Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ferrerinha

acoplando drive ti e fe para dispensar o twiter

Recommended Posts

Sera q alguem pode responder minha pergunta ? Eu nunca ouvi os drivera TI a nao ser os selenium. Entao alguem pode falar como toca o 7653, 3850, 7200 e sd375 ?

Enviado de meu MB526 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sera q alguem pode responder minha pergunta ? Eu nunca ouvi os drivera TI a nao ser os selenium. Entao alguem pode falar como toca o 7653, 3850, 7200 e sd375 ?

Sera que tu pode ler o topico e dar uma pesquisada ?

Ta complicado amigo , tem muito material sobre esses drivers no fórum e até nesse tópico mesmo .

Porem tudo é questão de gosto , uma Etd pode ser muito boa pra uma pessoa e muito estridente pra outra.

Para ter certeza tu tem que escutar os drivers.

"Poxa mais não tem como eu escutar todos" , bom ai senta e chora porque é a única maneira de ter certeza do que é bom ou ruim aoSEU ouvido.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

senta e chora kkkk

Vo da mais uma pesquisada, mas so axei opinioes, nao axei nada construtivo tipo meu comentario sobre tornado e sds. Dae resolvi pergunta, pois essa e a ideia do forum. Mas obrigado mesmo assim. :)

Compartilhar este post

Link para o post

A etd é muito boa mas quem não tem o ouvido treinado fica estridente mas com um equalizador da pra corrigir este problema é o que pretendo fazer no meu set juntar força e qualidade!

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o manual da over ele aceita corte em 500Hz então ela fala mais grosso mais não sobe quanto as etd ela perde nas altas e no spl!

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando eu aqui, ja q a etd e estridente e a 7653 e mais grossa, se em vez de usa 2 fe e 2 ti, eu usasse 4 7653, iria ficar bom tb, nao axa ? Ou colocar duas 405 e duas etd mesmo ?

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueci porque isso está errado , quanto mais baixa a frequência maior é o comprimento de onde e é mais fácil o acoplamento , pra tu ter uma base o centro da bobina de um driver precisaria ter 3cm de distancia máximos de outro driver para haver acoplamento , como isso é fisicamente impossível quanto mais próximo maior o cancelamento.

Ou acopla ou cancela , você pode usar cornetas direcionais e jogar o ponto de cancelamento para mais longe, mais não tem como evitar o cancelamento em si.

vc esta errado artur e nao falei q nao tem cancelamento só q quanto mais alto o corte menor é o cancelamento, é só vc olhar a curva de resposta polar do driver q vai ver oq to falando. vc se esqueceu q quanto quanto mais baixa a frequência reproduzida por um driver menos direcional é seu espalhamento, e vice-versa, quanto mais alta a frequência, mais direcional se torna, assim tendo um cancelamento menor.

Compartilhar este post

Link para o post

vc esta errado artur e nao falei q nao tem cancelamento só q quanto mais alto o corte menor é o cancelamento, é só vc olhar a curva de resposta polar do driver q vai ver oq to falando. vc se esqueceu q quanto quanto mais baixa a frequência reproduzida por um driver menos direcional é seu espalhamento, e vice-versa, quanto mais alta a frequência, mais direcional se torna, assim tendo um cancelamento menor.

Sim mais você esquece que no carro temos no máximo 70cm entre os drivers , ok quanto mais alta a frenquencia mais direcional ela é , porem o modelo de expansor pode jogar a teoria por agua abaixo.

Não tem para onde correr , ou acopla ou cancela , sempre vai haver vales na resposta e isso depende de milhares de fatores.

No fim o que quero dizer é , se tu acoplar médio-grave ou grave dependendo do projeto chega bem perto dos 3db do acoplamento a cada dobro de transdutores , no caso de drivers e tweeters não , num carro quando muito tu vai conseguir 1,5db com muito esforço e trabalho de processamento.

Ja viu meu set da chevy ? Viu nas fotos que para andar os drivers ficam em cima dos médios em linha horizontal , porem na hora de tocar mesmo eu coloco as caixas dos drivers e st nas laterais do médio? a diferença de rendimento é clara e qualquer pessoa com o mínimo de treinamento auditivo consegue perceber a melhora , principalmente acima dos 3khz , tweeters ganham brilho ao se afastarem e o som preenche muito melhor o ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava olhando no mercado livre as over Dit 3850 tem 112 db corte em 1000 HZ 100w. Mas o reparo é de 3 polegadas mas o preço está atraente 289 pratas com frete free o que a acham a etd ta de 420 com o frete

Compartilhar este post

Link para o post

Artur daria para vc tirar uma foto do seu sistema "normal" e com a caixa na lateral para melhor intedimento?

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, aqui voltei eu fazer um comentario, axo q vai ficar grande, mas vamos la.

