Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Cortes... 12dB + 18dB = 30dB!???

Recommended Posts

cortar em 50Hz não vai tocar nada

defina "tocar nada"

Ué, não vejo viabilidade em fazer um bravox CSP-B responder a 50Hz com no mínimo -3dB na sua curva de transferência, independente do sonofletor que lhe for conferido.

É um mid bass que não foi projetado pra responder a essa faixa, certamente 80Hz já é um limite sofrível onde sua resposta entra em roll-off acentuado, junto com excursão e distorção preocupantes.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
cortar em 50Hz não vai tocar nada

defina "tocar nada"

Ué, não vejo viabilidade em fazer um bravox CSP-B responder a 50Hz com no mínimo -3dB na sua curva de transferência, independente do sonofletor que lhe for conferido.

É um mid bass que não foi projetado pra responder a essa faixa, certamente 80Hz já é um limite sofrível onde sua resposta entra em roll-off acentuado, junto com excursão e distorção preocupantes.

Abraços

Tem toda razão. 50Hz ele não chega. Pode até chegar, mas para isso vc vai precisar de um aquario dutado de uns 20L... :P

O meu chega a 80Hz morrendo... Já com uma atenuação ai de uns 6dB...

Estava com umas ideias aqui, vejam o que vc`s acham:

Eu estou sentindo falta de um som mais encorpado vindo da frente, ou seja, meu pezinho não está descendo muito bem. Estava pensando em encher ele de manta acrilica ou lã de vidro. É esse o revestimento para essa faixa de frequencia? Queria obter um ganho entre 80 e 160Hz.

Outro detalhe, o CS-P60 não está rendendo muito bem nas portas, então qual outro mid-bass que poderia render melhor nas portas?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

... o "finado" Ri7 tava com seus 5 litros de pezinho dutado, com um CS-P 50, ponto de corte entre mids e sub salvo engano em 50 Hz. eu uso carbon de 6 na porta, só em anel de MDF, corto a 50 Hz 4ª ordem e não reclamaram de desequilíbrio, apenas de deficiências tímbricas. que dá pra fazer, então, dá. o Qts do CS-P 60 é MUITO alto (0.81), aplicação em free-air ele deve tirar de letra, só que o free-air tem que ser otimizado.

vou fazer a pergunta de novo, o Abreu vai querer me bater, mas tudo bem: Abreu, como tá a instalação? usasse anel de MDF pra ancorar o mid na porta? mantinha asfáltica? a onda traseira dele tá totalmente isolada da dianteira? (tipo, o Focus tem aqueles buracos no miolo da porta que nem o Marea ou é fechado que nem o Golf?) como tá o esquema dos cortes? como tá o esquema das ligações? já tentou inverter as "polaridades" (não sei se esse é o termo técnico correto, já questionaram e eu não tou lembrando) dos falantes pra ver se melhora?

seu esquema não tem um erro, deveria estar funcionando, precisa dar uma conferida nisso que eu falei.

Compartilhar este post

Link para o post
... o "finado" Ri7 tava com seus 5 litros de pezinho dutado, com um CS-P 50, ponto de corte entre mids e sub salvo engano em 50 Hz. eu uso carbon de 6 na porta, só em anel de MDF, corto a 50 Hz 4ª ordem e não reclamaram de desequilíbrio, apenas de deficiências tímbricas. que dá pra fazer, então, dá. o Qts do CS-P 60 é MUITO alto (0.81), aplicação em free-air ele deve tirar de letra, só que o free-air tem que ser otimizado.

vou fazer a pergunta de novo, o Abreu vai querer me bater, mas tudo bem: Abreu, como tá a instalação? usasse anel de MDF pra ancorar o mid na porta? mantinha asfáltica? a onda traseira dele tá totalmente isolada da dianteira? (tipo, o Focus tem aqueles buracos no miolo da porta que nem o Marea ou é fechado que nem o Golf?) como tá o esquema dos cortes? como tá o esquema das ligações? já tentou inverter as "polaridades" (não sei se esse é o termo técnico correto, já questionaram e eu não tou lembrando) dos falantes pra ver se melhora?

seu esquema não tem um erro, deveria estar funcionando, precisa dar uma conferida nisso que eu falei.

