Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
xXMuRiLoBaRRoSXx

[Projeto] Trio de Qualidade - Golf Sportline '08

Recommended Posts

Estou criando esse tópico(primeiro tópico depois de ler pra caramba) para vcs aqui do forum me ajudarem (são muitas duvidas e sou um pouco indeciso) com o projeto do meu sonzinho que vou começar a montar, mes que vem tem 13º, a hora de começar é essa.

Assim como postar a evolução da montagem.

Projeto inicial:

2 x Eros SDS 2.7k 15" ou Target Bass 3k

2 x Snake Esx608 8"

2 x Eros ETD7200 (Cornetas HL 1450)

Taramps HD4000

Crossover Taramps DTX 2.45

- UP's: +2 Esx608, +2 Etd

Opção 2:

2 x Eros SDS 2.7k 15" ou Target Bass 3k

2 x Esx310 10"

2 x Selenium D405 (Cornetas HL 1450)

2 x Selenium ST400

Taramps HD4000

Crossover Taramps DTX 2.45

- UP's: +2 D405 e +2 ST400

De resto seria o de praxe, fiação, batereias e etc... As dúvidas principais seriam o/os módulos para médios e agudos, por conta dos ups e dos casamentos de impedãncia, e entre 3 ou 4 vias. Já li muito sobre drivers de ti, sei que PA só usa ti, tem muitas recomendações aki no próprio forum, porem ninguem na minha cidade montou som com esses drivers, aí num dá pra saber como ficaria o som, além do mais todas as pessoas que eu comento que vou montar um som com 3 vias torcem o nariz e dizem que drive de ti não presta, aí me confunde desse jeito, o unico que montaram ake, o cara tirou pq tava feio o som (não sei se por corte mal feito ou algo assim, mas foi montado na melhor equipadora de som daqui) nem cheguei a ver. Já escolhi Cross digital por isso, teria um corte decente de 24Db pros drivers...

Estou aberto a sugestões, valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os 2 sets são tops, mas eu n faria esses "ups". Duas ETD ou 2 405 são otimas para acompanhar seu set.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro use de Af de 18" , seja target ou SDS vai de gosto , o target melhorou bastante e se o que voce curte mesmo é FORRO iria neles , se gosta de sub mais pesado vai de SDS .

Snake , vai de gosto , os 608 tocam lindamente , casamento perfeito com Af de 15" , se seguir o conselho dos 18" use 3ou4x ESX410 que tem médio grave mais pesado e casa melhor ..

Eu colocaria 2x D405 e 2x ETD , esse casamento vem me agradando cada vez mais , se puder e quiser pode tambem usar apenas duas oversound DTI9950 que tocara com mais qualidade que todos as outras opções e ja acompanha com folga o set , fora o espaço que vai economizar e o valor também que fica mais baixo .

Amp eu iria de Stetsom 5k2 ou Sd5k nos graves , casa perfeito com SDS e target, uma taramps 2k no medio e 2x Sd250.2 nos drivers .

Faltou falar em uma coisa muito importante , ALIMENTAÇÃO bateria , no minimo 2x150a com fonte parruda de 100-200a , correto seriam 4x baterias de 150a , 2x delas da pra colocar no lugar do estepe no golf cabe certinho 2x 150a , colocaria mais uma atras de cada banco dianteiro .

Capricha na instalação , com caixa bem feita , cabos dimensionados 50mm no amp do grave e 35mm no resto .

Os 2 sets são tops, mas eu n faria esses "ups". Duas ETD ou 2 405 são otimas para acompanhar seu set.

Não no nordeste hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Os graves já estou quase decidido pelo SDS msm, porem de 18 casaria bem com MG de 8?

Por que vou ouvir principalmente Pagodão (Swingueira) aí preciso de um misto tanto de grave de ataque (pedal da batera) quanto gravão (surdão) e bastante médio agudo (voz e metais) onde as D405 reinam (por enquanto, se é que me entende...)

