Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

yuri.sierakowski

3sixty.3 x TA

Recommended Posts

Postado em

Fala galera tranquilo? estou com umas duvidas em relacao ao TA do meu carro... no 3sixty.3 tem a opcao de regular por ms, cm, in etc...

eu penso que em cm seja mais facil... a duvida e' em como fazer essa medicao... eu pego uma trena e pego a distancia de cada falante x meu ouvido? ta certo isso? em relacao ao subwoofer como eu faco para ele "bater na frete"?

Postado em

Fala galera tranquilo? estou com umas duvidas em relacao ao TA do meu carro... no 3sixty.3 tem a opcao de regular por ms, cm, in etc...

eu penso que em cm seja mais facil... a duvida e' em como fazer essa medicao... eu pego uma trena e pego a distancia de cada falante x meu ouvido? ta certo isso? em relacao ao subwoofer como eu faco para ele "bater na frete"?

pode fazer essa medição e depois um acerto mais fino, quanto ao sub alem do TA, tem que cortar mais baixo tb, acho mais facil regular o tw e o mid, e depois ir subindo o corte do sub
Postado em

Amigo, primeiras coisas: como está instalado o mid e o tw? Mid na porta e tw na coluna?

Tudo está ativo? Cada canal independente? Ou está usando cross do seu kit?

Respondendo isso, será mais fácil ajudar!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Postado em

opa estou usando o seguinte... 4 vias ativos....

mid nas portas

tw nas colunas

full nas portas (no lugar do tw original do astra)

sub na mala

porem vou configurar primeiro 3 vias ativos mid + tw + sub.... e deixo os fullranges no mudo... para testar o palco depois que eu tiver mais confianca e conseguir um resultado bom eu parto para o 4 vias

estou cortando da seguinte forma midbass de 45Hz ate 3200Hz e tw de 3200 at'e 20000hz a 24db e sub de 20-45hz 24db

Postado em

Caraca 24db no sub? :blink:

Eu regulo o TA sempre no ouvido.

Começa pelo mid bass, e atrasando o canal esquerdo até centralizar no meio do painel do carro.

Faz isso pro mid range, e depois pro tweeter.

Pra acertar o sub não tem que atrasar, mexer na fase pelo amp dá mais resultado e sem falar que o subwoofer é o autofalante que fica mais longe de você, então você quer adiantar ao invés de atrasar.

Pra adiantar um canal você tem que atrasar nos outros, ou seja, trabalhar com distancias relativas. No bit ten tem o TA mais flexível que no alpine que eu uso agora, e dá pra aplicar delay em um canal de acordo com a distância setada no outro canal, ao invés de simplesmente inserir um valor. Tem que ver como é no seu aí.

É bom você equalizar antes, qualquer coisinha já muda o resultado do TA.

PS: tem vários tópicos falando disso hehehe

Postado em

opa pessoal surgiram duas duvidas hj...

primeiro eu tenho que mexer no ganho do modulo usando o processador ou tenho que deixar no minimo, segundo, quando eu comeco a mexer com o ta parece que o som fica bem centralizado e acaba perdendo largura eh normal isso? qual melhor cd/musica para ajustar o palco?

Postado em

Amigo, vou tentar ajudar, e falar o a forma como eu faria:

- Acerte "mais ou menos" os cortes desejado para cada equipamento. Exemplo: sub cortado a 50hz -12db.... midbass com corte entre 50 até 250hz... fulls com corte entre 250 até 3k ou 5k ou 10k (isso depois vc vai testar qual corte se saira melhor, e com relação ao palco subir mais e até onde o seu full pode tocar).

- Desligue sub, desligue mids, desligue fulls. Fique só com o tw ligado (ambos).

- Coloque uma música, com voz centralizada no meio certinho, exemplo: Rebecca Pidgeon - Spanish Harlem

- Deixe zerado o TA e só adiante o lado direito (tw direito) até centralizar a voz no meio do painel.

- Desligue o tw direito, fique somente com o tw esquerdo ligado, ligue também somente o full esquerdo.

- Coloque a mesma musica (só vai tocar no tw e full do lado esquerdo)

- Adiante o TA do full, até que vc perceba que o som subir (sair da porta) e ficar acima do painel, os instrumentos supostamente estarão tocando em cima do painel, na parte esquerda do painel obviamente.

- Depois desligue o tw esquerdo, continue com o full esquerdo ligado, e ligue o full do lado direito.

- Rode a musica, e centralize a voz no meio do painel, mexendo apenas no TA do full direito, onde vc vai adiantá-lo.. até que centralize a voz.

