Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
rafinha2

Uma pequena tentativa de SQ, seleção de componentes

Recommended Posts

Bom pessoal, eu gosto muito de som com qualidade, nunca escutei um sistema de alta fidelidade de verdade, para vocês terem uma idéia, hoje tenho um player Pioneer DEH-1550 e os alto falantes triaxiais bravox dos mais simples(devem ser os originais), eles vibravam bastante, mas desmonte e isolei com manta (coisa pequena, só vedei bem o encosto do falante e colei um pedaço de 20x15cm na parte de dentro da porta)

Como está hoje eu já gosto, ele tem uma limitações que não sei se são dos falantes ou do player, por exemplo, para musicas eletrônicas falta grave, a batida fica feia, mas quando você toca um house, jazz, MPB aparece uma grave mais gostoso do contra baixo

O que ele é bem ruim é nos médios, as vezes fica meio gritaria e se você tira no equalizador fica parecendo sem vida a música

Dos agudos não tenho que reclamar, só que ele varia bastante quando entra pessoas no carro (era de se esperar por causa dos triaxias)

O sistema no caso é para um vectra 02

Acho que com isso vocês ja tem um ideia que o que eu quero de "SQ" talvez não seja tão "SQ" assim :rolleyes:

Mesmo porque o dinheiro limita demais

Queria começar então pelo mais simples de tudo, manter o player por enquanto e colocar um kit 2 vias na dianteira e trocar o triaxial traseiro por outro melhor, o que está hoje lá tem um som muito ruim eu acho, não sei se é a porta ou se são eles

A cogitação está em torno de:

Hinor City 2013 Kit 2 Vias, Bravox CS60U, Bravox CS60B ou Selenium 62V2A

Quanto aos Bravox, a diferença entre o U e B é muito grande ?

Alguma opinião dentre eles para o meu caso (já pesquisei bastante, mas como eu dei o exemplo, não sou muito exigente, acado ficando sem saber se realmente vai fazer alguma diferença no meu caso sobre o que ja pesquisei aqui no fórum )

Atras nos triaxias talvez o Selenium 5TR10AP, Selenium 5TR5A ou Bravox B3X50

Gostaria de opiniões no geral

Muito Obrigado

-------------------

Edit

Algumas mudanças de idéias no post #23

Editado por rafinha2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, qual sua intenção de gasto com o kit?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

R$ 150 reais no máximo para o kit dianteiro

Acabei de pesquisar mais a fundo e vi que o 60U da bravox tá mais bem falado que o B no quesito tweeter, acho que vou acabar escolhendo ele mesmo, já que quando comparado com o Selenium parece que dá empate

Só para saber a opinião, mesmo mantendo nesse meu player e ponde esse kit novo, será que vai melhorar o que eu disse lá encima sobre o que eu acho dele atualmente ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o B hoje e já tive o Selenium, as impressões que tenho é que o tweeter do selenium é muito estridente (chegava a irritar às vezes, no local original de um pug) e o médio grave é mais fraco. É um kit bem razoável, mas o B tem o tweeter menos extridente e um médio grave mais parrudinho, prefiro ele. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, minha dica: junte mais uma grana e compre um kit 2 vias decente... com R$ 300,00 tu já consegue comprar coisa bem melhor.

Melhor ficar mais um tempo sem um kit do que gastar agora num kit BEM meia boca.

Vá por partes e sem pressa, depois do kit indico fortemente a substituição do seu player.... depois um amplificador.... enfim, vá com calma que vc chega lá.

Não se preocupe com alto falantes atrás no momento, no máximo um par coaxiais ligados no player.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim comprar kit ruim, é economia porca... O barato no fim sai caro...

Minha humilde opinião bemmmm sincera...

Cmpre pelo menos um kit teac no mercado livre de 299,00

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Como o pessoal falou, vale a pena juntar um pouco mais e investir num kit 2 vias bom e um tratamento acústico nas portas.

A montagem de um SQ, para a grande maioria vai se dando aos poucos. Investindo em equipamentos bons .

Eu por exemplo estou a dois anos montando um SQ num Vectra Challenge 2002 e agora que estou chegando perto do que eu busco.

Quanto aos kits da Selenium e da Bravox.. são bem fraquinhos em especial a linha U.

Eu comecei com um kit da Bravox.. Cs60b.. Até toca numa porta tratada.. Mas não voltado para SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Se pensa em sq esqueça as marcas que tu mencionou.