Aí precisaria de um MG que subisse bem, ou será que os de 10 respondem tão bem quanto as de 8 nessa faixa de 500 á uns 1.5/2k ? ou melhor ainda, as D4400Ti (Vi umas no ML usadas por 550 cada) ou as DTI9950 (600+frete nova no ML) rendem msm abaixo dos 1k a ponto de baterem numa D405 (num tem jeito não, no meu setor ake montar som é D405 e pronto, quero botar um som pra bater nessas D405 rsrsrs)

http://autoforum.com.br/topic/188431-4-etd-7200-ou-2-d9950/page__st__100

Tive lendo esse topico e vi o video comparativo da *****.com das duas e a 9950 me pareceu subir mais...

Já estou pensando melhor sobre as 7200 por que um user nesse topico disse que elas num aguentam potencia e perdem qualidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que 4 esx 608 EM CORNETADA daria um médio legal nesse set. Joga um amplificador de uns 2k neles a 2 ohms e resolvido. Além de tudo, economiza espaço.

Pra voz, fico com o Artur... duas fenólicas e duas TI... tocam "lindamente" bem!

Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, queria ver essa mistura de fenolica + ti, aqui já é difícil achar driver ti , ai achar os 2 juntos fica impossível kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, será que não é desperdício 3 vias tocarem praticamente a mesma frequencia (Médios de 8, Ti e Fenólica)? A não ser pelos cortes mais acho que ficaria muito MA pro resto do set.

Já penso em colocar Ti pra dar mais qualidade e diminuir a qtd de vias, falantes, módulos...

To mais inclinado pra MG de 8 ou 10 e 9950 com SDS de 18...

Outra dúvida que me surgiu foi a do cross, Pq o Taramps DTX2.45 tá 400 no ML, mas vi agora tbm o Banda PX-1 que tá 350 e já tem EQ de 15 bandas e cortes de 48dB!

Editado por xXMuRiLoBaRRoSXx

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, será que não é desperdício 3 vias tocarem praticamente a mesma frequencia (Médios de 8, Ti e Fenólica)? A não ser pelos cortes mais acho que ficaria muito MA pro resto do set.

Já penso em colocar Ti pra dar mais qualidade e diminuir a qtd de vias, falantes, módulos...

To mais inclinado pra MG de 8 ou 10 e 9950 com SDS de 18...

Outra dúvida que me surgiu foi a do cross, Pq o Taramps DTX2.45 tá 400 no ML, mas vi agora tbm o Banda PX-1 que tá 350 e já tem EQ de 15 bandas e cortes de 48dB!

Mas as vias não tocam na mesma frequencia. Geralmente trabalham assim (receita de bolo, não

que seja seu caso / há particularidades entre tipos de projeto e caixas utilizadas).

Veja só:

Grave: 45 ~150 hz

Médio: 150 ~1200 hz

Driver Fenólico: 800 ~ 5k

Driver TI (se for utilizar): 2k ~full

Ou se usar TW: 5k ~ full

Ja tive o taramps e atualmente tenho o PX1.

O Taramps é ótimo de manusear, mto simples e bom. Porém, não tem equalização igual ao banda. Hoje uso um banda e gosto bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado o correto é nunca uma faixa da via entra na outra.

Grave 50hz a 150hz

Médio de 12 150hz a 1100hz de 10 200hz a 1100hz.

Ti 1100hz a flat / Driver fenólico 1100hz a 6000hz - st 6000hz a flat.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado o correto é nunca uma faixa da via entra na outra.

Grave 50hz a 150hz

Médio de 12 150hz a 1100hz de 10 200hz a 1100hz.

Ti 1100hz a flat / Driver fenólico 1100hz a 6000hz - st 6000hz a flat.

É perder dinheiro cortar uma fenólica em 1100... Por exemplo uma D405. Há lugares que cortam em 750 / 600 hz pra auxiliarem nos médios (neste caso eu acho desnecessário).

Se for pra cortar alto assim, é melhor usar somente TI.

Compartilhar este post

Link para o post

Já viu a curva polar nos parâmetros? Sabe o que significar?