- Desligue os fulls, e ligue somente os mids (esquerdo e direito)

- Suba um pouco o corte dos mids momentaneamente, para que uma parcela maior de voz da cantora, seja tocada pelos mids. Adiante somente o TA do mid direito, até que centralize a voz. (Aqui não fará muito sentido nessa parte vc ligar o full esquerdo com o mid esquerdo, para ajustar a subida do palco pelos mids, pois depois eles serão cortados novamente em 250hz pra baixo, e essa freqüência já não precisa muito de direcionamento e atrasos ao meu ver).

- Volte o corte dos mids (250hz), ligue tudo e veja como ficou. (menos o sub)

- Agora é hora do ajuste fino. Vá regulando no TA (caso precise) , até centralizar totalmente a voz no meu do painel.

- Agora vem a parte do sub, corte mais ou menos em 50hz -12db.. e vá ouvindo a integração dele com os mids da porta. Um tem que complementar o outro, fundir ambos como uma coisa só. Isso se resolve com cortes, alteração de slopes, e ouvindo com paciência.

- Feito tudo, vá acertando os cortes, conforme vc acha que vai ficando melhor... acertando os slopes.. até tudo estar "tocando corretamente"

Caso alguém queira fazer outro tipo de tutorial, favor ajudar aqui o amigo, assim eu aprendo tbm mais maneiras e macetes..rsrs

Abs

Postado em

Amigo, vou tentar ajudar, e falar o a forma como eu faria:

- Acerte "mais ou menos" os cortes desejado para cada equipamento. Exemplo: sub cortado a 50hz -12db.... midbass com corte entre 50 até 250hz... fulls com corte entre 250 até 3k ou 5k ou 10k (isso depois vc vai testar qual corte se saira melhor, e com relação ao palco subir mais e até onde o seu full pode tocar).

- Desligue sub, desligue mids, desligue fulls. Fique só com o tw ligado (ambos).

- Coloque uma música, com voz centralizada no meio certinho, exemplo: Rebecca Pidgeon - Spanish Harlem

- Deixe zerado o TA e só adiante o lado direito (tw direito) até centralizar a voz no meio do painel.

- Desligue o tw direito, fique somente com o tw esquerdo ligado, ligue também somente o full esquerdo.

- Coloque a mesma musica (só vai tocar no tw e full do lado esquerdo)

- Adiante o TA do full, até que vc perceba que o som subir (sair da porta) e ficar acima do painel, os instrumentos supostamente estarão tocando em cima do painel, na parte esquerda do painel obviamente.

- Depois desligue o tw esquerdo, continue com o full esquerdo ligado, e ligue o full do lado direito.

- Rode a musica, e centralize a voz no meio do painel, mexendo apenas no TA do full direito, onde vc vai adiantá-lo.. até que centralize a voz.

- Desligue os fulls, e ligue somente os mids (esquerdo e direito)

- Suba um pouco o corte dos mids momentaneamente, para que uma parcela maior de voz da cantora, seja tocada pelos mids. Adiante somente o TA do mid direito, até que centralize a voz. (Aqui não fará muito sentido nessa parte vc ligar o full esquerdo com o mid esquerdo, para ajustar a subida do palco pelos mids, pois depois eles serão cortados novamente em 250hz pra baixo, e essa freqüência já não precisa muito de direcionamento e atrasos ao meu ver).

- Volte o corte dos mids (250hz), ligue tudo e veja como ficou. (menos o sub)

- Agora é hora do ajuste fino. Vá regulando no TA (caso precise) , até centralizar totalmente a voz no meu do painel.

- Agora vem a parte do sub, corte mais ou menos em 50hz -12db.. e vá ouvindo a integração dele com os mids da porta. Um tem que complementar o outro, fundir ambos como uma coisa só. Isso se resolve com cortes, alteração de slopes, e ouvindo com paciência.

- Feito tudo, vá acertando os cortes, conforme vc acha que vai ficando melhor... acertando os slopes.. até tudo estar "tocando corretamente"

Caso alguém queira fazer outro tipo de tutorial, favor ajudar aqui o amigo, assim eu aprendo tbm mais maneiras e macetes..rsrs

Abs

Tem o esquema de ajustar o TA pelas fases que eu postei, tá naquele post fixo sobre TA do reginaldo.

Mas é meio difícil de perceber pra quem nunca fez isso antes e não centraliza no meio do painel, centraliza no ouvinte, no volante.

Eu seguiria o seu mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...