-helix b62c - +-350,00

-teac que o Guto falou - 300,00

-nar serie 2 +-350,00

e deixa o bostaxial pra depois.

E vale dar uma olhada nos classificados do fórum, pode achar coisa boa por quase metade do preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia de bravox quando comecei pesquisar aqui no fórum e o pessoal sugeriu nar, helix, hertz...

Acabei optando pelo nar série 3.

E o pior foi que por aqui ninguém trabalha com NADA acima de bravox. Os instaladores sequer conheciam essas outras marcas.

Conclusão: nem instalei ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Em loja física vai ser difícil encontrar algo que preste, praticamente só em capitais e olha lá. O nar serie 3 gosto dele, equilibrado tem um bom cross, toca melhor que alguns importados mais caros que ele, só não tem pegada, vale o que custa, mas pro meu bolso tá caro um novo, esperei até aparecer um barato usado, paguei quase metade dum novo e tá muito bem cuidado. Hertz não gostei do dsk e do esk e nem foi pelo tw ser estridente como dizem, achei pouco detalhado, o mid é melhor que o tw, ficaria nestas marcas que te disse até 350,00, mas sempre de olho nos class. O dat ainda não ouvi, o flessas não tava com ele instalado no último encontro, mas dou o voto de confiança pra ele.

Editado por mbtche

Compartilhar este post

Link para o post

Em loja física vai ser difícil encontrar algo que preste, praticamente só em capitais e olha lá. O nar serie 3 gosto dele, equilibrado tem um bom cross, toca melhor que alguns importados mais caros que ele, só não tem pegada, vale o que custa, mas pro meu bolso tá caro um novo, esperei até aparecer um barato usado, paguei quase metade dum novo e tá muito bem cuidado. Hertz não gostei do dsk e do esk e nem foi pelo tw ser estridente como dizem, achei pouco detalhado, o mid é melhor que o tw, ficaria nestas marcas que te disse até 350,00, mas sempre de olho nos class. O dat ainda não ouvi, o flessas não tava com ele instalado no último encontro, mas dou o voto de confiança pra ele.

Essa questão da pegada, você não é o primeiro a comentar isso. Quando você diz que não tem pegada você quer dizer que o grave é fraco?

E os teeeters você gosta? Já vi comentarem que são um pouco estridentes mesmo no -4db do cross.

Comprei este kit buscando principalmente um bom timbre, com fidelidade sonora.

Estou curioso pra ver tocando mas estou preocupado que fique ruim pq vai tocar direto no player por um tempo, mas as portas serão bem tratadas.

Editado por smx

Compartilhar este post

Link para o post

Ele desce bem, mas não tem muito punch, soco no peito, mas eu gosto dele, acho bem equilibrado, sem picos, ao menos pro meu ouvido. O tw é forte mas não acho agressivo, acho bem detalhado, achei melhor off axis, direto no tímpano achei forte mesmo, mas vai do gosto, eu prefiro os de seda mas esse foi um dos que gostei mais até agora. É importante que seja bem tratada, senão ele não vai ter punch nem vai descer.

Compartilhar este post

Link para o post

portas sem tratar o série 2 toca melhor que o série 3 da nar, pq tem um pico ali na casa dos 70 80 hz mais ou menos... agora tratando o série 3 fica bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele desce bem, mas não tem muito punch, soco no peito, mas eu gosto dele, acho bem equilibrado, sem picos, ao menos pro meu ouvido. O tw é forte mas não acho agressivo, acho bem detalhado, achei melhor off axis, direto no tímpano achei forte mesmo, mas vai do gosto, eu prefiro os de seda mas esse foi um dos que gostei mais até agora. É importante que seja bem tratada, senão ele não vai ter punch nem vai descer.

Quando vc diz off axis é um virado pro outro ou cruzando no meio do carro?

portas sem tratar o série 2 toca melhor que o série 3 da nar, pq tem um pico ali na casa dos 70 80 hz mais ou menos... agora tratando o série 3 fica bem legal.

Vou fazer um bom tratamento, acredito então que ficará legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá...

Vou ajudar contribuindo com a minha frustação.

Quando decidi melhorar um som, peguei um kit NAR série 3 de 6", paguei uma "fortuna" na época, já que para mim um falante de 100 reais era o preço, 500 reais era um absurdo para mim, mas acabei pagando por recomendação de outras pessoas...

Instalei, juntamente com um subwoofer bomber new edge, e um SD400.4... Eu fiquei ansioso o dia todo, esperando ouvir o melhor som que já ouvi na minha vida...

