tem a vantagem de ser 2 ohms.

Cadê a imagem? [^]

Tinha esquecido da impedância do Focal. Ou seja, os 85w do A5 são suficientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão.

Será a HU original do ASX, que vem incorporado ao painel, que é um Clarion NX-501b, que tem o lado bom de ter saidas RCA, inclusive para o Sub, mas não tem outros recursos mais sofisticados (e importantes como cortes ou TA). Não é dos melhores em termos de recursos ou qualidade, mas que para o uso que vai ter é mais do que suficiente. Se não for fazemos depois um upgrade...

Sim, já ouvi os dois. No meu carro principal tenho Focal KRX2, e no de rodízio tenho um Morel Elate, o que responde sua pergunta de que sou bem eclético em termos de tweeter. Imagino que o DLS de seda deva ser mais parecido com o Morel, e o KR2 é similar (um pouco mais simples e metálico) ao que já tenho. Por isto não imagino grandes surpresas.

E ai na sua opinião e gosto, que não necessariamente precisa ser igual a minha e dos demais, e saindo do muro, qual escolheria?

amigo, o que voce pode me dizer sobre o krx2?

tenho a oportunidade de pega lo no paraguai por $510

pelo que pesquisei, dizem que o TW do krx2 pode ser um pouco dificil de acertar.

curto metallica, acdc, red hot, eletronica, com volume alto. o tw do krx2 pode encomodar nesse caso?

o elate se sai melhor nessas musicas?

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho a oportunidade de pega lo no paraguai por $510

pelo que pesquisei, dizem que o TW do krx2 pode ser um pouco dificil de acertar.

curto metallica, acdc, red hot, eletronica, com volume alto. o tw do krx2 pode encomodar nesse caso?

o elate se sai melhor nessas musicas?

obrigado.

Acho justamente o contrário. No seu estilo musical, o Focal vai atender melhor (mid + presente e tweeter + brilhante)

Se achar que encomoda, dá pra ir deixando pouca coisa off-axis p/não fadigar.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente gosto bastante, pois como o Alex_84 disse acima ele tem um mid bem presente e forte, que toca muito, e mesmo baixo, mas quando dá potência, ai que vê ainda mais a diferença. O Tweeter é sim brilhante, mas como deve ser, sem exageros, apesar de muitos dizerem o contrário, eu particularmente não acho, apesar de gostar mais dos da Morel, que descem para frequências mais baixas.

Resumo, pode comprar e ser feliz, ainda mais por este preço, que particularmente estou achando muito baixo. Verifique se é um revendedor oficial, para não comprar gato remanufaturado por lebre...

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê a imagem? [^]

Tinha esquecido da impedância do Focal. Ou seja, os 85w do A5 são suficientes.

Incrivel como estou com a memória ruim nestes dias. Esquecendo de tudo...

Aqui vai:

kit-de-cabos-clarion-nx501-ba-bb-bc-l200-lancer-pajero_MLB-O-4397603564_052013.jpg

Viu como os botões laterais ficam integrados no painel. Para troca-lo, tem que trocar a moldura do painel também...

E acho que sim o A5 vai dar mais do que conta para o que preciso. Dificilmente vai tocar acima da metade do volume da HU...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente gosto bastante, pois como o Alex_84 disse acima ele tem um mid bem presente e forte, que toca muito, e mesmo baixo, mas quando dá potência, ai que vê ainda mais a diferença. O Tweeter é sim brilhante, mas como deve ser, sem exageros, apesar de muitos dizerem o contrário, eu particularmente não acho, apesar de gostar mais dos da Morel, que descem para frequências mais baixas.

Resumo, pode comprar e ser feliz, ainda mais por este preço, que particularmente estou achando muito baixo. Verifique se é um revendedor oficial, para não comprar gato remanufaturado por lebre...

Se o crossover Focal tivesse mais atenuação, resolveria esse problema. P/quem usa bi-amp em Focal isso é moleza. hehehe!

Pelo que entendi, o tw ficará "off", o que ajuda a decidir pelo Focal.

Incrivel como estou com a memória ruim nestes dias. Esquecendo de tudo...

Aqui vai:

kit-de-cabos-clarion-nx501-ba-bb-bc-l200-lancer-pajero_MLB-O-4397603564_052013.jpg

Viu como os botões laterais ficam integrados no painel. Para troca-lo, tem que trocar a moldura do painel também...

E acho que sim o A5 vai dar mais do que conta para o que preciso. Dificilmente vai tocar acima da metade do volume da HU...

Nada q uma moldura qualquer, 2 pedacinhos de mdf e/ou massa ñ resolvam. Se brincar, até encontra a moldura certa p/ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o crossover Focal tivesse mais atenuação, resolveria esse problema. P/quem usa bi-amp em Focal isso é moleza. hehehe!

Nada q uma moldura qualquer, 2 pedacinhos de mdf e/ou massa ñ resolvam. Se brincar, até encontra a moldura certa p/ele.

Uai, mas tw domo invertido dispersa pouco o som ( tende a manter um som em linha reta focada) e por isso é indicado pelo proprio pessoa da Focal pra tocar on axis ou pelo menos cruzado no meio do carro. .. Oo

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida que uma nova moldura ou um trabalho artesanal resolveriam, mas não será barato, e some a isto um novo HU top, não esquecendo do uso, ai acaba que a original vai ficar, até por que não é ruim assim tanto como pensam...

Compartilhar este post

Link para o post

Uai, mas tw domo invertido dispersa pouco o som ( tende a manter um som em linha reta focada) e por isso é indicado pelo proprio pessoa da Focal pra tocar on axis ou pelo menos cruzado no meio do carro. .. Oo

Porém, sendo p/ficar "off", acho mais aceitável o Focal do que o DLS, ñ?

Compartilhar este post

Link para o post

Porém, sendo p/ficar "off", acho mais aceitável o Focal do que o DLS, ñ?

Nem sempre... Não existe receita de bolo

Oq faz um tw ficar estridente não é só posicionamento... Tm cabos, ampli, hu e etc, etc,etc...

Por exemplo, tive o v30 focal e o melhor jeito que ouvi e testei e terminei instalando foi totalmente onn axis...

Cada caso é um caso...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre... Não existe receita de bolo

Oq faz um tw ficar estridente não é só posicionamento... Tm cabos, ampli, hu e etc, etc,etc...

Por exemplo, tive o v30 focal e o melhor jeito que ouvi e testei e terminei instalando foi totalmente onn axis...

Cada caso é um caso...

Abs

Mas em momento algum eu falei de ficar estridente. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Quando falei um pouco off axis não falei deixar um apontado para o outro, apaga d+, perde mto detalhamento.

Só falei pra tirar 15, 20º fora do eixo para dar uma amenizada (caso preciso)

às x durante o teste não vai ser preciso.

O problema de se direcionar um tweeter novo é que ele ainda não está amaciado e tende a soar estranho no começo, o que pode dar uma falsa impressão de como o tweeter toca de fato.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...