Vamu lá: O mid está 100% fixo. Com um adaptador de MFD 10mm, que tampa o burado original de 5x7 e abre um de 6.

Entre o mid a e mandeira tem um espuma propia para verdar auto falantes, uma que já vem com cola.

A porta do Focus tem sim aquele burado no meio da porta, é para a manutenção do vidro. Estou pensando em uma forma de tapa-lo...

O meu instalador sugeriu uma chapa de aluminio moldada no formato da porta...

Estou vendo como vou fazer isso.

Tb estou esperando aquele novo kit da Bravox, o que tem o tweeter de seda, o mid dele tem QTS de 0,91, contra 0,81 do CS-P60...

Pelos parametros ele se dará muito bem com "portas"...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
... o "finado" Ri7 tava com seus 5 litros de pezinho dutado, com um CS-P 50, ponto de corte entre mids e sub salvo engano em 50 Hz.  eu uso carbon de 6 na porta, só em anel de MDF, corto a 50 Hz 4ª ordem e não reclamaram de desequilíbrio, apenas de deficiências tímbricas. que dá pra fazer, então, dá. o Qts do CS-P 60 é MUITO alto (0.81), aplicação em free-air ele deve tirar de letra, só que o free-air tem que ser otimizado.

Vamu lá: O mid está 100% fixo. Com um adaptador de MFD 10mm, que tampa o burado original de 5x7 e abre um de 6.

Entre o mid a e mandeira tem um espuma propia para verdar auto falantes, uma que já vem com cola.

A porta do Focus tem sim aquele burado no meio da porta, é para a manutenção do vidro. Estou pensando em uma forma de tapa-lo...

Tb estou esperando aquele novo kit da Bravox, o que tem o tweeter de seda, o mid dele tem QTS de 0,91, contra 0,81 do CS-P60...

Abraços.

Hehehe...

Esse CSxxD nem saiu e já tem uns 15 caras, só aqui no forum querendo comprar... Desse jeito os caras vão tuxar o preço...

Bom, tenho duas perguntas...

Qual o diametro do furo no anel de mdf q vc fez (é 6pol mesmo, ou é menor?)?

A espuma está entre o falante e o anel certo? Não tem espuma entre o anel e a lata da porta? Não amorteceria melhor?

Abs

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, sobre o que o supersonico quis dizer sobre inverter a polaridade: Será que o midbass não está com a fase invertida? Experimente mudar a polaridade do fio do midbass, pq invertendo a polaridade ele vai mudar a fase. Tem até uma mp3 de teste no autosom.net . Da pra fazer esse seu mid descer mais sim... Se for colocar na porta, isolar a onda traseira com a dianteira é importantíssimo e muda muito!

Compartilhar este post

Link para o post

10mm é pouco, hein! não consegue jogar pelo menos uns 18mm ali não? mesmo considerando peça pequena, 10mm é muito flexível... se a lata também for molenga, bum, foi metade da sua resposta de médio-grave embora. faz o anel o mais profundo que couber na sua porta, se necessário laminando (colando uma em cima da outra sob pressão) folhas de MDF até dar a maior altura possível pra que o cone não pegue no acabamento quando excursionar. o lugar da lata onde vc vai ancorar o mid também deve ser rígido, se não for aplica um anel de manta em volta, pela parte de trás, já é um começo.

veda também a interface lata-anel que ajuda.

pra vedar, faz um Sandro, cobre tudo com manta asfáltica de uma vez... se precisar fazer manutenção, esquenta, descobre, faz a manutenção, esquenta de novo e reaplica. chapa de alumínio fora de especificação de fábrica? e a garantia? e a sua segurança se porrar o carro?

tou aqui defendendo o mid a unhas e dentes sem nunca ter ouvido o de 6 polegadas, mas falo por experiência própria e vou repetir (o Abreu VAI me bater!), médio-grave é rigidez e isolação.