Então não é errado, errado fazer ele toca uma faixa que já existe uma outra via para isso.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Já viu a curva polar nos parâmetros? Sabe o que significar? Sabe qual foi o corte para tira os 110db de sensibilidade dele?

Então não é errado, errado fazer ele toca uma faixa que já existe uma outra via para isso.

Ja vi, e sei muito bem! Mas ai já entra aquela história... gráficos e papeis aceitam tudo!

Use na prática e sinta a diferença de um som estridente a 1100hz e um som mais flat a 800hz.

E quem, em trio automotivo, pensa em extrair o máximo em drivers? em Subs / woofers sim... é importante. Em drive, o que colocar para tocar, toca.

Não adianta discutirmos conhecimentos, pois ninguém paga por consultoria aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo, assim como você falou e pelo que já vi em muitos fotos de som aqui, colocam na posição errada as cornetas, então com corte assim como você descreveu está tendo muita perda, se analisar o flat as vezes esconde algo errado nos sistema.

Todo som com muito subgrave ou grave esconde deficiência nas altas, como já descreveu Carlos Correia em uma entrevista feita pela Som ao Vivo em 2009.

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo, assim como você falou e pelo que já vi em muitos fotos de som aqui, colocam na posição errada as cornetas, então com corte assim como você descreveu está tendo muita perda, se analisar o flat as vezes esconde algo errado nos sistema.

Todo som com muito subgrave ou grave esconde deficiência nas altas, como já descreveu Carlos Correia em uma entrevista feita pela Som ao Vivo em 2009.

Vendo pelo lado da disposição dos equipamentos, sim... ocorre e muito! Cada som que vejo por ai, que só fotografando e postando pra acreditarem rs

Alinhamento errado, tipo de cone com dispersão inadequada ou ineficiente para o sistema, caixas nas posições erradas ou com "visoes" obstruidas... é complicado.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo pelo lado da disposição dos equipamentos, sim... ocorre e muito! Cada som que vejo por ai, que só fotografando e postando pra acreditarem rs

Alinhamento errado, tipo de cone com dispersão inadequada ou ineficiente para o sistema, caixas nas posições erradas ou com "visoes" obstruidas... é complicado.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro use de Af de 18" , seja target ou SDS vai de gosto , o target melhorou bastante e se o que voce curte mesmo é FORRO iria neles , se gosta de sub mais pesado vai de SDS .

Se é pra forro não seria melhor os af de 15''? e na euclides iria ficar bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Se é pra forro não seria melhor os af de 15''? e na euclides iria ficar bacana.

Na verdade não. Ele disse SE for pra forró era melhor Target. Como no caso não é (Vou usar mais pra Swingueira, é o que rola por aqui, sabe como é, Petrolina faz divisa com BA... rsrs) vou de SDS mesmo que tem mais gravão do que Target que é mais seco.

Mas as vias não tocam na mesma frequencia. Geralmente trabalham assim (receita de bolo, não

que seja seu caso / há particularidades entre tipos de projeto e caixas utilizadas).

Veja só:

Grave: 45 ~150 hz

Médio: 150 ~1200 hz

Driver Fenólico: 800 ~ 5k

Driver TI (se for utilizar): 2k ~full

Ou se usar TW: 5k ~ full

Ja tive o taramps e atualmente tenho o PX1.

O Taramps é ótimo de manusear, mto simples e bom. Porém, não tem equalização igual ao banda. Hoje uso um banda e gosto bastante.

Nesse caso ae, acho que embolaria tudo ae de 800 a 5k rsrs

Ainda mais que Driver de TI é meio carinho pra colocar no set por beleza... Ainda mais uma DTI9950 que sai uns 1250 o par!(quase=4x D405) Se for pra ir de fenólico prefiro nem por TI (por causa da $$) A não ser que use 2 D405 e dois Ti mais "fracos", tipo os de bobina de 3" (SD3100, DTI7653, D405Ti...)