Em primeiro lugar vai um dica pra galera da moderaçao do forum: Eu vi varios posts de moderadores comentando algo do tipo "mais um igual a todos" , ou "pesquise mais". O que eu quero dizer é q, eu pesquisei bastante sobre os Tornados e SDS e nao consegui nada, tive que procurar fora, pesquisei sobre od drivers TI e nao consegui nada, o forum ta cheio de "esse toca mais" , "aquele é melhor", com isso uma pessoa precisa de 200 posts de outras pra decidi o q vai usar, acaba indo pela maioria e as vezes nao gosta do resultado, eu so um q iria nos SDS por causa da maioria e sei que nao iria gostar do resultado. Venho aqui pedir para vcs moderadores que me entendam e aos outros tb. Se cada topico tivesse um comentario parecido com o que fiz no meu topico, ficaria muito mais facil decidir o que usar e nao estaria cheio de posts idiotas, pois seria facil axar algo interessante.

Em segundo lugar vim fazer um comentario sobre os drivers TI, vim falar sobre o que consegui, pois novamente tive que pesquisar fora :

No meu caso, que tenho dois SD250.2, nao teria como usar um par de 4400TI ou um par de 9950. Entao seria usar 2 drivers fenolicos e dois TI, ou 4 TI ou 2 TI e dois fenolico. Antes de comentar o que decidi usar irei comentar irei comentar sobre os drivers.

- DTI7653 : Bom timbre (nao é tao agudo como as TI aparentam ser e nao é grosso igual uma 405 ) , boa qualidade, SPL bom tb, nao sobe tanto em frequencias altas, ela toca bem entre 800-16k hz , com 4 drivers da um bom SPL e renderia bem nas altas tb, o unico contra dela é q o reparo é muito sensivel, queima com bastante facilidade.

- DTI3850: Igual a 7653, mas com timbre um pouco mais grosso e reparo mais resistente. Toca um pouco melhor em frequencias altas, e tem um bom SPL, igual ou superior o da 7653, e toca com 100% da sua qualidade por mais tempo.

- ETD7200: Otimo driver, SPL alto, timbre um pouco mais agudo q as outras, fica estridente pois tem muito SPL na casa dos 2,5k hz mais ou menos, precisa de um par de MG que toque bem ate pelo menos 1,5k hz. Se vc usa EQ é facil tirar o estridente dela, se tornando uma das malhores opçoes CxB.

- D408TI , D4400TI, DTI9950 : Nao irei comentar sobre elas, sao otimos drivers, mas muito caro para meu set. Nao tenho R$ suficiente para isso.

Li o topico aqui sobre o cancelamento e etc, como comentei no meu topico, um carro é o pior lugar do mundo para se colocar um som, o cancelamento ira ocorrer certamente, mas como falei la em um carro, a unica forma de aumentar os dbs do seu som é aumentando o numero de "bocas". Mesmo com processador ou sl o q, vc nao conseguira retirar as perdas.

Vi tb alguem comentando sobre utilizar cones maiores, q aumentaria a distancia de dispersao, mas penso eu, com cones garnde elas voltariam a ficar perto, dando cancelamento novamente. E 4 drivers tem 3 db de ganho emcima de dois drives, e penso eu q um cone nao consegue dar ganho de 1,5db para q dois toquem igual ou mais q 4 drivers.

O melhor cone a ser usado em Trio automotivo é o HL1450, é pequeno, nao tira qualidade, e é lindo kkkk

No meu caso, como nao quero gastar mais que 1500R$ em drivers pq o resto do set é fraco, optarei por usar 4 DTI3850, os mg vao dar conta do medios ate cerca de 1,5k hz. E tb pq como tenho dois SD250.2, usar um par de DTI4400 ou um par de DTI9950 ficaria inviavel, pois teria pouca potencia para elas, e ate pq com 4 drivers, mesmo que inferiores, e com o dobro de potencia que iria aplicar nas 9950, os 4 tocariam mais, com menos qualidade, mais renderia mais.

Nao sei se esta tudo correto, apenas é o que consegui, e minha opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando esse tópico alguem pode me ajudar a fazer um corte de frequência para o driver 9950 com o crossover crx4 da taramps .

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

só te falo uma coisa henrike pra usar 4 drivers desses ai q vc ta querendo colocar e ainda com corte alto tem q ter mg forte também, se vc quer a minha opiniao sou mais 2 9950 doq 4 3850, e vc falou uma coisa errada ai, a 9950 precisa de menos potencia pra tocar forte doq a 3850, já vi 2 9950 num sd250.2 fazer 4 d405 nu sd700 passa uma vergonha danada. usa 2 9950 nas pontas e 2 mg no meio,

Editado por dieguinhow

Compartilhar este post

Link para o post

Vo pensa na tua ideia, mas axo q as 4 3850 iriam tocar mais.

Tem um pamonheiro aqui com 8 d250x, preciso de algo que toque mais q elas kkk

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post

Link para o post

Vo pensa na tua ideia, mas axo q as 4 3850 iriam tocar mais.