Compartilhar este post

Link para o post
... o "finado" Ri7 tava com seus 5 litros de pezinho dutado, com um CS-P 50, ponto de corte entre mids e sub salvo engano em 50 Hz.  eu uso carbon de 6 na porta, só em anel de MDF, corto a 50 Hz 4ª ordem e não reclamaram de desequilíbrio, apenas de deficiências tímbricas. que dá pra fazer, então, dá. o Qts do CS-P 60 é MUITO alto (0.81), aplicação em free-air ele deve tirar de letra, só que o free-air tem que ser otimizado.

Abraços.

Hehehe...

Esse CSxxD nem saiu e já tem uns 15 caras, só aqui no forum querendo comprar... Desse jeito os caras vão tuxar o preço...

Bom, tenho duas perguntas...

Qual o diametro do furo no anel de mdf q vc fez (é 6pol mesmo, ou é menor?)?

A espuma está entre o falante e o anel certo? Não tem espuma entre o anel e a lata da porta? Não amorteceria melhor?

Abs

Marcelo

Hehehe, 6" é o tamanho do falante cara... O furo geralmente é 1" menor...

Instalação não é não kra... Isso ai tá perfeita!

Abraços.,

Compartilhar este post

Link para o post
médio-grave é rigidez e isolação.

:rever1::rever1::+1:rever1::rever1:

Editado por Guijs

Compartilhar este post

Link para o post
10mm é pouco, hein! não consegue jogar pelo menos uns 18mm ali não? mesmo considerando peça pequena, 10mm é muito flexível... se a lata também for molenga, bum, foi metade da sua resposta de médio-grave embora. faz o anel o mais profundo que couber na sua porta, se necessário laminando (colando uma em cima da outra sob pressão) folhas de MDF até dar a maior altura possível pra que o cone não pegue no acabamento quando excursionar. o lugar da lata onde vc vai ancorar o mid também deve ser rígido, se não for aplica um anel de manta em volta, pela parte de trás, já é um começo.

pra vedar, faz um Sandro, cobre tudo com manta asfáltica de uma vez... se precisar fazer manutenção, esquenta, descobre, faz a manutenção, esquenta de novo e reaplica. chapa de alumínio fora de especificação de fábrica? e a garantia? e a sua segurança se porrar o carro?

tou aqui defendendo o mid a unhas e dentes sem nunca ter ouvido o de 6 polegadas, mas falo por experiência própria e vou repetir (o Abreu VAI me bater!), médio-grave é rigidez e isolação.

Tiro no escuro aqui...

E se no lugar de mdf eu quiser usar acrilico? Rola?

Pq posso estar enganado mas acho que chapas de acrilico conseguem ser mais rigidas mesmo com menores espessuras...

Falo isso pq to pensando em fazer um anel em acrilico para o meu ka (na porta do ka, espessura eh tudo...)

To falando bosta? Da pra fazer?

Abs

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Pouco!? Bebeu SupeR? Isso é um mid-bass de 6" rapaz! Né um sub de 12 naum!

Alem do mais o MDF não é para fixar o falante não, isso que faz é a lataria da porta! O MDF é apenas para tampar o buraco original que é de 5x7...

Concordo com vc, o médio grave é instalação! Isso isso está MUITO bem feita...

O que aconteçe é que esse buraco da porta atrapalha pra kcete...

Vou bolar um jeito de vedar...

Putz, vc tá igual ao Mogar " e se o carro capotar e o pezinho bater na sua kbeça?"

Hehehe, uma chapinha de aluminium dentro da porta não faz mal a ninguem cara...

