Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LucasMatheus

CarPC com Tablet rodando Windows 8

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Depois de muito tempo off do fórum, estou por aqui novamente, pensando no próximo sistema que vou montar, no dia em que eu tiver um carro.... enquanto isso, queria pedir opiniões sobre o assunto CARPC.

Cenário: Vou rodar um sistema 3 vias ativo, e quem vai comandar tudo será um processador de audio. Esse processador de audio que pretendo usar possui entradas RCA ou S/PDIF ótico.

Recentemente, foram lancados tablets rodando Windows 8 ou 8.1 full (não RT) com tela de 8". Esse gadget daria um excelente carpc, onde eu poderia tocar musicas até 24bits/192kHz, utilizar um navegador GPS, um ODB para informações do carro e ainda roda o software que regula o processador de audio.

Até aqui, tudo lindo, vamos as opções:

Acer Iconia W3

Pró: Tem entrada para power independente

Con: Tela TFT horrível quando visualizada em angulo.

Acer Iconia W4

Pró: Tela IPS, processador melhor, 2Gb de ram, etc, etc...

Con: Não tem plug para energia, carrega pela única porta MicroUSB disponível

Dell Venue 8

Pró: Praticamente igual ao Acer W4

Con: Mesmo problema do Acer W4

O setup seria:

|========| <--> Conversor USB to S/PDIF ótico <--> Processador de áudio <--> Amps <--> Speakers

| Tablet | <--> GPS receiver

|........| <--> Controle processador de áudio

|........| <--> OBD2

|........| <--> ??? (Hd externa, keyboard, mouse, etc, etc)

|========|

Agora a grande questão de tudo isso: Como manter o tablet plugado na bateria (carregando) enquanto utilizamos periféricos USB? Achei um video no YouTube sobre o Dell Venue 8, que para ele reconhecer como carregador, devemos colocar os pinos de dados do USB em curto, com isso ele começa a carregar e depois, tirando o curto dos pinos de dados, o tablet mantem um modo carregando e reconhece os periféricos plugados.

Posso utilizar um fonte 12V to 5V, isolar os fios da energia, ligando direto da fonte no tablet (para ele carregar) e num powered hub USB, energizar os periféricos? Como fazer para quando virar a chave do carro, depois de uns 5 segundos, ele ligar o tablet, com os pinos de dados do USB em curto e depois de mais uns 3 ou 5 segundos, ele tirar o curto e conectar no hub para reconhecer os periféricos?

Esse comportamente é padrão do USB, podendo ser presumido que o Acer W4 tbm funcionará assim ou é coisa do fabricante? ou vcs acham melhor pegar o W3 mesmo, mesmo a tela não sendo muito boa... pq já está bem mais fácil por ter a entrada de energia separado?

Pensei em abrir o tablet e puxar um par de fios do botão de liga/desliga e ligar num relezinho ou algo do tipo para quando virar a chave, conectar a energia e ligar o tablet, e deixar uma chave manual para quando eu queira desligar por completo o tablet. Com isso, o tablet não ficaria plugado na bateria direto, se conectando só com a chave ligada e o temporizador seria para o tablet ligar só depois do motor já funcionando.

Nos campeonatos de áudio automotivo, é obrigatório o uso de uma HU com entrada para CD?

Valeu pessoal!

Abraços

Editado por LucasMatheus

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hardware caro e ainda precisa de uma tela com touch, que fica mais caro ainda... um tablet desses que citei custa muito barato, o W3 sai uns 170 doleta usadinho... os novos Dell e W4 uns 400 doleta...

Queria algo mais fácil e prático... já me aventurei em montar um CarPC e acabei vendendo todos os componentes antes mesmo de montar... =/

Estou pensando seriamente em pegar um W3 mesmo... acho que o angulo que fica o motorista da tela não é tão grande assim para destriur a imagem do TFT... sei lá.

Compartilhar este post

Link para o post

pq nao um mac mini?

pq o título é "CarPC com Tablet rodando Windows 8" e não "CarPC com Mac"

Queria algo mais fácil e prático...

com tudo que parece que tu quer conectar ao tablet, acho que CarPC de "verdade" é melhor heim...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas daí sai muito caro, ocupa espaço... as telas com touch diponíveis com custo razoável são muito ruins...

Esses tablets novos são parrudos! quero colocar um tocar de musica, um navegador e um software de diagnostico OBD, além do software que configura o processador... basicamente, 4 aplicativos só... um hubzinho usb e já era... solução pronta!

Estava até olhando o MacMini, mas o problema sempe é a bendita tela!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e pra colocar um carpc não passamos pelas mesmas dificuldades com fonte, hibernar, desligar, reconfigurar quando voltar, etc, etc? Todas as soluções tem seus prós e contras... eu estou tendendo ao tablet pelo custo e por achar bem simples fazer um mod nele pra ligar e desligar com a chave do carro...