Fui ouvir o carro, liguei o som, e pimpa... Um lixo, só escutava agudos, médio sem presença... Uma porcaria!

Conversei com o pessoal e me falaram que era o módulo, gastei mais uma graninha num audiophonic 4100, e opa, deu uma melhoradinha na definição dos agudos, mas ainda tava aquele som morto, sem vida...

Fiz o tratamento acustico com manta asfaltica na porta inteira... e opa, o médio começou a aparecer um pouco mais! o som já teve uma melhora, já começei a abrir um sorriso de leve...

Muitos me falavam que era o player, mas eu perguntava para os estaladores e eles afirmavam que o mais importante era o falante, que tinha que por 2x 6x9 atrás, que faltava falante no carro etc..

Decidi trocar o som para ver como era, peguei um Clarion DZX786 e 2 RCA da technoise TZ....

depois de instalado fui ouvir, e o que era aquilo? Grave definido, som limpo, agudo cristalino, médio cheio, gordo... um som como eu nunca tinha ouvido antes...

na minha cabeça veio, porque não troquei o player antes?

Então te digo!

1º - O player/processador são um dos componentes mais importantes do seu sistema, pode por um Focal utopia ligado num Pione basicão que eu duvido que vai tocar bacana...

2º O alto falante junto com o player tambem é de extrema importancia.

3º Uma escadinha abaixo, o módulo é importante, mas deve priorizar pegar um player fo** do que um módulo fo**... se a grana for limitada dê preferencia ao player.

( já que um DRZ ligado num DAT acredito que irá tocar mais que um Pioneer ligado em um audison por exemplo. )

4º O cabo RCA é um componente de grande importancia para não haver perda do sinal vindo do player, não diria para investir se seu player for ruim, mas se for bacana já é interessantissimo colocar um cabo bom!

5º por ultimo diria que o cabo speaker seria o toque final. Geralmente custam muito caro investir em cabo speaker, e o retorno sonoro não combina muito com o preço, tem sua importancia, sua diferença, mas o investimento é muito maior que a diferença que causa aos ouvidos, se a grana é limitada, dê preferencia na ordem que eu postei...

Pegue pelo menos um JVC SH1000 ou um kenwood excelon para começar!

Se alguem discordar do que eu disse pode contrariar, mas eu falei pensando mais na questão de grana mesmo...

Abração!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá...

Vou ajudar contribuindo com a minha frustação.

Quando decidi melhorar um som, peguei um kit NAR série 3 de 6", paguei uma "fortuna" na época, já que para mim um falante de 100 reais era o preço, 500 reais era um absurdo para mim, mas acabei pagando por recomendação de outras pessoas...

Instalei, juntamente com um subwoofer bomber new edge, e um SD400.4... Eu fiquei ansioso o dia todo, esperando ouvir o melhor som que já ouvi na minha vida...

Fui ouvir o carro, liguei o som, e pimpa... Um lixo, só escutava agudos, médio sem presença... Uma porcaria!

Conversei com o pessoal e me falaram que era o módulo, gastei mais uma graninha num audiophonic 4100, e opa, deu uma melhoradinha na definição dos agudos, mas ainda tava aquele som morto, sem vida...

Fiz o tratamento acustico com manta asfaltica na porta inteira... e opa, o médio começou a aparecer um pouco mais! o som já teve uma melhora, já começei a abrir um sorriso de leve...

Muitos me falavam que era o player, mas eu perguntava para os estaladores e eles afirmavam que o mais importante era o falante, que tinha que por 2x 6x9 atrás, que faltava falante no carro etc..

Decidi trocar o som para ver como era, peguei um Clarion DZX786 e 2 RCA da technoise TZ....

depois de instalado fui ouvir, e o que era aquilo? Grave definido, som limpo, agudo cristalino, médio cheio, gordo... um som como eu nunca tinha ouvido antes...

na minha cabeça veio, porque não troquei o player antes?

Então te digo!

1º - O player/processador são um dos componentes mais importantes do seu sistema, pode por um Focal utopia ligado num Pione basicão que eu duvido que vai tocar bacana...

2º O alto falante junto com o player tambem é de extrema importancia.

3º Uma escadinha abaixo, o módulo é importante, mas deve priorizar pegar um player fo** do que um módulo fo**... se a grana for limitada dê preferencia ao player.