Sera que os Esx608 com HPF em uns 800hz e as DTI9950 de 800hz pra cima não dão conta do recado não? (Bater na cara de D405)

Pode ser outra frequencia de corte proximo desse à depender do desempenho das DTI9950, medindo e ouvindo...

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=_jh-ZAqEwek

http://www.youtube.com/watch?v=rXM6SV6rEH8

Esses dois videos são bem animadores sobre a DTI9950, muito superior á D405 de 1k pra cima, de 800k já quase iguala, porem de 3k pra cima só começa a cair em 15k...

EQ (do Banda PX-1) ou dois ST (se precisar) podem resolver... (será??)

Mas já esbarro em outro problema: Uma HL 1450 ou outra corneta vai tocar bem de 800hz à 20khz??

EDIT: TABELA DOS RESULTADOS !!! 800 1K 2K 3K 4K

DTI 9950 116,3 124,5 126,4 125,0 120,7

D 405 115,0 122,2 115,7 111,4 112,0

DF 475 113,4 117,6 120,1 116,3 116,3

D405 TI 113,5 120,4 119,7 114,7 116,1

DTI 3850 114,1 121,5 115,7 118,1 116,9

DF 375 111,8 118,4 119,8 119,6 110,5

TABELA DOS RESULTADOS !!! 1K 2K 3K 4K 5K 7K 10K 15K

DF 200 111,9 116,2 111,7 114,6 113,2

D 250X 111,1 111,9 109,4 112,2 111,4

DTI 2540 112,9 116,2 111,7 113,0 114,5 120,4 118,5 112,6

DTI 4626 116,8 115,8 111,5 116,8 116,5 123,6 123,3 117,3

DTI 3850 121,5 115,7 118,1 116,9 116,5 116,8 126,2 120,4

DTI 9950 124,5 126,4 125,0 120,7 121,4 125,8 126,2 116,7

D 405 TI 120,4 119,7 114,7 116,1 120,5 119,8 119,1 111,8

STO 82 117,9 122,3 126,6 131,1 125,4 LEMBRANDO Q ESTA COM A FRENTE DO ST!!!!

Editado por xXMuRiLoBaRRoSXx

Compartilhar este post

Link para o post

ai é outro porém tambem a HL1450 é bem plana (pelo o que da para perceber nos graficos) é curta e tem boca pequena logo o seu rendimento sera maior em altas bom para a d405 seria a hl 2550 ou hl 2650 sao caras mas tem similares no mercado basta procurar!

Compartilhar este post

Link para o post

Dti 9950 + Lente baianinha ou boca de ovo , casamento perfeito .

ST com TI ? esquece disso , não tem nenhuma necessidade disso , nenhuma mesmo .

Eu faria a assim .

2x Sds2.7k 18" 45-150hz

4x ESX 410 150-1khz

2x Dti 9950 900-full

Som compacto e forte pra baralho .

Compartilhar este post

Link para o post

Dti 9950 + Lente baianinha ou boca de ovo , casamento perfeito .

ST com TI ? esquece disso , não tem nenhuma necessidade disso , nenhuma mesmo .

Eu faria a assim .

2x Sds2.7k 18" 45-150hz

4x ESX 410 150-1khz

2x Dti 9950 900-full

Som compacto e forte pra baralho .

Qual seria esse modelos de cornetas (marca e modelo...)?

To quase indo nesse set msm :legal:

Mas vc ainda acha melhor os snake de 10 do que os de 8 msm né? Nesse caso seriam pra descer um pouco mais e dar ataque nos graves, mas num perderia nos MA não?

Os modulos já vi um ali pro médios, um Stetsom 2k5 seminovo no preço, e pro drives vou comprar o SD400.4. Posso usar um canal em bridge mandando 200WRms pros 2 ou pra um possivel e se nescesário(acho muito difícil) up na parte de agudo.

Tem como mandar 200WRms pra cada driver (impedancia)? Os drivers tem 8Ohms e o canal em bridge tem 4Ohms...