Só estava querendo a opinião do pessoal para essa solução, não soluções diferentes... alguma coisa mais técnica sobre o padrão USB, alguém que já mexeu em algum tablet windows... etc...

De qualquer forma, agradeço pela atenção.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, se não fosse o fato de tu querer um monte de coisas juntas, um tablet Android compativel com USB OTG e uma plaquinha Behringer UCA202 ia matar o coelho rapidinho, mas não é o caso... a menos que todos esses sistemas sejam disponíveis pr Android tb

Compartilhar este post

Link para o post

Mas daí sai muito caro, ocupa espaço... as telas com touch diponíveis com custo razoável são muito ruins...

Esses tablets novos são parrudos! quero colocar um tocar de musica, um navegador e um software de diagnostico OBD, além do software que configura o processador... basicamente, 4 aplicativos só... um hubzinho usb e já era... solução pronta!

Estava até olhando o MacMini, mas o problema sempe é a bendita tela!!!

Muita coisa não funciona bem em Hub USB, viu... Nem mesmo nos alimentados externamente.

OBD e GPS você pode usar via bluetooth. Mas considere que fazer tudo ao mesmo tempo será problemático.

Além disto, usar touch no trânsito é horrível E perigoso. MAS tela VGA com touch você consegue abaixo dos 400 reais até.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei bastante no android... Tem quase tudo, só o software para configurar o processador que não tem... E isto nao eh necessariamente um problema... Estava de olho num nexus 7.... Mas no android consigo funcionar um conversor usb - spdif optico que funcione com 24bits/192khz? Eu sei que é exagero, mas já que estamos fazendo o treco, pq não? Rsssss quase comprei essa plaquinha da behringer, mas ela só gospe a 16/44... Poe exemplo: http://m.ebay.com/sch/i.html?kw=Usb+to+spdif&isNewKw=1&pgn=1&epp=24&mfs=SBCLK&acimp=0&itemId=&cnm=&cid=&sqp=Usb+to+spdif&_trksid=p2056088.m2428.l1313.TR3.TRC1.XUsb+to+spdif

Editado por LucasMatheus

Compartilhar este post

Link para o post

cara mais a maioria dos software dos processadores nao funcionan muito bem no windows 7/8 e vc precisa de uma mauqina com xp e um tablet desses nao vao conseguir rodar uma vm com xp tranquilo por isso te falei do mac mini ou car pc de verdade..

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisando mais, hoje me veio outra coisa na cabeça....

Tem uns softwares que fazem os tablets virarem um segundo monitor... funciona touch e tudo mais... testei um que chama splashtop... muito bom, não é lagado....

Como já tenho um Ipad, talvez seja uma opção colocar um Mac mini ou carpc e usar o tablet de monitor...

Não consegui achar nenhum monitor com resolução melhor que 800x600.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a pergunta, mas pra que mais que 800x600 em 7"?

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisando mais, hoje me veio outra coisa na cabeça....

Tem uns softwares que fazem os tablets virarem um segundo monitor... funciona touch e tudo mais... testei um que chama splashtop... muito bom, não é lagado....

Como já tenho um Ipad, talvez seja uma opção colocar um Mac mini ou carpc e usar o tablet de monitor...

Não consegui achar nenhum monitor com resolução melhor que 800x600.

800x600 em 7" já é coisa demais até. Lembre-se que isto é um acessório do carro... você está nele pra outra coisa!

Tenham consciência que depender de buscar o tablet, e de ter bateria nele, fixar, ligar, sincronizar na mesma rede, etc etc etc, às vezes pra ouvir por 3 minutos e desligar é o caminho CERTINHO pra você desmontar tudo em 1 mês e dizer que carpc é só dor de cabeça.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

É, talvez para uso como processador, seja uma boa, mas para uso apenas como midia player, acho que não compensa a dor de cabeça... Não tinha pensado nessas coisas direito... para GPS uso o celular, para ver videos, a televisao de casa... sobra a musica para o carro...

A única motivação seria o uso de audio 24bits / 96 - 192kHz, algumém já testou? o som fica melhor? Tem algum HU (DVD ou audio digital) que reproduz amostragens acima da convencional de cd (16/44)?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

800x600 em 7" já é coisa demais até. Lembre-se que isto é um acessório do carro... você está nele pra outra coisa!

Tenham consciência que depender de buscar o tablet, e de ter bateria nele, fixar, ligar, sincronizar na mesma rede, etc etc etc, às vezes pra ouvir por 3 minutos e desligar é o caminho CERTINHO pra você desmontar tudo em 1 mês e dizer que carpc é só dor de cabeça.

:+1 hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...