( já que um DRZ ligado num DAT acredito que irá tocar mais que um Pioneer ligado em um audison por exemplo. )

4º O cabo RCA é um componente de grande importancia para não haver perda do sinal vindo do player, não diria para investir se seu player for ruim, mas se for bacana já é interessantissimo colocar um cabo bom!

5º por ultimo diria que o cabo speaker seria o toque final. Geralmente custam muito caro investir em cabo speaker, e o retorno sonoro não combina muito com o preço, tem sua importancia, sua diferença, mas o investimento é muito maior que a diferença que causa aos ouvidos, se a grana é limitada, dê preferencia na ordem que eu postei...

Pegue pelo menos um JVC SH1000 ou um kenwood excelon para começar!

Se alguem discordar do que eu disse pode contrariar, mas eu falei pensando mais na questão de grana mesmo...

Abração!

Esse relato é bem esclarecedor acho que responde praticamente tudo. E qual era o player anterior?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas dicas, concordo, tudo começa na fonte de áudio, algo que faltou mencionar: não adianta ter equipos massa se usar mp3 de 128kb, se não gosta de usar cds, pelo menos mp3 em 320kb que vc mesmo tenha convertido usando bons codecs do áudio original ou flac. Quanto ao off axis, teste cruzado no meio, virados para o para brisa, sei lá vai testando...

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a demora

Mas então, eu acabei não dando tantos detalhes no começo do tópico, vou explicar direitinho:

1- Como disse lá, hoje, precários do jeito que é, não acho totalmente ruim, ele falta grave, claro, e o palco sonoro é bem prejudicado por ser triaxial

2- um exemplo de som que considero bom é daqueles receivers gradiente antigos, acho espetacular aqueles tweeter de "papelão", médios presentes e macios e grave bem penetrante, não para musica eletrônica, mas sim aquele groove do contra-baixo

3- Como vocês já virem então, o que eu almejo não é muito, como nunca escutei um SQ de verdade, o parâmetro que tenho são esses

4- Mais um detalhes, provavelmente no começo do ano que vêm eu vá trocar de carro e pegar algum desses compactos novos (onix, hb20,etc..) e claro, vão vir com uma central multimídia, e creio que elas não tem saidas RCA, certo ?

Então o sistema no final das contas vai depender da qualidade dessas centrais, então não pretendo pegar um amplificador bom, alto-falantes bons de verdade, seguindo a dica do SMX

Resumindo, em comparação com a média de sons originais em carros comuns (tirando aqueles que saem com jbl de fábrica,etc..)

- Um melhor palco sonoro

- graves mais profundo

- médios um pouco menos estridentes, sem tanto "plastico"

- agudos macios, como os do gradiente antigão

Vou primeiro pegar um kit 2 vias que já acho que melhora muito, só fica devendo o grave, já que vão continuar ligados no player por enquanto

Dai quando trocar de carro, compro um módulo e mais um sub, e tento chegar onde quero

Então esse kit é só um quebra galho, para ficar uns 2 ou 3 meses com um som acima da média já, certo ?

Existe uma idéia ainda minha, que não sei compensa por na prática, como mexo bastante com eletrônica eu mesmo iria montar umconversosr de alta para RCA, dai um circuito analógico de equalizador paramétrico (dai não dependo dos equalizadores da central) e um circuito de canal central e mais alguns filtros, e por lá no painel, na parte central um 4" ou menor ainda (já que é só voz que sai no central, eu acho) para melhorar o palco sonoro, no final ficaria um sistema "3.1" ( Esquerdo, direito, central e sub), mas isso é mais para frente, só queria saber se alguém já escutou algum sistema assim ?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou pedir para fechar esse tópico e abrir ele em geral, já que SQ está bem acima do que preciso no momento pasmafaute

Outro detalhes, aqueles receiver antigos são simples 2x50W AB, e acho que já toca alto pra caramba em uma sala enorme !! imagina num carro hahaha

(tudo bem que a sensibilidade da caixa é 94 dB, outro nível hahaha)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou pedir para fechar esse tópico e abrir ele em geral, já que SQ está bem acima do que preciso no momento pasmafaute

Outro detalhes, aqueles receiver antigos são simples 2x50W AB, e acho que já toca alto pra caramba em uma sala enorme !! imagina num carro hahaha

(tudo bem que a sensibilidade da caixa é 94 dB, outro nível hahaha)

sala cria um ambiente propicio pro som se propagar, ja o carro não, além de ser pequeno, faz barulho, tem cancelamento de fase, ruidos externos... etc, etc etc

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...