Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gledson Borba

SMD AMM-1 Audio Multi Meter

Recommended Posts

vendo uns video no youtube, acabei caindo nesse produto da D'Amore patrocinado pelo Steave Meade..

quem tiver um pouco de paciencia, ele explica tudo que o produto faz.. e realmente, pra quem quer montar algo "fino", tanto em regulagem como em uso para alto desempenho, é uma mão na roda!

http://www.youtube.com/watch?v=Bg72cRza4Lk

to pensando seriamente em adquirir um..

funções:

The purpose of this tool is to enable the user to:

• Measure True Amplifier Power output into any load reactive or resistive
  • Measure Common DC voltages
  • Measure DC voltage drops during quick transients on cable runs or battery / charging systems
  • Measure Impedance of speakers at any power or frequency from 20Hz - 1kHz (box rise)
  • Measure Phase Difference between Voltage and Current into reactive loads (Power Factor)
  • Find Tuning Frequency of subwoofer enclosures
  • Tune subwoofer enclosures for maximum power transfer
  • Measure AC Volts (amplifier output)
  • Measure AC Amps (amplifier output)
  • Measure apparent power (VA) output, Phase Angle, and Real Power (Watts) of audio amplifier, or consumption of appliances that run on AC power
  • Measure Frequency of a Sine Wave

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... mas tem funções praticamente inúteis... na real, a única boa é este monitoramento de tensão.

Fora isto, o resto um multímetro faz, e outro resto é totalmente desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... mas tem funções praticamente inúteis... na real, a única boa é este monitoramento de tensão.

Fora isto, o resto um multímetro faz, e outro resto é totalmente desnecessário.

Discordo. Monitoramento de tensão sim é o de menos ali, na minha opinião.

Ao meu ver, o mais interessante é a medição de impedância, que é algo que o equipamento mostra de forma instantânea. Além de mostrar também a potência real na saída dos amplificadores de forma instantânea. Bastante prático!

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo. Monitoramento de tensão sim é o de menos ali, na minha opinião.

Ao meu ver, o mais interessante é a medição de impedância, que é algo que o equipamento mostra de forma instantânea. Além de mostrar também a potência real na saída dos amplificadores de forma instantânea. Bastante prático!

E o que você faz com esses dados?

Saber a impedância tem alguma importância quando plotada em um gráfico, com objetivos bem específicos na hora de desenhar um filtro ativo. Se você tiver muita paciência, pode até se divertir procurando a frequência de ressonância pelo modo mais árduo imaginável. Vai ter que gravar faixas de senóides a cada 1hz e ir trocando até encontrar...

O aparelho traz funções boas de ver. É igual a galera que tem dongle OBDII no carro, instala o centrafuse no carPC e se gaba do scanner... abre o aplicativo e não entende nada do que há ali, pois a quase totalidade dos dados não podem ser avaliados com o motor em uso, apenas em marcha lenta.

Medição de potência... potência real sobre carga reativa... qual a utilidade de saber qual a potência aparente? O que isto muda no seu projeto?

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim saber a curva de impedância real (quando sobe muito ou quando está baixa) tem muita utilidade. Ter uma noção da sintonia da caixa é o de menos...

O equipamento não mede só potência aparente (que alias, pra mim não tem utilidade alguma, assim como fator de potência), mas mede potência real instantânea, e isso é ótimo! Saber o que cada amplificador está enviando para os seus falantes é no mínimo interessante, pois em sistemas automotivos quase nunca a potência que os amplificadores anuncia é extraída.

Eu acho que se for pra medir a tensão máxima e mínima da bateria um simples voltímetro automotivo faz, ou algum multímetro melhorzinho.

É um bom equipamento para quem tem o que fazer com ele, assim como o Dongle OBDII.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim saber a curva de impedância real (quando sobe muito ou quando está baixa) tem muita utilidade. Ter uma noção da sintonia da caixa é o de menos...

Quando sobre muito... é na sintonia!

E ela sobe exatamente porquê há uma ressonância. Ou seja, o falante não precisa de força para mover o cone. Na prática, não muda nada na concepção ou no acerto do sistema. A impedância na parte puramente indutiva você descobre pela indutância do falante. O próprio winISD ou Bassbox te dá ela. Vai mudar algo se você for fazer um filtro passivo, mas aí você mede com qualquer multímetro, assim como você faz a mesma medida de impedância com qualquer multímetro, um resistor e as mesmas faixas de senóides que você vai ter que usar pra medir por aí.

Saber o que cada amplificador está enviando para os seus falantes é no mínimo interessante, pois em sistemas automotivos quase nunca a potência que os amplificadores anuncia é extraída.

Pra isto basta um multímetro de 15 reais. Se você não precisa saber a potência aparente, meça a tensão apenas.

Ou seja, o que ele faz de mais útil continua sendo o voltímetro com sobre e subtensão. O resto que ele faz, é o que um multímetro faz. Pode ser um pouco mais difícil fazê-lo, mas eu recomendo comprar um BOM multímetro TrueRMS ao invés deste "SMD".

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
afinal qnt sai $ um SMD desses e um TrueRms ???

Bom.. Ai depende se o multimetro tiver amperimetro tb.. A velocidade dele e a marca..

Tem fluke que passa facil dos 1000 reais..

O smd achei por 360 dolares..

Enviado de meu GT-P7510 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra fazer num true rms ? Da sim com ajuda de algumas coisas e cálculos , porem o smd faz o mesmo sozinho e mostra o dado simplificado.