Quanto a garantia, hehehehee, meu carro já não tem garantia de quase nada mesmo, uma a mais uma a menos, nem faz falta! :P

(rebaixado (sem garantia de suspenção), som (sem garantia do sistema elétrico) e etc... :P

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, vc tá igual ao Mogar " e se o carro capotar e o pezinho bater na sua kbeça?"

hahahahahahahahaha é verdade! :lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tiro no escuro aqui...

Pq posso estar enganado mas acho que chapas de acrilico conseguem ser mais rigidas mesmo com menores espessuras...

Falo isso pq to pensando em fazer um anel em acrilico para o meu ka (na porta do ka, espessura eh tudo...)

Abs

Marcelo

Rolar rola, o problema é 1) vc arrumar acrílico espesso sem ter que refinanciar o carro pra comprar; 2) vc cortar acrílico espesso com ferramenta hobby. Se tiver os dois disponíveis, pode fazer, se te der na telha dá até pra fazer um esquema com iluminação, LEDs, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Tiro no escuro aqui...

Abs

Marcelo

Rolar rola, o problema é 1) vc arrumar acrílico espesso sem ter que refinanciar o carro pra comprar; 2) vc cortar acrílico espesso com ferramenta hobby. Se tiver os dois disponíveis, pode fazer, se te der na telha dá até pra fazer um esquema com iluminação, LEDs, etc.

:P:P

O primeiro problema está resolvido...

Meu sogro (estava conversando com ele sobre isso hj) afirma que tem um fornecedor que fornece placas de acrílico pra ele, e não é caro...

Agora chega no 2o... O cara vende placas a um preço rídiculo, mas não faço idéia de quanto ele cobra para usinar...

Ou seja, a placa de acrilico eu consigo relativamente barato... o phoda é saber qto vai sair pra usinar...

O cara corta acrilico até com laser.... baratenho é q não deve ser :P

Mas voltando ao ponto da espessura, dá pra conseguir uma rigidez boa com um anel de, digamos, 10mm de acrílico :huh: ? (mais a espuma dos dois lados...)

Abs

Marcelo

Editado por mfx

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, eu ainda confiaria mais em MDF mais espesso, mas se vc só tiver 10mm disponíveis pro anel, capaz que o acrílico dê melhor resultado, pois milímetro por milímetro ele é mais denso que o MDF.

Abreu, não é um sub de 12 (pq sub de 12 era pra usar pelo menos 30mm na caixa toda... hehe) mas é o que vc precisa fazer pra ancorar o mid direito na porta. A lataria deveria dar firmeza pra vc ancorar o anel e instalar o mid nele, fazendo um conjunto super rígido e pouco ressonante (não ressonante se possível, mas já que isso é teorético, melhor fazer o mais rígido possível). o anel não apenas veda a onda traseira, mas empresta rigidez à montagem. pra tanto, tem que ser espesso, ou vai flexionar e ressonar nos graves mais profundos, ocasionando cancelamentos e perdas.

Compartilhar este post

Link para o post
eu uso carbon de 6 na porta, só em anel de MDF, corto a 50 Hz 4ª ordem e não reclamaram de desequilíbrio, apenas de deficiências tímbricas. que dá pra fazer, então, dá.

Super, você aposentou o crossover do Carbon, então? Se não me engano, o corte dele pro mid é 120Hz, correto?

Compartilhar este post

Link para o post
o negócio de inverter a *POLARIDADE* eh só no caso de usar um cartão em passa alta e o outro em passa baixa, devido ao alinhamento mútuo dos crossovers

Se for somente um amplificador, sendo os canais FRONT em FULL PASS e os canais REAR em LOW-PASS, não necessita inverter polaridade alguma?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, finalmente (e ressucitando), 12db + 12db = 18db? Como se chega a esse valor?

Essa inversão de fase se dá tanto em cross passivos qt ativos?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...