Tem um pamonheiro aqui com 8 d250x, preciso de algo que toque mais q elas kkk

Vende os dois SD250 e compra uma SD700 pras DTi9950. Toquei do lado de 4x250x com as DTI7653 e ela não me abafaram não, na configuração que sitei não tem com fazer feio frente a 8x250x.

Compartilhar este post

Link para o post

A etd é muito boa mas quem não tem o ouvido treinado fica estridente mas com um equalizador da pra corrigir este problema é o que pretendo fazer no meu set juntar força e qualidade!

De uma forma geral, dependendo do corte, todo Driver é estridente (pelo menos para mim são), princapalmente se a pessoa só capacitor.

Essa estridência pode estar ligada também a frequência de corte e nível de corte. Nesse caso não gosto de opinar, pois isso acaba sendo bastante polêmico aqui. Eu uso o corte num valor e outros já acham alto.

O agravante nos ETD, é por causa da sensibilidade deles, que é bastante alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Vende os dois SD250 e compra uma SD700 pras DTi9950. Toquei do lado de 4x250x com as DTI7653 e ela não me abafaram não, na configuração que sitei não tem com fazer feio frente a 8x250x.

Para mim enviavel trocar os 250 por um 700. Conversei com um engenheiro da over, ele me falou q a 7653 e um driver bom, e a nova 3850 e melhor q ela em tudo.

De uma forma geral, dependendo do corte, todo Driver é estridente (pelo menos para mim são), princapalmente se a pessoa só capacitor.

Essa estridência pode estar ligada também a frequência de corte e nível de corte. Nesse caso não gosto de opinar, pois isso acaba sendo bastante polêmico aqui. Eu uso o corte num valor e outros já acham alto.

A etd ja ta fora de questao, to na duvida entre 4 3850 ou 2 9950, ambas tem 112db, na teoria 4 driver teria 3db de ganho sobre duas. As 4 tocariam mais forte com menos qualidade. Mas o excesso de qualidade no STE e discartado, pelo menos pra mim, qualidade tudo, deve ter, mas nao gastar mais em drivers do que em mg ou grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembra como o moço aqui odiava TI ?? Pois é eu odiava pois estavam montadas erradas e sem processamento.

Hoje após escutar sets bem montados com guias de onda e processamento correto sei o poder das Ti e que em muitos casos a qualidade é maior que em muito fenolico+St

Não tem driver ruim "mentira tem sim", a maioria é driver sem acerto , quem escuta minhas "péssimas" D250x fica sempre falando que é mentira , que é outro driver , já teve caso de eu desparafusar a corneta para provar kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Lembra como o moço aqui odiava TI ?? Pois é eu odiava pois estavam montadas erradas e sem processamento.

Hoje após escutar sets bem montados com guias de onda e processamento correto sei o poder das Ti e que em muitos casos a qualidade é maior que em muito fenolico+St

Não tem driver ruim "mentira tem sim", a maioria é driver sem acerto , quem escuta minhas "péssimas" D250x fica sempre falando que é mentira , que é outro driver , já teve caso de eu desparafusar a corneta para provar kkkkk

Tu usa 4 250x pra acompanha teu set ? Eu pensei em por as 9950, mas axo muito R$ pra dois driver, pensei nas etd, mas sem cros ficam estridente, minha salvacao vai ser 4 dti3850, nao sei q cone uso, to pensando em usa guia de onda. O maior problema de usar duas 9950 e q possuo doia sd250, e e complicado vende e compra outro modulo, e axo q 250w nelas e pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar 9950 pra usar amp digital ? Nunca.

Eu usaria elas mesmo em um bom Amp A/B de 400-500w a 4ohms , acho que vi um fosgate 225.2 nos classificados.

Cortadas em 1khz aguentam muito desaforo , calam um monte de driver pequeno junto e vai te dar uma qualidade estúpida.

Guias eu usaria algum jlm de dispersão horizontal estilo os Nexo e montava uma sobre a outra bem no meio da mala.

Tocaria muito forte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma olhada no ML nos modulos ab, axei nada.vo da uma olhada nos classificados depois. Axo q vo compra 4 3850 e colocar nos lados dos mg com hl1450. Dae posso usa os SD250. Aqui vai se dificil vende eles pra pega outro modulo.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Está aprendo parabéns! Isso vale em qualquer lugar e espaço independente aonde seja.

Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar 9950 pra usar amp digital ? Nunca.

Eu usaria elas mesmo em um bom Amp A/B de 400-500w a 4ohms , acho que vi um fosgate 225.2 nos classificados.

Cortadas em 1khz aguentam muito desaforo , calam um monte de driver pequeno junto e vai te dar uma qualidade estúpida.

Guias eu usaria algum jlm de dispersão horizontal estilo os Nexo e montava uma sobre a outra bem no meio da mala.

Tocaria muito forte mesmo.

Quanto a essa questão os amplificadores classe D que prometem reprodução de 20Hz a 20Khz já não seriam suficientes??

Lembrando que a maior parte das pessoas ouvem muto pouco ou quase nada a partir de 15Khz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...