Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rjrmotta

Mercado dos Classicos

Recommended Posts

VALE MAIS DO QUE OURO: VEJA COMO FUNCIONA O MERCADO DE CLÁSSICOS

 

Carros são cotados como metais preciosos e ações na bolsa. E têm virado investimentos certos

 

por JULIO CABRAL

 

 

 

06976724000.jpg

 

Carro não é mais investimento, certo? Esse dito não se aplica a certos clássicos. O Hagi (Historic Automobile Group Internacional) avalia as raridades e exibe suas cotações no Financial Times junto com arte e artigos raros. Lembre-se: com exceção do Citroën, você não pode andar num Picasso. Os recordes impressionam. Em outubro, uma Ferrari 250 GTO 1963 foi vendida por US$ 52 milhões, bem mais que o recorde anterior de US$ 35 milhões, de um modelo semelhante, em 2012.

ferrari_250_gto.jpg

Ainda vale investir?

Quando o seu modelo é uma raridade das mais procuradas, os lucros podem ser rápidos. O empresário Jon Hunt vendeu sua Ferrari 250 GTO por 20,2 milhões de libras, R$ 72 milhões em valores convertidos. Dono da GTO há quatro anos, ele lucrou 4,5 milhões de libras na operação, cerca de R$ 16 milhões.

 

Vale mais do que ações?

O índice Hagi Top composto por uma seleção de 50 automóveis clássicos representativos valorizou 31,47% no primeiro semestre de 2013, ante 14,1% dos ativos do índice S&P 1200 global composto pelas ações de 1.200 empresas qualificadas.

 

mercedes_300_sl.jpg

São muito caros?

 

Ao contrário de empresas, divididas em ações, esses carros não saem por menos de R$ 250 mil lá fora. Então, é necessário investir pesado. Em geral, os mais raros lideram as cotações. Entre os Mercedes, os mais valorizados são os 300 SL Asa de Gaivota (13,7%) e o Roadster (15,7%). Como as restaurações estão cada vez mais caras, somente medalhões merecem esses altos investimentos.

 

golf_gti.jpg

Quais são os novos achados?

 

Deixando de lado os clássicos da Hagi, modelos recentes que sejam cobiçados por entusiastas, como o VW Golf GTI de primeira geração, estão encarecendo lá fora. Modelos americanos dos anos 1930 e 40 batem recordes, em especial modelos de marcas como Duesenberg, Packard, Cord e grande elenco.

 

vw_kombi.jpg

E entre os brasileiros?

 

Quem busca por esportivos das antigas tem levado susto. Dodge Charger e Ford Maverick GT custam não raro quatro vezes mais do que há cinco anos. Sem falar nas primeiras fornadas de modelos como o VW Passat TS, negociado acima de R$ 25 mil. Quem sabe as Kombis nacionais mais raras atinjam a celebridade dos antigos modelo Samba? Uma Kombi Samba 1963 foi vendida nos EUA por US$ 217 mil em 2011, mais de R$ 500 mil.

 

bugatti_royale_type_41.jpg

Quebrando a banca

A especulação dos anos 1980 atingiu tudo: nada escapou da cobiça, nem os carros. Em 1987, ano em que bolsas de valores ao redor do mundo inteiro quebraram, um Bugatti Royale Type 41 foi vendido por R$ 16 milhões. Esse auge foi o prenúncio de uma queda. Nos anos 1990, nem os milionários do Vale do Silício deram uma levantada nesse mercado, que somente no novo milênio viveu um novo "boom". Desde que o índice Hagi foi introduzido em 2008, a valorização mais que dobrou. Foram 430% de valorização nos últimos dez anos. Com a liberação de importação de automóveis clássicos na China, a “bolsa” de carros antigos tende a crescer ainda mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma restauração em alto padrão custa mais que o valor do carro pronto. O Brasil ainda está engatinhando na qualidade das restaurações...

Editado por Charrua_rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui nao acha peca nem usada. enquanto isso no exterior tem empresa especializada em fabricar peca nova para classicos. fora q os classicos de lá tem mais prestigio.etc.etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só que aqui confundem o mercado dos Jaguares, Ferraris e MB antigas com Gols, Paratis e Saveiros heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...