Compartilhar este post

Link para o post

ai é outro porém tambem a HL1450 é bem plana (pelo o que da para perceber nos graficos) é curta e tem boca pequena logo o seu rendimento sera maior em altas bom para a d405 seria a hl 2550 ou hl 2650 sao caras mas tem similares no mercado basta procurar!

Vc quis dizer que a HL 1450 é boa pra D405, e que pra mim seria melhor HL 2550, entendi certo? Realmente são bem salgadas mesmo que eu coloque só uma com um adaptador flange y (o que provalvelmente farei, evita mais cacelamentos e dá mais pressão, aquele velho +3dB de acoplamento...)

Compartilhar este post

Link para o post

agr eu vi vantagem, um trio de qualidade para a cidade :rever1::legal:

tbm to montando o meu, mais to com medo de abrir um topico e ser esculachado, pq os graves são de mts Wrms pasmafaute(strikes 4.5 kk :unsure: ) ( detalhe q comprei o som completo, pq se n, seria ou sds ou target msm )

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria esse modelos de cornetas (marca e modelo...)?

To quase indo nesse set msm :legal:

Mas vc ainda acha melhor os snake de 10 do que os de 8 msm né? Nesse caso seriam pra descer um pouco mais e dar ataque nos graves, mas num perderia nos MA não?

Os modulos já vi um ali pro médios, um Stetsom 2k5 seminovo no preço, e pro drives vou comprar o SD400.4. Posso usar um canal em bridge mandando 200WRms pros 2 ou pra um possivel e se nescesário(acho muito difícil) up na parte de agudo.

Tem como mandar 200WRms pra cada driver (impedancia)? Os drivers tem 8Ohms e o canal em bridge tem 4Ohms...

Pode ser a HL 23-43 ou similar , marca existem milhares .

Vai nos 10" que acoplam melhor com af 18" , ja testei muito , amo os esx608 mais nesse caso é melhor o 10" , não vai faltar MA não , tranquilo mesmo.

2k5 pra medio grave ? nãoooooooo , eu tenho um e ja testei ele nos medios , fica uma porcaria , medio grave é TARAMPS ou Sd pra quebrar um galho ..

Sd400.4 não , pior amplificador da marca , para esse par de driver pode usar um par de Sd250.2 , um pra cada driver vai mandar uns 180w a 8ohms .

Compartilhar este post

Link para o post

agr eu vi vantagem, um trio de qualidade para a cidade :rever1::legal:

tbm to montando o meu, mais to com medo de abrir um topico e ser esculachado, pq os graves são de mts Wrms pasmafaute(strikes 4.5 kk :unsure: ) ( detalhe q comprei o som completo, pq se n, seria ou sds ou target msm )

Valeu cara, aki em petrolina agora os caras descobriram o Panzer 5k (rsrs)

Já vi uns 3 sons aki com eles, PQP! Grave monstro da poha, desmonta-mala msm! Desce legal msm...

Mas todos sem bancos traseiros...

Target aki é a receita de bolo, só vi um com SDS 15 800 com duas Hammer 4k de 12" que ficou muito seco...

Alguns ainda insistem em Tornado 1100 de 15 ¬¬, só vi um ontem que tava mto bom (de 18") tremendo tudo.

Pode ser a HL 23-43 ou similar , marca existem milhares .

Vai nos 10" que acoplam melhor com af 18" , ja testei muito , amo os esx608 mais nesse caso é melhor o 10" , não vai faltar MA não , tranquilo mesmo.

2k5 pra medio grave ? nãoooooooo , eu tenho um e ja testei ele nos medios , fica uma porcaria , medio grave é TARAMPS ou Sd pra quebrar um galho ..

Sd400.4 não , pior amplificador da marca , para esse par de driver pode usar um par de Sd250.2 , um pra cada driver vai mandar uns 180w a 8ohms .

Os drivers ficariam melhor cada um na sua corneta, ou as duas numa corneta só com adaptador (+3dB e "Zero" cancelamentos)?

Um só SD250.2 num aguenta os drivers não em bridge (250WRms@4Ohms)? E quanto ao Banda Voxer 2.4, seria melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...