Eu achei um puta produto , se fosse mais barato na faixa dos 500R$ eu compraria fácil.

Porem 360U$ já sai por no mínimo R$1000 eu acho viável apenas para quem tem loja.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

$360? Pra uso eventual?

Se for loja ainda pode até valer a pena por não depender muito da capacidade do instalador em fazer meia dúzia de cálculos (e nem precisa, mete num excel e pronto).

Um multímetro bom (nem precisa ser true RMS, todo multímetro é true rms pra sinal senoidal puro até uns 200Hz, alguns até 400Hz) e um alicate amperímetro e você mede a potência de saída de qualquer coisa, sem gastar isto tudo. Ou apenas um multímetro se você souber usar um shunt.

Compartilhar este post

Link para o post

$360? Pra uso eventual?

Se for loja ainda pode até valer a pena por não depender muito da capacidade do instalador em fazer meia dúzia de cálculos (e nem precisa, mete num excel e pronto).

Um multímetro bom (nem precisa ser true RMS, todo multímetro é true rms pra sinal senoidal puro até uns 200Hz, alguns até 400Hz) e um alicate amperímetro e você mede a potência de saída de qualquer coisa, sem gastar isto tudo. Ou apenas um multímetro se você souber usar um shunt.

instalador (ou estalador) não faz calculo.. regula de ouvido e seja o que deus quiser..

esse tipo de produto é para alguém que quer algo fino ou até mesmo para competidor (spl ou trio) e ter uma ideia do seu potencial..

outro detalhe.. o lance do clip na saída me pareceu bem interessante também principalmente para amplificadores onde isso não possui.. ou até quem sabe mostrar quando ele esta com retardo.

funções pra ele existem diversas.. o complicado mesmo no meu ponto de vista é o preço.. e só..

pq ele faz todo resto que um multímetro baita faz.. e se bobear, com a velocidade que aparenta ter no vídeo, pode ser muito melhor que muita marca renomada..

Compartilhar este post

Link para o post

instalador (ou estalador) não faz calculo.. regula de ouvido e seja o que deus quiser..

esse tipo de produto é para alguém que quer algo fino ou até mesmo para competidor (spl ou trio) e ter uma ideia do seu potencial..

outro detalhe.. o lance do clip na saída me pareceu bem interessante também principalmente para amplificadores onde isso não possui.. ou até quem sabe mostrar quando ele esta com retardo.

funções pra ele existem diversas.. o complicado mesmo no meu ponto de vista é o preço.. e só..

pq ele faz todo resto que um multímetro baita faz.. e se bobear, com a velocidade que aparenta ter no vídeo, pode ser muito melhor que muita marca renomada..

Um arduino e um tempinho livre e você faz isto em casa mesmo.

Uma entrada lê a tensão, outra lê a tensão em cima de um shunt, a terceira lê a tensão na bateria... mais um display e umas linhas de código...

Exemplo da brincadeira:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529717785-arduino-uno-rev3-pronta-entrega-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527461190-arduino-lcd-keypad-shield-_JM

http://arduinoifsul.blogspot.com.br/2012/09/leitura-analogica-de-tensao.html

http://www.e-voo.com/tutoriais/shunt/

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o KLB, prefiro comprar um bom alicate amperímetro com medição DC etc. Estou procurando um da marca ICEL que custa na faixa dos 150 dilmas mais acabou em todo lugar, alguém sabe algum bom custo beneficio????? [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o KLB, prefiro comprar um bom alicate amperímetro com medição DC etc. Estou procurando um da marca ICEL que custa na faixa dos 150 dilmas mais acabou em todo lugar, alguém sabe algum bom custo beneficio????? [¨]

Amperímetro Icel que meça corrente DC por 150,00? Não conheço nenhum, tenho um Icel AD-8100 que não sai por menos de 550,00. Acho difícil você achar algum de boa marca (sem ser xing ling) por menos de 300 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Amperímetro Icel que meça corrente DC por 150,00? Não conheço nenhum, tenho um Icel AD-8100 que não sai por menos de 550,00. Acho difícil você achar algum de boa marca (sem ser xing ling) por menos de 300 reais.

:+1

eu peguei um usado da Minipa AC/DC e o preço normal dele é por volta de 500 novo.. isso pq não é dos melhores..

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não dianta muito também ter somente o Alicate, até porque, não é todos os amps que tem o LED CLIPPING, mesmo os que tem, ainda tem algumas marcas, que trabalham com uma porcentagem de distorção antes de acender o led, se fosse assim, faltaria um bom osciloscópio também.

Compartilhar este post

Link para o post

Um arduino e um tempinho livre e você faz isto em casa mesmo.

Uma entrada lê a tensão, outra lê a tensão em cima de um shunt, a terceira lê a tensão na bateria... mais um display e umas linhas de código...

Exemplo da brincadeira:

http://produto.merca...nta-entrega-_JM

http://produto.merca...ypad-shield-_JM

http://arduinoifsul....-de-tensao.html

http://www.e-voo.com/tutoriais/shunt/

Ia escrever exatamente isso. Arduino faz isso de maneira muito mais barata. Ainda existem Shield's de Osciloscópio para quem tiver bala na agulha.

Sei não.. acho que R$ 150 é pouco. Tem alguns Flukes que tem um Custo x Benefício razoável.. 362 mesmo é bem bacana e importando sai na ordem dos R$ 300, até menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim, vi la na florencio de abreu em sp. Mais nao era true rms. Abraco

Sent from my GT-I9192 using AutoSom Som Automotivo mobile app

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...